[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
tirando a temperatura do meu ryzen 7 5800x nada a reclamar, por enquanto amd ta sendo só amor
melhor compra que fiz :safadao:
Se estiver com problema de temps dá uma olhada nesse post que fiz no tópico de PBO, as configs finais vão depender de usuário pra usuário se o foco é multi-core ou single-core, e se vai ser feito com PBO em motherboard/auto, OC fixo, apenas boost clock override etcetc, mas deixei alguns resultados meus dele stock (142w) e setando PBO Limits manual na bios em 95w, mas um TLDR: Reduzindo de 142w pra 95w (-33% consumo) caiu em 12-20c as temps (depende do workload) e o multi-core caiu uns 6% (dependendo da aplicação pode ser mais ou menos), single-core inafetado, dá pra usar outros valores tanto mais altos quanto mais baixos dependendo do objetivo de cada um, e outros fatores sobre temperatura que são individuais

Se estiver com problema de temps dá uma olhada nesse post que fiz no tópico de PBO, as configs finais vão depender de usuário pra usuário se o foco é multi-core ou single-core, e se vai ser feito com PBO em motherboard/auto, OC fixo, apenas boost clock override etcetc, mas deixei alguns resultados meus dele stock (142w) e setando PBO Limits manual na bios em 95w, mas um TLDR: Reduzindo de 142w pra 95w (-33% consumo) caiu em 12-20c as temps (depende do workload) e o multi-core caiu uns 6% (dependendo da aplicação pode ser mais ou menos), single-core inafetado, dá pra usar outros valores tanto mais altos quanto mais baixos dependendo do objetivo de cada um, e outros fatores sobre temperatura que são individuais
eu achava que over mais refinado de memória ram era dificil até ver o pbo kkkkk
com calma em menos de 30min consegui subir de 3000mhz para 3800mhz sem tela azul ou qualquer outra dor de cabeça,ja vi que pbo o buraco é mais em baixo vou salvar aqui e ler chegando em casa ver uns videos...
meu uso é só pra jogos...
jogando gow processador batia no maximo 80 graus depois de umas 5 horas jogando sem parar,agora com a pasta nova bate 80 fácil...
até jogando um game indie onde a placa de video usa 20% e processador usa 12% foda...

eu achava que over mais refinado de memória ram era dificil até ver o pbo kkkkk
com calma em menos de 30min consegui subir de 3000mhz para 3800mhz sem tela azul ou qualquer outra dor de cabeça,ja vi que pbo o buraco é mais em baixo vou salvar aqui e ler chegando em casa ver uns videos...
jogando gow processador batia no maximo 80 graus depois de umas 5 horas jogando sem parar,agora com a pasta nova bate 80 fácil...
até jogando um game indie onde a placa de video usa 20% e processador usa 12% foda...
Afinar as memórias eu acho bem chatinho de ficar testando, eu considero só setar os PBO Limits tão fácil quanto undervolt na GPU no MSI (com uma folguinha), coisa de 1 minuto, só alterar os valores na bios e boa, não vi casos de instabilidade apenas reduzindo PBO Limits, agora o Curve Optimizer sim é bom testar, mas não é obrigatório fazer e o ganho é mínimo (mais notável em benchs que uso real dependendo do caso), botei tanto sem CO quanto com ele lá no post pra dar uma ideia +- da diferença, em jogos mesmo a diferença foi 0 pra mim, embora nos benchs suba um pouquinho, talvez pra quem joga CSGO que bate 500 fps seja visível alguma diferença

Esses picos de single-core eu também costumo ver temps mais altas do que se rodar stress all-core mesmo que a utilização total do CPU seja baixa, com o 5800x rodando a 95w costuma ficar de 60c pra baixo aqui, as vezes bate 65c nos picos, como seu uso é apenas jogos dá uma testada que provavelmente vai reduzir uns 10-15c sem perder performance, seta o PBO Limits da bios em 95w PPT, 60a TDC, 90a EDC e testa como fica aí e depois dá um feedback sobre as temps, caso queira baixar mais ainda as temps ainda dá pra reduzir mais o PPT (não testei reduzindo mais que 95w), ou caso tenha alguma perda de performance (acho improvável mas talvez algum jogo aconteça, não sei) dá pra subir os valores

Ah, e quando tiver uso bem baixo (jogos indie/browsing) tenta limitar o perfil de energia do Windows pra máx de 99% CPU e talvez resolva, eu costumo fazer uso quando to usando só pra tarefas básicas ou jogos mais leves, aí o processador fica em 3,7ghz~ ao invés de ficar dando boost pra 4,85ghz, as temps costumam ficar nos 40c, e pelo menos aqui muita coisa que joguei mesmo em 3,7ghz ele já empurra performance de sobra, então acabo usando bastante assim, mas eu jogo apenas em 60fps então pra mim é beleza, a melhora que eu vejo com ele a 4,85ghz é mais nos loadings que gameplay em si, mas pra quem joga >120fps sei que vai ser mais impactante essa limitação

Última edição:
Tenho a última bios instalada e ainda tenho problemas aleatórios de desconexões do USB. A correção não foi definitiva, é só procurar a quantidade de reclamações nos fóruns!

[]´s

Idem aqui... MSI B550 Tomahawk. Na Asus TUF X570 não tive nunca. Muito chato, teclado e mouse desligando aleatóriamente. Achei que era fonte até ler sobre isso.

Idem aqui... MSI B550 Tomahawk. Na Asus TUF X570 não tive nunca. Muito chato, teclado e mouse desligando aleatóriamente. Achei que era fonte até ler sobre isso.
Ao que parece a correção foi aplicada corretamente nas TUF X570 então, e algo deve estar impedindo a correção em algumas marcas (seja preguiça, incapacidade ou mesmo incompatilibilidade para fazer uma bios corretamente corrigida).

B550 Steel legend com 5950x aqui, 0 problemas. Se tiver alguma bronca com USB, só devolve as peças e pede a grana de volta.

Olha quem fez upgrade.

E a assinatura? kkkkkkkkk

Olha quem fez upgrade.

E a assinatura? kkkkkkkkk
Quando eu terminar de montar o setup dentro da case do Sun Ultra eu atualizo, por hora deixa o pessoal achando que ainda tô com o fx kkkkk

Quando eu terminar de montar o setup dentro da case do Sun Ultra eu atualizo, por hora deixa o pessoal achando que ainda tô com o fx kkkkk

Aí fica sleeper demás

Ao que parece a correção foi aplicada corretamente nas TUF X570 então, e algo deve estar impedindo a correção em algumas marcas (seja preguiça, incapacidade ou mesmo incompatilibilidade para fazer uma bios corretamente corrigida).

Já tive TUF BF350, MSI Gaming Plus B450, TUF X570 e essa MSI B550, a única que deu problema. A x570 peguei em 2020, nem atualizei a bios porque tava redondinha.

Como desconhecia esse bug suspeitei da fonte, amanhã ia dar geral nas conexões mas bati olho aqui procurando outro tema e li os comentários, é bem o que tá ocorrendo. Vou ver se a bios nova resolve. É muito chato, até impressora fica falhando (alerta do Windows sobre energia insuficiente).

Já tive TUF BF350, MSI Gaming Plus B450, TUF X570 e essa MSI B550, a única que deu problema. A x570 peguei em 2020, nem atualizei a bios porque tava redondinha.

Como desconhecia esse bug suspeitei da fonte, amanhã ia dar geral nas conexões mas bati olho aqui procurando outro tema e li os comentários, é bem o que tá ocorrendo. Vou ver se a bios nova resolve. É muito chato, até impressora fica falhando (alerta do Windows sobre energia insuficiente).
É um problema aleatório e quem tem azar nunca mais resolve. Li relatos de 4,5 meses atrás de gente com b550 e x570 que já atualizou tudo e nada resolve. Até queria dar uma chance pra amd mas isso pode ser uma dor de cabeça sem fim.

Existe alguma ferramenta de teste para validar se o sistema tem o erro do USB? Tenho uns travamentos aqui em alguns games (Fecha o jogo), mas, no meu sistema tenho 6 GPUs ai não necessariamente tenho bug do USB pode ser outra coisa.

Existe alguma ferramenta de teste para validar se o sistema tem o erro do USB? Tenho uns travamentos aqui em alguns games (Fecha o jogo), mas, no meu sistema tenho 6 GPUs ai não necessariamente tenho bug do USB pode ser outra coisa.
O seu setup é o da assinatura? Se for, até onde sei o bug das USBs é só com os ryzen 5000 e mobos da série 500.

O seu setup é o da assinatura? Se for, até onde sei o bug das USBs é só com os ryzen 5000 e mobos da série 500.
Errou desde séries mais antigas já vem muita gente tocando nessa tecla...

Msma coisa aqui.. Jogando lol o 5800x fica variando entre 70~80ºc po kkkkkkk :que:
Engraçado que em test de stress (cinebench r23) ele fica mais frio que fazendo coisa "leve" no pc e estabiliza ali nos 75º
Tentei fazer algumas coisas e nada resolveu, larguei de mão e aceitei q é isso mesmo

Vc teve isso com seu setup?

Já tive bug nas primeiras bios no Ryzen 1700, agora o comportamento esta diferente acredito que seja por que estou no limite de GPUs do sistema.
Deve ter alguma ferramenta para identificar esse bug.

Msma coisa aqui.. Jogando lol o 5800x fica variando entre 70~80ºc po kkkkkkk :que:
Engraçado que em test de stress (cinebench r23) ele fica mais frio que fazendo coisa "leve" no pc e estabiliza ali nos 75º
Tentei fazer algumas coisas e nada resolveu, larguei de mão e aceitei q é isso mesmo
também larguei mão aceitei que o bixo é esquentado e bola pra frente
vamo aproveitar o processador e jogar kkk :allgoods:

Gostei da apresentação do Ryzen 7 6800U (15-28W), estou pensando em aposentar meu Ultrabook com i5 7200U e migrar pra ele assim que sair.

Users who are viewing this thread

Voltar