[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
a dele é a x570 da asus tuf pluf, a minha é b550 da asus tuf plus, ambas na agesa 1.2.0.3 com bios 2423 da asus, agora depois disso ambos ficamos com um outro bugzinho, ás vezes quando ligamos o pc dá vídeo normalmente como deve ser na hora e tal, e ás vezes demora uns 15 segundos pra dar vídeo, quando vai dar já tá no windows e tudo, a placa de vídeo é a minha uma rtx 3060ti e a dele uma 6600xt, ambos processadores são um 5900x sendo o meu b0 e o dele b2

Curioso. Tenho uma X570-Plus e não tive nenhum desses bugs. Atualizei a BIOS e o AGESA várias vezes (pra usar as funcionalidades novas de cada atualização) e nunca aconteceu nada assim.
Também já usei esse PC com várias placas de vídeo NVIDIA e AMD.
A maior diferença de nossos setups é vocês estarem com Zen 3 e eu com Zen 2.

Os stutters voltaram no PC da minha esposa, então fiz mais um procedimento que li por aí, que era o de forçar a placa mãe a usar PCIe 3.0 somente.

Aparentemente resolveu.

Galera não sei já reportaram a algumas paginas atraz mas pelo menos aqui o software que estava travando todo meu pc era o Aftbunner foi remove-lo e td voltou ao normal.

Galera não sei já reportaram a algumas paginas atraz mas pelo menos aqui o software que estava travando todo meu pc era o Aftbunner foi remove-lo e td voltou ao normal.
Acredito que seja outro programa em conflito com o Afterburner, muita gente usa esse app e não lembro de ter lido alguma reclamação

Estranho

Pessoal, sei que não deve ser o lugar correto para perguntar sobre isso, mas estou no desespero total. Hoje do nada o Pc ficou com tela preta, reiniciou e fica nesse loop infinito. Ainda consegui entrar no Windows, abri o visualizador de eventos, pois pensei que era a vga, mas para minha surpresa não era, aliás, não fala nada que tenha causado o problema. Só fala que foi desligado incorretamente por algum motivo, mas não diz qual motivo é. Olhei todas as opções no visualizador de eventos, realmente para ver se não tinha nenhum erro 43, pois podia ser a 2060, mas não tem nada. Removi meu HD e SSD, para que não sofressem danos. Mesmo sem eles, o loop infinito de ficar reiniciando continua, resetei a bios e nada, continua reiniciando. Removi todos os periféricos, deixei só mouse e teclado, continua, agora só chego na conclusão que é a fonte, CPU ou placa mãe dando b.o

Amigos, o que devo fazer pra testar e confirmar qual problema é? Levar em uma assistência por aqui é jogar dinheiro fora, os caras parecem que só sabem formatar e coisas do tipo, já tive uma experiência péssima com meu pc anterior. Só sei que agora tenho um motivo definitivo pra evitar totalmente produtos AMD, nunca tive tantos problemas como estou tendo agora, depois que adquiri produtos dela, é problema atrás de problema. Agradeço por qualquer dica do que fazer, peço a moderação mude para o lugar correto caso eu tenha postado no tópico errado, mas foi o que achei melhor para relatar meu problema.

Pessoal, sei que não deve ser o lugar correto para perguntar sobre isso, mas estou no desespero total. Hoje do nada o Pc ficou com tela preta, reiniciou e fica nesse loop infinito. Ainda consegui entrar no Windows, abri o visualizador de eventos, pois pensei que era a vga, mas para minha surpresa não era, aliás, não fala nada que tenha causado o problema. Só fala que foi desligado incorretamente por algum motivo, mas não diz qual motivo é. Olhei todas as opções no visualizador de eventos, realmente para ver se não tinha nenhum erro 43, pois podia ser a 2060, mas não tem nada. Removi meu HD e SSD, para que não sofressem danos. Mesmo sem eles, o loop infinito de ficar reiniciando continua, resetei a bios e nada, continua reiniciando. Removi todos os periféricos, deixei só mouse e teclado, continua, agora só chego na conclusão que é a fonte, CPU ou placa mãe dando b.o

Amigos, o que devo fazer pra testar e confirmar qual problema é? Levar em uma assistência por aqui é jogar dinheiro fora, os caras parecem que só sabem formatar e coisas do tipo, já tive uma experiência péssima com meu pc anterior. Só sei que agora tenho um motivo definitivo pra evitar totalmente produtos AMD, nunca tive tantos problemas como estou tendo agora, depois que adquiri produtos dela, é problema atrás de problema. Agradeço por qualquer dica do que fazer, peço a moderação mude para o lugar correto caso eu tenha postado no tópico errado, mas foi o que achei melhor para relatar meu problema.

Como você mesmo disse pode ser cpu, fonte ou placa mãe...
Testa só com um pente de memória pra ver qual é...
Senão, tem que testar com uma fonte nova.. cpu...

Como você mesmo disse pode ser cpu, fonte ou placa mãe...
Testa só com um pente de memória pra ver qual é...
Senão, tem que testar com uma fonte nova.. cpu...
Terminei de desmontar ele agora a pouco, limpei tudo, removi CPU pra ver se tudo tava ok nos pinos, e estava. Recoloque o, troquei pasta térmica, temperatura normal. A vga verifiquei se tinha algum contato danificado, mas estão todos ok, limpei ela, apenas usando um secador no modo frio, pra tirar qualquer poeira.

Tirei a bateria da placa mãe pra fazer clean cmos, recoloque no lugar. Verifiquei se tinha algum cabo da fonte mal encaixado, mas todos estão ok.

Antes de ligar ela, deixei apenas a fan do cooler da CPU ativa, não reconectei meu SSD e HD, liguei e foi de boa. Deixei ele ligado um tempo assim, apenas na BIOS, não desligou. Configurei ela para que possa reconhecer o windows, pois o secureboot vem desabilitado, habilitei, também habilitei o xmp, serei a conexão pci-e em gen3, salvei e voltei para a bios, tudo ok, continuou ligado, nada de reiniciar. Mas foi só ligar os HD/SSD, Hub das fans, pois utilizo 5 fans de 12cm, ele ligou de boas.

Aproveitei pra verificar novamente o visualizador de eventos, para ver quais erros novos apareceram, graças a Deus nenhum erro 43 ou referente a vga apareceu, então só me resta algumas possibilidades: cpu com defeito, placa mãe com defeito, Hub fan com defeito, SSD ou HD com defeito.

Farei agora o teste com as memórias, usarei uma de cada pra ver se o problema continua, mas esse problema já tá me deixando triste, dá pra ver que é algo sério, pior que nem tenho outras peças pra testar. Vou começar a procurar alguma assistência de confiança, pra pelo menos testarem ele com outra fonte, memórias e etc. Vou informando o que descobrir aqui :feelbad:

Terminei de desmontar ele agora a pouco, limpei tudo, removi CPU pra ver se tudo tava ok nos pinos, e estava. Recoloque o, troquei pasta térmica, temperatura normal. A vga verifiquei se tinha algum contato danificado, mas estão todos ok, limpei ela, apenas usando um secador no modo frio, pra tirar qualquer poeira.

Tirei a bateria da placa mãe pra fazer clean cmos, recoloque no lugar. Verifiquei se tinha algum cabo da fonte mal encaixado, mas todos estão ok.

Antes de ligar ela, deixei apenas a fan do cooler da CPU ativa, não reconectei meu SSD e HD, liguei e foi de boa. Deixei ele ligado um tempo assim, apenas na BIOS, não desligou. Configurei ela para que possa reconhecer o windows, pois o secureboot vem desabilitado, habilitei, também habilitei o xmp, serei a conexão pci-e em gen3, salvei e voltei para a bios, tudo ok, continuou ligado, nada de reiniciar. Mas foi só ligar os HD/SSD, Hub das fans, pois utilizo 5 fans de 12cm, ele ligou de boas.

Aproveitei pra verificar novamente o visualizador de eventos, para ver quais erros novos apareceram, graças a Deus nenhum erro 43 ou referente a vga apareceu, então só me resta algumas possibilidades: cpu com defeito, placa mãe com defeito, Hub fan com defeito, SSD ou HD com defeito.

Farei agora o teste com as memórias, usarei uma de cada pra ver se o problema continua, mas esse problema já tá me deixando triste, dá pra ver que é algo sério, pior que nem tenho outras peças pra testar. Vou começar a procurar alguma assistência de confiança, pra pelo menos testarem ele com outra fonte, memórias e etc. Vou informando o que descobrir aqui :feelbad:

Liga o ssd sem o hub de fans...

Liga o ssd sem o hub de fans...
Fiz isso e nada, ele continua reiniciando sozinho. Agora ele tá apresentando um sintoma constante, qualquer periférico usb para de funciona do nada, até às duas portas usb que ficam ao lado do conector ps2 param de funcionar sem motivo aparente.

Agora a pouco, fiz uma limpeza nós contatos das memórias, limpei com álcool isopropílico, recoloquei as duas e liguei, sem o SSD. Achei que o problema das usb pararem de funcionar tinha sumido, mas bastou desligar o PC, conectar o SSD e ligar, que depois que entrei no Windows poucos segundos depois o teclado e mouse param de funcionar, como tinha aberta o gerenciador de tarefas assim que entrei no Windows, notei que o SSD estava a 100% de uso, isso depois que o mouse/teclado parou de funcionar, sinceramente, não sei mais o que fazer.

Liguei sem a Hub fan, nada, dava o erro das usb pararem de funcionar ou ficava num loop de reiniciar. A vga creio que não seja o problema, pois quando da tempo de verificar o visualizador de eventos não mostra nenhum erro nela, como o infame e fatal erro 43.

Só me resta 3 opções: placa mãe, CPU ou fonte, e visto o nível das assistências da minha região só piora as coisas para mim. Verei esses dias o que faço, pois caso o problema seja a placa mãe, que acho o mais provável, pois essa placa mãe da gigabyte é puro lixo descartável, essa bomba sempre foi instável, pior nem garantia tem mais, era só um ano, pelo menos o restante das peças ainda tem, vga 3 anos, fonte 10 anos, CPU não sei quanto tempo é mas acho que ainda tá na garantia, SSD 5 anos, tem nem dois anos ainda. É foda, até tentei usar as portas usb frontais, mas da o mesmo problema, delas sumirem sem motivo aparente.

Pior que tenho medo de ser a vga com problema também, agora a pouco, conectei o mouse/teclado na porta usb3.0, dessa vez eles não desconectaram, continuaram funcionando, mas como conectei o cabo de rede, notei que os leda dele apagaram e do nada o SSD foi a 100%, mesmo com mouse/teclado funcionando, é como se o sistema congelasse, mas o ponteiro se move livremente, e o teclado também continua ativo. E depois que a rede apagou, ele reiniciou de novo, tá foda saber qual o problema dessa merda de Pc, mas ainda acho que não deve ser vga, consegui abrir o visualizador de eventos, não tinha nenhum erro de vga, só kernel Power, avisando que foi desligado incorretamente e blablabla.

Última edição:
Galera o Ryzen 5 5600x suporta 3600mhz de memória ou apenas 3200?

Galera o Ryzen 5 5600x suporta 3600mhz de memória ou apenas 3200?
Oficialmente é 3200.

Mas não quer dizer que não funcione acima disso, quer dizer que se vc der o azar de pegar um chip péssimo que não aceita mais que 3200 vc não vai poder reclamar com a AMD.

Mas tem vários ai rodando com 4000+ de boa.

Oficialmente é 3200.

Mas não quer dizer que não funcione acima disso, quer dizer que se vc der o azar de pegar um chip péssimo que não aceita mais que 3200 vc não vai poder reclamar com a AMD.

Mas tem vários ai rodando com 4000+ de boa.
Como faço para meio que desbloquear ? Porque quero comprar uma memória de 3600mhz

Como faço para meio que desbloquear ? Porque quero comprar uma memória de 3600mhz
É só ativar o DOCP na BIOS, se o PC der boot e ficar de boa já era.

Se tiver instabilidade (o que é difícil nessa frequência) vc vai ter que fazer algo mais manual.

Mas duvido que vc terá problemas.

Vc vai montar um kit novo ou saiu BIOS para a sua mobo para suportar os 5000?

Vc vai montar um kit novo ou saiu BIOS para a sua mobo para suportar os 5000?
Vou comprar uma b550m da aorus e um R5 5600x
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E da algum problema ativar esse DOCP? Tipo aumentar temperatura, etc?

Faltou uma instrução: depois de habilitar o DOCP na bios, mude também o parâmetro FCLK (infinity fabric clock) para metade do valor da RAM, no caso 1800MHz.
E para que serviria isso?

Outra coisa, sair de um R5 1600 para um R5 5600x e memória de 2400 para 3600 vou ter mais ou menos quantos ganhos de fps jogando em 4K ? Sabem me dizer por favor.

E para que serviria isso?

Outra coisa, sair de um R5 1600 para um R5 5600x e memória de 2400 para 3600 vou ter mais ou menos quantos ganhos de fps jogando em 4K ? Sabem me dizer por favor.
Cara, geralmente a placa mãe seta automático o Infinity Fabric. Depois que montar tudo tira um print do CPU-z nas memórias que vemos se tem algo errado.

Em 4K o que mais vai contar é sua VGA, aconselho você ver alguns comparativos no Youtube, tem muitos vídeos sobre.

Dependendo da sua exigência seja melhor fazer UP de VGA primeiro.

Cara, geralmente a placa mãe seta automático o Infinity Fabric. Depois que montar tudo tira um print do CPU-z nas memórias que vemos se tem algo errado.

Em 4K o que mais vai contar é sua VGA, aconselho você ver alguns comparativos no Youtube, tem muitos vídeos sobre.

Dependendo da sua exigência seja melhor fazer UP de VGA primeiro.
Então tanto faz um R5 1600 e um R5 5600X para 4k ?

Users who are viewing this thread

Voltar