[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Galera, preciso de um help.

Eu tinha as Corsair Vengeance que só conseguia subir as memórias e não conseguia alterar os timmings, pois quando eu sempre tentava fazer qualquer alteração o computador não ligava e eu precisava dar um clear cmos. Então pensei que eram as memórias e deixei quieto. Como estou em processo de troca de peças pra fazer um up no meu e montar o pc para as crianças, comprei as Dominator da Corsair. Elas chegaram hoje, branquinhas, lindas ... aí fiz todo o processo no Thaiphoon com o Dram Calculator e pra minha surpresa aconteceu a mesma coisa, altero e não liga. Aumentei a voltagem das memórias até 1,4v e nada.

Enfim a minha duvida é: a minha placa mãe limita essas alterações?
Não é possível que o problema seja na memórias, acontecer isso comigo duas vezes.

Os parametros são esses:

wyuRRbb.png
Por mais tedioso que seja, tenta ir alterando 1 timing por vez, salvando e reiniciando o PC até descobrir qual é o culpado em não deixar dar boot. Lembro que quando fiz meu OC, o tRFC que complicava as coisas no meu caso. Tenho Hynix CJR

O controlador é no processador, muito relevante. Além disso, tem também a construção da Motherboard que tem alguma influencia. Quanta a alterar os timmings, não conseguir alterar pra menos, pode significar que eles já estão no limite pra esse conjunto. Se você puder alterar para mais (19) então pode ser pq já está no limite.

Essa imagem é onde eu quero chegar, a latência dela no XMP é 18-19-19-39.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por mais tedioso que seja, tenta ir alterando 1 timing por vez, salvando e reiniciando o PC até descobrir qual é o culpado em não deixar dar boot. Lembro que quando fiz meu OC, o tRFC que complicava as coisas no meu caso. Tenho Hynix CJR

É, tenho noção que fazer alterações em memória é um processo bem chato.

E pesquisando mais sobre, descobri essa sequencia no processo. Vou dar uma aprofundada.

1pmHYe7.jpg

Última edição:
Essa imagem é onde eu quero chegar, a latência dela no XMP é 18-19-19-39.
Sim, entendo. Mas nada é garantido, especialmente abaixo dos timmings do XMP. Por outro lado, acho que o pessoal vem recomendando deixar de usar o Dram calculator como referencia já faz um tempo.
Olhando o XMP e onde você quer chegar, acredito que você tem pouco a ganhar em desempenho no final das contas.

Galera, preciso de um help.

Eu tinha as Corsair Vengeance que só conseguia subir as memórias e não conseguia alterar os timmings, pois quando eu sempre tentava fazer qualquer alteração o computador não ligava e eu precisava dar um clear cmos. Então pensei que eram as memórias e deixei quieto. Como estou em processo de troca de peças pra fazer um up no meu e montar o pc para as crianças, comprei as Dominator da Corsair. Elas chegaram hoje, branquinhas, lindas ... aí fiz todo o processo no Thaiphoon com o Dram Calculator e pra minha surpresa aconteceu a mesma coisa, altero e não liga. Aumentei a voltagem das memórias até 1,4v e nada.

Enfim a minha duvida é: a minha placa mãe limita essas alterações?
Não é possível que o problema seja na memórias, acontecer isso comigo duas vezes.

Os parametros são esses:
Observando aqui os seus parametros vc podia tentar o seguinte :

Habilitar o gear down mode e dehabilitar o power down mode .

Tambem mudar o parametro de tempo de 1T para 2T so pra ver se consegue botar .

Última edição:
Na verdade é o contrário né? O Ryzen 5800X3D não superou o 12900k em tudo, e da mesma forma que antes os Ryzen 5000 não ganhavam dos 10900k e 11900k em todos jogos, já o 12900k ganhou dos Ryzen 5000 em todos jogos, aí veio o 3D e ganhou em alguns, espero que com o Ryzen 7000 a AMD consiga finalmente ter uma CPU que ganhe em todos jogos sem exceção da Intel.

Depois de 3 gerações a Intel consegue superar em alguns jogos.. consumindo horrores e esquentando horrores.. nossa, quanta preocupação pra AMD, fora o custo da placa mãe da Intel que é ridículo.

Acabei de pagar o pix na loja que explode do Ryzen 5700X. Paguei R$1806 (R$1757,40 da cpu + R$44,02 de frete + R$5 de doação, coração de manteiga). Diz a Biostar que suporta, minha MB é uma X370GT5 e já atualizei as duas BIOS dela, então agora é esperar chegar e seja o que Deus quiser :haha:
Usei o cupom 5EMERSONBR pra conseguir um descontinho.

Depois de 3 gerações a Intel consegue superar em alguns jogos.. consumindo horrores e esquentando horrores.. nossa, quanta preocupação pra AMD, fora o custo da placa mãe da Intel que é ridículo.
Mas o consumo e temperatura em jogos é ruim assim? Pelo que eu vi não tende a ser não, só em all-core quando deixa o boost comer solto, aí realmente o 5950x stock ganha em eficiência

jTC6mJw.png

qDsnaEH.png

Não mano, o 10900k e 11900k já ganhavam dos Ryzen 5000x (antes do 3D) em alguns jogos, com a chegada do 12900k passou a ganhar em todos, aí veio o 5800X3D e pegou uma porção (mas novamente não ganhou em todos).

relative-performance-games-1280-720.png

Mas o consumo e temperatura em jogos é ruim assim? Pelo que eu vi não tende a ser não, só em all-core quando deixa o boost comer solto, aí realmente o 5950x stock ganha em eficiência

A diferença de consumo é grande mesmo em jogos. E aquele 12900KS nem vale a pena citar, é algo totalmente sem sentido. Já o 12700K creio que a diferença é bem menor e inclusive ele deve até rodar mais frio que o X3D. Eu teria um fácil...tá mais barato que o X3D, a performance em jogos é quase igual e o desempenho MT é consideravelmente maior. Problema mesmo é o preço das placas-mãe, que pelo menos as boas, desanima demais.

Última edição:
A diferença de consumo é grande mesmo em jogos. E aquele 12900KS nem vale a pena citar, é algo totalmente sem sentido. Já o 12700K creio que a diferença é bem menor e inclusive ele deve até rodar mais frio que o X3D. Eu teria um fácil...tá mais barato que o X3D, a performance em jogos é pequena e o desempenho MT é consideravelmente maior.
Tinha visto bem poucos results de consumo em jogos, mas no que vi a diferença geralmente era mínima, aí foi bem maior mesmo, mas o que surpreendeu é o 5800x3D ficar com consumo na faixa de 50-65w só kkkkkk, ta no nível do 5600x senão melhor que ele que é bem bizarro, o 12600k/12700k deve dar uma melhorada boa em eficiência mesmo

E pensando em 5950x vs 12900k acho que pra multi o 12900k ganha na maioria das aplicações apesar de ter consumo/temp lá em cima comparando stock vs stock, mas talvez dê pra melhorar a eficiência limitando um pouco sem perder tanta performance, não sei como é essa questão nos intel, mas o 5950x se fizer OC ou mexer no PBO vai lá pros 250w também e o ganho de multi deve ser pouco acima dos 10%, eficiência vai pro ralo apesar de melhorar o desempenho, talvez os Intel só venham assim como padrão e dê pra fazer o caminho inverso?

A minha pergunta é : Se eu pegasse um sistema de refrigeração de um 5900X ou de um 5800x3d e colocasse ele num 12700K daria conta ? ou eu teria que gastar mais uns trocados comprando um sistema de refrigeração mais possante so pro 12700K conseguir se manter frio e competindo com o 5900X ?

Observando aqui os seus parametros vc podia tentar o seguinte :

Habilitar o gear down mode e dehabilitar o power down mode .

Tambem mudar o parametro de tempo de 1T para 2T so pra ver se consegue botar .
Obrigado pela dica. Vou anotar aqui e fazer o teste.
Não adianta, memória é trabalho de formiga mesmo e põe trabalho nisso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tinha visto bem poucos results de consumo em jogos, mas no que vi a diferença geralmente era mínima, aí foi bem maior mesmo, mas o que surpreendeu é o 5800x3D ficar com consumo na faixa de 50-65w só kkkkkk, ta no nível do 5600x senão melhor que ele que é bem bizarro, o 12600k/12700k deve dar uma melhorada boa em eficiência mesmo

E pensando em 5950x vs 12900k acho que pra multi o 12900k ganha na maioria das aplicações apesar de ter consumo/temp lá em cima comparando stock vs stock, mas talvez dê pra melhorar a eficiência limitando um pouco sem perder tanta performance, não sei como é essa questão nos intel, mas o 5950x se fizer OC ou mexer no PBO vai lá pros 250w também e o ganho de multi deve ser pouco acima dos 10%, eficiência vai pro ralo apesar de melhorar o desempenho, talvez os Intel só venham assim como padrão e dê pra fazer o caminho inverso?
Tô aqui pensando na temperatura que chega um processador cuspindo 250w ...
Coitado do meu WC de 240, não deve nem dar pro gasto.

E pensando em 5950x vs 12900k acho que pra multi o 12900k ganha na maioria das aplicações
Como o meu uso é principalmente pra multi, posso dizer que o 5950x ganha, mas por muito pouco (coisa de 5% na maioria dos casos, menos de 10% nos melhores casos).
Em single o 12900k é consideravelmente melhor, porém tem a questão de temperaturas e consumo como vc mesmo já falou.

Obrigado pela dica. Vou anotar aqui e fazer o teste.
Não adianta, memória é trabalho de formiga mesmo e põe trabalho nisso.
Sim infelismente muito trabalho porque um parametro mexe com todo resto , as vezes a gente precisa subir um parametro pra poder baixar o outro e vice versa

A minha pergunta é : Se eu pegasse um sistema de refrigeração de um 5900X ou de um 5800x3d e colocasse ele num 12700K daria conta ? ou eu teria que gastar mais uns trocados comprando um sistema de refrigeração mais possante so pro 12700K conseguir se manter frio e competindo com o 5900X ?
Vai depender do uso, mas acredito que segure.

jTC6mJw.png

qDsnaEH.png

Eu acho esse tipo de métrica meio inútil. Quando você bota no papel, dá uns 30w de diferença, o que é 3 centavos a cada 1KHw, isso contando o preço da energia de 1 real, que é bem caro diga-se de passagem.

Jogando todos os 52 finais de semana do ano, umas 8 horas por final de semana, dá uns 12 reais de diferença.

Acho que os "trocados a mais" vão aparecer no preço da placa-mãe Intel, infelizmente.
Os kits deles seriam bem mais interessantes se tivessem placas-mãe baratas que aguentassem o tranco de todos os CPUs.

• Triste
Reações: Zyt

A diferença de consumo é grande mesmo em jogos. E aquele 12900KS nem vale a pena citar, é algo totalmente sem sentido. Já o 12700K creio que a diferença é bem menor e inclusive ele deve até rodar mais frio que o X3D. Eu teria um fácil...tá mais barato que o X3D, a performance em jogos é quase igual e o desempenho MT é consideravelmente maior. Problema mesmo é o preço das placas-mãe, que pelo menos as boas, desanima demais.
Eu acho que hoje, se alguém tiver que comprar uma plataforma do zero, o 12700k é a escolha mais equilibrada pra jogos e trabalho, por uma questão de preço/consumo/performance.
O 12900k peca no preço e no consumo, oferecendo pouco a mais. O 5800X3D peca um pouco na consistência de performance, varia demais. Mas pra quem já tem a plataforma, é um upgrade e tanto, menos pra quem tem a quinta geração. Pra quem usa todos os 32 threads, o 5950x ainda é imbativel.

Bons tempos em que minha luz era só 1 real/kwh :fire:
Teve um mês que deu quase 1,50/kwh
Coloque painéis solares aí, aqui fiz isso e a conta caiu pra 1/3 do que vinha antes.

Coloque painéis solares aí, aqui fiz isso e a conta caiu pra 1/3 do que vinha antes.
Problema que painel solar custa 15k dependendo do lugar
Pagar conta no RJ aqui ta praticamente impossível, 600+ com 3 pessoas na casa e só usando pc depois das 20h e ar depois das 22 até 5:30

Como o meu uso é principalmente pra multi, posso dizer que o 5950x ganha, mas por muito pouco (coisa de 5% na maioria dos casos, menos de 10% nos melhores casos).
Em single o 12900k é consideravelmente melhor, porém tem a questão de temperaturas e consumo como vc mesmo já falou.
Pegando pelo HwUb, o 12900k ficou na frente no R23, Adobe photoshop/after effects e o 5950x em Blender, Corona e 7zip descompressão por exemplo, então parece variar o vencedor dependendo do software, além de alguns se darem melhor com DDR5, mas como esse não é meu uso entendo nada pra poder comentar sobre algo :haha:

Eu acho esse tipo de métrica meio inútil. Quando você bota no papel, dá uns 30w de diferença, o que é 3 centavos a cada 1KHw, isso contando o preço da energia de 1 real, que é bem caro diga-se de passagem.

Jogando todos os 52 finais de semana do ano, umas 8 horas por final de semana, dá uns 12 reais de diferença.
Sim, a diferença no consumo acaba sendo irrelevante mesmo, por isso comentei sobre o consumo em jogos dos Intel, não é porque o 12900k dá boost pra 250w em all-core que vai consumir tudo isso em jogos, assim como o 5800x/5900x/5950x não usam os 142w, agora quanto as temps dos 12th gen não sei como é em jogos, mas imagino que sejam bem tranquilas já que o consumo tende a ser baixo

O consumo acho que faz mais sentido comparar pra quem roda a 100% a maior parte do tempo, aí de 140w pra 250w é considerável, mas muita gente acaba subindo o 5950x pra aumentar produtividade também, aí vai da necessidade/prioridade de cada usuário, acho o 5950x incrível no quesito eficiência rodando stock, problema desses 250w as vezes nem é a energia mas a refrigeração também, mas nunca pesquisei sobre undervolt etc nos Intel atuais pra saber se dá pra ter um ganho grande de eficiência como é no 5800x (ovelha negra) por exemplo, aqui reduzindo de 142w pra 95w caiu 3% no CPU-Z multi e 7% no R20, o consumo até não importa tanto mas as temps caem 15-20c que é muita coisa

Sim, é uma métrica inútil em muitos casos se o objetivo é ver quanto vai gastar a mais, mas serve como um guia pra saber se você tá comprando algo com eficiência energética decente. Olha o caso do 12900KS, consome 2,5x mais que um X3D e não entrega 5% a mais (falando especificamente de jogos). Certamente não vai pesar no seu bolso ao ponto de decidir a compra com base nisso, mas eu duvido que você seguiria a mesma lógica e compraria uma placa que consome 2,5x mais que uma 3090 Ti e entrega 5% mais performance...

Problema que painel solar custa 15k dependendo do lugar
Pagar conta no RJ aqui ta praticamente impossível, 600+ com 3 pessoas na casa e só usando pc depois das 20h e ar depois das 22 até 5:30
Ontem chegou a minha conta do próximo mês, quase 600 contos mesmo.
Olha que aqui deu uma melhorada depois que coloquei um ar com motor inverter e quero fazer o mesmo com a geladeira, pois medi e a bicha faz quase 100 KHw por mês.
E pelo menos aquele extra de R$ 14,20 acabou.

O consumo acho que faz mais sentido comparar pra quem roda a 100% a maior parte do tempo, aí de 140w pra 250w é considerável, mas muita gente acaba subindo o 5950x pra aumentar produtividade também, aí vai da necessidade/prioridade de cada usuário, acho o 5950x incrível no quesito eficiência rodando stock, problema desses 250w as vezes nem é a energia mas a refrigeração também, mas nunca pesquisei sobre undervolt etc nos Intel atuais pra saber se dá pra ter um ganho grande de eficiência como é no 5800x (ovelha negra) por exemplo, aqui reduzindo de 142w pra 95w caiu 3% no CPU-Z multi e 7% no R20, o consumo até não importa tanto mas as temps caem 15-20c que é muita coisa
Essa é uma questão importante, o 5950x pode ser tranquilamente resfriado por um air cooler médio/bom, o 12900k desbloqueado faz chorar até um d15 da noctua. O 12900ks só com watercooler e olhe lá que pode precisar de um custom.

Users who are viewing this thread

Voltar