[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Arrisquei 4.2 com 1.2v no meu 3700x, passou pelos testes de estabilidade, mas a minha dúvida é nas configs de DIGI+VRM que estão tudo em default, eu deveria mudar alguma config para extreme para melhorar o OC?
4.2 com 1.2v é conservador ainda.

VC deve sim ter que alterar mais parâmetros se subir mais esse OC
Tenho uma b450 pro max da msi será q vou ter q atualizar a BIOS se eu quiser colocar um r5 5600g?
Sim

4.2 com 1.2v é conservador ainda.

VC deve sim ter que alterar mais parâmetros se subir mais esse OC

4.2 o desempenho pra mim está mais que satisfatório.
A minha dúvida é se mesmo em 4.2 eu não deveria mexer nas configs de DIGI+VRM talvez para "melhorar o desempenho"? ...não sou nenhum expert em OC, por isso questiono.

4.2 o desempenho pra mim está mais que satisfatório.
A minha dúvida é se mesmo em 4.2 eu não deveria mexer nas configs de DIGI+VRM talvez para "melhorar o desempenho"? ...não sou nenhum expert em OC, por isso questiono.
Se está estável não vejo pq alterar.

Alguém com um 5700G pode me dizer em qual OC não muito agrassivo conseguiu pegar na GPU e usa no dia a dia?

Estou com um aqui a 2300Mhz com 1.21v e pelo que vi na web aparentemente está legal mas gostaria de comparar.
PS: Uso memorias de 3200Mhz CL15.

Opa pessoal boa tarde, sabem me dizer se vale a pena eu sair de um 1600AF pra um 3600? Queria muito pegar um 5600x porem tá bem caro e meu 1600AF dá muito bottleneck em alguns jogos principalmente com minha 2060 Super. Saberiam me dizer se eu terei algum tipo de Bottleneck nesse combo? 3600+2060Super. Não jogo FPS porem ainda sim queria mais "estabilidade" e mais uso de gpu, em alguns casos como no Far Cry 6, o jogo não usava mais que 60% da minha gpu não importando configurações que eu selecionasse.

Opa pessoal boa tarde, sabem me dizer se vale a pena eu sair de um 1600AF pra um 3600? Queria muito pegar um 5600x porem tá bem caro e meu 1600AF dá muito bottleneck em alguns jogos principalmente com minha 2060 Super. Saberiam me dizer se eu terei algum tipo de Bottleneck nesse combo? 3600+2060Super. Não jogo FPS porem ainda sim queria mais "estabilidade" e mais uso de gpu, em alguns casos como no Far Cry 6, o jogo não usava mais que 60% da minha gpu não importando configurações que eu selecionasse.

Sim, vale.
Poderia cogitar também um 5600X do AliExpress.

Sim, vale.
Poderia cogitar também um 5600X do AliExpress.
Eu tava pensando em pegar o 3600 por lá mesmo. A diferença do 3600 pro 5600x são praticamente 500 reais. Ver se aparece uma promoção legal e pegar num preço mais baixo

Eu tava pensando em pegar o 3600 por lá mesmo. A diferença do 3600 pro 5600x são praticamente 500 reais. Ver se aparece uma promoção legal e pegar num preço mais baixo
EU peguei o meu 5600x lá por 1360 com frete gratis
Vira e mexe aparece uma promoção dessa e sinceramente?

Muita diferença do 3600 para o 5600x em jogos, não tem nem como comparar então vale essa diferença de preço

Você não acha mais negocio pegar um 5600G?

Tem desempenho uns 5 a 10 por cento superior ao 3600 e está quase o mesmo preço no Ali...já vi por 1100 em promoção por lá.

Sem contar que numa futura revenda ele teria mais valor por causa do vídeo integrado.

Você não acha mais negocio pegar um 5600G?

Tem desempenho uns 5 a 10 por cento superior ao 3600 e está quase o mesmo preço no Ali...já vi por 1100 em promoção por lá.

Sem contar que numa futura revenda ele teria mais valor por causa do vídeo integrado.
Bem lembrado. O 5600G, por ter um die monolítico, também consegue subir melhor as memórias, agora vale lembrar que a PCIe dele é um pouco capada se comparado aos sem vídeo, tem 4 lanes a menos no total se não me engano (e não sei como fica a distribuição disso na mobo).

Bem lembrado. O 5600G, por ter um die monolítico, também consegue subir melhor as memórias, agora vale lembrar que a PCIe dele é um pouco capada se comparado aos sem vídeo, tem 4 lanes a menos no total se não me engano (e não sei como fica a distribuição disso na mobo).
Pelas pesquisas que fiz ele é 24 lanes PCI Express 3.0 sendo 16 lanes dedicados pra VGA:

5600g -> 24 PCIex 3.0 lanes

4 for M2 NVMe
4 for chipset
16 for GPU

Como tal, o 5600G tem 24 pistas de conectividade PCIe 3.0 em comparação com 24 pistas de PCIe 4.0 encontradas nos modelos Ryzen 5000 para o PC desktop.

Uma observação sobre o uso de uma GPU dedicada com o 5600G é que, ao contrário das APUs AMD anteriores que limitavam as placas adicionais a um link PCIe x8, você obtém o link x16 completo com Cezanne.

Última edição:
Pelas pesquisas que fiz ele é 24 lanes PCI Express 3.0 sendo 16 lanes dedicados pra VGA:

5600g -> 24 PCIex 3.0 lanes

4 for M2 NVMe
4 for chipset
16 for GPU
Ah, boa realmente são 24 mesmo, mas tem uma confusão na internet sobre essa informação, creio que por conta das APUs antigas:

Obrigado pela correção.

Ah, boa realmente são 24 mesmo, mas tem uma confusão na internet sobre essa informação, creio que por conta das APUs antigas:

Obrigado pela correção.

Sim tem bastante confusão mas realmente são 24 lanes nos 5xxxG.

Nos reviews do Toms Hardware e Anandtech eles dão essa informação também.

Ah sim vi um vídeo no canal do Iskandar Souza que ele estava usando uma VGA dedicada(não me lembro qual kkk) com um 5600G e realmente estava marcado PCI-E 3.0 X16 no GPU-Z.

Não da muita coisa não já que o AF é um 2600, acho mais negócio partir para um 5600X do Ali.
Vc já tentou deixar as suas memórias em 3533~3600mhz? é pq over no IF melhora o desempenho em jogos.

Última edição:
No anandtech também é confuso pq tem dois artigos diferentes, onde cada um fala uma coisa diferente. Enfim, complicado quando até os atendentes da AMD falam coisas distintas, agora é tentar só espalhar a informação das 24 lanes mesmo.

sinceramente acho que 3600 do 1600af nao eh um salto consideravel, aina mais que 3600 hj ja nao eh o supra sumo do CxB que ja foi... eu aguardaria e juntava uma grana pro 5600x mesmo

aina mais que 3600 hj ja nao eh o supra sumo do CxB que ja foi..
Reforço o coro. Hoje em dia tem i3-12100/F, i5-12400/F, 5600X, 5600G... acho todos esses opções mais interessantes que o 3600, o qual custa caro hoje em dia.

Reforço o coro. Hoje em dia tem i3-12100/F, i5-12400/F, 5600X, 5600G... acho todos esses opções mais interessantes que o 3600, o qual custa caro hoje em dia.
sim, com 11400,12100 e 12400 sendo mais interessantes

5600g nao acho tao jogo. pra ele o 5600x casa bem com a mobo dele(que eh parecida com am minha, com algumas limitacoes a mais) ou melhor trocar e vender tudo pra partir pra 12th da intel que eh onde esta o CxB e perfomance hj

5600g nao acho tao jogo. pra ele o 5600x casa bem com a mobo dele(que eh parecida com am minha, com algumas limitacoes a mais) ou melhor trocar e vender tudo pra partir pra 12th da intel que eh onde esta o CxB e perfomance hj

O interessante do 5600G hoje é que ele custa muito próximo do 3600, e tu leva uma integrada junto. Integrada salva vidas se a GPU morrer. hehe
Mas concordo que pra esse usuário, o 5600X ou algum processador da Intel seria melhor.

To com o pc da config. Queria fazer um upgrade nas configs, foco pra FPS nos jogos.

Pensando se continuo no AMD ou migro pra um intel + ddr5.

Ou aumento a memo e upgrade de processador pra 5000 series.

To com o pc da config. Queria fazer um upgrade nas configs, foco pra FPS nos jogos.

Pensando se continuo no AMD ou migro pra um intel + ddr5.

Ou aumento a memo e upgrade de processador pra 5000 series.
Eu uparia pro 5600X e tentaria um OC na RAM.

Sim, tá na última. Também pensei, até porque não tinha tido problema até então. A única mudança de fato, tirando atualizações do Windows, foi a inserção do controle via USB. E ao mudar ele de porta, todos os problemas se foram.

No meu PC isso não ocorre, é uma B550M Bazooka, o meu controle está na USB 3.2. Já o PC da minha esposa é uma Gigabyte B450M DSH3 e estava na porta 3.1.

Ambos estão com o mesmo AGESA, o 3.10.22.706.

Vai entender.
Por isso tenho medo de comprar Ryzen, já vi vários lugares comentando sobre este bug do usb. Será que isso é um conflito com a Bios da mobo?

No caso do pc da tua mulher já eram todas as usb 3? Não tem como usar pra nada mais?

Por isso tenho medo de comprar Ryzen, já vi vários lugares comentando sobre este bug do usb. Será que isso é um conflito com a Bios da mobo?

No caso do pc da tua mulher já eram todas as usb 3? Não tem como usar pra nada mais?

Dá para usar, um pendrive por exemplo não causa problemas. Depende do dispositivo.

Li por aí que seria um problema nas linhas PCI dos Ryzen e que mudar de PCIe4 para PCIe3 na placa mãe resolveria, mas eu não cheguei a testar.

Mas como falei, no meu PC isso não acontece, então é muito aleatório. Eu pressuponho que a Gigabyte seja mais ruim nas atualizações da bios.

Problemas com USB as duas plataformas tem, já vi um monte de usuários da Intel e eu mesmo com problemas com USB.

Users who are viewing this thread

Voltar