[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Pessoal com B550, está usando o ultimo driver de chipset? Estou com um problema bem estranho que o GTA ta crashando depois de 1 hora de jogo. Já formatei e o problema continua, suspeito que possa ser esse driver.
olha eu estava usando esse driver mas com ele tinha freeze de 1 segundo aleatório em jogos, do nada estava jogando e 1 segundo de congelamento que até o som travava e depois voltava ao normal, aí desinstalei o último driver de chipset e voltei pro anterior e está tudo ok novamente
 
Alguém já usando Windows 11 com Ryzen ?
Como está a experiência e resolveu direito os bugs de performance reportados ?
 
Alguém já usando Windows 11 com Ryzen ?
Como está a experiência e resolveu direito os bugs de performance reportados ?
Eu, o combo patch+driver resolveu o problema de latência no 3900x e me parece que a performance está aproximadamente no patamar do W10.

Não sei na série 5000, infelizmente não tenho pra testar. De resto, sem bugs, mas fiz a instalação limpa.
 
Alguém já usando Windows 11 com Ryzen ?
Como está a experiência e resolveu direito os bugs de performance reportados ?

Eu só percebi o problema no AIDA mesmo, em jogos antes e depois do patch ficou na mesma. Roda tudo certinho aqui.
 
Pessoal falando o 12700k consome menos em determinados casos comparado com o 5950x

O 5950x tem apenas 16 núcleos e 32 threads, tem 4 núcleos e 12 threads a mais, e mesmo assim em full load consome menos que o I9.

O I9 se saiu melhor em alguns casos? Sim, a Intel não fez mais que a obrigação dela para se manter competitiva.


Tem gente ai ganhando um $$$ pra vir defender marca aqui, só pode. Me coloquem nesse esquema ai, quero um $$$ por fora tb.
 
Última edição:
Tem gente ai ganhando um $$$ pra vir defender marca aqui, só pode. Me coloquem nesse esquema ai, quero um $$$ por fora tb.

Concordo plenamente.
Eu já disse minha opinião. AMD conseguiu chegar no topo nos processadores, tem que correr atrás nas VGA, porque na moral é bug que não acaba mais.
 
olha eu estava usando esse driver mas com ele tinha freeze de 1 segundo aleatório em jogos, do nada estava jogando e 1 segundo de congelamento que até o som travava e depois voltava ao normal, aí desinstalei o último driver de chipset e voltei pro anterior e está tudo ok novamente
Isso aqui tá exatamente assim, estou jogando ets2 aí do nada o som congela mas o jogo continua normal. O gta v a cada 1 hora ele volta pro desktop.

Vc desistalou normal ou usou algum programa?
 
Eu, o combo patch+driver resolveu o problema de latência no 3900x e me parece que a performance está aproximadamente no patamar do W10.

Não sei na série 5000, infelizmente não tenho pra testar. De resto, sem bugs, mas fiz a instalação limpa.
Meu amigo tem um 3800X que está crashando de tempos em tempos, situações diversas, ele deixou comigo para tentar resolver e disse que se eu quisesse poderia colocar o W11.

A máquina dele é 16Gb Corsair 3000Mhz, Power Color RX 5700XT, Gigabyte B450M Gaming, 500Gb SSD ADATA. fonte 550W XPG.

Não estou muito confortável em colocar o W11, vou trocar os componentes, menos mobo e cpu para ver se acho o que pode estar ocorrendo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal falando o 12700k consome menos em determinados casos comparado com o 5950x

O 5950x tem apenas 16 núcleos e 32 threads, tem 4 núcleos e 12 threads a mais, e mesmo assim em full load consome menos que o I9.

O I9 se saiu melhor em alguns casos? Sim, a Intel não mais que a obrigação dela para se manter competitiva.


Tem gente ai ganhando um $$$ pra vir defender marca aqui, só pode. Me coloquem nesse esquema ai, quero um $$$ por fora tb.
O Adrena deve saber alguma coisa, só pode!

Link


Idle:

AM-JKLWtkC-liUBVi7Uf6tZgcb1JS_mjB9LnI2L8JdjgxgGPxMu3sJmt7VP4n4Aai_T3dIy64yRRTMEvoy_2TawImxNe64PgL0NWsx1sMoBNLfOqx-dLliWzguKADwHOaNGA8IdvtQ6VO_uUTcrbt32XFVr1=w975-h1214-no



Fullload:

AM-JKLUNZJDiwMo2KZCQxu8BCT5Af7tGOJTOz-XLClJLVUgrC9sm6y2ZHHYoa00OWUMvyT0hFvRK3UzFSHT7Vuy0PmPHEMLkYBtIq6Q-not-98kn5QMx_fNAMe8Gt1zgA7Gu1guvhIoJCUQ99cbZ0QKMGAnu=w975-h1214-no
 
Última edição:
Concordo plenamente.
Eu já disse minha opinião. AMD conseguiu chegar no topo nos processadores, tem que correr atrás nas VGA, porque na moral é bug que não acaba mais.
Já ignorei uns 4 essa semana.

Tanto de Intel quanto de AMD

Fanatismo nunca é bom
 
Tenho um setup i7 9700k e fizeram merda na energia enquanto usava o PC e minha placa foi embora

Aí pensei em comprar uma placa mãe e processador logo já que pagar 2.1k em uma z390 que é muito pior que a minha antiga me deixa triste (sem falar quão antiga é)

Aí estou em dúvida entre a placa mãe, mas principalmente entre o processador um 5800x vs 5900 vale a diferença ?

Uso o computador com vários processos abertos ao mesmo tempo, dezenas de abas uns 3 navegadores e uns 2 jogos, solid works e ad vezes minha irmã usa meu PC para renderização desses softwares de arquitetura

Então alguém que está mais atualizado poderia me ajudar ? A última vez que parei para olhar setups não existia essa linha da Ryzen
 
Tenho um setup i7 9700k e fizeram merda na energia enquanto usava o PC e minha placa foi embora

Aí pensei em comprar uma placa mãe e processador logo já que pagar 2.1k em uma z390 que é muito pior que a minha antiga me deixa triste (sem falar quão antiga é)

Aí estou em dúvida entre a placa mãe, mas principalmente entre o processador um 5800x vs 5900 vale a diferença ?

Uso o computador com vários processos abertos ao mesmo tempo, dezenas de abas uns 3 navegadores e uns 2 jogos, solid works e ad vezes minha irmã usa meu PC para renderização desses softwares de arquitetura

Então alguém que está mais atualizado poderia me ajudar ? A última vez que parei para olhar setups não existia essa linha da Ryzen
Que zica hein. Se foi zica da sua operadora de energia elétrica vc pode correr atrás que eles pagam.

Se optar por um 8/16, recomendo ver o 5800 e os I7 10700 e 11700 são tão bons qto e custam menos, tem ver a mobo se encontra no mesmo valor entre Intel e AMD.

O 5900 vai te dar um ganho renderizações, caso esses softwares que vc usa usem todos os núcleos, não conheço.
 
Tenho um setup i7 9700k e fizeram merda na energia enquanto usava o PC e minha placa foi embora

Aí pensei em comprar uma placa mãe e processador logo já que pagar 2.1k em uma z390 que é muito pior que a minha antiga me deixa triste (sem falar quão antiga é)

Aí estou em dúvida entre a placa mãe, mas principalmente entre o processador um 5800x vs 5900 vale a diferença ?

Uso o computador com vários processos abertos ao mesmo tempo, dezenas de abas uns 3 navegadores e uns 2 jogos, solid works e ad vezes minha irmã usa meu PC para renderização desses softwares de arquitetura

Então alguém que está mais atualizado poderia me ajudar ? A última vez que parei para olhar setups não existia essa linha da Ryzen
Opte para o 5900X, a relação custoXperformance é melhor em relação ao 5800X.

De placa-mãe, uma ASUS TUF B550M-Plus está na faixa dos R$ 1000,00. Para as atividades que realiza, ter boa quantidade de memória importa, não sei o tamanho dos projetos, mas de 32 a 64Gb é recomendado.
 
sera que vale a pena agora pegar uma x570 ?
bem como eu to com o 2700X e ainda vou continuar um tempo com ele mais a minha placa so vai ate os 3xxxx no futoro pra ir pros 4 ou 5 não vai dar e parece que as x570 estão sumindo
 
Meu amigo tem um 3800X que está crashando de tempos em tempos, situações diversas, ele deixou comigo para tentar resolver e disse que se eu quisesse poderia colocar o W11.

A máquina dele é 16Gb Corsair 3000Mhz, Power Color RX 5700XT, Gigabyte B450M Gaming, 500Gb SSD ADATA. fonte 550W XPG.

Não estou muito confortável em colocar o W11, vou trocar os componentes, menos mobo e cpu para ver se acho o que pode estar ocorrendo.
Vou ser sincero, em 2 anos de PC nunca tive um crash, nem com W10 nem com W11.
Só que eu tive uma RTX2080 e agora uma RTX3070.

Tenta reproduzir o crash e usar uma ferramenta como WhoCrashed ou WinDbg.
 
sera que vale a pena agora pegar uma x570 ?
bem como eu to com o 2700X e ainda vou continuar um tempo com ele mais a minha placa so vai ate os 3xxxx no futoro pra ir pros 4 ou 5 não vai dar e parece que as x570 estão sumindo
"Se não está quebrado, precisa trocar ?" ouvi muito isso numa empresa e sempre me recordo na hora que o desejo de comprar coisa nova aparece.

Como vai ficar um tempo com o 2700X, já pensou que lá para frente quando for trocar, não tenha uma opção mais interessante em termos de custo e performance ?

Eu não gastaria $$$ agora, se realmente não precisasse.
 
Isso aqui tá exatamente assim, estou jogando ets2 aí do nada o som congela mas o jogo continua normal. O gta v a cada 1 hora ele volta pro desktop.

Vc desistalou normal ou usou algum programa?
o driver de chipset eu sempre removo desinstalando todas as opções dele e depois de reiniciar apagando a pasta amd, aí sim instalo o novo
 
"Se não está quebrado, precisa trocar ?" ouvi muito isso numa empresa e sempre me recordo na hora que o desejo de comprar coisa nova aparece.

Como vai ficar um tempo com o 2700X, já pensou que lá para frente quando for trocar, não tenha uma opção mais interessante em termos de custo e performance ?

Eu não gastaria $$$ agora, se realmente não precisasse.
a questão seria que se no futuro eu queira trocar talvez eu seja obrigado a ir pro ddr5
eu so comprei por que deu ruim na placa do fx 8350 na epoca e eu não achava mob am3+ pra comprar meu medo e a mesma coisa agora ta vindo o ddr5 ai e ainda tem as 550m que poderia via bios aceitar os modelos mais antigos mais não aceita
 
a questão seria que se no futuro eu queira trocar talvez eu seja obrigado a ir pro ddr5
eu so comprei por que deu ruim na placa do fx 8350 na epoca e eu não achava mob am3+ pra comprar meu medo e a mesma coisa agora ta vindo o ddr5 ai e ainda tem as 550m que poderia via bios aceitar os modelos mais antigos mais não aceita
Uma X570 você vai gastar pelo menos uns R$ 1500 agora, será que vale gastar isso só por medo e incerteza futura ?

Virando o ano já lançam a linha de CPU com 3D Cache, não é melhor esperar um pouco e ver como as coisas vão ficar ?
 
Tenho um setup i7 9700k e fizeram merda na energia enquanto usava o PC e minha placa foi embora

Aí pensei em comprar uma placa mãe e processador logo já que pagar 2.1k em uma z390 que é muito pior que a minha antiga me deixa triste (sem falar quão antiga é)

Aí estou em dúvida entre a placa mãe, mas principalmente entre o processador um 5800x vs 5900 vale a diferença ?

Uso o computador com vários processos abertos ao mesmo tempo, dezenas de abas uns 3 navegadores e uns 2 jogos, solid works e ad vezes minha irmã usa meu PC para renderização desses softwares de arquitetura

Então alguém que está mais atualizado poderia me ajudar ? A última vez que parei para olhar setups não existia essa linha da Ryzen

Que porre ter perdido a placa desse jeito, hein.
O i7-9700K te atendia? Se for o caso, você poderia economizar e pegar o 5600X. Outra opção é comprar uma placa-mãe simples, só pra não ficar sem PC, e esperar algum dos Zen 3 com cache extra que devem sair no começo do ano que vem.

Eu não investiria no 5900X se não trabalhasse com algo que escale muito com núcleos. Seu relato me deu a entender que o uso de sua irmã é esporádico, pessoalmente não faria esse gasto (principalmente se tu tava satisfeito com o i7-9700K e não planejava fazer upgrade por agora).
 
Uma X570 você vai gastar pelo menos uns R$ 1500 agora, será que vale gastar isso só por medo e incerteza futura ?

Virando o ano já lançam a linha de CPU com 3D Cache, não é melhor esperar um pouco e ver como as coisas vão ficar ?
o problema e que sera ddr5 e agora não estou disposto em gastar tudo pra mudar pra ddr5 e uma x570 daria compatibilidade da serie 2xxx pra frente
 
Acabei de ver que a G.Skill tá vendendo um kit que a tensão XMP é 1.6V :haha:
Deve ser um bin bom mesmo.
 
o problema e que sera ddr5 e agora não estou disposto em gastar tudo pra mudar pra ddr5 e uma x570 daria compatibilidade da serie 2xxx pra frente
DDR5 em AMD será anunciado no fim do ano que vem, provavelmente as CPUs disponíveis para compra em 2023.
O que vai ser lançado no início de 2022 será um upgrade na geração 5000, ainda em DDR4 e rodando no mesmo socket de agora.

Tem a ASUS B550M-Plus por R$ 1000,00...já economiza R$ 500 em relação a X570 e é uma boa alternativa.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo