Isso é só rumor, não é nenhuma notícia oficial, tanto que o cara dessa matéria diz que não tem como confirmar essa informação.Imagina o B.O que não deu com esse CPU para eles terem que bloquear o OC
Isso é só rumor, não é nenhuma notícia oficial, tanto que o cara dessa matéria diz que não tem como confirmar essa informação.Imagina o B.O que não deu com esse CPU para eles terem que bloquear o OC
Você vai usar os núcleos extras pra trabalho ou jogo?Pessoal, minha fonte atual queimou e levou alguns componentes junto.
Com os modelos novos saindo agora em abril, vocês acham que ainda vale a pena investir num 5900x por R$2860?
O setup com um i7 12700 acabou saindo 1000 reais mais caro por causa da placa mãe e um cooler com suporte. Vi que um Fuma 2 daria conta do 5900x segundo o Gamer Nexus, então deu uma economizada com AMD.
Tenho intenção de segurar por uns 4~5 anos, assim como fiz com o setup que estava usando.
Como tenho certa urgencia, fico com receio de aguardar por um 5800X3d ou o 5700 e acabar chegando com preço de lançamento maior que as opções atuais.
Para ambos. Trabalho com programação então o tempo de compilação me parece que ajudaria bastante, segundo os benchmarks. Mas na prática não tenho tanta certezaVocê vai usar os núcleos extras pra trabalho ou jogo?
Se for jogo um 5600x já basta
Se o gasto vai te trazer melhorias no seu processo produtivo e, consequentemente, dinheiro, então faz sentido investir.Para ambos. Trabalho com programação então o tempo de compilação me parece que ajudaria bastante, segundo os benchmarks. Mas na prática não tenho tanta certeza
Nesse caso eu diria pra ir no 5900x sem pensar 2x.Para ambos. Trabalho com programação então o tempo de compilação me parece que ajudaria bastante, segundo os benchmarks. Mas na prática não tenho tanta certeza
Porque não pega uma placa mãe da MSI no BR? Tem 3 anos de garantia.Obrigado, pessoal!
Em suma, o setup acabou sendo esse:
Cooler: Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000 - R$ 376,38
Memória; Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16GB) 3600MHz DDR4 C18 Black - CMW32GX4M2D3600C18 - R$ 1.091,67
SSD: XPG Gammix S50 Lite, 1TB, M.2 2280, PCIe, Leituras: 3900MB/s, Gravações: 3200MB/s - AGAMMIXS50L-1T-C - R$ 808,37
Processador: AMD Ryzen 9 5900X, Cache 70MB, 3.7GHz (4.8GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000061WOF - R$ 2.860,35
Placa-Mãe: Asus ROG Strix B550-F Gaming II, AM4, ATX, DDR4, Wifi, Aura Sync RGB - 90MB19V0-M0EAY0 - R$ 1694,02
Total: R$ 6.830,79
Acho que poderia economizar pegando outra placa mãe, mas preciso de uma placa mãe wifi e dentro das opções, me pareceu a melhorzinha.
Pensei bastante em pegar uma MSI Mortar pelo Aliexpress, mas como tenho certa urgência e medo de precisar acionar a garantia, acabei voltando atrás.
Se tiverem alguma sugestão e quiserem compartilhar, fiquem a vontade. Estou a alguns dias pesquisando, mas sei que deve existir opções melhores.
Que massa cara, procurava algo assim, sem muito sacrifício, vou tentar sim. Meu setup é apenas para jogos, e mesmo eu morando em um lugar frio o processador as vezes bate mais que 80c isso com um Kraken X53. Vou testar e dou um feedback.Fiz um post mais detalhado aqui, mas resumindo, meu objetivo era baixar as temperaturas (altas por causa do consumo altíssimo do 5800x stock) sem perder performance single-core, e sabendo que ia perder um pouquinho de multi-core (não uso pra trabalho e a redução varia dependendo do valor que cada um usar e de software)
Entrei na bios e reduzi o PPT/TDC/EDC (em PBO Limits) stock de 142w/95a/140a pra 95w/60a/90a
Perda de 3,5%~ multi-core no CPU-Z e redução de 14c. Aplicando CO depois ficou equivalente aqui
Perda de 7%~ multi-core no R20 e redução de 20c. Aplicando CO ficou 5%~ de perda, com 110w + CO provavelmente vai ficar igual ou 1%~ de diferença pra stock 142w sem CO
Botei um teste no post também com 110w como referência, e dá pra usar qualquer valor, mesmo 120-125w já deve dar uma boa ajuda, eu só preciso de single-core mesmo então poderia reduzir até um pouco mais, mas as temps ficaram boas com 95w (picos de 65c com 31c ambiente, e 50c~ em jogos) aqui então não mexi mais, é coisa de reiniciar o PC, mudar os valores na bios e em 30 segundos tá feito, caso queira testar e ver como fica, ou caso não queira sacrificar nem 1% de multi-core, testar com 120w/90a/110a ou algo próximo disso e ver como fica
Eu pegaria um NVMe pelo ali, 1tb por ~500 reais ou 2tb por ~900 reais.Obrigado, pessoal!
Em suma, o setup acabou sendo esse:
Cooler: Scythe Fuma 2, AMD/Intel - SCFM-2000 - R$ 376,38
Memória; Corsair Vengeance RGB Pro 32GB (2x16GB) 3600MHz DDR4 C18 Black - CMW32GX4M2D3600C18 - R$ 1.091,67
SSD: XPG Gammix S50 Lite, 1TB, M.2 2280, PCIe, Leituras: 3900MB/s, Gravações: 3200MB/s - AGAMMIXS50L-1T-C - R$ 808,37
Processador: AMD Ryzen 9 5900X, Cache 70MB, 3.7GHz (4.8GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000061WOF - R$ 2.860,35
Placa-Mãe: Asus ROG Strix B550-F Gaming II, AM4, ATX, DDR4, Wifi, Aura Sync RGB - 90MB19V0-M0EAY0 - R$ 1694,02
Total: R$ 6.830,79
Acho que poderia economizar pegando outra placa mãe, mas preciso de uma placa mãe wifi e dentro das opções, me pareceu a melhorzinha.
Pensei bastante em pegar uma MSI Mortar pelo Aliexpress, mas como tenho certa urgência e medo de precisar acionar a garantia, acabei voltando atrás.
Se tiverem alguma sugestão e quiserem compartilhar, fiquem a vontade. Estou a alguns dias pesquisando, mas sei que deve existir opções melhores.
Eu também prefiro bem mais MSI a Asus, mas elas estão muito mais caras, coisa de 600 reais a maisPorque não pega uma placa mãe da MSI no BR? Tem 3 anos de garantia.
Tem razão, é uma coisa que eu me sentiria mais seguro de comprar lá. Eu cheguei a olhar rápido e o modelo equivalente de 1TB (S11 Pro/S40g) estava por 600/700 respectivamente direto na loja da Adata. Como estava próximo, acabei nem procurando pelo de 2TB. Mas vi aqui e tem mesmo o de 2TB por 900. Aí compensa bem mais mesmo.Eu pegaria um NVMe pelo ali, 1tb por ~500 reais ou 2tb por ~900 reais.
A placa mãe é bem boa, era uma das minhas opções, porém no momento que comprei tava em falta e acabei ficando com a steel legends mesmo.
Eu estou usando a F61CSe for esse ai nem precisa se preocupar, são links oficiais da própria Gigabyte que ela tirou do ar, diferente dos links que o Wccftech passa. O que de igual ambos têm é que são beta e por isso não há garantias de estabilidade, exceto os presentes no site dela, algumas placas já estão com o F60C para download normalmente (mas eles não citam o suporte ao Zen3). O que gostei foi, ao ler a thread do reddit, um usuário informou que apareceu uma opção "resizable BAR support", ou seja, existe a esperança da AMD liberar o SAM em placas-mãe PCIe 3.0 e/ou CPUs Zen2.
Cara se te fala que mesmo desabilitando o Security Device, não desativa o fTPM, mantém em "firmware fTPM" não muda pra "discrete fTPM". Reinicio e sempre volta.vc tem que desativar o security device, só assim vai desativar o tpm, fica em outro menu da bios, estou a caminho do trabalho senão veria pra vc, mas vc vai achar a opção
se não me engano ao desativar o security device ele continua sim ali como firmware ftpm mas está desativada a função sim, vou ver hj ao chegar em casa e te falo, mas acho sim que fica ali embora não esteja ativo maisCara se te fala que mesmo desabilitando o Security Device, não desativa o fTPM, mantém em "firmware fTPM" não muda pra "discrete fTPM". Reinicio e sempre volta.
Eu deixei um atalho das 'Opções de Energia' na area de trabalho... quando entro em algum jogo, coloco alto desempenho. Quando saio do jogo, coloco economia, ou personalizado. Fiz um personalizado, que basicamente é o estado de desempenho máximo com o estado de desempenho minimo setado em 99%. Isso faz o meu 5600x ficar travado no clock base dele de 3600mhz. Da pra deixar o perfil padrão dele de economia de energia, mas fica num clock muito menor, e em 3600mhz ele já não gira o cooler o tempo todo (e não sinto nenhuma grande perca de desempenho dentro do windows)Gente, tenho um Ryzen 5 3600 e a temperatura dele é bem boa, o que me incomoda é que toda hora o cooler dele fica acelerando e faz um ruído instável chatinho.
Isso em uso convencional, navegação e etc, quando tá em jogo ele acelera e fica.
Se o pc tá em modo de economia de energia ele faz menos.
Tem como deixar ele mais light em uso fora de games?
Eu deixei um atalho das 'Opções de Energia' na area de trabalho... quando entro em algum jogo, coloco alto desempenho. Quando saio do jogo, coloco economia, ou personalizado. Fiz um personalizado, que basicamente é o estado de desempenho máximo com o estado de desempenho minimo setado em 99%. Isso faz o meu 5600x ficar travado no clock base dele de 3600mhz. Da pra deixar o perfil padrão dele de economia de energia, mas fica num clock muito menor, e em 3600mhz ele já não gira o cooler o tempo todo (e não sinto nenhuma grande perca de desempenho dentro do windows)
Só o mínimo? Ou deixou o máximo em 99% tbm?Eu deixei um atalho das 'Opções de Energia' na area de trabalho... quando entro em algum jogo, coloco alto desempenho. Quando saio do jogo, coloco economia, ou personalizado. Fiz um personalizado, que basicamente é o estado de desempenho máximo com o estado de desempenho minimo setado em 99%. Isso faz o meu 5600x ficar travado no clock base dele de 3600mhz. Da pra deixar o perfil padrão dele de economia de energia, mas fica num clock muito menor, e em 3600mhz ele já não gira o cooler o tempo todo (e não sinto nenhuma grande perca de desempenho dentro do windows)
Sim, isso é no windows mesmo, nas opções de energia (só digitar na barra de busca do lado do iniciar, caso não ache)Interessante, faz dentro do windows mesmo?
Sim, só o minimo. É bem zoado esses "ajustes" dentro do windows nos Ryzens... Se deixo o Estado de desempenho máximo em 100%, e o minimo em 99%, ele fica travado no clock base (3.6GHz) e só sobe disso se eu rodar uma aplicação pesada (tipo um stress test ou um cinebench). Dentro do windows, fazendo as tarefas do dia-a-dia, como navegar na internet, ele fica travado nos 3.6GHz e não fica dando aqueles picos de clock e temperatura por fazer qualquer coisinha (tipo, abrir o navegador, ou mesmo ficar apenas mexendo o mouse bem rápido). Mesmo em jogos ele fica em 3.6GHz, dando uns picos as vezes em clocks maiores. Isso mata o desempenho single core do processador, mas pra fazer coisas básicas no windows, nem percebo. As vezes abro alguns jogos e nem lembro que deixei nesse plano personalizadoSó o mínimo? Ou deixou o máximo em 99% tbm?
Entendi. Aí pra jogar vc coloca o plano normal, sem alteração?Sim, isso é no windows mesmo, nas opções de energia (só digitar na barra de busca do lado do iniciar, caso não ache)
Sim, só o minimo. É bem zoado esses "ajustes" dentro do windows nos Ryzens... Se deixo o Estado de desempenho máximo em 100%, e o minimo em 99%, ele fica travado no clock base (3.6GHz) e só sobe disso se eu rodar uma aplicação pesada (tipo um stress test ou um cinebench). Dentro do windows, fazendo as tarefas do dia-a-dia, como navegar na internet, ele fica travado nos 3.6GHz e não fica dando aqueles picos de clock e temperatura por fazer qualquer coisinha (tipo, abrir o navegador, ou mesmo ficar apenas mexendo o mouse bem rápido). Mesmo em jogos ele fica em 3.6GHz, dando uns picos as vezes em clocks maiores. Isso mata o desempenho single core do processador, mas pra fazer coisas básicas no windows, nem percebo. As vezes abro alguns jogos e nem lembro que deixei nesse plano personalizado.
Quanto menos % eu deixar o estado de desempenho mínimo, menor o clock no qual irá ficar "travado". Já mudando o estado máximo, eu lembro que fiz o teste, mas não lembro como o comportamento dele se altera (talvez limite o clock boost maximo...)
Isso. Antes eu colocava no equilibrado (que é o padrão do windows) mas vi um video na internet mostrando que o equilibrado não era tão bom assim, agora eu uso o Alto desempenho quando vou jogar. Mas não noto diferença entre os dois em jogo. Deve ser coisa que só benchmark pega ou quem tem uma percepção muuuito boa a qualquer mudança de fps pequena no jogo.Entendi. Aí pra jogar vc coloca o plano normal, sem alteração?
Sim, as vezes eu esqueço que deixo nesse 99%/100% e as vezes percebo quando vou iniciar o jogo, pois ele demora um pouco mais pra iniciar (tipo o Forza Horizon 5). Se eu saio da frente da tela ou me distraio com o celular, acabo nem percebendo e só noto (quando noto) quando tenho alguma queda de fps inesperada já em jogo. Mas isso pq tento sempre jogar acima dos 75fps todos os jogos...Aqui faço parecido, meu plano balanceado deixo 99-99% (3,7ghz~) e alto desempenho 100-100% (4,85ghz), o desempenho single-core cai uns 20% e as temp fica por volta de 40c com ele a 3,7ghz, maioria dos jogos ainda sobra performance (jogo em 60fps/60hz), geralmente deixo assim durante browsing/netflix e jogos leves porque faz 0 diferença
No meu caso onde eu mais vejo diferença são nos loadings (Lost Ark/Genshin) que sobe coisa de 1 segundo em média, se usasse fps destravado seria mais fácil ver a diferença mas aí depende do jogo também, não jogo nada competitivo que bata fps absurdo e os outros que tenho aqui são mais limitados por GPU que CPU