[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Uma curiosidade, um gammaxx 400 ou um hyper 212 da vida dariam conta de um 3950x/5950x de boas em stock?


Vem junto.

Rapaz tinha um 3700x e o gammaxx quase não dava conta
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

abri aqui o cpu-z e o meu nao aparece a versao do AGESA igual o de vcs.. é algo q precisa instalar por fora ou vem junto com o update da bios da placamae? se for por fora, qual procedimento?


outro ponto, eu nao faço over, apenas o normal automatico dele... mas ainda assim to achando quente.. media de 60 em idle, com WC selado.. como tá as temps de vcs? fizeram undervolt ou algo pra melhorar?

Vem junto com a BIOS.
Só setei -0,0625 no offset, mais que isso perde desempenho.
O seu é o 5900x, melhor alguém que tenha o mesmo modelo responder.
O meu 5600x fica em 37 ~ 41 em idle
 
Rapaz tinha um 3700x e o gammaxx quase não dava conta
Eu tenho um 3700x com um gammaxx e é bem tranquilo. Em tese o gammaxx parece que seguraria uma CPU de 105W sem muita bronca, mas queria ver opiniões de alguém que use um air cooler mais simples com uma CPU dessas.
 
Veja bem, não acho que seja só 2% em 1080p, alguns exemplos:

Death Stranding
10900k = 184fps
8700K = 158fps

RDR2
10900k = 158fps
8700K = 139fps

BF5
10900k = 211fps
8700K = 186fps

Tomb Raider
10900k = 169fps
8700K = 143fps

Witcher 3
10900k = 177fps
8700K = 151fps


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você sabe que esses vídeos desses canais de benchmark quase sempre são fake, né? Além disso, mesmo não sendo 2%, a ordem de grandeza é a mesma e os jogos comparados aí são leves e com extrema quantidades de FPS e, aí nesse caso, a diferença meio que parece maior (RDR2 no meu PC, 5900X + 3080, não faz 30 fps em 1080p se eu puxar todas configurações gráficas para a direita. Nesse vídeo, com processadores e uma GPU bem mais fraca, bateu a casa dos 160 fps, ou seja: socaram tudo no mínimo e, como sabemos, essa não é a vida real). Por fim, repare que comparei um 6/12 com um 10/20 de duas gerações posteriores, justamente para "mostrar" que esses números grandes em benchmark, cores/threads, não se refletem na "vida real" de maneira incisiva, no que diz respeito a jogos.

E só pra finalizar vai um panorama geral aí do nosso amigo Peperaio que me parece muito mais confiável do que esses canais clickbait de benchmark (e, mesmo assim, sempre na mesma ordem de grandeza)
jkp6Tu6.png
 
Última edição:
Você sabe que esses vídeos desses canais de benchmark quase sempre são fake, né?
Sim, tudo que está na internet é fake. Mas quando convém para um vale...:vish:

Esses rankings relativos é tão sem noção, coloca um monte de parâmetro, bate no liquidificador e lança esssa ladder com um resultado mágico.

Pega o 10105F. que estaria lá em baixo nessa lista do Peperaio e compara diretamente com o 5600X em alguns jogos em 1080p, verá o quanto essa lista é falha.
 
Última edição:
Sim, tudo que está na internet é fake.

Menos quando convém...:vish:

Não é quando me convém, meu chapa, deixe de ser pelinha. Como eu disse, se for 4, 5 ou 2%, tanto faz, já que todos números estão na mesma ordem de grandeza e estou comparando dois processadores BEM DISTANTES, até de categoria, entre si onde a diferença era pra ter sido um abismo.

Eu poderia colegar vários outros vídeos do Youtube que indicam a diferença sempre nessa ordem ou até algum vídeo que mostre diferença de 300% entre eles. Mas, convenhamos, eu tenho algo a mais para fazer do que ficar debatendo na internet com uma conta fake qualquer que usa um anime como foto de perfil, né?
 
Boa tarde pessoal. Hoje comprei um athlon 3000g + biostar 450m.

Como faz pra instalar o vídeo integrado do athlon?
 
Não é quando me convém, meu chapa, deixe de ser pelinha. Como eu disse, se for 4, 5 ou 2%, tanto faz, já que todos números estão na mesma ordem de grandeza e estou comparando dois processadores BEM DISTANTES, até de categoria, entre si onde a diferença era pra ter sido um abismo.

Eu poderia colegar vários outros vídeos do Youtube que indicam a diferença sempre nessa ordem ou até algum vídeo que mostre diferença de 300% entre eles. Mas, convenhamos, eu tenho algo a mais para fazer do que ficar debatendo na internet com uma conta fake qualquer que usa um anime como foto de perfil, né?
Sei, buscar um ranking relativo vale...segundo sua expectativa da 8gen para 10gen deveria ter sido um abismo, sei...mas no fim é só 2% né... quando vários comparativos mostram de 10 a 20fps de diferença em determinados jogos, peguei um video só para exemplificar, tem vários lá no YT, mas todos são fakes e só vale a tabela relativa do peperaio, ok!

Tá bom, fico por aqui, que essa conversa não tem sentido contigo.
 
Achei meio sla essa discussão, sim concordo que a maioria dos canais são fakes, mas bem dificil essa tabela do Techpower up estar errada e ela mostra só 5% do i7 8700k pro i9 10900k então sei lá, isso não me parece uma evolução, e viva a concorrência, dessa vez parece que a Intel vai se mexer
 
Achei meio sla essa discussão, sim concordo que a maioria dos canais são fakes, mas bem dificil essa tabela do Techpower up estar errada e ela mostra só 5% do i7 8700k pro i9 10900k então sei lá, isso não me parece uma evolução, e viva a concorrência, dessa vez parece que a Intel vai se mexer
O problema dos canais de Youtube é ter certeza da procedência do material.
Por isso normalmente é melhor usar sites mais renomados (eu gosto muito do TPU e do ComputerBase, por terem uma metodologia bem explícita e um grande banco de dados)
 
O problema dos canais de Youtube é ter certeza da procedência do material.
Por isso normalmente é melhor usar sites mais renomados (eu gosto muito do TPU e do ComputerBase, por terem uma metodologia bem explícita e um grande banco de dados)
E, no final, os resultados são os mesmos que eu falei lá no início: Mesmo que benchmarks sintéticos mostrem uma evolução, na prática ela não ocorre.
 
E, no final, os resultados são os mesmos que eu falei lá no início: Mesmo que benchmarks sintéticos mostrem uma evolução, na prática ela não ocorre.
A questão de "prática" também é muito complexo pq depende do que vc pretende fazer.
Só dando um exemplo, enquanto muitos acharam a série 2000 da nvidia bem "fracas" em comparação as 1000 para jogos, em outras tarefas elas são 2~3x mais rápidas só pelo fato de possuírem tensorcores e processamento FP16 2:1 em comparação com FP32.
 
E, no final, os resultados são os mesmos que eu falei lá no início: Mesmo que benchmarks sintéticos mostrem uma evolução, na prática ela não ocorre.
Acho que a diferença foi grande nos Ryzen 5000, pra quem joga competitivo sabe o que to falando, eles gospem fps nesses jogos e cairam no gosto da galera, espero que os Amd do ano que vem sejam top pra compensar os núcleos a menos que os Intel vão ter e tomara que esse cache 3d faça milagre, pretendo pegar um R7 5800xt sla como vai chamar
 
Acho que a diferença foi grande nos Ryzen 5000, pra quem joga competitivo sabe o que to falando, eles gospem fps nesses jogos e cairam no gosto da galera, espero que os Amd do ano que vem sejam top pra compensar os núcleos a menos que os Intel vão ter e tomara que esse cache 3d faça milagre, pretendo pegar um R7 5800xt sla como vai chamar
Games respondem muito bem a frequência e cache, por isso que a série 5000 deu um salto absurdo e provavelmente dará outro com o cache 3d.
 
Acho que a diferença foi grande nos Ryzen 5000, pra quem joga competitivo sabe o que to falando, eles gospem fps nesses jogos e cairam no gosto da galera, espero que os Amd do ano que vem sejam top pra compensar os núcleos a menos que os Intel vão ter e tomara que esse cache 3d faça milagre, pretendo pegar um R7 5800xt sla como vai chamar

Mas o salto da AMD nos 5000 se deu justamente porque as gerações anteriores eram fraquíssimas na questão do IPC. Tanto é que você pode ver o resultado disso nos games ali na tabela do Techpowerup que vocês acabaram de convencionar como verdadeira.
Fãs da marca ficam bravos mas os Ryzen anteriores eram fraquíssimos, exceto em áreas onde a Intel não tinha o que oferecer, como no caso dos Threadripper. Os Ryzen só deram uma melhorada a partir dos 3000 e só ficaram realmente bons, no nível dos Intel em IPC, nos 5000.
 
Mas o salto da AMD nos 5000 se deu justamente porque as gerações anteriores eram fraquíssimas na questão do IPC. Tanto é que você pode ver o resultado disso nos games ali na tabela do Techpowerup que vocês acabaram de convencionar como verdadeira.
Fãs da marca ficam bravos mas os Ryzen anteriores eram fraquíssimos, exceto em áreas onde a Intel não tinha o que oferecer, como no caso dos Threadripper. Os Ryzen só deram uma melhorada a partir dos 3000 e só ficaram realmente bons, no nível dos Intel em IPC, nos 5000.
Sim, isso é um avanço bom demais, acompanhei teu outro tópico lá sobre o avanço do i7 8700k pra um Ryzen e achei bem legal o comparativo, mudei de um i5 8400 pra um 5600x faz uns dois meses e teve jogos que não senti muita diferença, mas em jogos como Valorant, Destiny, Fortnite... deu um aumento incrivel de fps. Tomara que a próxima gen melhore ainda mais o IPC então. Tu pretende continuar no 5900x? Ou de repente pensa nesses cache 3d, acha que vai ter um salto legal?
 
Sim, isso é um avanço bom demais, acompanhei teu outro tópico lá sobre o avanço do i7 8700k pra um Ryzen e achei bem legal o comparativo, mudei de um i5 8400 pra um 5600x faz uns dois meses e teve jogos que não senti muita diferença, mas em jogos como Valorant, Destiny, Fortnite... deu um aumento incrivel de fps. Tomara que a próxima gen melhore ainda mais o IPC então. Tu pretende continuar no 5900x? Ou de repente pensa nesses cache 3d, acha que vai ter um salto legal?
É bem improvável que um grande salto aconteça logo logo. Talvez continuemos nos 2 ou 3%. Porém, se aparecer algo aí com um salto de 40% (igual tem uns prometendo ou acreditando que pode acontecer), aí não tem como não mudar né...
 
Mas o salto da AMD nos 5000 se deu justamente porque as gerações anteriores eram fraquíssimas na questão do IPC. Tanto é que você pode ver o resultado disso nos games ali na tabela do Techpowerup que vocês acabaram de convencionar como verdadeira.
Fãs da marca ficam bravos mas os Ryzen anteriores eram fraquíssimos, exceto em áreas onde a Intel não tinha o que oferecer, como no caso dos Threadripper. Os Ryzen só deram uma melhorada a partir dos 3000 e só ficaram realmente bons, no nível dos Intel em IPC, nos 5000.
Na verdade o IPC dos cores Ryzen sempre foi bom, o problema mais visível eram as frequências e em parte a gestão interchip. Nos jogos isso sempre foi mais sentido (e resolvido via cache e redesign a 8 cores por módulo), mas nas restantes tarefas o comportamento era bom em média.
 
Rapaz tinha um 3700x e o gammaxx quase não dava conta
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Vem junto com a BIOS.
Só setei -0,0625 no offset, mais que isso perde desempenho.
O seu é o 5900x, melhor alguém que tenha o mesmo modelo responder.
O meu 5600x fica em 37 ~ 41 em idle
rapaz, o meu ta em 55-60 em idle e 80 em jogos e cinebench..
to usando o arctic liquid freeze ii de 280MM
 
Acho que a diferença foi grande nos Ryzen 5000, pra quem joga competitivo sabe o que to falando, eles gospem fps nesses jogos e cairam no gosto da galera, espero que os Amd do ano que vem sejam top pra compensar os núcleos a menos que os Intel vão ter e tomara que esse cache 3d faça milagre, pretendo pegar um R7 5800xt sla como vai chamar
Há de se observar isso. Os núcleos a mais são "pequenos", pra tarefas menores e economia de energia. Acho que a contagem de núcleos nesse caso não afeta tanto o desempenho.
 
Há de se observar isso. Os núcleos a mais são "pequenos", pra tarefas menores e economia de energia. Acho que a contagem de núcleos nesse caso não afeta tanto o desempenho.

Era exatamente o que eu ia escrever. Se a aplicação é pesada, os "mini-núcleos" adicionais não farão qualquer diferença, ou muito pouca.

A vantagem é economia de energia.
 
Era exatamente o que eu ia escrever. Se a aplicação é pesada, os "mini-núcleos" adicionais não farão qualquer diferença, ou muito pouca.

A vantagem é economia de energia.
Esse núcleos "pequenos", se não me engano, são melhores que um core skylake, então dá pra eles fazerem um belo trabalho tb.
 
Com o lançamento dos Intel 12 geração será que tem chance de haver corte de preço para a série 5xxx ???

Vontade de ir atrás de um 5700g na BF tá grande
 
Com o lançamento dos Intel 12 geração será que tem chance de haver corte de preço para a série 5xxx ???

Vontade de ir atrás de um 5700g na BF tá grande
Um combo c/ 12ª imo ficará bem caro (mobos 6xx's + ddr5), acho pouco provável, ainda + os lojistas sendo super "barateiros" né?? :bem:............:limo::limo:.
Se for pra um 2º pc novo é até compreensível, só q ao invés do 5700g importaria o 5600g do alie, se a dif. de $$ ficar mto maior q os 300 contos atuais. Mas caso seja pra trocar no lugar desse 1600af da sua ass. será um p*** downgrade, principalmente combinando c/ a rx 570. Se for esta última a intenção, melhor partir pra um 5600x + b450/550, aí bem + pra frente faz o up da vga. E ainda tem o lançamento dos ryzen's cache 3d "batendo na porta" logo aí (começo de 2022), seria um belo up pra ficar uns bons anos s/ trocar.
 
Um combo c/ 12ª imo ficará bem caro (mobos 6xx's + ddr5), acho pouco provável, ainda + os lojistas sendo super "barateiros" né?? :bem:............:limo::limo:.
Se for pra um 2º pc novo é até compreensível, só q ao invés do 5700g importaria o 5600g do alie, se a dif. de $$ ficar mto maior q os 300 contos atuais. Mas caso seja pra trocar no lugar desse 1600af da sua ass. será um p*** downgrade, principalmente combinando c/ a rx 570. Se for esta última a intenção, melhor partir pra um 5600x + b450/550, aí bem + pra frente faz o up da vga. E ainda tem o lançamento dos ryzen's cache 3d "batendo na porta" logo aí (começo de 2022), seria um belo up pra ficar uns bons anos s/ trocar.
Obrigado pelo conselho
Na verdade a assinatura tá desatualizada
O 1600 tá pareado com uma RTX 3060
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo