[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
É um problema aleatório e quem tem azar nunca mais resolve. Li relatos de 4,5 meses atrás de gente com b550 e x570 que já atualizou tudo e nada resolve. Até queria dar uma chance pra amd mas isso pode ser uma dor de cabeça sem fim.

Atualizei a bios ontem e até agora parece que resolveu, 24h sem nada. 🙏

Pessoal, quais alterações posso fazer no Pc para melhorar um pouco ou resolver em definitivo o problema das usb na b350? Caramba, tá difícil usar o Pc assim, toda hora a porra das usb ficam desconectando periféricos e etc, é broxante essa situação. Isso só faz me arrepender ainda mais de ter comprado AMD, pior que a mesma parece nem se importar em resolver o problema, visto que até hoje às b550/x570 possuem esse bug escroto.

Agradeço se vcs tiverem algumas dicas do que posso fazer para amenizar esse problema. Algo que notei é que as portas usb que ficam ao lado da conexão para mouse/teclado ps2 funcionam bem, não tenho esses problemas com essas portas, pois tanto o mouse e teclado funcionam sem problemas. Estou cogitando em comprar um Hub usb pra usar nessas portas, assim evitaria a utilizar as outras, talvez assim os bugs sumissem, o que acham?

Pessoal, quais alterações posso fazer no Pc para melhorar um pouco ou resolver em definitivo o problema das usb na b350? Caramba, tá difícil usar o Pc assim, toda hora a porra das usb ficam desconectando periféricos e etc, é broxante essa situação. Isso só faz me arrepender ainda mais de ter comprado AMD, pior que a mesma parece nem se importar em resolver o problema, visto que até hoje às b550/x570 possuem esse bug escroto.

Agradeço se vcs tiverem algumas dicas do que posso fazer para amenizar esse problema. Algo que notei é que as portas usb que ficam ao lado da conexão para mouse/teclado ps2 funcionam bem, não tenho esses problemas com essas portas, pois tanto o mouse e teclado funcionam sem problemas. Estou cogitando em comprar um Hub usb pra usar nessas portas, assim evitaria a utilizar as outras, talvez assim os bugs sumissem, o que acham?
Esta com a ultima bios atualizada ?

@igormp ta respondida sua pergunta ? :coolface:

Esta com a ultima bios atualizada ?
Sim, está. Pior que essa arquitetura é tão instável que dependendo das atualizações do Windows 10 dá pau nas usb. Tem hora que minha vontade é pegar essa placa mãe e CPU e taca-lhe a marreta, de tanto ódio que peguei pela AMD. Só não troco de plataforma porque estou sem condições agora, mas nos próximos meses talvez de pra trocar tudo, mas vou de Intel, pelo menos nela duvido que estaria passando a raiva que estou tendo agora.

Sim, está. Pior que essa arquitetura é tão instável que dependendo das atualizações do Windows 10 dá pau nas usb. Tem hora que minha vontade é pegar essa placa mãe e CPU e taca-lhe a marreta, de tanto ódio que peguei pela AMD. Só não troco de plataforma porque estou sem condições agora, mas nos próximos meses talvez de pra trocar tudo, mas vou de Intel, pelo menos nela duvido que estaria passando a raiva que estou tendo agora.
E rapaz e complicado cada uma que ocorre as vezes que da vontade de fazer isso mesmo.
No meu caso foi ao contrario eu tinha Intel nunca passei raiva, e troquei pra AMD e nunca tive problemas tbm.
Mas e aquele negocio hoje em dia esta igual loteria.

Tá sim, só fica agora a curiosidade de saber oq exatamente é, já que acontece em chipsets e cpus totalmente distintas.
Estou tendo os mesmos problemas da maioria: periféricos desconectando e reconectando do nada, sem motivo aparente. No visualizador de erros do windows mostra o erro, é nas usb. Quando é em usb 2.0, normalmente da erro na usbxhci, nas 3.0 não lembro direito o valor, mas é algo tipo usb3 alguma coisa.

Hoje foi a primeira vez que meu teclado desconectou/reconectou, significa que tá piorando o problema, mouse é comum, mas o teclado não tinha aparecido antes.

Estou tendo os mesmos problemas da maioria: periféricos desconectando e reconectando do nada, sem motivo aparente. No visualizador de erros do windows mostra o erro, é nas usb. Quando é em usb 2.0, normalmente da erro na usbxhci, nas 3.0 não lembro direito o valor, mas é algo tipo usb3 alguma coisa.

Hoje foi a primeira vez que meu teclado desconectou/reconectou, significa que tá piorando o problema, mouse é comum, mas o teclado não tinha aparecido antes.
Estranho e que a AMD já ate soltou solução para esse problema pena que foi pra plataformas mais atual.
Vai ter que fazer aquele esquema com hub usb que estava pensando em fazer, pelo menos ainda existe duas portas que ainda funcionam bem.

Esses erros são nas portas USB do seu gabinete, ou nas da placa mãe? Seria interessante tentar trocar onde estão conectados para ver se é algo do chipset ou da cpu.

peguei o mesmo ranço que vc, investi caro no 5900x no lançamento com asus tuf plus b550 que era o último chipset e só estresse, tinha que ver o estresse que passei em uma simples troca de placa de vídeo, algum bug tenso na bios que não dava vídeo nem nela e nem colocando a minha de volta, tive que fazer bios flashback pra uma beta nova e retirar o processador e colocar de novo pra que voltasse a funcionar, um amigo meu teve o mesmo estresse ao trocar a placa de vídeo dele tb uma semana antes graças a essa experiência eu já sabia o que esperar e não me desesperei de condenar a placa de vídeo antes de fazer isso, junte isso a esse bug do usb (pra mim corrigiram felizmente) ficar 6 meses com o tpm congelando o pc durante 2 segundos aleatoriamente e etc, mas infelizmente paguei caro nessa bosta e vou ficar com ela pelo menos 3 a 4 anos, é o jeito

Eu tive sorte de não ter tido esse problema no meu setup. Montei ele em Janeiro de 2021, atualizei pra última bios da época e só fui atualizar a bios novamente no final do ano passado, mas zero problemas com o USB.

peguei o mesmo ranço que vc, investi caro no 5900x no lançamento com asus tuf plus b550 que era o último chipset e só estresse, tinha que ver o estresse que passei em uma simples troca de placa de vídeo, algum bug tenso na bios que não dava vídeo nem nela e nem colocando a minha de volta, tive que fazer bios flashback pra uma beta nova e retirar o processador e colocar de novo pra que voltasse a funcionar, um amigo meu teve o mesmo estresse ao trocar a placa de vídeo dele tb uma semana antes graças a essa experiência eu já sabia o que esperar e não me desesperei de condenar a placa de vídeo antes de fazer isso, junte isso a esse bug do usb (pra mim corrigiram felizmente) ficar 6 meses com o tpm congelando o pc durante 2 segundos aleatoriamente e etc, mas infelizmente paguei caro nessa bosta e vou ficar com ela pelo menos 3 a 4 anos, é o jeito
Se quiser trocar na minha que não da problema.
:limo::limo::limo:

Brincadeiras a parte, mas e frustrante quando temos expectativas em alguma coisa e ela não sai do modo que queríamos.

Pra relatar minha experiência, troquei do i7 4790k pro Ryzen 7 3700x + B450M Steel Legend em out/2019, atualizei da Bios 2.80 pra 4.20 e troquei pro 5600x por outubro/2021, troquei da B450M Steel Legend pra MSI B550M Mortar próximo da virada do ano e do 5600x pro 5800x dia 23/01, nunca tive problemas com USB ou esses micro-stutters que li sobre, nem instabilidade/reboots ou coisa assim, e não faço ideia qual a % das pessoas afetadas por isso e o que tá causando isso

Pra relatar minha experiência, troquei do i7 4790k pro Ryzen 7 3700x + B450M Steel Legend em out/2019, atualizei da Bios 2.80 pra 4.20 e troquei pro 5600x por outubro/2021, troquei da B450M Steel Legend pra MSI B550M Mortar próximo da virada do ano e do 5600x pro 5800x dia 23/01, nunca tive problemas com USB ou esses micro-stutters que li sobre, nem instabilidade/reboots ou coisa assim, e não faço ideia qual a % das pessoas afetadas por isso e o que tá causando isso
Não lembro de ter tido bug com USB aqui tb.

Tive problema com reboots mas era hardware, primeiro foi uma Biostar que tinha que demorei pra achar uma opção na BIOS que fazia o clock do 2700x reduzir para 500mhz, mais pra frente já com a mobo atual o 3800x começou a dar tela azul do nada, acionei o RMA e foi tudo de boa, com o reembolso peguei o 5800x e sobrou um $$$ no bolso.

No geral, não tenho do que reclamar.

Já tentou atualizar o drive do chipset e da USB? Mas não vai no site da fabricante da placa-mãe e sim do fabricante do chipset e da controladora da USB, pq já tive caso que os drivers no site da própria fabricante estavam mais atualizados que no site da fabricante da placa-mãe.

peguei o mesmo ranço que vc, investi caro no 5900x no lançamento com asus tuf plus b550 que era o último chipset e só estresse, tinha que ver o estresse que passei em uma simples troca de placa de vídeo, algum bug tenso na bios que não dava vídeo nem nela e nem colocando a minha de volta, tive que fazer bios flashback pra uma beta nova e retirar o processador e colocar de novo pra que voltasse a funcionar, um amigo meu teve o mesmo estresse ao trocar a placa de vídeo dele tb

Bizarro isso ai.
Aqui eu já troquei de GPU múltiplas vezes e nem me dou o trabalho de desinstalar o driver antigo. Sempre funcionou normal. Isso as vezes revezando entre GPU Nvidia e AMD.
A do seu amigo era uma B550 também?

Também nunca tive o problema da USB.
Uma vez suspeitei que tava com ele, mas era minha HUB USB morrendo mesmo.

Bizarro isso ai.
Aqui eu já troquei de GPU múltiplas vezes e nem me dou o trabalho de desinstalar o driver antigo. Sempre funcionou normal. Isso as vezes revezando entre GPU Nvidia e AMD.
A do seu amigo era uma B550 também?

Também nunca tive o problema da USB.
Uma vez suspeitei que tava com ele, mas era minha HUB USB morrendo mesmo.
a dele é a x570 da asus tuf pluf, a minha é b550 da asus tuf plus, ambas na agesa 1.2.0.3 com bios 2423 da asus, agora depois disso ambos ficamos com um outro bugzinho, ás vezes quando ligamos o pc dá vídeo normalmente como deve ser na hora e tal, e ás vezes demora uns 15 segundos pra dar vídeo, quando vai dar já tá no windows e tudo, a placa de vídeo é a minha uma rtx 3060ti e a dele uma 6600xt, ambos processadores são um 5900x sendo o meu b0 e o dele b2

Não sei se o pessoal que tem problemas de USB usam o Corsair Icue mas pelo menos no meu caso, a maioria das desconexões ocorre quando ele está ativo. Sem o icue rodando, as descoenxões são raras mas com ele, acontecem com muito mais frequência. No fórum da corsair tem uma thread de reclamações sobre esse4 problema do usb.

Na verdade, esse softwere é muito ruim pois além desse problema ele rouba muito recurso de memória e processamento. Para quem usa, é só fazer um teste de latência no Aida que vc vai ver uma queda de +4ns se rodar com ele desativado

[]´s

AGESA v2 1.2.0.5 FIrmware for AMD Ryzen Can Cause Performance Problems​

• "Drops" of up to 100 MHz with the single core clock
  • "Drops" of up to 150 MHz with the multi-core clock
  • Missing overclocking functions eg with PBO
  • A significantly cropped CBS/PBO menu
  • Performance issues with the second CCX
  • Low fabric clock (FCLK) possible
  • More WHEA-19 errors after OC

Falando sobre alguns problemas

- a obrigatoriedade do TPM criou alguns bugs
- driver de audio antigo, ou o básico do windows causa engasgos (tem de instalar o mais recente da placa mãe)
- driver de chipset desatualizado (isso é uma confusão, o driver do fabricante da placa mãe costuma ser mais completo, porém desatualizado)

Tem um placa b350 gaming x, vai no site do fabricante e procure driver da b550 gaming x, geralmente compatíveis e mais atualizados.

Já tentou atualizar o drive do chipset e da USB? Mas não vai no site da fabricante da placa-mãe e sim do fabricante do chipset e da controladora da USB, pq já tive caso que os drivers no site da própria fabricante estavam mais atualizados que no site da fabricante da placa-mãe.
Sim, está instalado o último disponível no site da amd, driver de chipset costumo baixar de lá.

Falando sobre alguns problemas

- a obrigatoriedade do TPM criou alguns bugs
- driver de audio antigo, ou o básico do windows causa engasgos (tem de instalar o mais recente da placa mãe)
- driver de chipset desatualizado (isso é uma confusão, o driver do fabricante da placa mãe costuma ser mais completo, porém desatualizado)

Tem um placa b350 gaming x, vai no site do fabricante e procure driver da b550 gaming x, geralmente compatíveis e mais atualizados.

Essa dica será que funciona no meu caso, pois a placa mais parecida b550 com ela é a B550-DS3H rev 1.x.

a dele é a x570 da asus tuf pluf, a minha é b550 da asus tuf plus, ambas na agesa 1.2.0.3 com bios 2423 da asus, agora depois disso ambos ficamos com um outro bugzinho, ás vezes quando ligamos o pc dá vídeo normalmente como deve ser na hora e tal, e ás vezes demora uns 15 segundos pra dar vídeo, quando vai dar já tá no windows e tudo, a placa de vídeo é a minha uma rtx 3060ti e a dele uma 6600xt, ambos processadores são um 5900x sendo o meu b0 e o dele b2
Que defeito chato, pqp.

Ainda bem que não tive isso aqui, já troquei de VGA algumas vezes pra testar para um amigo ou algo assim e tudo ok.

Gigabomba resolveu soltar BIOS com suporte aos ryzen 5000 para as B350, chequei na página do suporte da minha AB350 Gaming 3 e na versão T52d libera suporte aos Vermeer e Renoir.

Última edição:
Gigabomba resolveu soltar BIOS com suporte aos ryzen 5000 para as B350, chequei na página do suporte da minha AB350 Gaming 3 e na versão T52d libera suporte aos Vermeer e Renoir.
Na minha ab350-ds3h v2 ainda continua sem suporte, se saiu para a gaming 3 talvez saia para outros modelos, mas não confio na gigabyte, então nem vou criar esperanças.

Users who are viewing this thread

Voltar