[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
E ai Blz, recebi o 5600X neste final de semana, aqui também ta rodando a 4650 e a diferença para o 3600 foi grande, no PUBG ficou muito suave os frames só que minha 1660 super não acompanha...O processador dorme:).
No CPUZ aparece essas informações: Stepping 2 e Revision VRM-B2
Acho que é a revisão B2 né, fiquei na dúvida por causa desse VRM?
Sim...é revisão 2.

Esse VRM provavelmente é a abreviatura do codinome Vermeer usado na série 5xxx(Zen 3) dos Ryzen.

Meu 5600x passou sem taxa pela receita hoje...agora é só esperar a boz vontade do Correios entregar...

Segundo li no overclock.net a partir da semana 43 dependendo de onde foi fabricado:
Chegou o meu 5900X
2136SUS
B0 pelo que li
Amanhã chego cedo em casa para montar

E ai Blz, recebi o 5600X neste final de semana, aqui também ta rodando a 4650 e a diferença para o 3600 foi grande, no PUBG ficou muito suave os frames só que minha 1660 super não acompanha...O processador dorme:).
No CPUZ aparece essas informações: Stepping 2 e Revision VRM-B2
Acho que é a revisão B2 né, fiquei na dúvida por causa desse VRM?
tenho o mesmo conjunto, só as temps que aumentaram um pouco mais

Chegou o meu 5900X
2136SUS
B0 pelo que li
Amanhã chego cedo em casa para montar

Confirmado B0
Teste de stress por 15 min só pra ver bateu 70 graus de máxima
Clock maximo de 4940mhz
Não parei ainda na bios, acabei de montar e esta tudo defalt hehe

Apenas mais um teste pra confirmar que a AMD cumpriu a promessa: plataforma AM4 com 5 anos de longevidade, quem comprou combo Ryzen de 1ª geração com mobo B350/X370 pode desfrutar da plena capacidade até mesmo do monstrinho R5800X3D:

Exatamente, aqui troquei meu 1700 por um 5600 mês passado. Roda perfeitamente bem na minha mobo. Este ano estava já para trocar todo o kit, mobo + processador, estava bem inclinado para pegar um 12º da intel. Mas com essa deixa acabei pegando o 5600 que irá me atender perfeitamente bem pelo próximos anos enquanto o DDR5 amadure e barateie.
Inclusive fiquei até surpreso que o SAM funcionou com minha 6600XT.

Exatamente, aqui troquei meu 1700 por um 5600 mês passado. Roda perfeitamente bem na minha mobo. Este ano estava já para trocar todo o kit, mobo + processador, estava bem inclinado para pegar um 12º da intel. Mas com essa deixa acabei pegando o 5600 que irá me atender perfeitamente bem pelo próximos anos enquanto o DDR5 amadure e barateie.
Inclusive fiquei até surpreso que o SAM funcionou com minha 6600XT.
O SAM funcionou com uma B350? Essa é nova pra mim, só tinha visto relatos dele rolar até com as B450. Se rolar nas B350 aí é mto win!

O SAM funcionou com uma B350? Essa é nova pra mim, só tinha visto relatos dele rolar até com as B450. Se rolar nas B350 aí é mto win!
Sim! na BIOS apareceu a opção de ativar e no painel AMD é exibido como ativo. Quando comprei o 5600 já sabia que ainda teria essa limitação, mas para meu espanto está funcional!

Pessoal, uma duvida: o quanto uma placa mãe influência numa alteração de infinity fabric?
Pergunto pois já estou no meu terceiro processador e não consigo subir um pouquinho que seja, nada. No 5600x chegou a bootar mas no 5800X nem liga! Aí eu queria entender se é puro azar ou a placa que não tá deixando ou se é eu que não estou fazendo direito.
Sempre altero o SoC para 1.15v e subo de 1800 para 1900 e sempre sem sucesso. =/

Sim! na BIOS apareceu a opção de ativar e no painel AMD é exibido como ativo. Quando comprei o 5600 já sabia que ainda teria essa limitação, mas para meu espanto está funcional!
E tem ganho com isso? fez testes?

Pessoal, uma duvida: o quanto uma placa mãe influência numa alteração de infinity fabric?
Pergunto pois já estou no meu terceiro processador e não consigo subir um pouquinho que seja, nada. No 5600x chegou a bootar mas no 5800X nem liga! Aí eu queria entender se é puro azar ou a placa que não tá deixando ou se é eu que não estou fazendo direito.
Sempre altero o SoC para 1.15v e subo de 1800 para 1900 e sempre sem sucesso. =/

Qual a frequencia da sua memoria?

Até onde sei sigo o seguinte:

Quando configurado de forma otimizada, a velocidade do clock desse Infinity Fabric normalmente é igual à frequência real do clock da memória ou metade da velocidade da memória relatada. Por exemplo, a uma velocidade de memória de 2933 MHz (frequência de clock de memória de 1467 MHz), a frequência do Infinity Fabric é configurado para 1467 MHz.

Fiz alguns... mas ganho significante mesmo foi apenas no AC Valhalla, que beira os 10 frames, que foi um jogo que desde o lançamento do SAM se destacava nos Gráficos da própria AMD. Nos demais jogos, alguns é nulo e outros 2~4 frames. Nada demais. Mas se algum momento sair algum jogo novo que tenha galho expressivo é interessante ter a tecnologia disponível.

Qual a frequencia da sua memoria?

Até onde sei sigo o seguinte:

Quando configurado de forma otimizada, a velocidade do clock desse Infinity Fabric normalmente é igual à frequência real do clock da memória ou metade da velocidade da memória relatada. Por exemplo, a uma velocidade de memória de 2933 MHz (frequência de clock de memória de 1467 MHz), a frequência do Infinity Fabric é configurado para 1467 MHz.

As memórias são 3600Mhz e eles sobem pra 3800Mhz tranquilamente, onde a questão mesmo é o IF.

As memórias são 3600Mhz e eles sobem pra 3800Mhz tranquilamente, onde a questão mesmo é o IF.
Entendi...
E no meio do caminho não funciona? 1850

Depois eu vou tentar subir aos pouquinhos mas confesso que fico frustrado por não conseguir subir pra 1900 com 3 processadores. Eu ou é a placa ou sou eu que não estou fazendo certo.

Enquanto isso tô aqui na batalha afinando as memórias.

7JxSkBr.jpg

Depois eu vou tentar subir aos pouquinhos mas confesso que fico frustrado por não conseguir subir pra 1900 com 3 processadores. Eu ou é a placa ou sou eu que não estou fazendo certo.

7JxSkBr.jpg

O cara ta espremendo o suco que der da CPU e memoria haha

É ontem eu acabei montando as 23:10 meu 5900X e a Asus Rog B550-F que eu ia montar hoje haha
Levei uns minutos pra tirar o 3700X com a B450 Steel legend e por o kit novo
Ta tudo no auto praticamente
Sei que agora vem o trabalho de entender tudo e setar
Principalmente o vcore que tava lá nos 1,40 e poucos volts

Comportamento normal, se não me engano nos Ryzen 3000 já era assim também, só vai chegar nos 1,5v em single-thread como jogos etc onde o boost passa dos 4,7-4,8ghz, all-core nunca vai chegar nem próximo disso, provavelmente vai ficar de 1,3v pra baixo

7JxSkBr.jpg
É assim que eu gosto
Espremer tudo o que dá do CPU
Pena que o 5600x perde toda eficiência no CO

Vamo aí apertando.
2022-05-31.png

O cara ta espremendo o suco que der da CPU e memoria haha

É ontem eu acabei montando as 23:10 meu 5900X e a Asus Rog B550-F que eu ia montar hoje haha
Levei uns minutos pra tirar o 3700X com a B450 Steel legend e por o kit novo
Ta tudo no auto praticamente

Cara, trabalheira da porr* fazer isso com as memórias. Muda, não boota, reseta bios e configura tudo novamente e assim vai. Mas agora q eu já comecei, vou até o final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamo aí apertando.
2022-05-31.png

Coisa linda !
Quem me dera chegar nesse nível, não chegaria mesmo até porque lá em casa são 4 pentes.
Quanto tá latência aí ? Se eu consegui baixar dos 60 eu já estou feliz.
Outra coisa, usar as memórias e, 1,5v são de boa?
Lá em casa eu testando com 1,45v.

Opa.
Latência preliminarmente tá batendo na casa dos 57.6ns. Preciso testar com mais afinco, mas tá faltando tempo. :damn:
1.5v pra b-die considero tranquilo, desde que eu mantenha elas resfriadas (e nesse frio agora, nem isso).

Coisa linda !
Quem me dera chegar nesse nível, não chegaria mesmo até porque lá em casa são 4 pentes.
Samsung B-Die geralmente vejo usarem tensões mais altas mesmo, Micron E-die vejo pouco mas acho que é tranquilo sim, acho que o que costumava melhorar com mais voltagem na E-die era o tCL, aqui eu usava 3800 CL16 no 3700x + B450M Steel Legend aí quando troquei CPU e Mobo não bootou de cara com 3800 e acabei reduzindo pra 3733 e mantive assim mesmo e nem vou me estressar mais porque é muito trabalho pra pouco/nenhum ganho com meu uso atual do PC, dei uma reduzida em alguns timings um tempinho atrás e está assim caso alguém tenha E-die também e queira usar de referência (estão longe de min-máx as memos)

Se ficar instável pra alguém talvez tentar subir o tRCDRD pra 20~, tRAS pra 38~ e tRC pra 60~ antes de reduzir

G3dHpEb.jpg

Opa.
Latência preliminarmente tá batendo na casa dos 57.6ns. Preciso testar com mais afinco, mas tá faltando tempo. :damn:
1.5v pra b-die considero tranquilo, desde que eu mantenha elas resfriadas (e nesse frio agora, nem isso).

A última q eu medi foi 63.Xns, então não tá tão ruim se tratando de 4 pentes de 8gb.

As minhas são Micron E-Die, não sei o limite mas pra não correr risco vou trabalhar dentro dos 1.45v.

Se ficar instável pra alguém talvez tentar subir o tRCDRD pra 20~, tRAS pra 38~ e tRC pra 60~ antes de reduzir

Aqui você diz pra começar os testes com esse valores ou > e para só assim reduzir os demais? Porque a minha lógica de testes é testando 1 a 1 sem uma ordem de valores específicas.

Na verdade eu tô me baseando nas configs dessa planilha, desse user que tem 4 pentes de 8gb com Micron E-die a 3600Mhz.

PecHEWl.jpg

Última edição:
Aqui você diz pra começar os testes com esse valores ou > e para só assim reduzir os demais? Porque a minha lógica de testes é testando 1 a 1 sem uma ordem de valores específicas.
Usando de base a mesma tabela e resultados de outros users, vi que não é raro algumas pessoas só conseguirem estabilizar com o tRCDRD/tRAS/tRC um pouco acima do meu (assim como outras usam um pouco menos até, e talvez eu até conseguisse reduzir um pouco mais), mas não é regra também, de resto os outros valores devem funcionar pra todos/quase todos porque meus timings não estão super apertados, e esse delta13c tem os resultados bem curiosos, se reparar acho que é o único CL14 e com 1,4v VDIMM ainda (tem o 110 também mas com 1,47v), fora os outros timings primários que são muito menores que todos os outros E-die da tabela

Comportamento normal, se não me engano nos Ryzen 3000 já era assim também, só vai chegar nos 1,5v em single-thread como jogos etc onde o boost passa dos 4,7-4,8ghz, all-core nunca vai chegar nem próximo disso, provavelmente vai ficar de 1,3v pra baixo

Ah sim, mas quero ver se com menos ele trabalha... o 3700X que eu tinha tava na casa dos 1.33 coisa assim

Cara, trabalheira da porr* fazer isso com as memórias. Muda, não boota, reseta bios e configura tudo novamente e assim vai. Mas agora q eu já comecei, vou até o final.

Coisa linda !

Olha eu até vou tentar algo acima dos 3200mhz aqui e ver o que da, mas já sei que as minhas memos são bem chata
Então nao tenho esperança e nem paciencia pra esse role de resetar varias vezes

Users who are viewing this thread

Voltar