Beleza, farei isso sim, mas passarei algum tempo usando ele no padrão, pra ver se a troca de placa mãe resolveu definitivamente meu problema. Caso sim, aí pretendo testar oc, principalmente no 1600af, ver se pelo menos ele fique estável em uns 3,8ghz. As memórias nos 3200 estaria muito bom caso segure nesse clock.
Agora tem algo que tenho uma dúvida, e por mais que eu pesquise não vi ninguém chegando em um consenso, que no caso é sobre os planos de energia do windows. Atualmente uso o instalado pelo driver de chipset, ryzen balanced, noto que esse plano customizado da amd é uma mistura do plano equilibrado/alto desempenho do windows 10. Troquei ele no momento pelo equilibrado, quero testar ele se mantém o sistema estável. Acho esse ryzen balanced muito agressivo no consumo, na maioria do tempo desnecessário, não vejo motivos em uma simples navegação na internet ele setar o clock da cpu sempre acima de 90%, só serve pra gerar mais calor.
O que percebi nas minhas pesquisas é que o plano "equilibrado" se mostrou a melhor escolha para quem tem cpu amd, pelo que vi ele consegue administrar bem o consumo entre cpu/gpu quando exigidos, consegue manter uma bom equilíbrio entre os dois e mantendo um consumo moderado. Vi testes em jogos em que ele se sai até melhor que o plano alto desempenho, principalmente nas mínimas, o framerate se mantém constante.
Vi que há jogos que o alto desempenho se sai melhor, mas no geral não havia motivos para não usar o modo equilibrado. Qual plano de energia vcs usam ou recomendam? Se eu tiver falado algo errado me desculpem, só quero entender mais sobre esse tema, até hoje não sei que plano de energia se sai melhor para amd, pra mim o plano que proporcionar estabilidade e segurança está de bom tamanho.