[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Navegação não muda nada, idem para usar slack, telegram e spotify. A diferença perceptível que tive foi que vídeos 4k deixaram de comer mais de 50% da CPU, e pra compilar projetos grandes.

A única coisa que me fez sair do FX foi a quantidade de memória máxima do sistema: estava com 28gb, um upgrade para 32gb que era o máximo da plataforma não me ia ser útil, e para pegar 64gb (oq tenho atualmente) precisei ir pra uma plataforma nova e peguei logo um 3700x. Posteriormente comecei a pegar mais projetos grandes onde precisava passar mais tempo compilando, aí pulei para um 5950x que apareceu em promo.

O que faz a diferença na experiência windows é o SSD e a quantidade mínima de RAM. O FX6300 é basicamente uma "CPU 3 cores com esteróides", para uso do sistema é mais que suficiente. Eu também com o 3900x não notei diferenças com meu antigo core i7 860 (4/8), core i7 3820QM (4/8) ou core i5 7200U (2/4).

Agora, pra jogos e atividades intensivas é um upgrade e tanto.
Exato, mas atividades intensas e jogos não são uso cotidiano kkkk

Até mesmo um chromebook atende bem para uso cotidiano, digo isso pq usava na faculdade por ser leve e a bateria durar bastante sem nenhuma bronca (menos quando enchia de abas e a ram ia pro buraco).

Gente eu até entendo essa teoria de que é o suficiente. Mas eu percebi diferença indo dum Ryzen 1600 pra um 3300X, sistema fica mais "snapier", instantâneo acho que seria um bom termo. Tudo funciona melhor, liga mais rápido, abre as coisas mais rápido, sei lá... Obviamente não é a mesma coisa que sair do HD pro SSD ou de um monitor 60hz pra um 144hz, mas é perceptível sim, sutil, mas perceptível
O meu boot ficou até mais lento na plataforma atual, provavelmente pela UEFI da minha mobo atual ser mais complexa que a BIOS da minha antiga AM3+. Como eu tinha bastante RAM e SSDs, então essa coisa de "snappy" não mudou absolutamente nada.

Eu senti uma puta diferença quando saí de um 2670QM pra um 3700X! Windows opera mais fluido, não demora para abrir janelas e principalmente carrega arquivos mais rápido enquanto são lindos pelo SSD ou HDD.

Fico me imaginando saindo do 3700X pra um 3950X ou 5950X. Seria fodástico.
Esqueci de falar que não uso windows, aí talvez fique uma merda mesmo :haha:

Bom acho que deu pra confirmar que é o processador mesmo, lembrei que tinha uma x470 parada, mesma coisa que acontecia na b350 de nem dar o "arranque" do cooler e sem sinal nenhum, acho que vou fazer um esforço e pegar o 3600 ou o 5600, ao menos a série 3000 sei que já dá boot na placa, o 5600 teria que fazer um update na BIOS ainda

As vezes esquecem que o PC é formado por um conjunto de peças e esse conjunto define como seu PC vai ser.
Comparando com carros, podemos dizer que podemos ser as montadoras de todas as marcas.
Podemos comprar uma carroceria de lamburguini (Gabinete Corsair), bancos de fusca (HD SATA), motor de ferrari (Ryzen 5980X4D) , tanque de combistível do celta (memória DDR4 2666) e instrumentos do golzinho chaleira (Radeon RX570).

Para Gamers que jogam em 4K...
Quem tem uma 3090TI precisa de pelo menos um Ryzen 3600.

Para Gamers que jogam em 1440p....
Quem tem uma 3090TI precisa de pelo menos um Ryzen 5800X

Para Gamers que jogam em 1080p...
Quem tem uma 3090TI precisa de um desses processadores 5800X3D ou 12900.

Agora...
Duvido que alguém tenha uma 3090TI e jogue em 1080p.
Na boa, esse processador 3D com ênfase em games é um coco e a Intel 12 Geração leva de boa qualquer zen 3 geração.

As vezes esquecem que o PC é formado por um conjunto de peças e esse conjunto define como seu PC vai ser.
Comparando com carros, podemos dizer que podemos ser as montadoras de todas as marcas.
Podemos comprar uma carroceria de lamburguini (Gabinete Corsair), bancos de fusca (HD SATA), motor de ferrari (Ryzen 5980X4D) , tanque de combistível do celta (memória DDR4 2666) e instrumentos do golzinho chaleira (Radeon RX570).

Para Gamers que jogam em 4K...
Quem tem uma 3090TI precisa de pelo menos um Ryzen 3600.

Para Gamers que jogam em 1440p....
Quem tem uma 3090TI precisa de pelo menos um Ryzen 5800X

Para Gamers que jogam em 1080p...
Quem tem uma 3090TI precisa de um desses processadores 5800X3D ou 12900.

Agora...
Duvido que alguém tenha uma 3090TI e jogue em 1080p.
Na boa, esse processador 3D com ênfase em games é um coco e a Intel 12 Geração leva de boa qualquer zen 3 geração.
Singela opinião de quem migrou de um R7 5800X para um i7 12700F: aqui aconteceu o contrário da sua colocação final. Em jogos não mudou quase nada em 1080p, quanto mais em resoluções superiores.
Acredito que meu conjunto sempre seja relativamente equilibrado pois uso SSD M.2 Corsair MP510, Memorias 3600 MHz CL16 e VGA passei de uma 1080 Ti para uma 3070.
(Todas alterações por motivos pessoais que não vem ao caso).

Última edição:
Singela opinião de quem migrou de um R7 5800X para um i7 12700F: aqui aconteceu o contrário da sua colocação final. Em jogos não mudou quase nada em 1080p, quanto mais em resoluções superiores.
Acredito que meu conjunto sempre seja relativamente equilibrado pois uso SSD M.2 Corsair MP510, Memorias 3600 MHz CL16 e VGA passei de uma 1080 Ti para uma 3070 (por motivos pessoais que não vem ao caso).
Você tinha um motor de BMW (5800X) e colocou um motor de Porshe (12700) e trocou seu painel de instrumentos de um Onix (1080ti) pra um de Kia Sportage (3070).

Sua diferença em games não vai chegar a 5%, já em tarefas de desempenho que não depende do painel de instrumentos, aqui sim, vc ficou bem mais forte (só que consome mais combustível), jogando deve ser até mais econômico.

Teste do 5800X3D com 40 jogos. Bela performance do cache 3D em vários jogos mas em muitos parece que o que ainda vale são clocks maiores.

Teste do 5800X3D com 40 jogos. Bela performance do cache 3D em vários jogos mas em muitos parece que o que ainda vale são clocks maiores.

isso mostra pq a AMD não mexeu nos preços dos Ryzen 5000, 2 gerações depois, Intel não superou AMD em tudo, e se teve esse ganho nessa arquitetura velha com ddr4, nem imagino como vai ser os Ryzen 7000.

Última edição:
Ryzen Master agora tem q opção de alterar o CO, inclusive com otimização automática para todos os cores ou individualmente.

n8VxMJU.jpg

Seria melhor usar o Ryzen master ou a bios ?
Ou quem sabe fazer testes no ryzen master , anotar os valores e depois tranferir pra bios ?

Ou quem sabe fazer testes no ryzen master , anotar os valores e depois tranferir pra bios ?
Acho que a melhor opção é sempre usar a bios, mas também da pra testar no ryzen master e depois transferir pra bios.

Ryzen Master agora tem q opção de alterar o CO, inclusive com otimização automática para todos os cores ou individualmente.

n8VxMJU.jpg
Nunca tinha mexido com PBO nem undervolt no meu Ryzen, mas com isso aí ficou fácil de mais testar. Só aguardar a 1 hora que a ferramenta leva pra otimizar e partir pro abraço. Aqui reduziu as temperaturas em quase 10 graus, com desempenho semelhante (talvez um pouquinho melhor até). Tenho um 5600x. Valeu pela dica!

Outra coisa, alguma ideia de quando vão soltar os 5800x3d pra vender? Tô ansioso pra ver o preço

Nunca tinha mexido com PBO nem undervolt no meu Ryzen, mas com isso aí ficou fácil de mais testar. Só aguardar a 1 hora que a ferramenta leva pra otimizar e partir pro abraço. Aqui reduziu as temperaturas em quase 10 graus, com desempenho semelhante (talvez um pouquinho melhor até). Tenho um 5600x. Valeu pela dica!
Seu 5600x estava stock antes? E como ficou depois de otimizar em questão de PPT/TDC/EDC no Ryzen Master e valores do Curve Optimizer? 10c é uma redução gigante pra um 5600x stock

Seu 5600x estava stock antes? E como ficou depois de otimizar em questão de PPT/TDC/EDC no Ryzen Master e valores do Curve Optimizer? 10c é uma redução gigante pra um 5600x stock
Tava stock. Não mexi em PPT/TDC/EDC, tá no modo automático. Só o curve optimizer que tá alterado. Tá assim aqui:

image.png

No AC Odyssey que bizarramente leva a CPU pra picos de 100% às vezes eu via temps máximas na faixa dos 68 °C. Agora o máximo que vi na última sessão foi 60 °C. Preciso testar em outros jogos pra ver

Outra coisa, alguma ideia de quando vão soltar os 5800x3d pra vender? Tô ansioso pra ver o preço
Pô, esse otimização automática é um must !
Ao invés daquele trabalho de formiguinha, deixa o programa fazer e me parece que ele faz bem feito.

Ontem eu testei com o modo OC automático e ficou bem legal, fazendo uma melhor pontuação no Cinebench R23 com a mesma temperatura da minha configuração antiga: PBO com CO - 25 all core. Depois eu vou testar o PBO do Ryzen Master com a otimização do CO pra ver o resultado se aproxima do OC auto com uma melhor temperatura.

n8VxMJU.jpg
Será que precisa estar com o ultimo agesa 1206b atualizado?

Estou ainda no 1203c, por acompanhar a comunidade de placa mãe Asus e reclamaram bastante que esse ultimo agesa 1206b alterou muito configurações de pbo, vcore, memoria ram e está muito instável do que usavam no agesa antigo.
Passei esse otimizador de CO e para mim deu todos os cores -30, sei que o núcleo preferido a -20 trava tudo e só clear cmos, ta estranho pra mim aqui.

Será que precisa estar com o ultimo agesa 1206b atualizado?

Estou ainda no 1203c, por acompanhar a comunidade de placa mãe Asus e reclamaram bastante que esse ultimo agesa 1206b alterou muito configurações de pbo, vcore, memoria ram e está muito instável do que usavam no agesa antigo.
Passei esse otimizador de CO e para mim deu todos os cores -30, sei que o núcleo preferido a -20 trava tudo e só clear cmos, ta estranho pra mim aqui.
Acredito que não, até porque a minha placa tá atualizado até o 1.2.0.5 e funcionou. Qq coisa faz uma nova instalação do RM pra ver se volta ao normal.

Uso PBO na BIOS e RyzenMaster via windows. Assim o PC não liga com o cooler lá em cima e se eu quiser performance single-core eu já tenho e para o uso cotidiano eu uso multi-bloqueado pelo RyzenMaster.

isso mostra pq a AMD não mexeu nos preços dos Ryzen 5000, 2 gerações depois, Intel não superou AMD em tudo, e se teve esse ganho nessa arquitetura velha com ddr4, nem imagino como vai ser os Ryzen 7000.
Na verdade é o contrário né? O Ryzen 5800X3D não superou o 12900k em tudo, e da mesma forma que antes os Ryzen 5000 não ganhavam dos 10900k e 11900k em todos jogos, já o 12900k ganhou dos Ryzen 5000 em todos jogos, aí veio o 3D e ganhou em alguns, espero que com o Ryzen 7000 a AMD consiga finalmente ter uma CPU que ganhe em todos jogos sem exceção da Intel.

Na verdade é o contrário né? O Ryzen 5800X3D não superou o 12900k em tudo, e da mesma forma que antes os Ryzen 5000 não ganhavam dos 10900k e 11900k em todos jogos, já o 12900k ganhou dos Ryzen 5000 em todos jogos, aí veio o 3D e ganhou em alguns, espero que com o Ryzen 7000 a AMD consiga finalmente ter uma CPU que ganhe em todos jogos sem exceção da Intel.
Quando a AMD lançar o 7000, a Intel lança a 13th Gen também...e a roda gira novamente.
Precisa sair dessa paranoia de achar que vai "vencer" em tudo.

Quando a AMD lançar o 7000, a Intel lança a 13th Gen também...e a roda gira novamente.
Precisa sair dessa paranoia de achar que vai "vencer" em tudo.
É pq a AMD nunca venceu a Intel em tudo (falando de performance em jogos) em nenhum Ryzen, só foi um adendo ao comentário do amigo ali, já a Intel sim com a 12th gen conseguiu vencer em tudo (até vir o 5800X3D obviamente e ficar esse meio termo novamente).

O 12900K por uma margem de erro é o melhor CPU para jogos, mas tem uns detalhes, como por exemplo: média de 1~2% mais performance pra 30% mais preço e 80% mais consumo. São números expressivos. E detalhe, suportado por uma B450. Se eu tivesse grana sobrando pra torrar em PC, cagando totalmente pra qualquer concepção de custo/benefício, possivelmente escolheria um 12700K/12900K com DDR5, porém o 5800X3D mesmo num timing ruim e com esse preço não muito atraente, não tem como não concordar que é um CPU incrível pra gaming. No mais, espero que fiquem se revezando eternamente em quem tem o melhor produto. A única briga saudável ao mundo é a da concorrência xD.

Última edição:
Galera, preciso de um help.

Eu tinha as Corsair Vengeance que só conseguia subir as memórias e não conseguia alterar os timmings, pois quando eu sempre tentava fazer qualquer alteração o computador não ligava e eu precisava dar um clear cmos. Então pensei que eram as memórias e deixei quieto. Como estou em processo de troca de peças pra fazer um up no meu e montar o pc para as crianças, comprei as Dominator da Corsair. Elas chegaram hoje, branquinhas, lindas ... aí fiz todo o processo no Thaiphoon com o Dram Calculator e pra minha surpresa aconteceu a mesma coisa, altero e não liga. Aumentei a voltagem das memórias até 1,4v e nada.

Enfim a minha duvida é: a minha placa mãe limita essas alterações?
Não é possível que o problema seja na memórias, acontecer isso comigo duas vezes.

Os parametros são esses:

wyuRRbb.png

Galera, preciso de um help.

Eu tinha as Corsair Vengeance que só conseguia subir as memórias e não conseguia alterar os timmings, pois quando eu sempre tentava fazer qualquer alteração o computador não ligava e eu precisava dar um clear cmos. Então pensei que eram as memórias e deixei quieto. Como estou em processo de troca de peças pra fazer um up no meu e montar o pc para as crianças, comprei as Dominator da Corsair. Elas chegaram hoje, branquinhas, lindas ... aí fiz todo o processo no Thaiphoon com o Dram Calculator e pra minha surpresa aconteceu a mesma coisa, altero e não liga. Aumentei a voltagem das memórias até 1,4v e nada.

Enfim a minha duvida é: a minha placa mãe limita essas alterações?
Não é possível que o problema seja na memórias, acontecer isso comigo duas vezes.

Os parametros são esses:

wyuRRbb.png
O controlador é no processador, muito relevante. Além disso, tem também a construção da Motherboard que tem alguma influencia. Quanta a alterar os timmings, não conseguir alterar pra menos, pode significar que eles já estão no limite pra esse conjunto. Se você puder alterar para mais (19) então pode ser pq já está no limite.

Users who are viewing this thread

Voltar