[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
trocar placa mãe é o que mais se vê na amd tb, o cara que tem x300 ou x400 foi prometido que ia ter o mesmo suporte e muita gente tá aí sofrendo pra fazer o pc ao menos funcionar estável hj em dia, enfim, isso aí vc vivenciou em 1 geração em 1 lote de placas mães, na amd isso tem sido a rotina diária dos lançamentos

quanto aos pedais, recomendo então a troca por potenciometros digitais, só assim vc vai resolver o problema pq ficar mandando pra garantia ou limpeza só vai adiar o que vc vai ter que fazer até 1 vez por ano após certo tempo, já aviso que a troca por potenciometros digitais dá bastante trabalho, tem gente que vende o logitech e pega outro mais caro só pra se livrar deste problema aí, eu já acho que vale a troca para os digitais, pq te dá um trabalhão? dá, mas é uma vez só e depois nunca mais, e os pedais ficam melhores ou iguais do que muito modelo mais caro

mas só pra vc ter idéia do que te espera

Eu sempre tive problemas de incompatibilidade com Intel, mas nunca usei esses novos AMD, só os antigos da época do Phenom, agora Intel eu tive até a 8ª geração que foi a última que comprei, nessa não tive problemas na minha máquina, mas no trabalho onde tem umas 200 máquinas com intel, vez ou outra tem alguma kizumba com memória e o micro fica dando piti, não posso defender a AMD pois nunca tive Ryzen.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sempre tive problemas de incompatibilidade com Intel, mas nunca usei esses novos AMD, só os antigos da época do Phenom, agora Intel eu tive até a 8ª geração que foi a última que comprei, nessa não tive problemas na minha máquina, mas no trabalho onde tem umas 200 máquinas com intel, vez ou outra tem alguma kizumba com memória e o micro fica dando piti, não posso defender a AMD pois nunca tive Ryzen.

interessante, eu sou gestor de TI de uma empresa marítima e lá usam intel de 8, 9 e 10 geração e nos servidores só xeon e confesso que nunca tive problema algum com hardware, quais máquinas costumam ter por lá?

interessante, eu sou gestor de TI de uma empresa marítima e lá usam intel de 8, 9 e 10 geração e nos servidores só xeon e confesso que nunca tive problema algum com hardware, quais máquinas costumam ter por lá?
Intel de 6ª geração e vez ou outra as máquinas resolvem dá um problema do nada, não é sempre, mas de vez em quando tem essa frescura, além de queimar a placa mãe de vez em quando, o processador e as memórias sem problema, mas a placa mãe resolve morrer, até chegaram a especular que era problema de temperatura, mas a sala onde ficam as máquinas é refrigerada e nenhuma usa aquele porcaria de cooler box padrão.

Intel de 6ª geração e vez ou outra as máquinas resolvem dá um problema do nada, não é sempre, mas de vez em quando tem essa frescura, além de queimar a placa mãe de vez em quando, o processador e as memórias sem problema, mas a placa mãe resolve morrer, até chegaram a especular que era problema de temperatura, mas a sala onde ficam as máquinas é refrigerada e nenhuma usa aquele porcaria de cooler box padrão.
entendi, placa mãe lá é somente acordo com a dell e eles mandam placas homologadas com o nome deles, até a bios tem que pegar com eles, leva o logo deles e atualiza por um software deles e etc, temperatura a 10a. geração com os cooler box esquentam bem mesmo, não afetou o funcionamento em nenhum deles mas é bem diferente das gerações anteriores mesmo

já foi citado aqui sobre isso que se desativar o tpm quem está no windows 11 tem problema com atualizações e mesmo quem está fora dele tem jogos com anticheat que param de funcionar como o cs go, valorant e outros com esses sistemas anticheats que usem tpm

fanboy por estar revoltado por em mais de 6 meses não resolverem o problema? entendi, afinal se não afeta a todos dane-se quem tem, mesmo sendo uma grande parcela de gente certo?

lamento se vc se sente ofendido verbalmente ao eu discordar que o problema é causado por mim, ou que ele não existe ou que ele não afeta ninguém
Ta vendo, mais uma vez atacando.

Falei numa boa e em nenhum momento disse "dane-se" pra quem está com o problema.

Mas ok.

Boa sorte ai

@CaptainFantastic, sem querer dizer nada, perguntando numa boa. Se você é TI numa empresa que usa Intel e nunca deu pau, pq vc pegou um AMD ao invés de Intel? CxB?

tive um Athlon SlotA usado ao extremo e fiquei com ele por 9 anos! Nunca deu problema e era rápido até que veio o Windows XP que deixou a máquina lenta por culpa do HD, mas os rivais Intel que eu cheguei a usar no trabalho estavam muito pior em desempenho. Depois peguei um Intel i7 que deu dor de cabeça por culpa da placa-mãe e das memórias ruins, tive de me adaptar. Informática é beta teste eterno.

acho mais válido o pessoal comentar problema e solução do que atacar marca.

Intel cobra caro para ter esse orgulho como de quem tem um Apple, eles querem também o nicho. A AMD quer crescer e é bom para o avanço tecnológico como um todo, mas acho inacreditável ver gente negando isso e querendo defender marca. Eu testo Intel ou AMD conforme quiser e peguei aqui um antigo AMD A4-1200 e não reclamo. Ridículo é achar que é legal a Intel cobrar muito no seu produto e a AMD sendo obrigada a cobrar preço baixo, isso acabou. Quem fica fixo em uma marca apenas é trouxa.

Mas vejo gente ao comprar qualquer outra coisa e não reclamam de marca desconhecida, trocam informação sobre review e de quem já teve, isso sim é produtivo. Quando puder eu vou comprar outro AMD da próxima geração porque eles serão melhores e competitivos, quem quer ficar bajulando o rival, problema e se a Intel tiver um produto igual ou melhor no mesmo preço, não vou pensar duas vezes e pego também. Fui comprar um M.2 e nem olhei marca.

A maioria dos problemas que o pessoal enfrente nos AMD decorrem de:
1- fabricantes parceiros de placa-mãe não observam o padrão recomendado e fazem produto com corte de orçamento para ser competitivo, as BIOS limitadas demonstram isso e foi o maior problema para manter a compatibilidade de longa vida;
2- AMD não tem engenheiros disponíveis junto aos parceiros, a Intel tem e por isso sai mais caro o seu produto com melhor compatibilidade também;
3- memórias são testadas e aprovadas com o padrão XMP da Intel que pode não funcionar bem para os AMD, afinal de contas é um padrão Intel para sua Controladora de Memória. Um dos últimos recursos que a Intel pode fazer é justamente impedir o uso indiscriminado de suas tecnologias por concorrentes, se o XMP é desenvolvido pela Intel, qual é a responsabilidade em oferecer compatibilidade com a AMD?
4- Nem sempre a AMD desenvolve seus chips embarcados na placa-mãe com produção própria, ela terceiriza ou usa de rivais, então é comum ter alguma controladora da Intel ou de outra marca na placa-mãe para processadores AMD. Já a Intel tem maior conjunto de embarcados no mesmo produto e isso ajuda e muito na padronização e aperfeiçoamento;
5- A AMD não consegue atualizar com maior frequência seus Chipsets de Ponte Norte, isso envolve muitas patentes e um esforço de engenharia, no máximo, tentam remendar por software.

A próxima geração de processadores AMD deve reduzir parte dos problemas, a gente vê que a AMD está em um ritmo de lançamento mais lento no geral, isso é ruim para produtos que já estão na praça como os 5800 3D cache, mas bom para os ainda não lançados para DDR5.

@CaptainFantastic, sem querer dizer nada, perguntando numa boa. Se você é TI numa empresa que usa Intel e nunca deu pau, pq vc pegou um AMD ao invés de Intel? CxB?
bom primeiro pq são usos diferentes, lá apesar de performance ser importante como pode ver não são computadores antigos nisso e todos com ssd, mais de 8gb de ram e etc pra render bem nos trabalhos mas a confiabilidade tem que ser 100%, já o meu pc de uso pessoal é voltado a jogos e lazer

segundo foi pq quando o ryzen 5000 saiu ele veio arrebentando em desempenho, o custo x benefício passou longe, paguei bem caro nele por comprar no lançamento, 4.200 precisamente no processador e 1.100 na placa mãe asus tuf b550 fullsize, mas fui nele, até pq os problemas do ryzen 3000 estavam aparentemente resolvidos e tiveram até poucos aliás, todos diziam e apontavam que o 5000 era pra fechar a geração com os problemas resolvidos e desempenho excelente, acreditei, mal sabia eu que teria problemas pontuais e logo na coisa que mais uso pra lazer que é jogos, como falei anteriormente, volante desconectando da usb durante a corrida, stutterings congelando o pc por 2 segundos em momentos aleatórios (mas parece que gostam de momentos cruciais tipo uma ultrapassagem, meio da curva ou quando a mira está cravada no inimigo) ou isso ou desativar e não poder jogar uns fps com anticheat tipo cs go e valorant, aí fica complicado

não dá pra negar que o desempenho sobra e me satisfaz muito, porém é arruinado com essas dores de cabeça, blz, imagine vc ter um desempenho lá no topo, mas o pc congela por 2 segundos de hora em hora durante um jogo, pois é

se a amd puder me arrumar isso e não me trouxer novos bugs, posso passar uns bons anos com ele

Última edição:
5- A AMD não consegue atualizar com maior frequência seus Chipsets de Ponte Norte, isso envolve muitas patentes e um esforço de engenharia, no máximo, tentam remendar por software.
Não há chipsets de north bridge há mais de 10 anos, essas funções foram todas integradas na CPU.

Um problema ao meu ver é que a AMD também é bastante early adopter em tecnologia, pois só assim para atrair consumidores, porém tem o risco de se usar tecnologias pouco testadas. Agora que ela entrou no ramo de servidores, isso deve melhorar, pois o processo de processadores de servidor é mais refinado e a tecnologia depois passa para o desktop.
Isso a Intel já faz a anos, por isso ela é mais conservadores nas specs. Por exemplo, a AMD adotou logo de cara o PCIe-4.0 e aparentemente, isso é o que vem causando boa parte dos problemas do USB (quando mudei o PCIe do PC da minha esposa para 3.0, os problemas sumiram), enquanto a Intel esperou uns 3 anos pra adotar, talvez ciente dos problemas.

A sala refrigerada pode ser o problema. No esquenta-esfria da placa mãe, dependendo da qualidade dos componentes e do verniz aplicado, as trilhas do PCB podem trincar e a placa mãe parar de funcionar.

trace2.jpg

Última edição:
Um problema ao meu ver é que a AMD também é bastante early adopter em tecnologia, pois só assim para atrair consumidores, porém tem o risco de se usar tecnologias pouco testadas. Agora que ela entrou no ramo de servidores, isso deve melhorar, pois o processo de processadores de servidor é mais refinado e a tecnologia depois passar para o desktop.
Isso a Intel já faz a anos, por isso ela é mais conservadores nas specs. Por exemplo, a AMD adotou logo de cara o PCIe-4.0 e aparentemente, isso é o que vem causando boa parte dos problemas do USB (quando mudei o PCIe do PC da minha esposa para 3.0, os problemas sumiram), enquanto a Intel esperou uns 3 anos pra adotar, talvez ciente dos problemas.

A sala refrigerada pode ser o problema. No esquenta-esfria da placa mãe, dependendo da qualidade dos componentes e do verniz aplicado, as trilhas do PCB podem trincar e a placa mãe parar de funcionar.

trace2.jpg
muito boa essa dica do pci express 4.0 e mudar pro 3.0, um amigo meu com uma asus x570 e 5900x ficou com o bug na usb após upar a placa de vídeo dele pra uma 6600xt, provavelmente está no pci express 4.0 então

• Curtir
Reações: Zyt
Um problema ao meu ver é que a AMD também é bastante early adopter em tecnologia, pois só assim para atrair consumidores, porém tem o risco de se usar tecnologias pouco testadas. Agora que ela entrou no ramo de servidores, isso deve melhorar, pois o processo de processadores de servidor é mais refinado e a tecnologia depois passar para o desktop.
Agora quem foi early adopter foi a Intel com as DDR5 e PCIe 5.0, a Intel lançou primeiro e só na próxima geração a AMD vai passar a usar.

Em relação aos componentes da placa mãe, a qualidade não deveria interferir, já que não foram compradas as placas de entrada e sim placas intermediárias avançadas, mas vai saber pois eu comprei uma placa topo de linha da ASUS que apresentou problemas em apenas 8 meses de uso.

Putz vários problemas com as placas mãe dessa 12 geração. Dó foi uma Asus z390 cheia de trecos, Fórmula não sei o que, com um pouco mais de um ano se foi, era de um filho de um amigo meu, pc montado na Pichau, custou uma bala na época. Só a placa custava quase 3 mil na época se não me engano.

Aqui eu tenho uma RX5600 XT mas como a placa-mãe é uma b450 roda no PCIe-3.0 e sem problemas na USB, numa Gigabyte Aorus também não mas numa Biostar X370 eu tinha alguns problemas mas acho que naquele caso era mais a Biostar a culpada, pois era um problema recorrente naquele modelo.

Ryzen 5600X, o cache L3 32 mb faz muita diferença pro 5600G L3 16mb?
Sim, bastante, ainda mais pra quem tem placa de vídeo mais forte, ele empurra bem mais

pra quem se atreve, a asus soltou as bios com agesa 1.2.0.6B versão final para suas placas mães

que os jogos comecem
Sempre dou uma olhada no reddit p ver oque tão falando antes de atualizar aqui, mas provavelmente até amanhã atualizo e deixo o feedback. To na 4021 da x570 tuf sem problemas a quase 6 meses

Pelo menos na site da Asus consta como versão Beta.
Aqui estava usando a 4021 na X570 TUF e até então tudo bem, mas tanto a beta 4203 e agora essa final 4204 não estão subindo o clock do boost corretamente mesmo com a configuração certa.

Uso com um R5 5600X - Estou fazendo mais testes, mas talvez eu faça um downgrade por conta disso.

Última edição:
Pelo menos na site da Asus consta como versão Beta.
é pq a asus demora a atualizar para todos os sites, geralmente no site americano ou chinês eles postam antes, tem um site alemão que já upa logo no primeiro site que eles postam https://www.hardwareluxx.de/community/threads/ultimative-am4-uefi-bios-agesa-Übersicht.1228903/#2.2

mas se preferir pode aguardar, até o final da semana vai surgir no site br, mas vai ser a mesmíssima versão

Aqui estava usando a 4021 na X570 TUF e até então tudo bem, mas tanto a beta 4203 e agora essa final 4204 não estão subindo o clock do boost corretamente mesmo com a configuração certa.

Uso com um R5 5600X - Estou fazendo mais testes, mas talvez eu faça um downgrade por conta disso.
isso é um bug novo da agesa 1.2.0.5 e 1.2.0.6, se vc usar o tdp acima do padrão do processador ele vai limitar o vcore em single a 1.42v e com isso ele não vai dar boost corretamente, o contorno que existe até o momento é desativar o pbo ou setar manualmente o padrão do seu processador, por exemplo ppt 88, tdc 60, edc 90 para os 5600x já que é o seu modelo, desta forma ele vai deixar o vcore até 1.50v e o boost normalmente

também funciona se vc setar abaixo do padrão, mas nunca acima, ajustes tipo motherboard que excedem o padrão é certo de dar o bug, quem seta manualmente acima também claro

Última edição:
Eu não vou mexer pois uso um Ryzen 2700 e estão capando cada vez mais o over nas gerações antigas pelo menos no RyzenMaster.

Ao que parece essa geração 5XXX tem bem mais funções na BIOS e o espaço mesmo de 32MB não é o suficiente para as 4 gerações dos Ryzen.

Uso a versão 3205 e está supinpa aqui.

Ou pega a ultima ou volta a versão estável.

é pq a asus demora a atualizar para todos os sites, geralmente no site americano ou chinês eles postam antes, tem um site alemão que já upa logo no primeiro site que eles postam https://www.hardwareluxx.de/community/threads/ultimative-am4-uefi-bios-agesa-Übersicht.1228903/#2.2

mas se preferir pode aguardar, até o final da semana vai surgir no site br, mas vai ser a mesmíssima versão

isso é um bug novo da agesa 1.2.0.5 e 1.2.0.6, se vc usar o tdp acima do padrão do processador ele vai limitar o vcore em single a 1.42v e com isso ele não vai dar boost corretamente, o contorno que existe até o momento é desativar o pbo ou setar manualmente o padrão do seu processador, por exemplo ppt 88, tdc 60, edc 90 para os 5600x já que é o seu modelo, desta forma ele vai deixar o vcore até 1.50v e o boost normalmente

também funciona se vc setar abaixo do padrão, mas nunca acima, ajustes tipo motherboard que excedem o padrão é certo de dar o bug, quem seta manualmente acima também claro
Ah, entendi... Estou por fora das novidades do padrão AGESA e até os bugs nos últimos meses. Sua explicação deixou tudo bem claro...
Nesse caso, essas BIOS então são quase dispensáveis se estão afetando overclock nesse nível. Aqui trabalho com ppt 117, edc 107 e tdc 64 + CO negativo no PBO com 125mhz; pedir mhz no clock do processador por causa disso.

Voltarei a BIOS 4021 com agesa 1.2.0.3

Agradeço o Feedback.

Pessoal, boa tarde.
Estou atualizando meu setup, já comprei um Ryzen 5 1600+16GB na ali, agora estou procurando placa mãe.
Gostaria de saber o que acham da gigabyte AORUS B450m? Ideia é usar esse 1600 por enquanto e depois migrar pra um 5600X em stock (Depois que trocar de GPU), queria ficar com um bom custo beneficio. O que acham dessa placa?
Entou entre comprar essa placa no Brasil ou importar uma ASUS TUF 450 queria ter garantia aqui no Brasil e não ter que esperar tanto pra placa chegar, tenho alguma contra indicação nessa giga AORUS?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar