[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você sabe que esses vídeos desses canais de benchmark quase sempre são fake, né? Além disso, mesmo não sendo 2%, a ordem de grandeza é a mesma e os jogos comparados aí são leves e com extrema quantidades de FPS e, aí nesse caso, a diferença meio que parece maior (RDR2 no meu PC, 5900X + 3080, não faz 30 fps em 1080p se eu puxar todas configurações gráficas para a direita. Nesse vídeo, com processadores e uma GPU bem mais fraca, bateu a casa dos 160 fps, ou seja: socaram tudo no mínimo e, como sabemos, essa não é a vida real). Por fim, repare que comparei um 6/12 com um 10/20 de duas gerações posteriores, justamente para "mostrar" que esses números grandes em benchmark, cores/threads, não se refletem na "vida real" de maneira incisiva, no que diz respeito a jogos.

E só pra finalizar vai um panorama geral aí do nosso amigo Peperaio que me parece muito mais confiável do que esses canais clickbait de benchmark (e, mesmo assim, sempre na mesma ordem de grandeza)
jkp6Tu6.png
Será que por 100 reais a mais vale a pena pegar um Ryzen 5 3500 ao invés de um 1600 AF?
Mais uma pergunta, de que jeito esses canais de benchmark são fakes, eles mudam a bios? Como eles falsificam o gameplay?
 
Será que por 100 reais a mais vale a pena pegar um Ryzen 5 3500 ao invés de um 1600 AF?
Mais uma pergunta, de que jeito esses canais de benchmark são fakes, eles mudam a bios? Como eles falsificam o gameplay?
3500 é um 6/6, não vejo vantagem nenhuma nele.

Dependendo do que vc jogar vai sofrer com o 3500, eu iria de 1600af e se puder investir mais um pouco o 3600 seria o ideial
 
3500 é um 6/6, não vejo vantagem nenhuma nele.

Dependendo do que vc jogar vai sofrer com o 3500, eu iria de 1600af e se puder investir mais um pouco o 3600 seria o ideial
Obrigado pela resposta, infelizmente as 3600 que encontrei estão muito fora do meu orçamento, acho que vou ficar com a 1600 af então
Acho que mais barato não fica além da Black Friday, se não iria esperar mais um pouco...
OBS: Tem na Ali Express mas só vem os processadores e não os coolers, e o meu cooler é de athlon
 
Mais uma pergunta, de que jeito esses canais de benchmark são fakes, eles mudam a bios? Como eles falsificam o gameplay?
Repare que em alguns vídeos não existe "gameplay". A imagem ao fundo é exatamente a mesma para todas placas de vídeo ou processadores, a única coisa que muda são os números no canto da tela, do Afterburner. E isso não é difícil de manipular.

Esses canais de benchmark, em sua maioria, são uns caça-cliques. Uma GPU é anunciada, por exemplo, e a própria fabricante já estima o quão superior ela é a uma já existente (por exemplo, 20%. Aí os caras caras correm pra fazer esses vídeos de comparação, antes mesmo do lançamento da placa, pegando os valores já conhecidos da primeira GPU e apenas adicionando um ganho de 20% nos resultados da outra que é lançamento. É muita porcaria.
 
 
estou achando estranho o meu setup novo estar travando por qualquer besteira. o anterior i7 6700k não acontecia isto, será que foi uma furada comprar ryzen?

ou pode ser do windows mesmo?
 
estou achando estranho o meu setup novo estar travando por qualquer besteira. o anterior i7 6700k não acontecia isto, será que foi uma furada comprar ryzen?

ou pode ser do windows mesmo?
se tiver no win11 eh do sistema

ou tu configurou algo errado.
 
estou achando estranho o meu setup novo estar travando por qualquer besteira. o anterior i7 6700k não acontecia isto, será que foi uma furada comprar ryzen?

ou pode ser do windows mesmo?
Eu sai de um 6700k pra um 5600x, foi um grande upgrade ao meu ver, mas apanhei no comeco pra configurar e setar corretamente (primeiro AMD).
Se for W11 tem que estar com os ultimos updates em dia.
 

AMD EPYC “Turin” com núcleos Zen5 supostamente apresentam TDP máximo de 600W​

AMD EPYC 7005 Turin mais do que duplica o TDP máximo de Milan​

2022 e além, uma década de componentes de PC de alta potência.


Não é mais NVIDIA Lovelace, Hopper e AMD RDNA3. AMD EPYC Turin agora está se juntando à lista de dispositivos que requerem muita energia. Presumivelmente, uma versão especial da CPU EPYC 7005 terá um cTDP (Configurable Thermal Design Power) de 600W.

Este valor é mais de duas vezes maior do que o EPYC Milan (Zen3), que tem um cTDP máximo de 280W e é 50% maior do que a série EPYC Genoa (Zen4) com 400W.

AMD EPYC Genoa e Turin devem utilizar o mesmo soquete que é AMD SP5. Também é importante notar que 700W de consumo de energia de pico não é nada fora do comum, mesmo para as próximas CPUs Genoa. De acordo com documentos que cobrem os requisitos de energia e térmicos do soquete AMD SP5 (vazados por meio do hack da Gigabyte), a potência de pico do soquete SP5 é de 700W, mas apenas por 1 ms. Um valor de 600 W aparece ao lado da capacidade de energia de pico.


Requisitos de energia AMD SP5 e memória DDR5, Fonte: @KittyYYuko

AMD EPYC 7005 “Turin” não deve ser esperado antes do final de 2023, pelo menos (possivelmente até 2024). É para apresentar a microarquitetura Zen5 e suportar memória DDR5 mais rápida do que o Genoa. Os arquivos compartilhados por meio do vazamento da Gigabyte confirmaram que a AMD tem como meta a memória DDR5-5600 até DDR5-6400 como meta de expansão.

Parece que outro vazador (@ greymon55) tem mais informações sobre as configurações da CPU de Torino. A série supostamente existe em duas configurações: 192 núcleos e 256 núcleos, o que significa que a contagem de núcleos mais do que o dobro em uma geração:

CCYxsie.png


AMD “Zen3 Chagall” Ryzen Threadripper PRO 5975WX de 32 núcleos aparece no Geekbench​

AMD Zen3 Threadripper avistado no Geekbench​

O suposto Chagall-WS aparece como processador de estação de trabalho de alta tecnologia Ryzen 5975WX no banco de dados de benchmark.


O processador Threadripper PRO 5975WX da AMD, ainda não anunciado, supostamente apresenta um clock base de 3,6 GHz, um clock de impulso que vai até 4,5 GHz, se os dados detalhados do Geekbench forem para ser acreditados.

A CPU foi testada em uma plataforma de referência chamada Cloudripper-CGL, onde CGL significa Chagall. Este SKU específico é para ssytems de estação de trabalho, o que significa que ele suporta memória de 8 canais e tem mais pistas PCIe. De acordo com a ExectuFix, a série Threadripper PRO 5000 pode ser as únicas CPUs Zen3 HEDT que a AMD está planejando atualmente, já que Chagall-HEDT (também conhecido como Threadripper 5000 série não PRO) é supostamente cancelado.

rH386Ez.png


AMD “Rembrandt” 8-core / 16-thread Zen3 + APU para soquete FP7 foi localizado​

APU AMD Rembrandt localizado ao lado da memória DDR5-4800​

O primeiro vestígio do novo codinome Rembrandt da APU da série Ryzen 6000 foi descoberto no banco de dados UserBenchmark .


Os processadores com um código OPN de 100-000000518-41_N são listados com um clock base de 3,9 GHz e um clock de reforço de 4,1 GHz. Na verdade, sabemos que esta é uma CPU de última geração porque está listada com um soquete FP7, que dizem ser a plataforma para a próxima série Rembrandt de 6 nm. O código do OPN ainda não foi listado em nenhum lugar, então temos certeza de que este é um novo processador.

A CPU marcou 111 pontos no teste de 1 núcleo, 228 pontos no teste de 2 núcleos e 740 pontos no teste de 8 núcleos. É, portanto, mais lento do que o Ryzen 7 5800H baseado no silício Cezanne, que pontua em torno de 132, 256 e 875 pontos, respectivamente.

AMD Rembrandt é o próximo APU para jogos móveis e laptops de workstation que oferece microarquitetura Zen3 + em um processador de 6 nm. De longe, a maior atualização que vem com a plataforma é a GPU integrada Navi2, finalmente colocando a arquitetura Vega em retirada. A série também oferecerá suporte para PCIe Gen4 (Cezanne é apenas Gen3), bem como suporte para memória DDR5. Recentemente, foi relatado que Rembrandt entrou em produção em massa , enquanto a série deve ser lançada por volta do CES 2022.

AMD-Notebook-Roadmap.jpg

AMD Notebook Roadmap, Fonte: @ Broly_X1

K7i4qCJ.png


AMD Cezanne 'refresca' o codinome Barcelo chegando à série Ryzen 5000​

Com o anúncio da série Ryzen 5000, a AMD fez uma escolha questionável de misturar os chips Cezanne baseados no Zen3 com os chips Lucienne baseados no Zen2. Este último era mais ou menos uma atualização de silício da Renoir, embora a empresa se recusasse a chamá-lo dessa forma.

AMD Ryzen 7 5825 e Ryzen 5 PRO 5675 para ser baseado em silício “Barcelo”​



Parece que a próxima geração com Zen3 + será exclusiva da série Ryzen 6000, já que a primeira atualização do Cezanne com o codinome Barcelo ainda será incluída na série 5000. Isso definitivamente tornará as coisas mais simples para os clientes que preferem evitar nomes de produtos entrelaçados, como a série Ryzen 5000U. A formação atual apresenta uma mistura de chips Zen2 chamados “Lucienne”, bem como Zen3 “Cezanne”.

Ryzen-5000U-1.jpg


AMD Ryzen 5000U com silicone Zen2 (Lucienne) e Zen3 (Cezanne), Fonte: AMD

A AMD Barcelo seguirá um caminho diferente, sugere um vazamento do ExecutableFix. Embora o vazador ainda não esteja pronto para compartilhar informações detalhadas sobre essas APUs, como frequências, ele confirmou que Ryzen 7 5825 e Ryzen 5 PRO 5675 serão ambos baseados no Barcelo:

De acordo com roteiros que vazaram, o Barcelo deve ser usado em projetos de laptop de 2022 sob a série de baixa potência da AMD de até 15W TDP. A série seria oferecida junto com o Rembrandt-U, que apresentará a microarquitetura Zen3 + baseada na tecnologia de processo de 6nm. A versão mais recente do Zen3 também deve ser combinada com a tecnologia de memória DDR5 e PCIe Gen4. Se esse boato se tornar verdade, todos esses recursos podem agora ser exclusivos para a série 6000, enquanto Barcelo com 7nm Zen3, gráficos Vega e suporte DDR4 / PCIe Gen3 farão parte da série 5000 Ryzen.

TSMC anuncia tecnologia de processo N4P com eficiência 22% maior em relação ao N5​

TSMC Expande Liderança em Tecnologia Avançada com Processo N4P​

N4P estende o desempenho, eficiência energética e liderança em densidade da plataforma de 5 nm


Hsinchu, Taiwan, ROC, 26 de outubro de 2021 - TSMC (TWSE: 2330, NYSE: TSM) apresentou hoje seu processo N4P, um aprimoramento focado no desempenho da plataforma de tecnologia de 5 nanômetros. O N4P se junta ao mais avançado e extenso portfólio de processos de tecnologia de ponta da indústria. Com o N5, N4, N3 e a mais recente adição do N4P, os clientes da TSMC terão escolhas múltiplas e atraentes para potência, desempenho, área e custo para seus produtos.

Como o terceiro grande aprimoramento da família de 5 nm da TSMC, o N4P oferecerá um aumento de 11% no desempenho em relação à tecnologia N5 original e um aumento de 6% em relação ao N4. Comparado ao N5, o N4P também fornecerá uma melhoria de 22% na eficiência de energia, bem como uma melhoria de 6% na densidade do transistor. Além disso, o N4P diminui a complexidade do processo e melhora o tempo do ciclo do wafer, reduzindo o número de máscaras. O N4P demonstra a busca e o investimento da TSMC na melhoria contínua de nossas tecnologias de processo.

Os clientes da TSMC freqüentemente investem recursos preciosos para desenvolver novos IP, arquiteturas e outras inovações para seus produtos. O processo N4P foi projetado para uma migração fácil de produtos baseados em plataforma de 5 nm, o que permite aos clientes não apenas maximizar melhor seu investimento, mas também fornecer atualizações mais rápidas e com maior eficiência energética para seus produtos N5.

“Com o N4P, a TSMC fortalece nosso portfólio de tecnologias avançadas de semicondutores lógicos, cada uma com sua combinação única de desempenho, eficiência energética e custo. O N4P foi otimizado para fornecer uma plataforma de tecnologia avançada ainda mais aprimorada para HPC e aplicativos móveis. Entre todas as variantes das tecnologias N5, N4 e N3, nossos clientes terão o máximo em flexibilidade e escolha incomparável da melhor combinação de atributos para seus produtos. ”
- disse o Dr. Kevin Zhang, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da TSMC.

Os projetos N4P serão bem suportados pelo ecossistema de design abrangente da TSMC para IP de silício e EDA. Com a TSMC e seus parceiros Open Innovation Platform® ajudando a acelerar o ciclo de desenvolvimento de produtos, espera-se que os primeiros produtos baseados na tecnologia N4P sejam gravados no segundo semestre de 2022.

AMD lançará GPUs Instinct MI250 HPC e CPUs Milan-X em 8 de novembro​

AMD deve anunciar seus novos produtos HPC em 8 de novembro​

A empresa realizará um evento 'Accelerated Data Center Premier'.


A empresa AMD acaba de anunciar um evento especial que tem como foco o hardware de computação de alto desempenho, como o processador HPC da AMD, como EPYC, ou aceleradores baseados em GPU, conhecidos como série Instinct.

A AMD deve revelar sua série Milan-X EPYC, que apresentará uma tecnologia especial 3D V-cache antes mesmo da linha de consumo conhecida como Vermeer-X, que também é baseada na microarquitetura Zen3.

Além disso, a AMD pode se tornar a primeira a anunciar formalmente os primeiros produtos baseados em design multi-qui-módulo (MCM), antes mesmo da Ponte Vecchio (Xe-HPC) da Intel e NVIDIA GH100 (Hopper).

Executable Fix, que revelou os planos para a série Instinct MI250 apenas alguns dias atrás , parece concordar que este lançamento apresentará ambos os produtos, no entanto, não está claro se este é um lançamento difícil ou melhor (e provavelmente mais provável) apenas um anúncio dos próximos produtos.
O evento da AMD acontecerá um dia antes do GTC 2021 da NVIDIA com uma palestra de Jensen Huang.
 
Me deem uma opiniao pego o 5900 ou espero 1o trimestre pelo 6900 com v cache?
 
Me deem uma opiniao pego o 5900 ou espero 1o trimestre pelo 6900 com v cache?
Se já esperou até aqui, aproveita e espera esses com cache monstruoso. Também pode rolar uma queda de preço se os Alder Lake pressionarem.
 
Me deem uma opiniao pego o 5900 ou espero 1o trimestre pelo 6900 com v cache?
Acho legal esperar pra ver se vale a pena a série nova. Mesmo se não valer, pelo menos a antiga deve ficar mais barata.
Agora é pra comprar assim que puder perto do lançamento, pq senão vai ficar pra sempre nesse joguinho de esperar lançamento.
 
O único contra de esperar é que se o Monero subir umas 10 vezes de preço, a situação das CPUs vai ficar igual a das GPUs. :haha:
 

AMD EPYC “Turin” com núcleos Zen5 supostamente apresentam TDP máximo de 600W​

AMD EPYC 7005 Turin mais do que duplica o TDP máximo de Milan​

2022 e além, uma década de componentes de PC de alta potência.


Não é mais NVIDIA Lovelace, Hopper e AMD RDNA3. AMD EPYC Turin agora está se juntando à lista de dispositivos que requerem muita energia. Presumivelmente, uma versão especial da CPU EPYC 7005 terá um cTDP (Configurable Thermal Design Power) de 600W.

Este valor é mais de duas vezes maior do que o EPYC Milan (Zen3), que tem um cTDP máximo de 280W e é 50% maior do que a série EPYC Genoa (Zen4) com 400W.

AMD EPYC Genoa e Turin devem utilizar o mesmo soquete que é AMD SP5. Também é importante notar que 700W de consumo de energia de pico não é nada fora do comum, mesmo para as próximas CPUs Genoa. De acordo com documentos que cobrem os requisitos de energia e térmicos do soquete AMD SP5 (vazados por meio do hack da Gigabyte), a potência de pico do soquete SP5 é de 700W, mas apenas por 1 ms. Um valor de 600 W aparece ao lado da capacidade de energia de pico.


Requisitos de energia AMD SP5 e memória DDR5, Fonte: @KittyYYuko

AMD EPYC 7005 “Turin” não deve ser esperado antes do final de 2023, pelo menos (possivelmente até 2024). É para apresentar a microarquitetura Zen5 e suportar memória DDR5 mais rápida do que o Genoa. Os arquivos compartilhados por meio do vazamento da Gigabyte confirmaram que a AMD tem como meta a memória DDR5-5600 até DDR5-6400 como meta de expansão.

Parece que outro vazador (@ greymon55) tem mais informações sobre as configurações da CPU de Torino. A série supostamente existe em duas configurações: 192 núcleos e 256 núcleos, o que significa que a contagem de núcleos mais do que o dobro em uma geração:

CCYxsie.png


AMD “Zen3 Chagall” Ryzen Threadripper PRO 5975WX de 32 núcleos aparece no Geekbench​

AMD Zen3 Threadripper avistado no Geekbench​

O suposto Chagall-WS aparece como processador de estação de trabalho de alta tecnologia Ryzen 5975WX no banco de dados de benchmark.


O processador Threadripper PRO 5975WX da AMD, ainda não anunciado, supostamente apresenta um clock base de 3,6 GHz, um clock de impulso que vai até 4,5 GHz, se os dados detalhados do Geekbench forem para ser acreditados.

A CPU foi testada em uma plataforma de referência chamada Cloudripper-CGL, onde CGL significa Chagall. Este SKU específico é para ssytems de estação de trabalho, o que significa que ele suporta memória de 8 canais e tem mais pistas PCIe. De acordo com a ExectuFix, a série Threadripper PRO 5000 pode ser as únicas CPUs Zen3 HEDT que a AMD está planejando atualmente, já que Chagall-HEDT (também conhecido como Threadripper 5000 série não PRO) é supostamente cancelado.

rH386Ez.png


Ja tinha até esquecido dos TR , demora lascada , daqui a pouco AMD perde o timing de lançamento desses cpus , porem acredito que esses atrasos só pode estar relacionado escassez de chip ,TR utilizam muitos chiplets que poderiam virar ryzen .
 
Acho legal esperar pra ver se vale a pena a série nova. Mesmo se não valer, pelo menos a antiga deve ficar mais barata.
Agora é pra comprar assim que puder perto do lançamento, pq senão vai ficar pra sempre nesse joguinho de esperar lançamento.
Sim eu quero pegar no lançamento ou agora. Acredito q essas cpus saiam em janeiro ou fevereiro.

Trocar meu 3700x e aguardar dai ou refresh dos Raphael em 23 ou os Meteor Lakes no node de 7nm da intel.
 
Ja tinha até esquecido dos TR , demora lascada , daqui a pouco AMD perde o timing de lançamento desses cpus , porem acredito que esses atrasos só pode estar relacionado escassez de chip ,TR utilizam muitos chiplets que poderiam virar ryzen .

Eu acho que é falta de concorrência.
Eles não precisam fazer nada. Quem precisa de Threadripper, compra os 3000 que são a única opção disponível nesse patamar de performance. :|
 
Sim eu quero pegar no lançamento ou agora. Acredito q essas cpus saiam em janeiro ou fevereiro.

Trocar meu 3700x e aguardar dai ou refresh dos Raphael em 23 ou os Meteor Lakes no node de 7nm da intel.
Também pretendo fazer um upgrade do meu 3700x nessa época, vou esperar os 3d-cache pra ver se o desempenho valerá a pena pro meu caso ou se pego algum 16-core Zen2 ou Zen3 (a depender do preço).
 
Também pretendo fazer um upgrade do meu 3700x nessa época, vou esperar os 3d-cache pra ver se o desempenho valerá a pena pro meu caso ou se pego algum 16-core Zen2 ou Zen3 (a depender do preço).
3700x ta comendo mto fps da minha gpu. Como dizem q o cache fará mais diferença para jogos acredito q o series 6000 segurem bem a onda.
 
estou achando estranho o meu setup novo estar travando por qualquer besteira. o anterior i7 6700k não acontecia isto, será que foi uma furada comprar ryzen?

ou pode ser do windows mesmo?
Eu uso um Ryzen 5 2600 há quase 3 anos, com 16GB de RAM 2400 e tb uma RX 580 8GB (só para comparar com a assinatura) e não tenho travamentos, inclusive desde ontem estou usando o widows 11, o problema deve ser outra coisa.
 
Obrigado pela resposta, infelizmente as 3600 que encontrei estão muito fora do meu orçamento, acho que vou ficar com a 1600 af então
Acho que mais barato não fica além da Black Friday, se não iria esperar mais um pouco...
OBS: Tem na Ali Express mas só vem os processadores e não os coolers, e o meu cooler é de athlon
Cara se quiser um 3700x usado, te passo o meu pelo preço que vc vai pagar nesse 3500.
 
Sim eu quero pegar no lançamento ou agora. Acredito q essas cpus saiam em janeiro ou fevereiro.
Eu pegaria agora, dolar subindo, plataforma Intel Alder Lake entrando...
Se a performance do Alder for muito boa, o preco tende a cair dos 5900/5950, se for proxima ou pior, capaz que o preco suba ja que o kit Intel+DDR5 acaba saindo muito mais caro.
Sobre os 3D sempre vai ter um up pra sair e quando sair nao acredito que vai estar na mesma faixa de preco que esta hoje os 5900... Estou pra pegar tambem um 5900.
 
Duvida aqui...tenho 2 memórias de 8gb cada na b450 steel legend(com ryzen 3600), nas posições a2 e b2, há bastante tempo.
Mas quando fui colocar 1 memória nova de 8gb na posição a1 ou b1, o sistema buga e só reconhece 1 memória aleatória das 3...Todas as memórias são de 2400mhz.

Alguém sabe o motivo ou solução ?
 

Zen 4 Dense (Zen4D) pode ser a resposta da AMD à tecnologia Intel Hybrid​

O vazamento do Zen4 Dense pode explicar como a AMD vai enfrentar a computação heterogênea em CPUs de última geração​

A AMD está desenvolvendo um novo tipo de microarquitetura conhecido como Zen4D (Dense) projetado especificamente para cargas de trabalho específicas, afirma o boato.


De acordo com a Lei de Moore está morto , quem é o primeiro a compartilhar os detalhes sobre este novo tipo de núcleo, o Zen4D seria um núcleo Zen4 redesenhado (um fork) com tamanho de cache reduzido e frequência diminuída para eficiência de energia. Devido ao cache mais baixo, o núcleo do Zen4D seria menor, o que permitiria à AMD colocar até 16 núcleos em cada chip, afirma o MLID no vídeo.

Em vez de desenvolver um tipo completamente diferente de microarquitetura, a AMD estaria redesenhando seus projetos existentes à medida que os nós de fabricação melhoram e diminuem. Isso economizaria muito tempo de desenvolvimento e custo para a AMD. Também seria uma abordagem diferente da da Intel, que projeta duas microarquiteturas separadas para suas CPUs heterogêneas, como Lakefield, Alder Lake ou Raptor Lake.

pjFpLII.jpeg

gfNVGdt.jpeg

Rumores AMD Zen4D e Zen5, Fonte: Moore's Law is Dead

O MLID afirma que o primeiro produto que pode apresentar o Zen4D é o Bergamo, uma CPU EPYC de 128 núcleos que tem sido comentada há alguns meses. A CPU teria 8 chips cada um com 16 núcleos Zen4D. O que ainda não foi confirmado é se o Zen4D suporta multi-threading (SMT). Ao habilitar essa tecnologia em núcleos 'menores / mais densos', a AMD estaria oferecendo uma contagem de threads mais alta do que a Gracemont da Intel, que não suporta hyperthreading.

Deve-se notar que esta não é a primeira vez que aprendemos sobre o Zen4D. Este codinome já apareceu em um vazamento com Granite Ridge e Strix Point , considerado a série de desktop e APU baseada principalmente na arquitetura Zen5. Dito isso, o Zen4D não seria exclusivo para servidores e desktops de última geração, mas também para APUs de baixo consumo de energia, incluindo processadores móveis.

AMD-Granite-Rapids.jpg

AMD Graphite Ridge e Strix Point, Fonte: itacg

Jn2GAqc.png


TE5TO2Q.png


aZ0bKB6.png


H6e9HSe.jpeg


yCoSqma.jpeg


 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo