[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Do nada mesmo, não fiz nada, deixei tudo em stock mesmo ela só joga mmo.... Testei meu 3800X na placa dela deu boot, testei o 1700 dela na minha x570, a luz de CPU ficou vermelha, troquei memorias, placa de video e tudo e sem sinal mesmo.

Vou ficar de olho no 5500 mesmo valeu pela dica!
Acho q o 5500 não é uma boa escolha. Da uma olhada no vídeo do gamer nexus em relação ao 5500.

Acho q o 5500 não é uma boa escolha. Da uma olhada no vídeo do gamer nexus em relação ao 5500.

Para ele que já tem placa mãe etc..
Acho uma boa pedida... Agora se for comprar do zero não ...

Para ele que já tem placa mãe etc..
Acho uma boa pedida... Agora se for comprar do zero não ...
A falta de cachê do 5500 perde performance considerável em relação ao 5600 non x

O 5800x acho complicado, mas o 5900x acho que o gammaxx segura sim, eu testaria com ele antes de gastar mais grana.

Na verdade não vai fazer diferença, eles tem o mesmo TDP.

A questão é que a densidade térmica do 5800x é maior, são 8 núcleos ativos no ccd vs 6 núcleos.

Além de que o ccd do 5800x não é binado.

5900x tem 1 CCD com bin acima da média.

A questão é que a densidade térmica do 5800x é maior, são 8 núcleos ativos no ccd vs 6 núcleos.
Então, justamente por isso que os spikes de temperatura no 5800x seriam maiores. Apesar de terem o mesmo TDP, o comportamento das temps de ambas as CPUs seriam bem diferentes ao longo do tempo.

Na verdade não vai fazer diferença, eles tem o mesmo TDP.

Além de que o ccd do 5800x não é binado.

5900x tem 1 CCD com bin acima da média.
Você estava falando do problema com o teu curve optimizer. Aqui o meu melhor núcleo não passa de 0 no CO com LLC 3. O segundo melhor fica -10 e os demais -20.

Então, justamente por isso que os spikes de temperatura no 5800x seriam maiores. Apesar de terem o mesmo TDP, o comportamento das temps de ambas as CPUs seriam bem diferentes ao longo do tempo.

No caso do 5800x o gargalo está na transferência de calor entre o CCD e o IHS, um cooler melhor só vai ajudar até certo ponto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você estava falando do problema com o teu curve optimizer. Aqui o meu melhor núcleo não passa de 0 no CO com LLC 3. O segundo melhor fica -10 e os demais -20.

Desativei tudo aqui, já cansei de me estressar com isso.

Eu vou pular essas CPU 3D aí, quero migrar logo pros AM5 com grana suficiente para migrar pros DDR5 juntos também, junto com a minha 3060 TI vai ser maravilhoso.

Do nada mesmo, não fiz nada, deixei tudo em stock mesmo ela só joga mmo.... Testei meu 3800X na placa dela deu boot, testei o 1700 dela na minha x570, a luz de CPU ficou vermelha, troquei memorias, placa de video e tudo e sem sinal mesmo.

Vou ficar de olho no 5500 mesmo valeu pela dica!

Posso estar errado, mas acho que seria ideal testar a cpu dela em outra placa-mãe que não utilize chipset da série 500, porque essa não suporta a linha Ryzen 1000.

No caso do 5800x o gargalo está na transferência de calor entre o CCD e o IHS, um cooler melhor só vai ajudar até certo ponto.

Desativei tudo aqui, já cansei de me estressar com isso.
seu pc tem 4 módulos de DDR4? a IMC fica bem quente em overclock e mais instável se torna o sinal, dê uma olhada no BIOS e veja se há configuração para trabalhar em modo "normal" ou de "estabilidade", isso vai dificultar o overclock mas deixa o sistema muito estável. Evite configurações que digam trazer "performance" entre a memória RAM e o IMC. Seu cooler sendo um Corsair H150i PRO XT já deveria dar conta do recado.

eu aqui no intel não tive opção, a memória em modo performance faz o BCLK chegar a 150MHz em picos loucos tornando o sistema muito instável e até corrompendo o BIOS, graças a gigabyte ser bem incompetente nesse quesito de overclock. Mas usando a opção de estabilidade eu posso subir o BCLK com passos bem mais suaves e testar, se ficar estável, vou deixando. Também preciso que o equipamento funcione e, ainda que eu tenha bem menos opções de ajustes do que suas máquinas atualizadas, já fiz algumas manobras boas. E sobre temperatura, eu tenho de deixar as fracas ventoinhas do Assassin III no máximo o tempo todo

Posso estar errado, mas acho que seria ideal testar a cpu dela em outra placa-mãe que não utilize chipset da série 500, porque essa não suporta a linha Ryzen 1000.
Vou ver se consigo alguém que tenha uma B350 ou B450, mas o fato do meu 3800x ter dado boot e o dela nada de sinal, meio que da uma segurança que é o processador mesmo, eu também troquei a bateria da placa mãe antes de testar outras peças, usei minhas memorias (só 1 depois 2), até a placa de vídeo, mas mesmo assim não chegava a dar boot, só mantinha as ventoinhas do cooler e a gpu parava de girar também, tudo mantendo ligado.

Galera, o 1700 da minha esposa foi pro saco, considerando que eu só tenho R$1k pra gastar nesse momento vale a pena eu pegar o Ryzen 4500 mesmo? Não rola promoção de um 3600 nessa faixa de preço? Vi que não é um upgrade mas é a única coisa que cabe no bolso agora, ela ta usando uma B350M-Gaming 3, vi que tem suporte pelo site da Gigabyte se fizer update na bios
putz mais um ryzen morto, estou começando a ficar preocupado

putz mais um ryzen morto, estou começando a ficar preocupado
Olha foram quase 5 anos de funcionamento já que ela comprou poucos meses depois que lançou, quase chegou a pegar a próxima geração de memorias, não acho que seja muito pra se preocupar não...

Será meu up definitivo da plataforma, minha mobo lendária já recebeu suporte, vou usar mais 4 anos e troco lá por zen 6 ou intel da época.
ta na minha previsão uma VGA mais forte e esse CPU para 2023.
Aqui também fiz o up pro 5600. Já estava planejando pro ano que vem trocar o combo todo pra geração atual, mas como saiu BIOS suportando a galera do 5000, fiz o up sem dó saindo de um 1700.

Acho que vai ser a mobo que vou usar até estragar mesmo, ela já faz 5 anos e com o up da pra levar mais uns 3~4 anos.

Isso aconteceu comigo algumas vezes. Era overclock instável de memória.
Recomendo ficar um tempo (1~2 meses) usando o XMP original e ver se o problema persiste.
Infelizmente o problema voltou a ocorrer, porém agora está tudo stock na BIOS (usando XMP da memória).
Não sei mais o que fazer.

Toda vez que dá o BSOD a inicialização é corrompiada e eu preciso usar um pendrive para resolver (ao menos tem resolvido).

Estou quase formatando o PC, mas não acredito que irá resolver.

Infelizmente o problema voltou a ocorrer, porém agora está tudo stock na BIOS (usando XMP da memória).
Não sei mais o que fazer.

Toda vez que dá o BSOD a inicialização é corrompiada e eu preciso usar um pendrive para resolver (ao menos tem resolvido).

Estou quase formatando o PC, mas não acredito que irá resolver.
resolvi meu problema de instabilidade na memória somente depois de remover a bateria da placa-mãe para zerar bem o BIOS, isso no meu z97 da Intel. E as memórias setadas em modo de estabilidade. Ainda assim estou testando um overclock pelo BCLK e outros truques. Mas cada sistema se comporta de um jeito, BSOD pode ser memória ou processador em overclock ou com tensão abaixo do necessário em algum ponto. Se fez over nas memórias, verifique se a IMC está com boa tensão, pois, não adianta colocar mais tensão nos núcleos se eles já recebem o suficiente, vai apenas aquecer o sistema.

Olha foram quase 5 anos de funcionamento já que ela comprou poucos meses depois que lançou, quase chegou a pegar a próxima geração de memorias, não acho que seja muito pra se preocupar não...
sinceramente eu acho preocupante mesmo assim, processador é algo que nunca queimou na minha mão, vendi o meu antigo i7 com 7 anos de uso em overclock desde o primeiro dia e funcionando perfeitamente, estou com um i5 há 9 anos funcionando em um pc, tenho um core 2 quad de uns 11 anos tb funcionando, nunca morreu nenhum processador na minha mão

resolvi meu problema de instabilidade na memória somente depois de remover a bateria da placa-mãe para zerar bem o BIOS, isso no meu z97 da Intel. E as memórias setadas em modo de estabilidade. Ainda assim estou testando um overclock pelo BCLK e outros truques. Mas cada sistema se comporta de um jeito, BSOD pode ser memória ou processador em overclock ou com tensão abaixo do necessário em algum ponto. Se fez over nas memórias, verifique se a IMC está com boa tensão, pois, não adianta colocar mais tensão nos núcleos se eles já recebem o suficiente, vai apenas aquecer o sistema.
Ai que está, não estou usando over.
Eu estava com CPU Stock e Memórias a 3600 (OC) mas eu desativei o OC para ver se resolvia o problema e não resolveu.
Será que pode ser tensão baixa no CPU ? Mesmo rodando em stock ?

Pior que no evento do whindows não achei nada que não fosse um "desligamento inesperado".

O HWInfo me mostra o seguinte:
CPU Core Voltage (SVI2) -> Min 0.981 Max 1.525 AVG 1.177
CPU VID -> Min 0.988 Max 1.500 AVG 1.177

Se tiver alguma dica eu agradeço.

Vou ver se consigo alguém que tenha uma B350 ou B450, mas o fato do meu 3800x ter dado boot e o dela nada de sinal, meio que da uma segurança que é o processador mesmo, eu também troquei a bateria da placa mãe antes de testar outras peças, usei minhas memorias (só 1 depois 2), até a placa de vídeo, mas mesmo assim não chegava a dar boot, só mantinha as ventoinhas do cooler e a gpu parava de girar também, tudo mantendo ligado.

Tenta pois com a BIOS mais nova estão capando o suporte dos processadores mais antigos.

E aí pessoal... Tranquilo??? Finalmente aposentei meu 1800x que comprei depois de terem lançado o 3800X... Sim, sou atrasado...

Semana passada peguei um 5950x e queria algumas dicas... Colocando em stock ele fica com voltagem entre 0,996V e 1,020V... Se eu ativo o boost ele chega a ir a 1.4V (achei meio perigoso)... Alguém tem alguma dica aí pra deixar ele em um meio termo??? Tô usando em uma X470 AORUS GAMING 7 WIFI (rev. 1.1)...

Valeu...

E aí pessoal... Tranquilo??? Finalmente aposentei meu 1800x que comprei depois de terem lançado o 3800X... Sim, sou atrasado...

Semana passada peguei um 5950x e queria algumas dicas... Colocando em stock ele fica com voltagem entre 0,996V e 1,020V... Se eu ativo o boost ele chega a ir a 1.4V (achei meio perigoso)... Alguém tem alguma dica aí pra deixar ele em um meio termo??? Tô usando em uma X470 AORUS GAMING 7 WIFI (rev. 1.1)...

Valeu...

Padrão AMD.

Clock base é na faixa de 0.90v a 1.10v

Clock boost é até 1.50v

1.50v é seguro? Se for o boost normal ou PBO sim, uma vez que ele usa essas tensões somente para cargas leves/burst em poucos núcleos.

Para cargas sustentadas, pesadas e de vários núcleos as tensões não irão superar 1.30v.

Pessoal, alguém usa a linha G aí?

Abri mão de ter placa de vídeo por um tempo e comprei um Ryzen 5 5600G. Atualizei a bios para a última versão que dá suporte, já conferi se atualizou mesmo e tá tudo ok.
Só que instalei o 5600G e não deu vídeo. Minha placa - mãe só tem saída DVI e VGA. Testei na VGA primeiro e depois na DVI usando um adaptador para HDMI. Na VGA não deu nada. Na DVI com o adaptador chegou a dar vídeo. Fui abrir o site da AMD pra baixar o driver e a tela apagou. Agora não dá video de jeito nenhum. Reiniciei, tirei a bateria da placa-mãe, conferi se tá tudo bem conectado e até reconectei as memórias (além de testar com apenas 1 pente em slots diferentes). E nada dessa porcaria dar vídeo...
Acho que só falta comprar um cabo HDMI - DVI, mas não queria correr o risco de comprar e não funcionar.

Só pra constar, não teve erro algum na instalação do processador e a bios foi conferida.

Alguém tem uma ideia?

Pessoal, alguém usa a linha G aí?

Abri mão de ter placa de vídeo por um tempo e comprei um Ryzen 5 5600G. Atualizei a bios para a última versão que dá suporte, já conferi se atualizou mesmo e tá tudo ok.
Só que instalei o 5600G e não deu vídeo. Minha placa - mãe só tem saída DVI e VGA. Testei na VGA primeiro e depois na DVI usando um adaptador para HDMI. Na VGA não deu nada. Na DVI com o adaptador chegou a dar vídeo. Fui abrir o site da AMD pra baixar o driver e a tela apagou. Agora não dá video de jeito nenhum. Reiniciei, tirei a bateria da placa-mãe, conferi se tá tudo bem conectado e até reconectei as memórias (além de testar com apenas 1 pente em slots diferentes). E nada dessa porcaria dar vídeo...
Acho que só falta comprar um cabo HDMI - DVI, mas não queria correr o risco de comprar e não funcionar.

Só pra constar, não teve erro algum na instalação do processador e a bios foi conferida.

Alguém tem uma ideia?
Mas aquele conector ao lado da porta vga não é hdmi? É muito parecido, pelo menos nas imagens que vi sobre o modelo seu da assinatura.

Pois é, eu achando que o 5900x fosse ser mais quente que 5800x, engano meu, apesar de ser irrelevante a diferença, são entre 3~4º a menos.

Obs.: mesmo WC e pasta térmica (Z63 + MX-4)

Pois é, eu achando que o 5900x fosse ser mais quente que 5800x, engano meu, apesar de ser irrelevante a diferença, são entre 3~4º a menos.

Obs.: mesmo WC e pasta térmica (Z63 + MX-4)
Mesmo TDP, mais área para dissipar o calor. Por incrível que pareça os mais frios são os 5950x, pois além de terem área maior, são chips mais selecionados.

Users who are viewing this thread

Voltar