[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Queria ver uns benchmarks desse Alder Lake com uns kits bons DDR4. Pelo menos 4400CL16.
Impossível pois toda RAM que é acima de 4000Mhz usará modo Gear 2 no IMC, Gear 1 (o mesmo conceito no RKL) consegue até uns 3800-4000Mhz, então todas DDR5 serão Gear 2 obrigatoriamente, o ideal seria ver um teste Gear 1 4000Mhz CL13 ou CL14 contra as melhores DDR5 que estiverem disponíveis.

Impossível pois toda RAM que é acima de 4000Mhz usará modo Gear 2 no IMC, Gear 1 (o mesmo conceito no RKL) consegue até uns 3800-4000Mhz, então todas DDR5 serão Gear 2 obrigatoriamente, o ideal seria ver um teste Gear 1 4000Mhz CL13 ou CL14 contra as melhores DDR5 que estiverem disponíveis.

4000Mhz CL13 ou CL14 não é padrão de uso, talvez encontre 4000 Cl 16, 4400 CL 17, mas não acho que vai destoar muito disso. O negócio é esperar amadurecer o DDR5 e ver o que dá de fazer com elas, overclock, aperto dos timmings, sobretensão...

Última edição:

4000Mhz CL13 ou CL14 não é padrão de uso, talvez encontre 4000 Cl 16, 4400 CL 17, mas não acho que vai destoar muito disso. O negócio é esperar amadurecer o DDR5 e ver o que dá de fazer com elas hoje, overclock, aperto dos timmings, sobretensão...

Padrão não é mas existe kit na G.Skill 4000CL14 XMP a venda.

Padrão não é mas existe kit na G.Skill 4000CL14 XMP a venda.

Sim, tem DDR4 5200mhz, mas não é padrão de uso, nicho minimo. Pouca gente paga por um kit 4000 CL 14, vai pegar um 3600 CL14 e tentar subir, então é nicho... Testes na internet vai ter isso aí do video mais ou menos, e já dá uma boa ideia. Mas ainda não estão mexendo com o DDR5, derrepente esses kits de 5200 CL 38 vira um 6400 CL 38 vai saber. Enquanto não amadurecer um pouco vamos ver testes de DDR4 tunadas contra DDR5 capengas.

9pEDhbYNzLF2Ywek7oqyBA-970-80.jpg

ó que delicia um testes com uma dessas... hehehehe

😆 😆 😆 😆 😆 😆
Mais uma idiotinha agressiva da internet.
E a menina tá nervosa hoje, esqueceu de tomar gardenal pediátrico, foi né?

Olha só que coisa,...igualzinho.

3800X = R$ 2799,90
5800X = R$ 2769,90
5600X = R$ 1829,90

Marmanjão ...nessa idade, que feio.

3 dias sem acessar o fórum e encontrei aqui pessoas com histeria por causa de 10% de perfomance em jogos, mamadores de intel saindo do armário depois de anos, agora ninguém segura as loucas, e gente que se acha inteligente querendo humilhar os outros... Por isso em 15 anos de fórum postei umas dúzias de coisas...
Ah, e as mãe dinás né, esses dão em cacho, tá doido. hehehe
Só espero que após se acalmarem vão pro forúm da Intel lamber assoalho...

A série 3000 já não tá tento quase produção alguma (acho que talvez só o 3600 ainda esteja ativo), isso é resto de estoque que provavelmente só esqueceram no inventário.
O mesmo se aplica na microcenter, o 5950x tá o mesmo preço do 3950x, sendo que não se encontram outros produtos da série 3000 a venda mais lá.
Na pichau o 3950x tá mais caro que o 5950x, e o 3700x mais caro que o 3800xt, então acho que essas comparações não servem de nada pro seu argumento.

A série 3000 já não tá tento quase produção alguma (acho que talvez só o 3600 ainda esteja ativo), isso é resto de estoque que provavelmente só esqueceram no inventário.
O mesmo se aplica na microcenter, o 5950x tá o mesmo preço do 3950x, sendo que não se encontram outros produtos da série 3000 a venda mais lá.
Na pichau o 3950x tá mais caro que o 5950x, e o 3700x mais caro que o 3800xt, então acho que essas comparações não servem de nada pro seu argumento.
É a nossa realidade hoje, independemente do caso que seja, tem processador lançado há tempos que não baixou preço.
Há possibilidade que a linha 5000 possa abaixar, porém o lançamento da versão 3DCache mais barato que as CPUs hoje, provavelmente não.

Última edição:
É a nossa realidade hoje, independemente do caso que seja, tem processador lançado há tempos que não baixou preço.
Há possibilidade que a linha 5000 possa abaixar, porém o lançamento da versão 3DCache mais barato que as CPUs hoje, provavelmente não.
Não é a realidade, suas comparações são sem sentido. Vc deveria comparar o preço da série 3000 logo após o lançamento da 5000, não com restos de estoque que já saíram de produção.

Eu mesmo comprei o meu 3700x por 1500 reais após o lançamento da série 5000.

Não é a realidade, suas comparações são sem sentido. Vc deveria comparar o preço da série 3000 logo após o lançamento da 5000, não com restos de estoque que já saíram de produção.

Eu mesmo comprei o meu 3700x por 1500 reais após o lançamento da série 5000.
E na época tinha pandemia, falta de matéria-prima, aumento no custo do frete, anúncio de aumento no custo de fabricação ?
Em nenum momento eu categoricamente disse que a linha 5000 não vai abaixar.
Eu falei que as novas CPU 3DCache no lançamento provavelmente terá valor maior que o MSRP da linha 5000 na data de lançamento, visto que nos últimos 3 lançamentos a AMD somente aumentou o preço. Entendeu ?

Kkkkkkk, essa de falar que um 5900X agora é defasável perante um 12900K é brincadeira! :bwahaha: Daqui a pouco nego tá falando que se o CPU não empurrar o jogo à 300FPS ele não presta.
Tenho um 3700X e dificilmente trocarei de CPU. Me atende perfeitamente em todos os sentidos, fora ser um CPU frio, compatível com PCI-E 4.0 e com o SAM ativado de boas.

4000Mhz CL13 ou CL14 não é padrão de uso, talvez encontre 4000 Cl 16, 4400 CL 17, mas não acho que vai destoar muito disso.

A G.Skill tava vendendo um kit com XMP de 4000CL14 na NewEgg... boa sorte pra quem importar hehe. Útil para as 5 pessoas no mundo com esses pentes.

E na época tinha pandemia, falta de matéria-prima, aumento no custo do frete, anúncio de aumento no custo de fabricação ?
Sim, foram lançados em novembro de 2020 e eu comprei entre dezembro e janeiro. Até onde eu me lembre, a pandemia pegou aqui no começo de 2020, e toda a questão de logística e produção global foi pro buraco.

Em nenum momento eu categoricamente disse que a linha 5000 não vai abaixar.
Eu falei que as novas CPU 3DCache no lançamento provavelmente terá valor maior que o MSRP da linha 5000 na data de lançamento, visto que nos últimos 3 lançamentos a AMD somente aumentou o preço. Entendeu ?
No entanto, vc segue comparando o preço da linha 3000 hj em dia com a linha 5000 tentando provar um argumento que vc disse não ter feito, qual o sentido daquelas comparações então?

No entanto, vc segue comparando o preço da linha 3000 hj em dia com a linha 5000 tentando provar um argumento que vc disse não ter feito, qual o sentido daquelas comparações então?
Não.
Postei em resposta ao sujeito lá que veio correndo dizendo que o 5800X já abaixou para o mesmo preço de 5600X lá fora, onde o intuito era demonstrar que a nossa realidade no Brasil é outra e como exemplo, ainda temos processadores antigos como o 3800X num preço surreal igual ao 5800X e o preço do 5800X bem diferente do 5600X.

Tudo começou porque respondi para o cara sobre o que ele disse "Se ficar barato eu vou atualizar meu CPU pra esse 3d cache", eu respondi que não, uma vez que a AMD somente tem aumentado o preço das CPUs a cada lançamento de nova geração...aí o cara veio grosseiro e desandou o assunto.

Enfim,...para mim já deu esse tema. Janeiro tá aí, logo saberemos a real.

Última edição:
Um vídeo bem ilustrativo:

Um fato me chamou bem a atenção, em idle o 12900K consome bem menos que AMD, portanto se na maior parte do tempo você estiver navegando, usando office, vendo vídeo, etc...a Intel realmente está bem mais eficiente. É uma quebra de paradigma. AMD 171W e Intel 69W (13:48).

Ambos tiveram um pico igual nos 600W (12:38), porém AMD muito mais eficiente quando estabilizou o fullload, AMD bateu 264~282W e Intel 315~324W, chegou até 370W.

A diferença de performance já era o que foi mostrado em outros reviews, mostrando Intel superior no Cinebench, já no Time-Spy CPU test um detalhe, deu muita diferença AMD 11620 e Intel 19783, quase 200%,..achei estranho.

Última edição:
Um vídeo bem ilustrativo:

Um fato me chamou bem a atenção, em idle o 12900K consome bem menos que AMD, portanto se na maior parte do tempo você estiver navegando, usando office, vendo vídeo, etc...a Intel realmente está bem mais eficiente. É uma quebra de paradigma. AMD 171W e Intel 69W (13:48).

Ambos tiveram um pico igual nos 600W (12:38), porém AMD muito mais eficiente quando estabilizou o fullload, AMD bateu 264~282W e Intel 315~324W, chegou até 370W.

A diferença de performance já era o que foi mostrado em outros reviews, mostrando Intel superior no Cinebench, já no Time-Spy CPU test um detalhe, deu muita diferença AMD 11620 e Intel 19783, quase 200%,..achei estranho.

isso daí eu reparei logo de cara quando peguei o meu 5900x, ele em uso normal, seja jogando ou até mesmo abrindo o word ou o navegador ele consome muito mais do que o meu antigo i7 2700k em over pra 4.7ghz, o único momento em que ele é mais eficiente é em stress test fazendo os dois puxarem 100% o tempo todo, no resto mesmo o ryzen puxando uns 20 a 30% em jogo consome mais do que o i7 consumia com uns 70% de uso

Logo no começo do vídeo (aos 2:20) ele disse que isso não era uma comparação relevante no vídeo pq o sistema com amd tem bem mais periféricos ligados.

A maioria dos outros reviews coloca todas essas CPUs em idle tendo basicamente o mesmo consumo:
power-idle.png

idle-jpg.223645

0w68lX6.png

isso daí eu reparei logo de cara quando peguei o meu 5900x, ele em uso normal, seja jogando ou até mesmo abrindo o word ou o navegador ele consome muito mais do que o meu antigo i7 2700k em over pra 4.7ghz, o único momento em que ele é mais eficiente é em stress test fazendo os dois puxarem 100% o tempo todo, no resto mesmo o ryzen puxando uns 20 a 30% em jogo consome mais do que o i7 consumia com uns 70% de uso
Isso muda muito a perspectiva, se a maioria do tempo a pessoa está fazendo uso de atividades simples e joga pouco ou quase não tem uso intensivo...aquele discurso de Intel Itaipú cai por terra e o 12600K fica mais forte na competição.

Definitivamente AMD precisará rever preços com essa nova geração da Intel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Logo no começo do vídeo (aos 2:20) ele disse que isso não era uma comparação relevante no vídeo pq o sistema com amd tem bem mais periféricos ligados.
Mas uns fans RGB a mais faria essa difernça mostrada no medidor ?

É muita coisa de 70 a 100W praticamente essa diferença.

Teve uma hora que ele mexeu o mouse e o Ryzen foi para 200W quase, muito bizarro.

Última edição:
Mas uns fans RGB a mais faria essa difernça mostrada no medidor ?
Cada fan rgb é cerca de 2.5~6W, x10 e já é uma bela diferença.
Isso sem levar em conta o sistema de refrigeração (o sistema AMD dele tem um custom loop com a GPU também), e os 4 pentes de ram (chuto algo na casa dos 10~15W pro kit todo).

Tem algo de errado com suas medições, ou alguma discrepância nos sistemas, pq não faz sentido um 2700k, em 32nm, e ainda mais com um over gastar menos que qualquer CPU moderna.

Achei esse resultado aqui em um review antigo, e o consumo de todas as CPUs da lista é maior que as CPUs atuais:
uALl2K2.png

Cada fan rgb é cerca de 2.5~6W, x10 e já é uma bela diferença.
Isso sem levar em conta o sistema de refrigeração (o sistema AMD dele tem um custom loop com a GPU também), e os 4 pentes de ram (chuto algo na casa dos 10~15W pro kit todo).

Tem algo de errado com suas medições, ou alguma discrepância nos sistemas, pq não faz sentido um 2700k, em 32nm, e ainda mais com um over gastar menos que qualquer CPU moderna.

Achei esse resultado aqui em um review antigo, e o consumo de todas as CPUs da lista é maior que as CPUs atuais:
uALl2K2.png
o que estou falando é o que o hwinfo e o occt me mostravam como média de consumo após as horas de uso, o grande problema dos reviews com testes em idle é que eles geralmente deixam o pc parado sem fazer nada e não em um uso comum

o que estou falando é o que o hwinfo e o occt me mostravam como média de consumo após as horas de uso, o grande problema dos reviews com testes em idle é que eles geralmente deixam o pc parado sem fazer nada e não em um uso comum
Ahhh, esses softwares não são recomendados pra mensurar o consumo de energia por conta da precisão de reporting dos sensores e diferenças de como cada plataforma mede, por isso todos os reviews basicamente usam a energia na tomada ou nos rails de 12V.

Quem quiser passar um "ultra desatualizado" 5900x no precinho só falar:yeah:

Isso muda muito a perspectiva, se a maioria do tempo a pessoa está fazendo uso de atividades simples e joga pouco ou quase não tem uso intensivo...aquele discurso de Intel Itaipú cai por terra e o 12600K fica mais forte na competição.

Definitivamente AMD precisará rever preços com essa nova geração da Intel.
O que eu mais gostei desse lançamento foi isso, AMD não vai poder meter a mão como fez nos 5xxx
quem diria o lado blue entregando mais por menos :coolface:

Pessoal com B550, está usando o ultimo driver de chipset? Estou com um problema bem estranho que o GTA ta crashando depois de 1 hora de jogo. Já formatei e o problema continua, suspeito que possa ser esse driver.

Users who are viewing this thread

Voltar