Se vc não tiver um monitor de 144Hz pra cima acredito que não valha a pena.Olá pessoal.
A troca de um Ryzen 7 3700x por um Ryzen 9 5900x vai trazer algum beneficio em jogos?
Se vc não tiver um monitor de 144Hz pra cima acredito que não valha a pena.Olá pessoal.
A troca de um Ryzen 7 3700x por um Ryzen 9 5900x vai trazer algum beneficio em jogos?
Olá pessoal.
Boa pergunta, não faço idéia também. Como não estou interessado no win11 por hora, não me preocupei em ir atrás dessas informações.Obrigado , tinha baixado justamente o 1.2.0.5
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Tem algum tipo de incompatibilidade com o Windows 11 por usar uma bios mais antiga ?
Lá no site na versão 1.2.0.5 fala da compatibilidade , agora não sei se as outras não são compatíveisBoa pergunta, não faço idéia também. Como não estou interessado no win11 por hora, não me preocupei em ir atrás dessas informações.
São compativeis tb, mas pode haver bugs. A amd estáo um pouco problemática com essa história de Win11 com TPM. esquema é ver qual bios já esta na placa mãe primeiro. Eu deixaria a 1.2.0.3 ou a ultima após a 1.2.0.5. Só testando ai pra saber.Lá no site na versão 1.2.0.5 fala da compatibilidade , agora não
Se seu sistema estiver instável, e você desconfia da memórias, utilize o Geardown ativo. O commandrate em 2t é para mais compatibilidade/estabilidade, mas não sei dizer exatamente se ativando o Geardwon, eles sobrescreve a opção do commandrate.@CaptainFantastic, como eu lhe disse antes, vou passar mais uns dias testando as memórias em stock, pra ver se tudo funciona corretamente, pois assim já facilita na solução do meu problema. No momento, ela está em 2400mhz, todas as opções estão padrões, mas decidi mudar duas opções que vc me indicou alguns posts atrás, que foi mudar o gear down mode para enabled e o command rate para 2t. Tinha até setado em 2666mhz, mas preferi voltar ao padrão dela.
Notei que ao mudar essas opções estou sentindo que o pc está bem fluido, pode ser efeito placebo, mas tá muito melhor do que quando estava usando com o xmp ativo a 3000mhz, nunca senti essa fluidez como agora. Isso se deve ao gear down, correto?
Pesquisando um pouco sobre ele, o que entendi é que ele faz um meio termo entre performance e estabilidade, é como se fosse um command rate de 1,5t, o gdm é mais ou menos isso mesmo? Também li alguns comentários de pessoas que não gostam dele ativo, pois diminui a performance, isso é verdade? Nesse caso prefiro ele ativo, pois sou mais estabilidade do que performance, mesmo que perca um pouco dela, estando estável tá de bom tamanho.
Farei isso, primeiro vou passar uns dias usando elas em 2400mhz, tudo funcionando bem mudo pra 2666mhz. Analisando as infos do zentimings e cpuz, acho que o gear down ativo ele sobrescreve o command rate, pois mesmo setando 2t ele aparece com valor 1t no zentimings e cpuz, mais está funcionando bem.São compativeis tb, mas pode haver bugs. A amd estáo um pouco problemática com essa história de Win11 com TPM. esquema é ver qual bios já esta na placa mãe primeiro. Eu deixaria a 1.2.0.3 ou a ultima após a 1.2.0.5. Só testando ai pra saber.
Se seu sistema estiver instável, e você desconfia da memórias, utilize o Geardown ativo. O commandrate em 2t é para mais compatibilidade/estabilidade, mas não sei dizer exatamente se ativando o Geardwon, eles sobrescreve a opção do commandrate.
Se com o Geardown ativo o sistema ficar estável em 2400mhz, teste depois com elas em 2666mhz, que é o limite padrão do seu cpu. Eu tinha um ryzen 1600 de primeira geração (não AF) e rodava asd memórias nele em 3200mhz. Rodei ele por 2 anos assim sem problemas até trocar pelo atual 5600x
é isso mesmo, o gear down mode é meio como 1.5t ele fica variando na verdade em 2t nos momentos mais exigidos e 1t nos mais lights, é pra estabilidade sim por isso te falei pra setar ele, o 2t que falei pra setar é só pra ter certeza que não vai ficar 1t e com isso desativar o gear down mode, tem placa mãe que pode fazer isso ao fixar 1t, e sim a maioria que quer tunar ram odeia ele, pq pra tunar desempenho da ram 1t é essencial como seu caso é estabilidade vamos deixar isso pra lá ao menos por enquanto@CaptainFantastic, como eu lhe disse antes, vou passar mais uns dias testando as memórias em stock, pra ver se tudo funciona corretamente, pois assim já facilita na solução do meu problema. No momento, ela está em 2400mhz, todas as opções estão padrões, mas decidi mudar duas opções que vc me indicou alguns posts atrás, que foi mudar o gear down mode para enabled e o command rate para 2t. Tinha até setado em 2666mhz, mas preferi voltar ao padrão dela.
Notei que ao mudar essas opções estou sentindo que o pc está bem fluido, pode ser efeito placebo, mas tá muito melhor do que quando estava usando com o xmp ativo a 3000mhz, nunca senti essa fluidez como agora. Isso se deve ao gear down, correto?
Pesquisando um pouco sobre ele, o que entendi é que ele faz um meio termo entre performance e estabilidade, é como se fosse um command rate de 1,5t, o gdm é mais ou menos isso mesmo? Também li alguns comentários de pessoas que não gostam dele ativo, pois diminui a performance, isso é verdade? Nesse caso prefiro ele ativo, pois sou mais estabilidade do que performance, mesmo que perca um pouco dela, estando estável tá de bom tamanho.
Vou tentar hoje quando chegar do trampo, vou ativar o xmp, gdm e setar 2t no cr. Quando setei 1.35v manualmente, ela varia entre 1.35 e 1.38v, mas verificando pelo hwinfo, ela mantém uma média de 1.36v, acho que 1.40v creio que a placa mãe aguente. Não lembro é quanto variava o valor do vsoc, mas lembro que sempre estava acima de 0.9v com xmp ativo, mas se não me engano ficava acima de 1.0v, mas caso não fique, adicionando uns 0.100~0.150v em m.i.t/configurações avançadas de memória/dynamic vcore soc resolva, correto? Na parte dos timings basta mudar os valores que são 16-16-16 para 16-18-18, correto? Interessante que o modelo BLT8G4D30BET4K consta no qvl dessa placa mãe, mas a BLT8G4D30AET4K, que é a minha não. Quem sabe usando os timings primários da bet4k dá certo, tomara que sim. Chegando do trampo testo tudo e vou lhe informando os resultadosé isso mesmo, o gear down mode é meio como 1.5t ele fica variando na verdade em 2t nos momentos mais exigidos e 1t nos mais lights, é pra estabilidade sim por isso te falei pra setar ele, o 2t que falei pra setar é só pra ter certeza que não vai ficar 1t e com isso desativar o gear down mode, tem placa mãe que pode fazer isso ao fixar 1t, e sim a maioria que quer tunar ram odeia ele, pq pra tunar desempenho da ram 1t é essencial como seu caso é estabilidade vamos deixar isso pra lá ao menos por enquanto
existe a possibilidade da sua ram estar travando em xmp por isso até, ela podia ser estável naqueles timmings de fábrica mas em 2t, e vc estivesse usando em 1t, principalmente se sua placa mãe não tiver compatibilidade boa com esse chip ele pode jogar pra 1t ou setar timmings secundários errados ao tentar ler o xmp dela, tem chips que tem dessas, a minha samsung bdie mesmo ela no xmp é 2t
eu acredito que conseguiremos chegar nos 3000mhz dela sim, mas em gear down mode, deixando os timmings secundários no auto, talvez subindo um pouquinho a voltagem dela pra 1.4v e talvez até subindo um pouco esse vsoc pra uns 1.00v eu creio, está muito baixo mesmo esse 0.87v no vsoc aí pelo que o zentimming mostrou
é isso, talvez seja melhor nem ativar o xmp, mas setar manualmente o clock, as primárias, o gdm e o command rate, setar a voltagem na ram e no vsoc como vc falou e vamos ver no que dáVou tentar hoje quando chegar do trampo, vou ativar o xmp, gdm e setar 2t no cr. Quando setei 1.35v manualmente, ela varia entre 1.35 e 1.38v, mas verificando pelo hwinfo, ela mantém uma média de 1.36v, acho que 1.40v creio que a placa mãe aguente. Não lembro é quanto variava o valor do vsoc, mas lembro que sempre estava acima de 0.9v com xmp ativo, mas se não me engano ficava acima de 1.0v, mas caso não fique, adicionando uns 0.100~0.150v em m.i.t/configurações avançadas de memória/dynamic vcore soc resolva, correto? Na parte dos timings basta mudar os valores que são 16-16-16 para 16-18-18, correto? Interessante que o modelo BLT8G4D30BET4K consta no qvl dessa placa mãe, mas a BLT8G4D30AET4K, que é a minha não. Quem sabe usando os timings primários da bet4k dá certo, tomara que sim. Chegando do trampo testo tudo e vou lhe informando os resultados![]()
Ah, entendi, pensei que era pra ativar o xmp. Beleza, chegando do trampo vou configurar, com o gdm ativo e cr em 2t ficou fluído em stock, se ficar nos 3000 aí é perfeito, pois não queria mesmo gastar agora, o momento é bem ruim.é isso, talvez seja melhor nem ativar o xmp, mas setar manualmente o clock, as primárias, o gdm e o command rate, setar a voltagem na ram e no vsoc como vc falou e vamos ver no que dá
é complicado pois a culpa de tudo pode ser também da placa mãe, principalmente de compatibilidade ruim dela com essa memória, acho que vc deve tentar as configs que falamos e se funcionar deixar quieto, mas se continuar o erro e ficar sem pc uma ou duas semanas não te fará falta pode tentar o rma sim, mas acho muito mais provável ser algo na placa mãe isso, não defeito dela, e sim problema/incompatibilidade do modeloAh, entendi, pensei que era pra ativar o xmp. Beleza, chegando do trampo vou configurar, com o gdm ativo e cr em 2t ficou fluído em stock, se ficar nos 3000 aí é perfeito, pois não queria mesmo gastar agora, o momento é bem ruim.
@CaptainFantastic, não lembro se mandei a mensagem no mesmo dia ou um dia depois, mas sei que nesses dias que comecei a ter esses problemas entrei em contato com o suporte da AMD.
Relatei tudo que aconteceu, que estava puto, fui até mais rígido, tava chateado bastante nesse dia, pois não tava esperando tanto problema com um produto novo. Sei que falei muita coisa.
Acho que avaliaram minha reclamação com o suporte e me mandaram um e-mail hoje informando que aprovaram o rma da minha unidade, que em até 72hs a sir company entrará em contato, para dar procedimento no rma.
Como devo proceder? Algo que notei nós últimos meses é que meu 1600af é altamente instável quando se mexe em voltagem, compatibilidade dele com as memórias então nem se fala. Devo mandar a CPU a eles? Tudo pode funcionar utilizando a configuração que vc me passou, mas caso não funcione, creio eu que trocar de placa mãe ou memória não adiantaria, caso a controladora da CPU seja ruim. O que vc acha que devo fazer? Não sei o que fazer aqui.
Farei o que vc me recomendou, testarei as configurações antes, também estou indo mais por esse lado. Aí caso continue com os mesmo erros vou com o rma.é complicado pois a culpa de tudo pode ser também da placa mãe, principalmente de compatibilidade ruim dela com essa memória, acho que vc deve tentar as configs que falamos e se funcionar deixar quieto, mas se continuar o erro e ficar sem pc uma ou duas semanas não te fará falta pode tentar o rma sim, mas acho muito mais provável ser algo na placa mãe isso, não defeito dela, e sim problema/incompatibilidade do modelo
eu uso o memtest que roda no windows mesmo https://hcidesign.com/memtest/Farei o que vc me recomendou, testarei as configurações antes, também estou indo mais por esse lado. Aí caso continue com os mesmo erros vou com o rma.
@CaptainFantastic, está feito, fiz os procedimentos indicados por vc: setei manualmente o multiplicador da ram para x30.00, formalizando os 3000mhz. Os timings primários adicionei 16-18-18, pois acho que os timings do xmp dela talvez estejam agressivos demais para a cpu/mobo.
No xmp, ela configura 16-16-16-35-69, manualmente, deixando os valores tRAS e tRC no auto, ficou 16-18-18-48-68, ficou mais ou menos igual o que vc me alertou uns posts atrás, que o ideal para esses valores era algo entre 50 e 70, ficou perto disso, então acho que ficou bom, correto?
Setei a voltagem dela manualmente, 1.350v, sobre a voltagem do soc, olhei como fica no xmp quando ela tá em 3000. O valor sempre fica acima de 1.08v, as vezes vai a ~1.10v, mas sempre abaixo de 1.15v.
Setando o clock, timings e voltagem manualmente e deixando o vsoc no auto, ele setou a mesma coisa, 1.08v e variando entre 1.10v~1.15v, está bom assim? Também ativei o gear down mode para enabled e setei o command rate para 2T, vou postar a imagem do zentimings:
O que acha, ficou bom os valores para 3000mhz? Preciso testar agora a estabilidade dela, algo que gosto de fazer para testar se o sistema tá estável ou não é navegar na net, em sites com youtube, twitch entre outros. Aqui sempre quando está instável, navegando nesse tipo de site dá pau na hora, mas vc tem indicações de programas para testes de memória?
Seria bom eu testar ela ao máximo, para saber se estar estável ou não, pois caso de problema ainda, vai ajudar no rma da cpu, caso eles me peçam mais testes.
Vou testar com ele, pra ver se fica estável. Hoje mais cedo usei aquele testmem5, fiz 4 rodadas de testes: usei a configuração que vem padrão e depois os testes low/mid/high do anta777, passou nos 4, nenhum erro detectado.eu uso o memtest que roda no windows mesmo https://hcidesign.com/memtest/
como é a versão free cada instância do programa só vai deixar testar 3.500mb da ram por vez, aí vc abre 4 deles e bota 3500 em 3 e 2500 em 1 e deixa testando, se der erro ou o pc vai travar ou vai te avisar do erro, aqui eu gosto dele pq pega erros que não apareciam no occt, prime95 e nem jogando
esse programa é o que o dram calculator usa tb pra testar a ram
o audio chiar pode ser do processador sim, já que pra 3000mhz vc joga o fclk pra 1500mhz, que acho que é além da especificação dele, pode ser azar no silício, um jeito de vc saber isso seria fixar o fclk pra 1200mhz e deixar a ram nos 3000mhz, assim sairia do 1:1 e vc teria uma perda de performance mas descobriria se é do processadorVou testar com ele, pra ver se fica estável. Hoje mais cedo usei aquele testmem5, fiz 4 rodadas de testes: usei a configuração que vem padrão e depois os testes low/mid/high do anta777, passou nos 4, nenhum erro detectado.
Durante os 4 testes, deixei o hwinfo64 aberto, pra ver se dava erro de hardware, pois ele tem a opção que mostra isso, tudo ok, nada de erros. Então o que noto que tanto o 1600af e as memos estão bons, correto?
Já acho que é essa mobo da gigabyte que não tá legal, pois sempre que utilizo as rams em 3000mhz, o áudio chia pra caramba, em 2400mhz fica perfeito. O que vc acha disso?
Tomei uma decisão, @CaptainFantastic, vou deixar tudo nas configurações padrão, pelo menos assim ele aparentemente funciona bem, principalmente com o gdm ativo e cr em 2T. Não vou mais gastar nada nesse pc, nem bater cabeça com ele mais, amd já deu pra mim, me decepcionou demais essa plataforma. Se na época eu tivesse alguma noção que teria tanto trabalho ajustando opções para manter o pc estável, teria ido direto de intel. Nos próximos meses voltarei a utilizar a plataforma que sempre utilizei, a atual irá ficar no passado daqui em diante.o audio chiar pode ser do processador sim, já que pra 3000mhz vc joga o fclk pra 1500mhz, que acho que é além da especificação dele, pode ser azar no silício, um jeito de vc saber isso seria fixar o fclk pra 1200mhz e deixar a ram nos 3000mhz, assim sairia do 1:1 e vc teria uma perda de performance mas descobriria se é do processador
lembrando que se for o caso não seria um defeito em si dele, e sim azar nos silício, ter vindo um modelo que sobe pouco ou nada além da especificação dele
sei bem como é amigo, eu sempre tive intel e agora decidi ir pra amd e foi só dor de cabeça, até pra instalar uma simples placa de vídeo foi um sofrimento por inúmeros problemas de compatibilidades, bios e etc, sofri com bug de usb, stutterings, de vez em quando surge algo pra eu ter que caçar solução e as agesa novas cada vez mais cagadas tb, tb tomei a mesma decisão que vc, mas como paguei caro nesse troço vou conviver com ele uns 4 a 5 anos ainda, se eu aguentar até lá o que acho difícilTomei uma decisão, @CaptainFantastic, vou deixar tudo nas configurações padrão, pelo menos assim ele aparentemente funciona bem, principalmente com o gdm ativo e cr em 2T. Não vou mais gastar nada nesse pc, nem bater cabeça com ele mais, amd já deu pra mim, me decepcionou demais essa plataforma. Se na época eu tivesse alguma noção que teria tanto trabalho ajustando opções para manter o pc estável, teria ido direto de intel. Nos próximos meses voltarei a utilizar a plataforma que sempre utilizei, a atual irá ficar no passado daqui em diante.
Acho que estou ficando velho, não tenho mais paciência pra ficar ajustando as coisas, só queria instalar as peças, ativar e usar sem preocupações, infelizmente não obtive isso nessa plataforma, coisa que sempre obtive utilizando a concorrente. No mais, agradeço demais vc e os outros por todas as dicas, vcs foram show, muito obrigado por toda a ajuda de vcs.![]()
o problema é que eu tive 7 processadores intel e zero problemas, todo mundo fala ah e o meltdown e o spectre, bem, jamais atrapalharam a funcionalidade do meu pc, e quando saiu patch e atualizei e zero mudanças, já na amd na primeira atualização de segurança que foi quando atualizaram o psp driver em agosto, fiquei 6 meses com o pc congelando por 2 segundos em momentos aleatórios e só agora em janeiro foram descobrir que tem que desativar o tpm e com isso alguns jogos param de funcionar no windows 11, tipo cs go e valorant e até agora ainda está assim ou freezes de 2 segundos ou sem poder jogar estes jogosProblemas todas as plataformas tem, na Intel eu usava Haswell e a primeira placa foi uma Gigabyte B85 que tinha inúmeros problemas, dai parti para uma Asus Z97 e depois de mais de 10 atualizações de BIOS ficou redonda, tinha as vezes o desligamento das USB´s e etc ...
Tenho uma Asus B450 Pro-S e não tenho do que reclamar, único B.O. é o pedaleira do G29 que o freio insisti em ser acionado do nada, já foi para conserto e pouco tempo depois voltou o problema.
Até o momento a solução é desligar o PC e jogar no dia seguinte, tem resolvido o problema mas não sei se terei que enviar novamente para uma verificação, o serviço está na garantia.
Nâo estou defendendo empresa alguma e não sei como está a Intel ultimamente frente a esses problemas.
Acho que vale a pena sim você pegar um 5800x + b450 ou b550bom dia pessoal, tenho placa mãe Fatality x370 professional gaming, e uso um ryzen 1700x, n sei se a Asrock vai atualizar a Bios, pra poder usar o ryzen 5000. Tenho uma tv oled B7, 4k 60hz. E ela pega 1080P 120hz, tenho uma rtx 370ti. Compensa trocar de placa mae e processador?
Acho que vale a pena sim você pegar um 5800x + b450 ou b550
Aguarda abaixar pra 2k redondo ou 2k100
Não sei de b550 infelizmente, mas o que eu posso recomendar é a marca MSI que é a única no BR que dá 3 anos de garantia pra placa mãe.indica alguma B550?
Não sei de b550 infelizmente, mas o que eu posso recomendar é a marca MSI que é a única no BR que dá 3 anos de garantia pra placa mãe.
Caso de defeito eles devolvem valor da NF. Já usei o RMA e funciona.