[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Caiu o embargo e sairam os primeiros reviews dos Intel 12th.

De fato o 12900k é melhor em desempenho do que o 5900x, conforme prometido, mas por pouca coisa e que, em games, só será perceptível em 1080p. De qualquer maneira, me parece que foi o maior avanço de desempenho entre gerações da Intel desde a sétima para oitava geração (embora num vídeo falem que foi o maior avanço em dez anos).

Uma observação pertinente é que todas comparações foram feitas com memórias DDR4 3200Mhz no 5900x contra DDR5 5200Mhz no 12900k, então fica difícil saber se o ganho de resultados se deve ao processador ou às memorias.





 
Caiu o embargo e sairam os primeiros reviews dos Intel 12th.

De fato o 12900k é melhor em desempenho do que o 5900x, conforme prometido, mas por pouca coisa e que, em games, só será perceptível em 1080p. De qualquer maneira, me parece que foi o maior avanço de desempenho entre gerações da Intel desde a sétima para oitava geração (embora num vídeo falem que foi o maior avanço em dez anos).

Uma observação pertinente é que todas comparações foram feitas com memórias DDR4 3200Mhz no 5900x contra DDR5 5200Mhz no 12900k, então fica difícil saber se o ganho de resultados se deve ao processador ou às memorias.






Cata ta facil para os zen3+ fechar esse gap, 10%
 
meu deus, que surra, to sentindo o meu 5900x não valer mais nada agora, sem sacanagem a surra que ele toma do i7 e ainda o i7 é bem mais frio que ele pqp

devia ter esperado mais
 
meu deus, que surra, to sentindo o meu 5900x não valer mais nada agora, sem sacanagem a surra que ele toma do i7 e ainda o i7 é bem mais frio que ele pqp

devia ter esperado mais
A diferença nem é tão grande pra ter que jogar um 5900x no lixo...

relative-performance-games-1920-1080.png
 
meu deus, que surra, to sentindo o meu 5900x não valer mais nada agora, sem sacanagem a surra que ele toma do i7 e ainda o i7 é bem mais frio que ele pqp

devia ter esperado mais

Que choro é esse meu jovem. Chegou nem a 10% a diferença em jogos. Só vender teu 5900X e comprar o próximo R9 com 3D cache quando chegar e pronto.

(a não ser que alguns chips melhores DDR5 no futuro comecem a abrir uma vantagem grande, porém acho improvável)

O que a AMD precisa correr atrás agora é dos preços. E depois garantir que os 3D entreguem perto dos 10% e por preços competitivos.
 
Que choro é esse meu jovem. Chegou nem a 10% a diferença em jogos. Só vender teu 5900X e comprar o próximo R9 com 3D cache quando chegar e pronto.

(a não ser que alguns chips melhores DDR5 no futuro comecem a abrir uma vantagem grande, porém acho improvável)

O que a AMD precisa correr atrás agora é dos preços.
o problema é que a surra foi em todos os jogos, não teve nem 1 restante pra dizer que ah neste aqui não, onde a intel ganhava virou surra e onde perdia passou a ganhar, e esquece o 3d cache, já viu testes disso? é só jogos bem específicos que fazem muito uso do l3, tanto que quando mostram em gráficos são sempre os mesmos selecionados, 70% dos jogos não traz ganho nem de 3% com ele, ou seja a amd vai ter que subir clock e melhorar o ipc tb

não descarto a troca pra um futuro ryzen ainda mais se minha placa mãe suportar isso (asus b550 tuf plus - full size) só não sei se vai ser suficiente pra chegar perto disso que vimos hj
 
o problema é que a surra foi em todos os jogos, não teve nem 1 restante pra dizer que ah neste aqui não, onde a intel ganhava virou surra e onde perdia passou a ganhar, e esquece o 3d cache, já viu testes disso? é só jogos bem específicos que fazem muito uso do l3, tanto que quando mostram em gráficos são sempre os mesmos selecionados, 70% dos jogos não traz ganho nem de 3% com ele, ou seja a amd vai ter que subir clock e melhorar o ipc tb

não descarto a troca pra um futuro ryzen ainda mais se minha placa mãe suportar isso (asus b550 tuf plus - full size) só não sei se vai ser suficiente pra chegar perto disso que vimos hj
Acho que a diferença de 10% não é tão significativa assim pra ficar esse desespero, e talvez o 3d consiga alcançar sim.
Os Alder Lake tem 10~15% a mais de IPC, e tem clocks mais altos também, creio que a AMD consiga chegar perto desse IPC com o cache 3d (mas acho difícil superar), e também devem conseguir clocks maiores já que o node tá bem maduro, então essa diferença em jogos deva ficar mínima (com a intel ainda tendo uma vantagem de uns 2~5%).

Eu sinceramente tô feliz que tem concorrência e só quero ver preços de CPUs AM4 caírem pra eu pegar uma, não vejo necessidade de mudar de plataforma por ganhos tão pequenos assim.
 
o problema é que a surra foi em todos os jogos, não teve nem 1 restante pra dizer que ah neste aqui não, onde a intel ganhava virou surra e onde perdia passou a ganhar, e esquece o 3d cache, já viu testes disso? é só jogos bem específicos que fazem muito uso do l3, tanto que quando mostram em gráficos são sempre os mesmos selecionados, 70% dos jogos não traz ganho nem de 3% com ele, ou seja a amd vai ter que subir clock e melhorar o ipc tb

não descarto a troca pra um futuro ryzen ainda mais se minha placa mãe suportar isso (asus b550 tuf plus - full size) só não sei se vai ser suficiente pra chegar perto disso que vimos hj

A tecnologia é assim. A gente compra o que tem disponível no momento. Se muito jogador de CS, R6 e afins soubessem que teria um 5600X, teriam comprado um 10900K? Mesma coisa 5900X vs 12600K. O mérito é da Intel. A concorrência é maravilhosa por causa disso...
 
o problema é que a surra foi em todos os jogos, não teve nem 1 restante pra dizer que ah neste aqui não, onde a intel ganhava virou surra e onde perdia passou a ganhar, e esquece o 3d cache, já viu testes disso? é só jogos bem específicos que fazem muito uso do l3, tanto que quando mostram em gráficos são sempre os mesmos selecionados, 70% dos jogos não traz ganho nem de 3% com ele, ou seja a amd vai ter que subir clock e melhorar o ipc tb

não descarto a troca pra um futuro ryzen ainda mais se minha placa mãe suportar isso (asus b550 tuf plus - full size) só não sei se vai ser suficiente pra chegar perto disso que vimos hj
Cara queria mto ver essa surra que vc está vendo... sério...
 
Acho que a diferença de 10% não é tão significativa assim pra ficar esse desespero, e talvez o 3d consiga alcançar sim.
Os Alder Lake tem 10~15% a mais de IPC, e tem clocks mais altos também, creio que a AMD consiga chegar perto desse IPC com o cache 3d (mas acho difícil superar), e também devem conseguir clocks maiores já que o node tá bem maduro, então essa diferença em jogos deva ficar mínima (com a intel ainda tendo uma vantagem de uns 2~5%).

Eu sinceramente tô feliz que tem concorrência e só quero ver preços de CPUs AM4 caírem pra eu pegar uma, não vejo necessidade de mudar de plataforma por ganhos tão pequenos assim.
ZEN3D não chega pq não aumenta IPC,mas devido ao 3D cache ele ganha +-15% em gaming.
 
meu deus, que surra, to sentindo o meu 5900x não valer mais nada agora, sem sacanagem a surra que ele toma do i7 e ainda o i7 é bem mais frio que ele pqp

devia ter esperado mais
Surra ?...menos cara.

Vantagem para Intel em alguns cenários, ok.
Competitividade é bom, provavelmente o 12600K será uma CPU com o melhor CxB dessa geração.
AMD vai correr atrás, não acho que o 3D Cache seja tão mágico quanto muita gente estão dizendo que deverá ser, mas Zen4 promete vir bem interessante com essa briga entre as marcas.
 
Muito show de bola esse i5-12600K.
Já tem review dele com DDR4? Único contras dessa CPU são o custo no Brasil e o preço do kit inteiro.
 
Ate pq estamos comparando uma nova geração com uma velha ne
Mas eu achei interessante o 12600k, atualmente tenho um 5600x vou esperar os 3d pra ver em qual migrarei
 
ZEN3D não chega pq não aumenta IPC,mas devido ao 3D cache ele ganha +-15% em gaming.
O IPC teórico (só considerando a CPU em si com acesso a dados instantâneo de forma ilimitada) não muda, mas na prática pode aumentar em aplicações caso a CPU esteja data-starved.

Muito show de bola esse i5-12600K.
Já tem review dele com DDR4? Único contras dessa CPU são o custo no Brasil e o preço do kit inteiro.
Tem no computerbase, DDR4 se sai até um pouco melhor que DDR5:
rlDjTYf.png


 
Bacana, bora ver como ficam os preços com placa-mãe DDR4.
 
Muito show de bola esse i5-12600K.
Já tem review dele com DDR4? Único contras dessa CPU são o custo no Brasil e o preço do kit inteiro.
O que pesa é a mobo, R$ 2400 a Z690 cpm DDR4 mais barata. Acho que a B690 quando lançarem deve vir por R$ 1800.
Hoje o 12600K sai por R# 2330,00 com cupom na Kabum.
Lembrando que quando o 5600X lançou foi por R$ 2200,00, a diferença nem é tanta assim, se comparados nas datas de lançamento.

A diferença de performance da DDR5 para a DDR4 é de 5% na média, não justifica usar agora.
 
Tem teste do 12900k, zero diferenças. A situação deve se repetir com os outros também
Também, as latências das ddr5 estão absurdas de altas, eu não me surpreenderia se em alguns casos o desempenho em ddr4 fosse até um pouco maior.
 
Ate pq estamos comparando uma nova geração com uma velha ne
Mas eu achei interessante o 12600k, atualmente tenho um 5600x vou esperar os 3d pra ver em qual migrarei
To na mesma
 
Queria ver uns benchmarks desse Alder Lake com uns kits bons DDR4. Pelo menos 4400CL16.
 
Queria ver uns benchmarks desse Alder Lake com uns kits bons DDR4. Pelo menos 4400CL16.
No teste do Computerbase as DDR4 3800 empatam com as DDR5 6200 pra ter uma ideia, isso tudo sendo pouca coisa melhor que as configurações em default (3200 e 5200)

Provavelmente as 4400 vão empatar com as 7000, mas no geral a diferença é realmente pífia, principalmente em games.
 
Agora é esperar o Zen3D e ajuste no preço da AMD, vieram bem os Intel!
 
Agora é esperar o Zen3D e ajuste no preço da AMD, vieram bem os Intel!
é necessário alderlake entregou uma performance muito mais muito boa,só em games que nao despontou de forma tao grande , depende do game AMD ainda vence,vice verça no geral ficou nos 8-10%

5950x perdeu a hegemonia de preço e performance precisa ser reposicionado pelo menos no mesmo valor do 12900k 549 ou menos
5900x tem patamar de performance do 12700k e custa o preço do 12900k ele precisa cair muito entre 449 ou menos
5800x se complicou mais, ele é inferior ao 12600k e custa bem mais que ele, teria que assumir o preço do 5600x 300 dolares
5600x cair para casa dos 200 dólares

Bom trabalho da intel , resta saber se AMD vai realmente mexer em preço como deveria.
 
Última edição:
Agora é esperar o Zen3D e ajuste no preço da AMD, vieram bem os Intel!
Intel 12600K tem performance superior ao 5800X e sendo R$ 500 mais barato no Brasil e custa metade lá fora...

Acho pouco provável que se tenha um corte de preço supremo na AMD, é mais "fácil" lançar um produto com melhor performance e justificar um aumento de preço colocando lá nas alturas. Mentalidade empresarial sempre visando lucro.

AMD 3DCache deveria vir com $100 de aumento, mas acho que agora a AMD vai subir só $ 50. :limo:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo