[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Aproveitando que você tem uma placa mãe igual a minha, deixa eu te fazer uma pergunta pra saber se sua placa mãe tem o mesmo comportamento da minha.
Desde que tenho ela (Setembro 2019), quando ligo o pc no botão, não dá o post da Aorus nem acende os leds na hora, demora uns 3 a 5 segundos, mas sempre que eu reseto a bios ou volto para os padrões de fábrica ela inicia na hora, acende led e o post da Aorus com fast boot é lindo, tanto que no windows quando está assim o tempo de inicialização é de 6,5 segundos contra 10.6 segundos por exemplo. Mas depois de uns dias ela volta ao comportamento lento.

Já usei diversas bios e hoje estou com a bios f63 agesa 1.2.0.5 e mesmo assim fica com o post lento. A sua é assim tbm ? Grato.
Eae, não man a minha sempre se comportou normal, nunca tive esse problema, utilizava uma bios lá de 2019 e de uns meses pra cá atualizei pra mais recente.

Eae, não man a minha sempre se comportou normal, nunca tive esse problema, utilizava uma bios lá de 2019 e de uns meses pra cá atualizei pra mais recente.
Por curiosidade você pode ver e me falar ou mandar um print da aba inicialização do gerenciador de tarefas quanto tempo dá de inicialização ? Obrigado.

Por curiosidade você pode ver e me falar ou mandar um print da aba inicialização do gerenciador de tarefas quanto tempo dá de inicialização ? Obrigado.
P2BdmCa.png
isso?

Valeu mesmo amigo, obrigado pelo seu tempo ai pra ver essa parada pra mim.
O seu tá show e como deveria ser mesmo.
Até hoje não sei pq a minha acontece essa palhaçada, menos mal que não é nada grave ou problema, mas não deveria ser assim, rsrs.

Valeu mesmo amigo, obrigado pelo seu tempo ai pra ver essa parada pra mim.
O seu tá show e como deveria ser mesmo.
Até hoje não sei pq a minha acontece essa palhaçada, menos mal que não é nada grave ou problema, mas não deveria ser assim, rsrs.
tmj.

Como a b450m steel legend se comporta com o Ryzen 5900x? A kabum está com um preço bom e estou bem tentado a pegar.

Como a b450m steel legend se comporta com o Ryzen 5900x? A kabum está com um preço bom e estou bem tentado a pegar.
Não é indicada pro 5900X.

Eu tinha a ATX que na teoria era melhor e não arrisquei
Mudei de placa mãe pra garantir
Podia da certo? Podia... Não arrisquei dor de cabeça

Boa noite pessoal,

Surgiu a oportunidade de pegar um 5600 (não X) + B550M Aorus Elite + 4x8GB Asgard Bragi V3 Samsung B-Die. A princípio vou utilizar com uma 1060 6GB, de jogos, creio que as vezes um Flight Simulator, sem muitas pretensões de gráficos no máximo etc.

Minha preocupação é com o "equilíbrio" do conjunto, digamos assim. Vale a pena uma configuração dessa? Obrigado!

Pessoal pra evitar criar um topico resolvi perguntar aqui.

Recentemente eu fiz um upgrade no PC, pulando de um Xeon 1230 v2 (i7 3770 equivalente) pro Ryzen 5600, e eu queria saber quais sao as principais tecnologias que os Ryzen 5xxx possuem e tambem a plataforma DDR4.

Pois eu estou beeem desatualizado, fazem mais de 5 anos que nao leio e nao pesquiso nada sobre hardware, entao eu nao sei quais sao as novas tecnologias presentes no mercado, e eu gostaria de voltar a estudar e aprender um pouco sobre elas, so que nao sei por onde começar.

Boa noite pessoal,

Surgiu a oportunidade de pegar um 5600 (não X) + B550M Aorus Elite + 4x8GB Asgard Bragi V3 Samsung B-Die. A princípio vou utilizar com uma 1060 6GB, de jogos, creio que as vezes um Flight Simulator, sem muitas pretensões de gráficos no máximo etc.

Minha preocupação é com o "equilíbrio" do conjunto, digamos assim. Vale a pena uma configuração dessa? Obrigado!

Ta de boas ai o conjunto, sobra CPU pra uma VGA mais forte mas a 1060 de 6gb anda solta pra todo o poder dela com um 5600

Mas ele consome igual à esse teu 5800x, tu precisou fazer algum undervolt ou algo parecido?
Aqui o 5800X roda de boa em stock, nem tanto pelo air cooler, mas é mais saudável fazer o PBO2 e CO. Não sei se o 5900X consome exatamente igual, mas não é indicado pra B450M. O pessoal que manja pode te explicar melhor.

Mas ele consome igual à esse teu 5800x, tu precisou fazer algum undervolt ou algo parecido?
Um 5900X precisa de um VRM melhor
Se voltar aqui no forum ou procurar no youtube tu acha um vídeo do peperaio com uma B450m e um 5900X onde o 5900X cai pra 500mhz pq o VRM pediu arrego
Basicamente existem nível de VRM como mostra abaixo:

Uma B450 Steel legend é tier D e aguenta até 100A de corrente...
O recomendado é uma tier E pra cima que segura 125A ou mais

Chegou meu 5600X ontem...revisão B2.

Andei fuçando aqui e consegui estabilizar 4.65GHz allcore em 1.275...fiz 12105 pontos no Cinebench R23...fogo que a CPU em stress no Prime95 estava batendo quase 80 graus aí diminui para 4.40GHz em 1.10v...agora no R23 esta dando 11500 e no Prime as temperaturas não passam de 65.

Em relação ao IF aqui não sei se é por causa da CPU ou mobo mas não consigo passar de 1866(3733)MHZ...consigo subir minhas Ballistix e-die fácil para 3800MHz mas quando coloco o IF em 1900 nem vídeo o PC dá...já cansei de dar Clear CMOS...como vou ser obrigado a usar as memórias em 3733MHz para manter o IF em 1:1 vou dar uma refinada aqui nas Ballistix.

Por hora só mudei os valores primários e voltagem, coloquei 3733mhz e com o 5600x em 4.4GHz deu 58 de latência no AIDA...creio que com o 5600x em 4.65GHz e os outros timings refinados eu consiga abaixar para uns 55 ns.

Andei fuçando aqui e consegui estabilizar 4.65GHz allcore em 1.275...fiz 12105 pontos no Cinebench R23...fogo que a CPU em stress no Prime95 estava batendo quase 80 graus aí diminui para 4.40GHz em 1.10v...agora no R23 esta dando 11500 e no Prime as temperaturas não passam de 65.

Em relação ao IF aqui não sei se é por causa da CPU ou mobo mas não consigo passar de 1866(3733)MHZ...consigo subir minhas Ballistix e-die fácil para 3800MHz mas quando coloco o IF em 1900 nem vídeo o PC dá...já cansei de dar Clear CMOS...como vou ser obrigado a usar as memórias em 3733MHz para manter o IF em 1:1 vou dar uma refinada aqui nas Ballistix.

Por hora só mudei os valores primários e voltagem, coloquei 3733mhz e com o 5600x em 4.4GHz deu 58 de latência no AIDA...creio que com o 5600x em 4.65GHz e os outros timings refinados eu consiga abaixar para uns 55 ns.
Engraçado que parece padrão do 5600x bater quase 80 graus em 4600 ou 4650 com tensões beirando a 1.3
1.27 foi em full load? o setado na placa mãe foi quanto junto com LLC?

em 4.5 ele faz o mesmo trabalho de stock em questão de fps

Engraçado que parece padrão do 5600x bater quase 80 graus em 4600 ou 4650 com tensões beirando a 1.3

Sim...foi em full load...Prime95 small FFT...sobre o valores a minha placa não tem opção de LLC...mas com o vdrop durante o teste de stress a voltagem cai para 1.26v.

Testei aqui rapidamente 4.5GHz com 1.20v de vcore e as temperaturas passam de 70...sei que é safe mas tenho paranóia de temperaturas acima de 70 graus kkkk

Vou deixar em 4.4GHz mesmo até porque tenho uma RX580 que não faz nem cócegas no 5600x...estive até analisando deixar em 4.2GHz ou 4GHz para deixar a CPU fria.

Sim...foi em full load...Prime95 small FFT...sobre o valores a minha placa não tem opção de LLC...mas com o vdrop durante o teste de stress a voltagem cai para 1.26v.

Testei aqui rapidamente 4.5GHz com 1.20v de vcore e as temperaturas passam de 70...sei que é safe mas tenho paranóia de temperaturas acima de 70 graus kkkk

Vou deixar em 4.4GHz mesmo até porque tenho uma RX580 que não faz nem cócegas no 5600x...estive até analisando deixar em 4.2GHz ou 4GHz para deixar a CPU fria.

Eu uso um 5800X a 4GHZ no RyzenMaster e já da conta do recado.

Como referência:

3,80 GHZ com 1,0000V OK (Mem 3600 MHZ)
4,00 GHZ com 1,0075V OK (Mem 3600 MHZ)
4,20 GHZ com 1,1500V OK (Mem 3600 MHZ)
4,40 GHZ com 1,2000V OK (Mem 3600 MHZ)
4,60 GHZ com 1,2500V OK (Mem 3600 MHZ)

Eu vendi o meu Ryzen 2700 em 3 horas no ML, anuncio gratuito.

Eu salvo o meu anuncio nos favoristos.

Mas se eu pesquisar, também não acho normalmente.

OLX normalmente involve ser entrega diretamente, do jeito que a coisa anda, eu não curto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Anuncio gratuito, eu sempre faço isso.
Desculpa a pergunta, mas você vendeu por quanto o teu 2700?

Não faz mesmo trabalho quando o boost ta em 4.65hz, tanto em cs:go como warzone... outros jogos não testei.

Tem razão a rx 580 fica muito de boas com o 5600x!
ja pensei em deixar o meu em 4.4 mas não sei o quanto afetaria na performance nos games, não vi nenhum review com esse clock

O Prime95 estressa de forma anormal o processador, 80º é super de boa, em outros cenários com o r23 não deve chega nessa temperatura fora que a AMD informa temperatura máxima de até 90º

Pessoal, vou trocar a placa mãe pra uma B450.
Eu vi bastante elogios na ASROCK B450M Steel legend e também nessa Gigabyte Aorus B450M.
Faixa de preço entre 600~750.
Vale a pena qualquer uma das duas? Ou acrescentaria outra marca?

Users who are viewing this thread

Voltar