[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Quem comprou a b450 e colocou um Ryzen de primeiros geração viu a Intel com 5 gerações e 4 novos modelos de placa mãe... Agora em janeiro vai poder pegar um CPU que reaproveita tudo e que vai ser um pouco pior que o da intel.
Sei lá, a Intel tá a gente com essa 12 geração mas será que vc vai conseguir usar um CPU de 13 geração nessa z690?

Se ficar barato eu vou atualizar meu CPU pra esse 3d cache pq se for igual esse fracasso do 5600 que é 19% melhor e 30% mais caro, o upgrade é só pra bonito.
 
a Intel tá a gente com essa 12 geração mas será que vc vai conseguir usar um CPU de 13 geração nessa z690?
Sim, servirá para 13th gen.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se ficar barato eu vou atualizar meu CPU pra esse 3d cache pq se for igual esse fracasso do 5600 que é 19% melhor e 30% mais caro, o upgrade é só pra bonito.
Ficar barato ?
Acorda para a realidade, AMD tá aumentando US$ 50 a US$ 100 a cada geração, então pode esperar uns R$ 500 mais caro que a linha 5000 atual.
 
Sim, servirá para 13th gen.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ficar barato ?
Acorda para a realidade, AMD tá aumentando US$ 50 a US$ 100 a cada geração, então pode esperar uns R$ 500 mais caro que a linha 5000 atual.
Não é assim q funciona. Ela aumentou pq nao tinha concorrencia. Igual a nvidia fez na serie 2000.

Agora a historia é outra. No maximo o 6800x vem a 449, mas acredito q sera 399.
 
A AMD aumentou os preços porque não tinha concorrência. Agora tem, vai reduzir.
Jura que você acha que o 3D Cache será mais barato do que o valor de lançamento da versão 5000 quando lançou ?

Não é assim q funciona. Ela aumentou pq nao tinha concorrencia. Igual a nvidia fez na serie 2000.

Agora a historia é outra. No maximo o 6800x vem a 449, mas acredito q sera 399.
Nuss, mais um... :facepalm:
 
Jura que você acha que o 3D Cache será mais barato do que o valor de lançamento da versão 5000 quando lançou ?
Vai depender da performance, sempre foi assim.
Hoje os Ryzen 5000 estão fora de preço, olhando apenas para o processador. Algo terá que ser feito.

Que seja cortar o preço dos atuais, ou lançar algo igual/melhor com valor compatível.
 
Vai depender da performance, sempre foi assim.
Hoje os Ryzen 5000 estão fora de preço, olhando apenas para o processador. Algo terá que ser feito.

Que seja cortar o preço dos atuais, ou lançar algo igual/melhor com valor compatível.
Em ambos os casos o preço dos 5000 deve cair, nem que seja pra colocar os 3D-Cache com o mesmo preço de lançamento dos 5000.
 
Quem ja tiver no 5xxx seria mais negocio esperar pela nova geração com novo soquete e placa mãe , quem tiver no 3xxx , 2xxx ate que seria legal ir pra um 3d-cache .
 
Exato, mas seria algo momentâneo até acabar os estoques.
Queria que fosse algo rápido pra poder aproveitar no 11.11 do ali, mas com esse dólar acho que nem vai valer a pena :confused:

Quem ja tiver no 5xxx seria mais negocio esperar pela nova geração com novo soquete e placa mãe , quem tiver no 3xxx , 2xxx ate que seria legal ir pra um 3d-cache .
Exatamente oq pretendo fazer, quero dar um pulo do meu 3700x pra um 16-core (ou 12-core se o desempenho for convincente), mas tô esperando preços mais razoáveis.
Se os 3d-cache vierem salgados demais, ou com desempenho não muito útil pro meu trabalho, vou de série 5000 mesmo.
 
Jura que você acha que o 3D Cache será mais barato do que o valor de lançamento da versão 5000 quando lançou ?


Nuss, mais um... :facepalm:
Ouvi esse mesmo discurso aqui antes da serie 3000 da nvidia.
 
Vai depender da performance, sempre foi assim.
Hoje os Ryzen 5000 estão fora de preço, olhando apenas para o processador. Algo terá que ser feito.

Que seja cortar o preço dos atuais, ou lançar algo igual/melhor com valor compatível.
Não estou tão otimista como você, pandemia, escassez de materiais, etc...

E não acho que a AMD será mãeozona e acolher seus fiéis em abaixar valor de lançamento de tecnologia nova, seria surreal num mundo corporativo. Alguém paga a conta e normalmente é o consumidor, ainda mais no mundo em crise.

Abaixar preço da linha existente, acho que está mais para o lojista decidir do que vir um corte na raiz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ouvi esse mesmo discurso aqui antes da serie 3000 da nvidia.
A realidade hoje é que mar não está para peixe, então...estou bem cético quanto a valores.
Você vê flutuação grotesca semanalmente em VGA, teve uma queda momentânea e nas últimas semanas só vem subindo.
 
Última edição:
Acredito que a probabilidade da AMD reduzir preços é pequena. O processador sozinho não faz nada e em termos de plataforma o LGA 1700 sai muito mais caro.
- Z690 está caro, sendo que existem inúmeras opções de B450, B550 e X570 por preços muito mais em conta. Sem falar das pessoas que já possuem uma placa-mãe com um desses chipsets da AMD, fazer upgrade para Ryzen 5000 é muito mais barato;
- As DDR4 são muito mais baratas que as DDR5 - Essas primeiras DDR5 fuleiras estão no mesmo preço de kits DDR4 topo de linha.

Se for colocar na ponta do lápis, a AMD está muito confortável com o que está cobrando atualmente. Sem falar que, por conta dessa dita escassez de matéria-prima, o que botam pra vender, vende independente do quanto cobram, vide os preços absurdos das VGAs.
 
Em ambos os casos o preço dos 5000 deve cair, nem que seja pra colocar os 3D-Cache com o mesmo preço de lançamento dos 5000.
Se a AMD cortar preço da linha 5000, só mostrará que sentiu o golpe da Intel com a 12Gen.
Os fieis vão a loucura com essa constatação e até parece que o 3DCache é a última solução para o baque, com cara de última bolacha do saquinho.

Não acho que 3DCache seja um "plim" e automaticamente vai subir 15% de performance em todas aplicações e jogos, tem fiel que jura que sim, particularmente, acho que beneficiará onde a AMD já tem vantagem por natureza da linha 5000, como alguns jogos em específico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essas primeiras DDR5 fuleiras estão no mesmo preço de kits DDR4 topo de linha.
Sem falar que estão tentando empurrar 32Gb goela abaixo, só vi kit de 32Gb de R$ 2900 a R$ 3300.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fui ver alguns preços e praticamente está tudo nivelado, a diferença de valores é ridícula, tipo:

5600G = 5600X
3800X = 5800X

Linha 3000 já tinha que ser bem, mas bem mais em conta hoje em dia.

Reitero o que disse sobre abaixar preço substancialmente, devido a Intel 12Gen e/ou lançamento de 3DCache, não vai rolar.

O mercado está pouco se lixando para você, se for comprar hoje, para os lojistas, "o que tem é isso, quer quer, se não quer, problema seu, o preço é esse!"
 
Última edição:
Sim, servirá para 13th gen.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ficar barato ?
Acorda para a realidade, AMD tá aumentando US$ 50 a US$ 100 a cada geração, então pode esperar uns R$ 500 mais caro que a linha 5000 atual.
Eu pago minhas contas a 40 anos então vc que entende tudo sobre concorrência e mercado, inicie o doutorado em marketing digital em harverd Massachussets Ohio.

Algumas coisas vc pode ler absorver e expor sua opinião sem ser grosseiro, fica aqui uma sugestão para sua vida.
 
Se a AMD cortar preço da linha 5000, só mostrará que sentiu o golpe da Intel com a 12Gen.
Os fieis vão a loucura com essa constatação e até parece que o 3DCache é a última solução para o baque, com cara de última bolacha do saquinho.

Não acho que 3DCache seja um "plim" e automaticamente vai subir 15% de performance em todas aplicações e jogos, tem fiel que jura que sim, particularmente, acho que beneficiará onde a AMD já tem vantagem por natureza da linha 5000, como alguns jogos em específico.
A AMD já baixou o preço diversas vezes antes, tanto na série 3000 em resposta à Intel, quando lançou a 10th gen, quanto na série 2000 quando a 3000 foi lançada.

O 3D-Cache não vai ser mágico, mas deve pelo menos deixar as CPUs próximo da Intel e reduzir os 5~15% de vantagem na maioria dos casos pra 2~5%, oq é algo bem convincente pra quem não pretende mudar de plataforma agora.
 
A AMD já baixou o preço diversas vezes antes, tanto na série 3000 em resposta à Intel, quando lançou a 10th gen, quanto na série 2000 quando a 3000 foi lançada.

O 3D-Cache não vai ser mágico, mas deve pelo menos deixar as CPUs próximo da Intel e reduzir os 5~15% de vantagem na maioria dos casos pra 2~5%, oq é algo bem convincente pra quem não pretende mudar de plataforma agora.
Eu pegaria na hora se ela cortar a dif para 5% ou menos. Se lançarem outro xt da vida será um fiasco.
 
Gente vocês tão vendo os mesmos reviews que eu? Só vi aumentar muito o consumo e o desempenho superou um pouco os Ryzen, até ai beleza, ganhou, mas não é nem de longe o que eu esperava. E só to dando risada ai do pessoal que trabalha na AMD e sabe tudo do 3D cache deles, no lançamento que vamos ver, talvez eles consigam reduzir ainda mais as latencias de cahe e pegar mais desempenho, ou vai flopar... Não sei mas boa sorte ai pra quem ta revoltsss :haha:
 
Eu pago minhas contas a 40 anos então vc que entende tudo sobre concorrência e mercado, inicie o doutorado em marketing digital em harverd Massachussets Ohio.

Algumas coisas vc pode ler absorver e expor sua opinião sem ser grosseiro, fica aqui uma sugestão para sua vida.
Se você paga conta há 40 anos, deve saber fazer conta.
Os últimos 3 lançamentos de produto novo da AMD só subiu preço, não ficou mais barato.

2600X = $229
3600X = $249
5600X = $299

Em resposta a sua grosseria, não é preciso de diploma do exterior para lidar com fatos, e já está bem grandinho para dar resposta mal educada de muleque de internet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A AMD já baixou o preço diversas vezes antes, tanto na série 3000 em resposta à Intel, quando lançou a 10th gen, quanto na série 2000 quando a 3000 foi lançada.
Mas o contexto era diferente da atualidade, veja que placa-mãe também subiu de preço pela escassez de matéria-prima.
Se diminuir valor, maravilha, melhor para todos consumidores.
Neste momento, não compartilho da mesma expectativa positiva, é minha opinião hoje, mas posso estar errado e mudar na virada de ano ou se aparecer algum indicador para queda de valor.

Só para complementar, TSMC havia anunciado elevação de preço no processo de fabricação de chip, como AMD somente faz lá, então...
Fonte: The Verge - link
 
Última edição:
O 3D-Cache não vai ser mágico, mas deve pelo menos deixar as CPUs próximo da Intel e reduzir os 5~15% de vantagem na maioria dos casos pra 2~5%, oq é algo bem convincente pra quem não pretende mudar de plataforma agora.

Tem ideia se existe a possibilidade de conseguirem aperfeiçoar o FCLK nesses 3D?
 
Mas o contexto era diferente da atualidade, veja que placa-mãe também subiu de preço pela escassez de matéria-prima.
Placa mãe tá no mesmo preço de quando comprei em dezembro do ano passado, isso pq o dólar tava na casa dos 5.30

Ignorando o nosso belo país onde preços variam muito a depender do dólar e do humor dos lojistas, pelo PPC dá pra ver que os preços estão bem estáveis:

Neste momento, não compartilho da mesma expectativa positiva, é minha opinião hoje, mas posso estar errado e mudar na virada de ano ou se aparecer algum indicador para queda de valor.
Só dá pra todos ficarem com achismos mesmo, é oq dá pra fazer até realmente lançar e vermos os preços 🤷‍♂️

Tem ideia se existe a possibilidade de conseguirem aperfeiçoar o FCLK nesses 3D?
Não faço ideia, não sou de me importar com essas coisas de OC.
 
Não faço ideia, não sou de me importar com essas coisas de OC.

Conseguir ativar XMP de uma memória 4400 CL16, por exemplo, e manter o FCLK 1:1 seria bem legal e não necessariamente estamos falando de OC (sim, é OC em relação aos 3200 oficialmente suportados, mas digo em relação ao OC manual "tentativa e erro" feito por usuário).
 
Conseguir ativar XMP de uma memória 4400 CL16, por exemplo, e manter o FCLK 1:1 seria bem legal e não necessariamente estamos falando de OC (sim, é OC em relação aos 3200 oficialmente suportados, mas digo em relação ao OC manual "tentativa e erro" feito por usuário).
Ah, tendi, acho que isso só aconteceria se mudassem o IO die, e não sei como andam os rumores sobre isso.
 
Pega esse corte de U$ 150 na Microcenter do 5800X

twgs78txwrx71.jpg
 
Se você paga conta há 40 anos, deve saber fazer conta.
Os últimos 3 lançamentos de produto novo da AMD só subiu preço, não ficou mais barato.

2600X = $229
3600X = $249
5600X = $299

Em resposta a sua grosseria, não é preciso de diploma do exterior para lidar com fatos, e já está bem grandinho para dar resposta mal educada de muleque de internet.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas o contexto era diferente da atualidade, veja que placa-mãe também subiu de preço pela escassez de matéria-prima.
Se diminuir valor, maravilha, melhor para todos consumidores.
Neste momento, não compartilho da mesma expectativa positiva, é minha opinião hoje, mas posso estar errado e mudar na virada de ano ou se aparecer algum indicador para queda de valor.

Só para complementar, TSMC havia anunciado elevação de preço no processo de fabricação de chip, como AMD somente faz lá, então...
Fonte: The Verge - link
Quanto custava o CPU concorrente na época desses lançamentos?
Quando saiu o 2600X o 1600X ainda custava o mês o preço?
Quando saiu o 3600X o 2600X continuou o mesmo preço?
Quando saiu o 5600X o 3600X continuou o mesmo preço?
Quando o 3600X saiu ele era melhor que o 9600K e era mais caro que ele?
Quando o 5600X saiu ele era melhor e mais barato que o 10600K?

Em Harverd Massachussets Ohio falam dessas coisas?

Imagina quando vier o 12400k por U$ 200 com a performance de 5600X, segundo economistas de sua graduação e nível intelectual semelhante acreditem que a concorrência irá aumentar o preço de seu produto pq acredita que sua base de clientes compra seus produtos pq gostam da marca.

AMD fanboys dizem até hj que os FX são excelentes processadores e não há algo que os prove o contrário.

Talvez eles tenham estudado em um círculo de consciência mítica evoluído de maneira diferenciada capaz de sobrescrever leis de física, termodinâmica e matemática, alienígenas em um cérebro humano.

Pq milagrosamente o 5800X está o mesmo preço do 5600X?


Naruto Dragon Bolas Harverd Ohio Madsaxusdets, faça inscrição na escola Paulo Guedes de economia.
 
Editado por um moderador:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo