[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Por isso tenho medo de comprar Ryzen, já vi vários lugares comentando sobre este bug do usb. Será que isso é um conflito com a Bios da mobo?

No caso do pc da tua mulher já eram todas as usb 3? Não tem como usar pra nada mais?
B550 Steel legend com 5950x aqui, 0 problemas. Se tiver alguma bronca com USB, só devolve as peças e pede a grana de volta.

Tinha receio antes de pegar o 5900X aqui também por conta desse USB, sempre usei o 3900X sem nenhum problema. Mas aí até me esqueci disso, troquei pelo 5900X aqui e nem lembrava mais que esse assunto existia até ler agora novamente. Por enquanto nenhuma problema.

Tinha receio antes de pegar o 5900X aqui também por conta desse USB, sempre usei o 3900X sem nenhum problema. Mas aí até me esqueci disso, troquei pelo 5900X aqui e nem lembrava mais que esse assunto existia até ler agora novamente. Por enquanto nenhuma problema.
O problema das usb do Ryzen foi corrigido em um dos upgrades de bios em 2021.
https://www.tomshardware.com/news/usb-fix-400-500-series-motherboards-amd

Tenho 3 equipamentos com Ryzen 3950x, 5900x e 5950x sem problemas nas portas USB.

Sugiro que quem ainda tiver problemas, verifique a versão da bios.

Tenho 3 equipamentos com Ryzen 3950x, 5900x e 5950x sem problemas nas portas USB.

Tenho a última bios instalada e ainda tenho problemas aleatórios de desconexões do USB. A correção não foi definitiva, é só procurar a quantidade de reclamações nos fóruns!

[]´s

Última edição:
Isso é um bug que afeta mais os Ryzen 9? Tenho um 5600x e nunca tive problemas em relação a isso, conheço uma galera que joga cmg e nunca me comentaram nada de bugs nos Ryzen deles também, só aqui fiquei ciente que isso acontece, então deve ser só pra alguns...

Tenho a última bios instalada e ainda tenho problemas aleatórios de desconexões do USB. A correção não foi definitiva, é só procurar a quantidade de reclamações nos fóruns!

[]´s
Qual mobo você usa?

Alguém já usou aquele serviço da AMD do kit de update de BIOS? Moro em Curitiba, será que funciona mesmo?

@yurizinho182 bom dia,qual pasta térmica você ta usando ai?
vi em algum tópico você falando bem de uma mas não lembro qual
aqui eu tava usando a pasta térmica que veio no air cooler porém troquei pela thermal grizzly e é só fachada...
continuou a mesma temperatura...
joguei 60 reais fora :pepe:

aqui eu tava usando a pasta térmica que veio no air cooler porém troquei pela thermal grizzly e é só fachada...

Foi aplicado corretamente, Fez a limpeza da antiga pasta com álcool isopropílico? Qual air cooler ta usando?

Tem Arctic MX-5, Noctua NT-H1, Gelid GC-Extreme (não gostei muito quando usei, mais pela consistência para aplicação)

Foi aplicado corretamente, Fez a limpeza da antiga pasta com álcool isopropílico? Qual air cooler ta usando?

Tem Arctic MX-5, Noctua NT-H1, Gelid GC-Extreme (não gostei muito quando usei, mais pela consistência para aplicação)
sim fiz a limpeza da antiga com álcool isopropílico,o aircooler que estou usando é um atc800 da aorus
não gosto de watercooler...
vlw pelas sugestões vou dar uma olhada :joia:

sim fiz a limpeza da antiga com álcool isopropílico,o aircooler que estou usando é um atc800 da aorus
não gosto de watercooler...
vlw pelas sugestões vou dar uma olhada :joia:
Quando for comprar a pasta pega em loja confiável(que emite nota), Mercado livre e Ali ta foda, cheio de pasta falsificada.

tirando a temperatura do meu ryzen 7 5800x nada a reclamar, por enquanto amd ta sendo só amor
melhor compra que fiz :safadao:
Eu limitei a temp maxima na Bios, ficou bom.

Estou testando ainda qual o melhor para usar no dia a dia, clock fixo X PBO
Tem muita pasta falsa por ai, talvez vc tenha dado essa "sorte".

Exatamente, tem que tomar cuidado com as falsificadas! Um user estava reclamando da MX-4 esses tempo, uso ela há anos, ultima aplicação que fiz nesse setup está com um ano e a temperatura sem maiores alterações só com limpeza dos radiadores e fans.

Quando for comprar a pasta pega em loja confiável(que emite nota), Mercado livre e Ali ta foda, cheio de pasta falsificada.
Comprei na amazon,tinha bastante qualificação positiva mas de fato não veio com algum código pra verificar no site...
Eu limitei a temp maxima na Bios, ficou bom.

Estou testando ainda qual o melhor para usar no dia a dia, clock fixo X PBO

Tem muita pasta falsa por ai, talvez vc tenha dado essa "sorte".
limitou a quanto?
aqui ja ativei pbo automático da bios e eco mode (65wats) não percebi diferença alguma na temperatura nem no desempenho...

Comprei na amazon,tinha bastante qualificação positiva mas de fato não veio com algum código pra verificar no site...

limitou a quanto?
aqui ja ativei pbo automático da bios e eco mode (65wats) não percebi diferença alguma na temperatura nem no desempenho...

Quando for trocar a pasta, verifique se ela está bem espalhada com bom contato nos heatpipe e pelo heat spreader, se já não fez. Se tiver tudo ok, é que a pasta é falsificada mesmo.

[]´s
O problema ocorre nas USBs do Ryzen ou nas USBs da placa mãe ? se olhar no manual da placa mãe, tem portas com chipset próprio e as restantes ficam dentro do processador.
Em último caso, alguém testou colocar uma placa pcie com portas usb, para ver se o problema persiste nelas ?

No PC da minha esposa está na última versão da BIOS.

Acredito que a implementação varia conforme o fabricante. A mobo dela é Gigabyte e a minha é MSI e na minha não ocorre esse problema.

To usando a mastergel maker com 8 de condutividade, comprei na oficina dos bits.
Pasta indicação do @Cata e ficou 100%

Minha VGA raramente bate 68º agora e meu processador mal sai de 55 em jogos.
Totalmente diferente da MX-4 que eu usava

O problema ocorre nas USBs do Ryzen ou nas USBs da placa mãe ? se olhar no manual da placa mãe, tem portas com chipset próprio e as restantes ficam dentro do processador.
Em último caso, alguém testou colocar uma placa pcie com portas usb, para ver se o problema persiste nelas ?
Oloco, como que funciona isso? A mobo controla algumas usb e o processador outras?

limitou a quanto?
Deixei em 75°c, bem conservador. Mas foi o bastante pra manter os clocks em 4.4ghz FullLoad e em single chega ate 5ghz.

Com o clock fixo em 4.6ghz eu ganho desempenho em fullload, mas com o Fuma2 as temps passam de 80°c e eu gosto que fique abaixo disso.

O nh-d15 segura abaixo dos 80°c em 4.6, mas ele estava me atrapalhando em outro ponto, encostei ele por hora

Última edição:
Tive problemas de desconexão apenas da placa de som USB, mouse e teclado nunca ocorreu, resolvi com a dica que deram no reddit instalando o "msi x boost", depois disso nunca mais a placa de som desconectou ....

Users who are viewing this thread

Voltar