[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Olá pessoal
Estou a dias com um dilema aqui... alguém poderia confirmar se as B450 possuem suporte ao PCI Express 4.0 ?
pois estou tendo a seguinte leitura na minha placa mãe


Alguém saberia me orientar ?
 
Isso. Antes eu colocava no equilibrado (que é o padrão do windows) mas vi um video na internet mostrando que o equilibrado não era tão bom assim, agora eu uso o Alto desempenho quando vou jogar. Mas não noto diferença entre os dois em jogo. Deve ser coisa que só benchmark pega ou quem tem uma percepção muuuito boa a qualquer mudança de fps pequena no jogo.

Recomendo não alterar os planos de energia já existentes. Tenho a impressão que os planos que já existem, podem ter alguma configuração interna diferente e não acessível, pois já notei uma vez que criando um perfil novo customizado e copiando os valores dos planos já existentes, eu tinha um comportamento um pouco diferente do esperado do cpu.

Se quiser brincar com as opções de energia, recomendo criar um perfil novo ( a opção criar perfil fica do lado esquerdo da janela)

Sim, as vezes eu esqueço que deixo nesse 99%/100% e as vezes percebo quando vou iniciar o jogo, pois ele demora um pouco mais pra iniciar (tipo o Forza Horizon 5). Se eu saio da frente da tela ou me distraio com o celular, acabo nem percebendo e só noto (quando noto) quando tenho alguma queda de fps inesperada já em jogo. Mas isso pq tento sempre jogar acima dos 75fps todos os jogos...

Rapaz e desculpa a ignorância, como tu criou o atalho pras configs de energia?
 
Olá pessoal
Estou a dias com um dilema aqui... alguém poderia confirmar se as B450 possuem suporte ao PCI Express 4.0 ?
pois estou tendo a seguinte leitura na minha placa mãe


Alguém saberia me orientar ?


Não possui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal vi que saiu uma nova bios com o AGESA V2 PI 1.2.0.6b. Queria saber se vale a pena atualizar para essa versão?

Tem muita gente reclamando no reddit dessa AGESA, está pra sair ( alguns meses a 1.2.0.7 ) que promete consertar o bug do stuttering..
 
Olá pessoal
Estou a dias com um dilema aqui... alguém poderia confirmar se as B450 possuem suporte ao PCI Express 4.0 ?
pois estou tendo a seguinte leitura na minha placa mãe


Alguém saberia me orientar ?

PCI 3.0
 
Não possui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Tem muita gente reclamando no reddit dessa AGESA, está pra sair ( alguns meses a 1.2.0.7 ) que promete consertar o bug do stuttering..
Pelo que vi, parece q essa 1.2.0.6b é beta.
 
Rapaz e desculpa a ignorância, como tu criou o atalho pras configs de energia?
Eu criei um atalho simples na área de trabalho:
- Fui no painel de controle (o clássico do Windows, não o do win10);
- No canto superior direito muda para 'Exibir por: ícones grandes';
- Clica com o direito em 'Opções de Energia' e seleciona 'Criar Atalho'.

E agora acabei de instalar um Gadget (na verdade um app) para windows 10, que adiciona um icone ao lado do relógio na barra de tarefas, onde é possivel alterar entre os planos. Se chama PowerplanSwitcher, e pode ser instalado direto da loja do windows.
 
Minha X570-E tava em beta, mas já lançaram oficial essa semana, tudo liso.
eu instalei a agesa 1.2.0.6b ontem aqui na asus b550 tuf plus, a princípio parecia pior já que usando as mesmas configurações de antes pega 100 a 150mhz de clock a menos tanto em single como em multi, com isso perdi pontos em cinebench, cpu-z e demais testes somente de processador, em jogos parecia igual, porém agora eu consigo estabilizar a ram e if a 1933/3866mhz coisa que na agesa 1.2.0.3c era impossível não importa o que eu mexesse no vddg, vsoc e afins sempre dava erro de whea, agora estabilizou e ficou sem erro de whea, antes eu só conseguia 1900/3800mhz sim é pouca diferença então estou vendo o que compensa mais já que na nova eu perdi clock mas ganhei frequência interna

resumindo
na agesa 1.2.0.3c era if 1900mhz/3800mhz mas o processador em single e multi subindo 100 a 150mhz a mais

e na agesa 1.2.0.6b pega if 1933mhz/3866mhz e o processador subindo 100 a 150mhz a menos
 
Está valendo a pena pegar aquela X570S Aorus Elite AX? Ela tem algum problema crônico?

Parece que não se encontra muitos reviews e informação na internet pois lá fora as versões superiores tem uma diferença pequena de valor e acaba nem compensando a Elite. Aqui a diferença é quase 1k entre a Elite e as versões mais parrudas da Aorus! Ah, eu preciso de Wifi e a pela diferença de preço não compensa pedir uma placa no Aliexpress por causa do tempo longo de espera.

Vou comprar um 5800x e estou entre essa X570S e um B550 simples mesmo. Ignorando as features, qual B550 tem boa confiabilidade?

Eu quero rodar Linux como OS principal e usar Windows como VM, pra isso as X570 são recomendadas. Mas se a diferença entre a B550 e X570 for mais de 1k aí eu posso considerar ficar no mais simples.
 
Está valendo a pena pegar aquela X570S Aorus Elite AX? Ela tem algum problema crônico?

Parece que não se encontra muitos reviews e informação na internet pois lá fora as versões superiores tem uma diferença pequena de valor e acaba nem compensando a Elite. Aqui a diferença é quase 1k entre a Elite e as versões mais parrudas da Aorus! Ah, eu preciso de Wifi e a pela diferença de preço não compensa pedir uma placa no Aliexpress por causa do tempo longo de espera.

Vou comprar um 5800x e estou entre essa X570S e um B550 simples mesmo. Ignorando as features, qual B550 tem boa confiabilidade?

Eu quero rodar Linux como OS principal e usar Windows como VM, pra isso as X570 são recomendadas. Mas se a diferença entre a B550 e X570 for mais de 1k aí eu posso considerar ficar no mais simples.
Cara, desculpe minha ignorância mas, pq as x570 são recomendadas para esse caso de Linux como SO principal?
 
Cara, desculpe minha ignorância mas, pq as x570 são recomendadas para esse caso de Linux como SO principal?
É recomendada se for usar para rodar máquina virtual com VFIO pois elas tem boa divisão de grupos IOMMU e também tem mais grupos conectados direto à CPU, sem passar pelo chipset. Facilita no setup.
 
Está valendo a pena pegar aquela X570S Aorus Elite AX? Ela tem algum problema crônico?

Parece que não se encontra muitos reviews e informação na internet pois lá fora as versões superiores tem uma diferença pequena de valor e acaba nem compensando a Elite. Aqui a diferença é quase 1k entre a Elite e as versões mais parrudas da Aorus! Ah, eu preciso de Wifi e a pela diferença de preço não compensa pedir uma placa no Aliexpress por causa do tempo longo de espera.

Vou comprar um 5800x e estou entre essa X570S e um B550 simples mesmo. Ignorando as features, qual B550 tem boa confiabilidade?

Eu quero rodar Linux como OS principal e usar Windows como VM, pra isso as X570 são recomendadas. Mas se a diferença entre a B550 e X570 for mais de 1k aí eu posso considerar ficar no mais simples.
Tenho uma B550 steel legend em uso diário com Linux, porém não faço uso de pcie passthrough (somente vgpu que não precisa se importar com grupos de IOMMU)
 
a amd soltou a agesa 1.2.0.6c com suporte ao 5800x e melhorias de performance segundo o changelog, a msi já está atualizando nas placas delas

e descoberta nova falha de segurança nos ryzen, spectre v2

Na verdade é nova falha na Intel e na AMD.

E parece que a correções até agora derrubam a performance nas duas arquiteturas.

 
Chegou a b450m aorus, instalei ela no pc ontem, aparentemente tudo ok até o momento, memórias em 3000mhz, via xmp, o resto em stock, o 1600af está me servido bem assim. Não mexi em muita coisa na bios da placa, apenas ativei o xmp, o secure boot e desabilitei os leds, acho desnecessário aquilo.

Mas fui verificar as memos no cpu-z, na aba memory e está aparecendo isso aqui:



Os pentes estão instalados nos slots DDR4_2 e DDR4_1, que são recomendados para dual channel nessa placa mãe, de acordo com a própria fabricante. O dc está ativo, essas informações no cpu-z são normais?
 
Chegou a b450m aorus, instalei ela no pc ontem, aparentemente tudo ok até o momento, memórias em 3000mhz, via xmp, o resto em stock, o 1600af está me servido bem assim. Não mexi em muita coisa na bios da placa, apenas ativei o xmp, o secure boot e desabilitei os leds, acho desnecessário aquilo.

Mas fui verificar as memos no cpu-z, na aba memory e está aparecendo isso aqui:



Os pentes estão instalados nos slots DDR4_2 e DDR4_1, que são recomendados para dual channel nessa placa mãe, de acordo com a própria fabricante. O dc está ativo, essas informações no cpu-z são normais?
Tem 1 slot de espaço entre os pentes ?

Vazio - Pente - Vazio - Pente
 
Chegou a b450m aorus, instalei ela no pc ontem, aparentemente tudo ok até o momento, memórias em 3000mhz, via xmp, o resto em stock, o 1600af está me servido bem assim. Não mexi em muita coisa na bios da placa, apenas ativei o xmp, o secure boot e desabilitei os leds, acho desnecessário aquilo.

Mas fui verificar as memos no cpu-z, na aba memory e está aparecendo isso aqui:



Os pentes estão instalados nos slots DDR4_2 e DDR4_1, que são recomendados para dual channel nessa placa mãe, de acordo com a própria fabricante. O dc está ativo, essas informações no cpu-z são normais?
Tá se referindo aos 1500MHz do cpu-z? Se for isso, é pq ele reporta o clock real, que é metade da efetiva (DDR manda informação tanto na subida quanto na descida do clock, fazendo 2 sinais por pulso de clock). No seu caso, está a 3000MHz mesmo.
 
Tá se referindo aos 1500MHz do cpu-z? Se for isso, é pq ele reporta o clock real, que é metade da efetiva (DDR manda informação tanto na subida quanto na descida do clock, fazendo 2 sinais por pulso de clock). No seu caso, está a 3000MHz mesmo.
acho que ele se refere ali no campo Channel 2 x 64 ao invés de estar escrito Dual
 
Tem 1 slot de espaço entre os pentes ?

Vazio - Pente - Vazio - Pente

Isso, slot ao lado da cpu vazio, outro com pente, terceiro vazio e o último, ao lado do conector 24p com pente
acho que ele se refere ali no campo Channel 2 x 64 ao invés de estar escrito Dual
Isso mesmo, queria confirmar se o dual está ativo ou não. Na ab350m aparecia dual, mas nessa só aparece essa info, no hwinfo64 diz que o dual está ativo, será que tá mesmo?
 
Última edição:
Isso, slot ao lado da cpu vazio, outro com pente, terceiro vazio e o último, ao lado do conector 24p com pente

Isso mesmo, queria confirmar se o dual está ativo ou não. Na ab350m aparecia dual, mas nessa só aparece essa info, no hwinfo64 diz que o dual está ativo, será que tá mesmo?
Se no hwinfo aparece dual então acho q ta ok
 
Chegou a b450m aorus, instalei ela no pc ontem, aparentemente tudo ok até o momento, memórias em 3000mhz, via xmp, o resto em stock, o 1600af está me servido bem assim. Não mexi em muita coisa na bios da placa, apenas ativei o xmp, o secure boot e desabilitei os leds, acho desnecessário aquilo.

Mas fui verificar as memos no cpu-z, na aba memory e está aparecendo isso aqui:



Os pentes estão instalados nos slots DDR4_2 e DDR4_1, que são recomendados para dual channel nessa placa mãe, de acordo com a própria fabricante. O dc está ativo, essas informações no cpu-z são normais?

Tá se referindo aos 1500MHz do cpu-z? Se for isso, é pq ele reporta o clock real, que é metade da efetiva (DDR manda informação tanto na subida quanto na descida do clock, fazendo 2 sinais por pulso de clock). No seu caso, está a 3000MHz mesmo.

acho que ele se refere ali no campo Channel 2 x 64 ao invés de estar escrito Dual

Isso, slot ao lado da cpu vazio, outro com pente, terceiro vazio e o último, ao lado do conector 24p com pente

Isso mesmo, queria confirmar se o dual está ativo ou não. Na ab350m aparecia dual, mas nessa só aparece essa info, no hwinfo64 diz que o dual está ativo, será que tá mesmo?

É apenas a Versão do Cpu-Z.

Tenho uma versão mais antiga aqui (1.94) e em 'Channel #', ele exibe 'Dual';

Instalei a mesma versão do colega ali (2.00) e no lugar de 'Dual' ele mostra tb '2x64 bit'.
 
É apenas a Versão do Cpu-Z.

Tenho uma versão mais antiga aqui (1.94) e em 'Channel #', ele exibe 'Dual';

Instalei a mesma versão do colega ali (2.00) e no lugar de 'Dual' ele mostra tb '2x64 bit'.
Entendi, agora fiquei mais tranquilo ao saber dessa informação, obrigado amigo 👍
 
Entendi, agora fiquei mais tranquilo ao saber dessa informação, obrigado amigo 👍

Problema resolvido e no futuro quiser extrair mais um pouco das memórias e do 1600AF a gente ajuda.

A dica é usa o Ryzen Master para testar over no processador e as memórias eu acredito que 3200 MHZ elas chegam fácil com 1,35V e podendo deixar tudo em auto.
 
Problema resolvido e no futuro quiser extrair mais um pouco das memórias e do 1600AF a gente ajuda.

A dica é usa o Ryzen Master para testar over no processador e as memórias eu acredito que 3200 MHZ elas chegam fácil com 1,35V e podendo deixar tudo em auto.
Beleza, farei isso sim, mas passarei algum tempo usando ele no padrão, pra ver se a troca de placa mãe resolveu definitivamente meu problema. Caso sim, aí pretendo testar oc, principalmente no 1600af, ver se pelo menos ele fique estável em uns 3,8ghz. As memórias nos 3200 estaria muito bom caso segure nesse clock.

Agora tem algo que tenho uma dúvida, e por mais que eu pesquise não vi ninguém chegando em um consenso, que no caso é sobre os planos de energia do windows. Atualmente uso o instalado pelo driver de chipset, ryzen balanced, noto que esse plano customizado da amd é uma mistura do plano equilibrado/alto desempenho do windows 10. Troquei ele no momento pelo equilibrado, quero testar ele se mantém o sistema estável. Acho esse ryzen balanced muito agressivo no consumo, na maioria do tempo desnecessário, não vejo motivos em uma simples navegação na internet ele setar o clock da cpu sempre acima de 90%, só serve pra gerar mais calor.

O que percebi nas minhas pesquisas é que o plano "equilibrado" se mostrou a melhor escolha para quem tem cpu amd, pelo que vi ele consegue administrar bem o consumo entre cpu/gpu quando exigidos, consegue manter uma bom equilíbrio entre os dois e mantendo um consumo moderado. Vi testes em jogos em que ele se sai até melhor que o plano alto desempenho, principalmente nas mínimas, o framerate se mantém constante.

Vi que há jogos que o alto desempenho se sai melhor, mas no geral não havia motivos para não usar o modo equilibrado. Qual plano de energia vcs usam ou recomendam? Se eu tiver falado algo errado me desculpem, só quero entender mais sobre esse tema, até hoje não sei que plano de energia se sai melhor para amd, pra mim o plano que proporcionar estabilidade e segurança está de bom tamanho.
 
Beleza, farei isso sim, mas passarei algum tempo usando ele no padrão, pra ver se a troca de placa mãe resolveu definitivamente meu problema. Caso sim, aí pretendo testar oc, principalmente no 1600af, ver se pelo menos ele fique estável em uns 3,8ghz. As memórias nos 3200 estaria muito bom caso segure nesse clock.

Agora tem algo que tenho uma dúvida, e por mais que eu pesquise não vi ninguém chegando em um consenso, que no caso é sobre os planos de energia do windows. Atualmente uso o instalado pelo driver de chipset, ryzen balanced, noto que esse plano customizado da amd é uma mistura do plano equilibrado/alto desempenho do windows 10. Troquei ele no momento pelo equilibrado, quero testar ele se mantém o sistema estável. Acho esse ryzen balanced muito agressivo no consumo, na maioria do tempo desnecessário, não vejo motivos em uma simples navegação na internet ele setar o clock da cpu sempre acima de 90%, só serve pra gerar mais calor.

O que percebi nas minhas pesquisas é que o plano "equilibrado" se mostrou a melhor escolha para quem tem cpu amd, pelo que vi ele consegue administrar bem o consumo entre cpu/gpu quando exigidos, consegue manter uma bom equilíbrio entre os dois e mantendo um consumo moderado. Vi testes em jogos em que ele se sai até melhor que o plano alto desempenho, principalmente nas mínimas, o framerate se mantém constante.

Vi que há jogos que o alto desempenho se sai melhor, mas no geral não havia motivos para não usar o modo equilibrado. Qual plano de energia vcs usam ou recomendam? Se eu tiver falado algo errado me desculpem, só quero entender mais sobre esse tema, até hoje não sei que plano de energia se sai melhor para amd, pra mim o plano que proporcionar estabilidade e segurança está de bom tamanho.

Aqui eu deixo na BIOS o 2700 em 3750 MHZ e 1,0875V mas não fica nesse clock o tempo todo, o Cool&Quiet está funcional.

Não se preocupe, o consumo em atividades básicas será o mesmo ou até menor já que não haverá picos em single core.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo