[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Eu ainda to em tela azul aqui sem saber o que fazer... Não sei se espero os Ryzen 7000, se pego o 5800x3d ou se pego o 5900x por R$1800

Top demais, fez uma excelente compra!!

Aqui eu já finalizei o meu setup com o 5800X. Além disso, falta somente uma fan pra trocar, pois estou substituindo as pretas da Cooler Master por brancas da Lian Li. Agora upgrade só mesmo a troca de gpu para uma da nova geração daqui a uns anos.

Vou colocar pra frente o meu 5600X e as memórias da Corsair, já que não vou mais montar o pc das crias pra assim pegar um Series X.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu 5800X já está disponível pra eu retirar nos Correios (eles não entregam no meu bairro). Amanhã chego de viagem do trampo e vou lá buscar. Achei bem rápido. Fiz o pedido dia 09/05 e chegou 24/05 em Campo Verde - MT, sem taxação.
O meu tá indo pra minha agência hoje, devo pegar hoje ainda ou amanhã. :yeah:

Pessoal
Uma dúvida a respeito da temperatura do Ryzen 7 5700x
Monitorando pelo AIDA o processador fica 65 graus e o cpu diodo bate as vezes 90 qual eu considero ?
Por exemplo , agora coloquei o RPCS3 e o cpu diodo tá marcando 75 e o processador 63

Pessoal
Uma dúvida a respeito da temperatura do Ryzen 7 5700x
Monitorando pelo AIDA o processador fica 65 graus e o cpu diodo bate as vezes 90 qual eu considero ?
Por exemplo , agora coloquei o RPCS3 e o cpu diodo tá marcando 75 e o processador 63
Provavelmente tu ta olhando a temperatura máxima que ele chegou e o primeiro ali da esquerda pra direita é a temperatura atual do processador.

Provavelmente tu ta olhando a temperatura máxima que ele chegou e o primeiro ali da esquerda pra direita é a temperatura atual do processador.
Então eu devo considerar a temperatura do processador e não do cpu Diodo?

O que peguei foi que um dizia que over de CPU da mais ganho que de ram
Eu já acho que depende do cenário da mais um ou outro

O mais importante é que o meu R9 5900X passou sem imposto, já saiu de Curitiba fazem 4 dias e já ta quase chegando haha
Hoje em dia vale mais um CPU com um IMC bom do que ser golden sample, o ganho de sair de 4.5 pra 4.7 ou 5.0 pra 5.2Ghz não chega nem perto de um OC de RAM, qualquer um aqui pode comprovar isso.

Segue relato de um gringo do OCnet a respeito do seu FPS no BF 2042 com e sem OC de RAM:

''Battlefield 2042 in 1080p with 3090 HOF 1000w bios.
4800xmp with my Dell 4800 ddr5 with 12900k @ 5400mhz all core. ~155 average and drops to ~130fps.

7000c30 max tweaked with the same sticks and same cpu speed @ 5400mhz all core.

~210fps average and drops to ~175fps
Edit: Looks like about 35% gain in fps ...''

Isso acontece tbm pra DDR4 e tanto faz se é Intel ou AMD, rode um benchmark em 1080p no low com sua CPU a 4.5 e depois rode a 4.7, se vc sair de 200fps pra 205fps é muito. A galera fala sem saber, sem testar, e ainda quer tirar sarro.

Última edição:
Hoje em dia vale mais um CPU com um IMC bom do que ser golden sample, o ganho de sair de 4.5 pra 4.7 ou 5.0 pra 5.2Ghz não chega nem perto de um OC de RAM, qualquer um aqui pode comprovar isso.

Segue relato de um gringo do OCnet a respeito do seu FPS no BF 2042 com e sem OC de RAM:

4800xmp with my Dell 4800 ddr5 with 12900k @ 5400mhz all core. ~155 average and drops to ~130fps.

Isso acontece tbm pra DDR4 e tanto faz se é Intel ou AMD, rode um benchmark em 1080p no low com sua CPU a 4.5 e depois rode a 4.7, se vc sair de 200fps pra 205fps é muito. A galera fala sem saber, sem testar, e ainda quer tirar sarro.
Pior que é bem isso mesmo. Fiz esse teste na prática, com o Ryzen 7 2700. Stock (@3.35Ghz) vs @4.00Ghz, se eu ganhei 5 FPS em AAA, e uns 10 FPS em competitivo foi muito. Agora sair de @2666Mhz CL16 para @3200Mhz mudou o PC da água pro vinho, tanto em FPS médio, quanto em estabilidade de frames.

Memória faz muita diferença nos Ryzen. Só de single rank para dual rank com mesmo clock já tem pequeno ganho entre 2 ~ 4%.

Voltando pras news sobre os novos Ryzen, tem mais infos além do que foi mostrado no keynote:

- o IF vai rodar 1:1, só não foi especificado até que frequência
- os 170W (vs 142W) servem para garantir mais clock em multithread
- no jogo basicamente todos os threads ficaram em 5.2GHz, com vários atingindo 5.5GHz

- os preços das placas será bem próximo do que temos hoje com as x570S, mesmo tendo o x670E (no caso da Gigabyte)

Memória faz muita diferença nos Ryzen. Só de single rank para dual rank com mesmo clock já tem pequeno ganho entre 2 ~ 4%.
Memórias dual rank são mais estáveis para os ryzen? Minhas memórias são single rank, nessa placa mãe b450 aorus m da gigabyte até que estão bem estáveis, diferente da ab350m anterior que utilizava, xmp ativo rodando em 3000mhz.

Memórias dual rank são mais estáveis para os ryzen? Minhas memórias são single rank, nessa placa mãe b450 aorus m da gigabyte até que estão bem estáveis, diferente da ab350m anterior que utilizava, xmp ativo rodando em 3000mhz.
single rank é mais facil de subir em overclock

- os 170W (vs 142W) servem para garantir mais clock em multithread
Reforçando que os 170W são de PPT, e não TDP, então é um aumento de ~20% de consumo/calor.

É como o @Arris falou. Eu só acho dual rank mais viável porque também tem o fator diminishing returns. Além disso pra subir bem em over penso que só mesmo possível com B-die. Por isso pensando em custo benefício creio que um bom kit dual rank 3600 com timmings mais apertados seja o melhor caminho.

Senhores, bom dia

O processador de vocês em stock já teve um comportamento quanto o meu?

Estava usando clock fixo aqui, porém fui voltar tudo para stock por conta da tensão que minha fonte estava passando, até ai ok.
Sendo que meu 5600x chegava em 1.3 no máximo para conseguir o boost de 4650 (pbo desativado), agora ele ta batendo 1.38+ com pbo desativado também.

Será que é algum bug da steel legend?
Ja resetei a bios, mas ainda ta se comportando assim. A tensão deveria subir com pbo ativado né?

Normal 1.38v com tudo em stock. Pq não usa o PBO2. Testa o CO e vê se não cai a voltagem e ganha uns clocks a mais...

Meu 5800X da SZCPU Store comprado dia 09/mai chegou hoje e pela data parace ser um B2.

teJRlRg.jpg

Meu 5800X da SZCPU Store comprado dia 09/mai chegou hoje e pela data parace ser um B2.

teJRlRg.jpg
B2, com certeza. O meu tá desde terça nos Correios da minha cidade. Hoje vou lá buscar. Comprei dia 9 tbm =)
Acho que os novos agora são todos B2. B0 acho que só loja que vende usados.

AMD se corrige: confirma TDP de até 170 W para CPUs de desktop Ryzen 7000 e potência de pacote de até 230 W para soquete AM5.​

Hglq7ZK.png

AMD corrige sua CPU de desktop Ryzen 7000 e classificações de energia da plataforma AM5: até 170 W TDP e até 230 W de potência do pacote​

De acordo com os novos detalhes, a AMD está confirmando que os processadores Ryzen 7000 Desktop realmente têm um TDP de até 170W, apesar de outros representantes afirmarem que o TDP seria de 125W. Isso significa que a potência do pacote também aumentou com o soquete AM5 agora classificado para suportar até 230 W de potência específica do pacote. Isso é um aumento de 1,35x em relação ao TDP, que também foi o caso das CPUs Ryzen mais antigas da AMD no soquete AM4.

Para comparação, as CPUs AMD Ryzen 5000 Desktop apresentam um TDP máximo de 105 W e uma potência de pacote de até 142 W. Isso significa que as novas CPUs Ryzen 7000 Desktop virão com um aumento de 65 Watts no TDP e um aumento de 88W no limite máximo de potência do pacote. Agora, a declaração anterior divulgada por Robert Hallock durante a entrevista 'Full Nerd' da PCWorld também é verdadeira, mas apenas se usarmos um SKU Ryzen 7000 de 125W. Esses chips terão uma potência máxima de pacote de até 170W.

" A AMD gostaria de emitir uma correção para os limites de energia do soquete e TDP do próximo AMD Socket AM5. O AMD Socket AM5 suporta um TDP de até 170 W com um PPT de até 230 W. TDP*1,35 é o cálculo padrão para TDP v. PPT para soquetes AMD na era “Zen”, e o novo grupo TDP de 170W não é exceção (170*1,35=229,5).
"Este novo grupo de TDP permitirá um desempenho de computação consideravelmente maior para CPUs de alta contagem de núcleos em cargas de trabalho de computação pesadas, que ficarão ao lado dos grupos de TDP de 65W e 105W pelos quais Ryzen é conhecido hoje. recursos diretos do produto, e queremos aproveitar esta oportunidade para nos desculpar por nosso erro e qualquer confusão subsequente que possamos ter causado neste tópico." -- Representante da AMD para Tom's Hardware (ênfase adicionada)
Porta -voz da AMD via Tomshardware
Uma potência de pacote de 230 W aproxima o limite de energia das CPUs de desktop Ryzen 7000 da AMD e da plataforma de CPU AM5 da plataforma de CPU de desktop Intel Alder Lake-S de 12ª geração. O Intel Core i9-12900KS e Core i9-12900K têm um PL1 TDP de 125W e uma classificação PL2 (Maximum Turbo Power) de até 241 Watts. Aqui estão algumas fichas para comparação:

• AMD Ryzen 7000: CPU TDP de 170 W / potência do pacote de 230 W
  • AMD Ryzen 7000: CPU TDP de 125 W / potência do pacote de 170 W
  • AMD RYzen 5000: CPU TDP de 105 W / potência do pacote de 142 W
  • Intel Alder Lake-S: CPU PL1 de 125W / PL2 de 241W

7EYIjow.jpg

De acordo com a AMD, este é um aumento de cerca de 28W em relação ao limite de potência do pacote AM4 (PPT), que era de 142W, enquanto os processadores tinham um TDP de 105W. De acordo com a AMD, os fabricantes de placas-mãe agora poderão implantar mais características de energia premium em suas placas-mãe, o que deve permitir melhores oportunidades de overclock para entusiastas e overclockers.

Então, o que queremos esclarecer é que é um soquete de 170 Watts que, com a AMD, essa especificação é PPT (Package Power) para nós. Isso não significa que cada CPU vai até 170 Watts, mas é 30 (Watt) maior do que a tampa de alimentação do soquete AM4 que era de 142 (watts). E fizemos isso principalmente para melhorar o desempenho multi-thread, já que muitos dos chips de contagem de núcleos foram realmente retidos no desempenho geral da computação por uma energia de soquete relativamente modesta.
O outro ponto que eu quero fazer é que, ao aumentar a potência mínima exigida do soquete ou especificação mínima, você também aumenta a entrega de energia com cada placa-mãe construída para essa especificação, para obter características de energia mais robustas em todas as placas, o que estamos bastante empolgados. também, deve ser bom para pessoas que querem experimentar overclocking, pessoas que apreciam designs de placas premium.
Robert Hallock (diretor de marketing técnico da AMD)
A AMD já destacou que os processadores Ryzen 7000 começarão em 65W e vão além em seu mais recente roteiro da série Ryzen 7000 e podemos ver a segmentação em SKUs de 65W/105W/125W/170W. Quanto ao lançamento, as CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop serão lançadas neste outono, o que significa que o mais cedo que veremos os chips em ação é setembro de 2022.

nhhtnaQ.png

pessoal, é normal Ryzen 5950X funcionar acima dos 1.4v durante a jogatina?

Captura-de-tela-2022-05-26-131237.png

Normal 1.38v com tudo em stock. Pq não usa o PBO2. Testa o CO e vê se não cai a voltagem e ganha uns clocks a mais...
Mano, loucura
Antes não chegava a 1.30
Porém, entrentanto, todavia. Eu tirei meus sleeved porque tava tomando reboot aleatório e as tensões estavam batendo 11.400, todas elas.
Após retira-los, as tensões voltaram ao normal, em load 11.800 na mínima

Vou usar o CO depois, to tentando estabilizar minhas memórias para depois partir para o CO otimizado

Hynix CJR single é tenso para estabilizar.
To testando no TM5 com o profile do anta777 e depois vou partir para o occt

1234.jpg

Sem-t-tulo12341.jpg

B2, com certeza. O meu tá desde terça nos Correios da minha cidade. Hoje vou lá buscar. Comprei dia 9 tbm =)
Acho que os novos agora são todos B2. B0 acho que só loja que vende usados.
Acho que os 5900X ainda vem B0
Mas em breve confirmo isso se os correios forem legais comigo e entregar amanhã

Vi a foto de um entregue dia 22/05 lá na avaliação com data 2138
A partir de que semana pode ser B2?

Última edição:
Acho que os 5900X ainda vem B0
Mas em breve confirmo isso se os correios forem legais comigo e entregar amanhã

Vi a foto de um entregue dia 22/05 lá na avaliação com data 2138
A partir de que semana pode ser B2?
Segundo li no overclock.net a partir da semana 43 dependendo de onde foi fabricado:

If it's SUS or PGS, there's a good chance that 43rd week onwards is B2, especially for SUS. By 47th week onwards, it seems near guarenteed. If it's SUT.. it's a few weeks later. I haven't seen any explanation as to why, just that people have reported those results in this thread or others. Somewhere around the 50th week, it becomes B2. By the first week of 2022, it's definitely B2.

Se for SUS ou PGS, há uma boa chance de que a partir da 43ª semana seja B2, principalmente para o SUS. A partir da 47ª semana, parece quase garantido. Se for SUT .. é algumas semanas depois. Eu não vi nenhuma explicação sobre o porquê, apenas que as pessoas relataram esses resultados neste tópico ou em outros. Por volta da 50ª semana, torna-se B2. Na primeira semana de 2022, é definitivamente B2.

pessoal, é normal Ryzen 5950X funcionar acima dos 1.4v durante a jogatina?
Sim, 5800x/5900x/5950x todos batem por volta de 1,5v~ em single-thread onde pegam boost de >4,85ghz, sempre com corrente baixa, se botar 100% load vai ser o contrário, corrente mais alta e tensão mais baixa, assim como clocks menores

Usando de exemplo meu 5800x que reduzi o PPT/TDC/EDC e apliquei CO

1,3v~ e clocks em 4,4ghz - 5950~ pontos R20

KdCtPKO.png
1,09v~ e clocks em 4,2ghz - 5650~ pontos R20

sRIOTBK.png

Perda de 5% multi (de 4,4 pra 4,2ghz) nesse caso mas a tensão caiu 200mv~ em full load e as temps caíram 20c, mas single-thread ainda chega em 1,5v, única exceção acho que é o 5600x que tem boost de 4,65ghz e fica por volta de 1,3v no máx então provavelmente precisa dessa subida braba na tensão pra conseguir esses mhz extra mesmo, mas é seguro e as temps não devem ser um problema pela corrente baixa

Users who are viewing this thread

Voltar