eu achava que over mais refinado de memória ram era dificil até ver o pbo kkkkk
com calma em menos de 30min consegui subir de 3000mhz para 3800mhz sem tela azul ou qualquer outra dor de cabeça,ja vi que pbo o buraco é mais em baixo vou salvar aqui e ler chegando em casa ver uns videos...
meu uso é só pra jogos...
jogando gow processador batia no maximo 80 graus depois de umas 5 horas jogando sem parar,agora com a pasta nova bate 80 fácil...
até jogando um game indie onde a placa de video usa 20% e processador usa 12% foda...
Afinar as memórias eu acho bem chatinho de ficar testando, eu considero só setar os PBO Limits tão fácil quanto undervolt na GPU no MSI (com uma folguinha), coisa de 1 minuto, só alterar os valores na bios e boa, não vi casos de instabilidade apenas reduzindo PBO Limits, agora o Curve Optimizer sim é bom testar, mas não é obrigatório fazer e o ganho é mínimo (mais notável em benchs que uso real dependendo do caso), botei tanto sem CO quanto com ele lá no post pra dar uma ideia +- da diferença, em jogos mesmo a diferença foi 0 pra mim, embora nos benchs suba um pouquinho, talvez pra quem joga CSGO que bate 500 fps seja visível alguma diferença
Esses picos de single-core eu também costumo ver temps mais altas do que se rodar stress all-core mesmo que a utilização total do CPU seja baixa, com o 5800x rodando a 95w costuma ficar de 60c pra baixo aqui, as vezes bate 65c nos picos, como seu uso é apenas jogos dá uma testada que provavelmente vai reduzir uns 10-15c sem perder performance, seta o
PBO Limits da bios em 95w PPT, 60a TDC, 90a EDC e testa como fica aí e depois dá um feedback sobre as temps, caso queira baixar mais ainda as temps ainda dá pra reduzir mais o PPT (não testei reduzindo mais que 95w), ou caso tenha alguma perda de performance (acho improvável mas talvez algum jogo aconteça, não sei) dá pra subir os valores
Ah, e quando tiver uso bem baixo (jogos indie/browsing) tenta limitar o perfil de energia do Windows pra máx de 99% CPU e talvez resolva, eu costumo fazer uso quando to usando só pra tarefas básicas ou jogos mais leves, aí o processador fica em 3,7ghz~ ao invés de ficar dando boost pra 4,85ghz, as temps costumam ficar nos 40c, e pelo menos aqui muita coisa que joguei mesmo em 3,7ghz ele já empurra performance de sobra, então acabo usando bastante assim, mas eu jogo apenas em 60fps então pra mim é beleza, a melhora que eu vejo com ele a 4,85ghz é mais nos loadings que gameplay em si, mas pra quem joga >120fps sei que vai ser mais impactante essa limitação