[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Como estou usando o 3700X "manco" (só funciona single-channel) até o 5900X chegar achei realmente muito curioso a diferença no uso em single vs dual-channel...
Mesmo com o pente tendo 16gb as operações ficaram mais lentas, enroscadas sei lá, tudo muito estranho, fora que de vez em nunca dá umas travadinhas.. é estranho...
Isso só reforça o que todos já sabem (ou deveriam saber), DUAL-CHANNEL SEMPRE!
[

Power Plan Switcher.
Tem na store da MS.
Não conhecia, vou testar ele aqui
né? podiam vender ele em um bundle que viesse o jogo e com a imagem do jogo na caixa, igual a intel fez com um modelo ks dela lá que botou os vingadores e o jogo novo deles
Podiam cobrar até mais caro como a Intel fez tb, ia vender com certeza
Como estou usando o 3700X "manco" (só funciona single-channel) até o 5900X chegar achei realmente muito curioso a diferença no uso em single vs dual-channel...
Mesmo com o pente tendo 16gb as operações ficaram mais lentas, enroscadas sei lá, tudo muito estranho, fora que de vez em nunca dá umas travadinhas.. é estranho...
Isso só reforça o que todos já sabem (ou deveriam saber), DUAL-CHANNEL SEMPRE!
[
É, já testei em single-channel e a diferença é perceptível mesmo

Dual-channel sempre mesmo!

To vendo que tem uma galera grande pegando 5600x, 5800x e 5900x no Ali.

Quem estiver saindo de um 3700x ou 3800x, por quanto estão pensando vender o processador? :haha:

Ai que está, não estou usando over.
Eu estava com CPU Stock e Memórias a 3600 (OC) mas eu desativei o OC para ver se resolvia o problema e não resolveu.
Será que pode ser tensão baixa no CPU ? Mesmo rodando em stock ?

Pior que no evento do whindows não achei nada que não fosse um "desligamento inesperado".

O HWInfo me mostra o seguinte:
CPU Core Voltage (SVI2) -> Min 0.981 Max 1.525 AVG 1.177
CPU VID -> Min 0.988 Max 1.500 AVG 1.177

Se tiver alguma dica eu agradeço.
Vc pode ter corrompido seu SO ou a própria BIOS, já tive casos que só resolvi flashando pra outra BIOS pra ''descorromper'', faça primeiro o procedimento da BIOS e se não resolver em último caso formate do zero. OC de memória quando a pessoa faz sem entender ou certificar estabilidade corrompe o SO silenciosamente.

Galera, to com um problema com o meu Ryzen 5600x e o Msi Afterburner. Quando abro para ele monitorar o uso durante os jogos fica aparecendo o uso do processador sempre entre 2~5% mas se eu abro o gerenciador de tarefas fica normal com o uso dependendo do jogo... 40%...60%... É mais um bug visual ou do sensor mesmo, os fps estão estáveis e uso de gpu sempre no máximo.

Chegou meu 5600X hoje, ontem ja atualizei a Bios da Placa mãe e hoje vou trocar o processador.

tenho que tomar algum cuidado ou só trocar mesmo agora? pasta termina em X?

Saiu review do 5800X3D no Games Nexus.

Chegou meu 5600X hoje, ontem ja atualizei a Bios da Placa mãe e hoje vou trocar o processador.

tenho que tomar algum cuidado ou só trocar mesmo agora? pasta termina em X?

É só trocar, já que a BIOS já foi atualizada.

Saiu o review do HWUnboxed

Bom, ele vem pra competir com o 12900KS... pela metade do preço! 😮

Alguém faz ideia do motivo dessa CPU ainda não ter aparecido nas lojas? Sei que o lançamento oficial é dia 20, mas as lojas costumam fazer pré-venda... será que esses CPUs serão escassos? 😮

Tem casos que passa de 20% de ganho. Um salto de geração somente colocando mais cache.

Fico pensando aqui que uma arquitetura nova como o Zen4 com mais IPC, memória DDR5 igual ao alder lake e esse 3D cache fará um estrago em jogos.:dog:

Olha foram quase 5 anos de funcionamento já que ela comprou poucos meses depois que lançou, quase chegou a pegar a próxima geração de memorias, não acho que seja muito pra se preocupar não...
Pega meu Ryzen 2600 .....To tirando ele hoje do PC, para colocar o 5600X...3 meses de uso...ainda sobra um troco

Agora é ficar no aguardo se o Hardware Unboxed pretende fazer aqueles testes com 30 jogos para ver se existe bons ganhos em outros jogos fora do padrão dos reviews.

Esses canais conceituados já fizeram review do 5700x?
Tô na estrada, chegando em casa vou dar uma pesquisada.

Esses canais conceituados já fizeram review do 5700x?
Tô na estrada, chegando em casa vou dar uma pesquisada.

É um 5800X com frequencias mais baixa vai valer a pena se a diferença de preço for grande.
Pra jogos ou pega 5600 ou 5800X3D, o 5600X ou 5800X só se pegar em promoção.

É um 5800X com frequencias mais baixa vai valer a pena se a diferença de preço for grande.
Pra jogos ou pega 5600 ou 5800X3D, o 5600X ou 5800X só se pegar em promoção.
Na verdade só de curiosidade mesmo, seria pensando em trocar o meu 3700X e depois só mudar quando ddr5 estiver compensando. Duro do 5800X é que eu teria que trocar o cooler, não sei o meu dá conta e sobre p 5600X, gostaria de continuar no 8/16, pq faço live pelo processador e me daria mais folga futuramente.

Na verdade só de curiosidade mesmo, seria pensando em trocar o meu 3700X e depois só mudar quando ddr5 estiver compensando. Duro do 5800X é que eu teria que trocar o cooler, não sei o meu dá conta e sobre p 5600X, gostaria de continuar no 8/16, pq faço live pelo processador e me daria mais folga futuramente.
Se você fizer ajuste do PBO no 5800x da pra manter o cooler atual, apenas vai ficar mais fraco em all cores.

Eu ajustei o meu pq o padrão do 5800x é insanidade de quente, nem faz sentido.

Mas aquele conector ao lado da porta vga não é hdmi? É muito parecido, pelo menos nas imagens que vi sobre o modelo seu da assinatura.

Rapaz, vergonha grande aqui. :haha: Quando tirei o PC do canto que está, eu vi melhor e tinha uma plaquinha obstruindo a entrada. Aí vi que era uma entrada HDMI mesmo. Puta merda viu. :facepalm:

O pior é que não adiantou nada. Esse lixo não deu vídeo do mesmo jeito.

Tentei trocar a entrada HDMI da TV e tentei voltar com a GT 730 fake de volta pra ver se dava vídeo e nada. Já tô achando que essa bios dessa Asrock é bugada e não suporta o 5600G coisa nenhuma, ainda que tenha iniciado 1 vez e dado tilt.

Comprei ela pra usar com um 2600X na época do lançamento e já fiz atualização de bios pra usar um 2200G (legal que foi tão rápido e por tão pouco tempo que nem tinha me lembrado na hora da entrada HDMI rs) e o 3600X que usava até 2 dias atrás. Aí atualizei novamente agora pra usar o 5600G.

Eu testei um tempo atrás 1080p60 x264 6000kbps medium e slow enquanto jogava com o 5800x a 95w e ficava nuns 66c de média aqui com 32c de temp ambiente, se fosse rodar stock provavelmente subiria uns 20-25c, o 5700x deve rodar na mesma temp do 5600x ou uns 5-7c mais frio que o meu aqui em 95w, e deve ser bem próximo do 3700x, então dependendo de como setar o 5800x o Gammaxx segura ainda, imagino que baixando de medium/slow deve dar uma boa aliviada na CPU também, não sei que settings você usa

Eu iria de 5800X3D + Fuma 2 no seu lugar. Upgrade bem considerável pra jogos.
Apesar que seu Gammaxx deve dar conta com undervolt.

Como disseram acima, daria pra pegar o 5800x ou o 3D e ir usando com o gammax mesmo. Se ver que tá dando thermal throttle, reduz um pouco os limites de TDP e vai levando até poder comprar um cooler novo.

Ou só fica com o 3700x mesmo, é uma ótima CPU e eu só troquei pq queria mais cores, juntar essa grana pra gastar em plataforma nova seria algo mais efetivo ao meu ver.

Tudo depende da urgência do upgrade. Plataforma DDR5 com preço razoável só em 12-18 meses.

A falta de cachê do 5500 perde performance considerável em relação ao 5600 non x
saindo de um r5 2600, qual vale mais a pena? um R5 5500, R5 5600 ou R5 5600G?

Obrigado pela opinião moçada. Na verdade é aquela coceirinha kkkkkk. DDR 5 pra mim só daqui uns 3 anos. E pensando bem, pra resolução que jogo, QHD, o 3700x deve segurar bem até lá. Mas vou monitorar o 5800x e o 3D tbm. Anunciar meu 3700x só pra dar aquela assuntada, caso haja interessado eu vendo e faço o up. 3 anos de uso e cooler box, tudo na caixa. Dá pra pedir uns 800 pilas?

Obrigado pela opinião moçada. Na verdade é aquela coceirinha kkkkkk. DDR 5 pra mim só daqui uns 3 anos. E pensando bem, pra resolução que jogo, QHD, o 3700x deve segurar bem até lá. Mas vou monitorar o 5800x e o 3D tbm. Anunciar meu 3700x só pra dar aquela assuntada, caso haja interessado eu vendo e faço o up. 3 anos de uso e cooler box, tudo na caixa. Dá pra pedir uns 800 pilas?
Um pouco mais talvez.

Users who are viewing this thread

Voltar