[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Vou anotar esse valores pra testar depois.

Tomara que as memórias subam aí e aqui também. Pelo menos conseguir apertar elas, já que com o 5600x eu não consegui nada.

Bom, por enquanto memórias estáveis em 3800 CL16. Latência reduziu de 65,8 no 3700X pra 59,5 no 5800X.

eu estava pensando em fazer oc vi ccx0, ao fixar um vcore de 1.27v, percebi que ele fiz fixo mesmo em idle, isso seria ruim, pelo fato de ele nao descer para 1.1 e subir apenas em carga?
Não creio que seja ruim, mas bom dar uma pesquisada e ver qual o seu uso, se precisa de single-core deixar em OC fixo provavelmente vai dar uma diminuída na performance e melhorar o multi, mas se configurar com PBO2/CO etc deve melhorar ambos e ficaria dinâmico a voltagem/clock

Até que o Gammaxx 400 tá fazendo feio não haha, contando que aqui é bem calor e ser ar condicionado.
Sim, pra jogos no geral vai tranquilo, acho que a maior parte das reclamações de temperatura vem do povo rodando 100% stock e fazendo benchmarks e testes de stress (onde bateu 90c) mesmo sendo uma situação fictícia pra muita gente, e pra quem de fato usa pra trabalho e precisa de multi-core, reduzir de 142w pra 115-125w já ajuda muito e a perda de multi-core é beem sutil, no CPU-Z por exemplo ficou o mesmo score em 142w e 110w aqui, já no R20 caiu uns 3%~ então vai variar do uso/software, e pra quem precisar/quiser reduzir mais ainda as temps em load, tem sempre a opção de baixar um pouco mais o PBO Limits

Ah, e sobre os picos em browsing etc, jeito mais fácil acho que é trocar pelos planos do Windows mesmo, eu deixo o equilibrado em 99-99% (3,7ghz~) e o alto desempenho em 100-100% (4,85ghz)

Não creio que seja ruim, mas bom dar uma pesquisada e ver qual o seu uso, se precisa de single-core deixar em OC fixo provavelmente vai dar uma diminuída na performance e melhorar o multi, mas se configurar com PBO2/CO etc deve melhorar ambos e ficaria dinâmico a voltagem/clock

Sim, pra jogos no geral vai tranquilo, acho que a maior parte das reclamações de temperatura vem do povo rodando 100% stock e fazendo benchmarks e testes de stress (onde bateu 90c) mesmo sendo uma situação fictícia pra muita gente, e pra quem de fato usa pra trabalho e precisa de multi-core, reduzir de 142w pra 115-125w já ajuda muito e a perda de multi-core é beem sutil, no CPU-Z por exemplo ficou o mesmo score em 142w e 110w aqui, já no R20 caiu uns 3%~ então vai variar do uso/software, e pra quem precisar/quiser reduzir mais ainda as temps em load, tem sempre a opção de baixar um pouco mais o PBO Limits

Ah, e sobre os picos em browsing etc, jeito mais fácil acho que é trocar pelos planos do Windows mesmo, eu deixo o equilibrado em 99-99% (3,7ghz~) e o alto desempenho em 100-100% (4,85ghz)
Pois é, durante uso leve, como navegação, pacote office, etc, fiz esses esquema de 99-99% tbm, aí fica bem sussa. Pra jogos eu já uso AMD High Performance padrão.
Aqui tô rodando em 120/75/130. Por enquanto o máximo de temp. que vi batendo em jogo foi 74,8ºC no Warhammer 3. Por ser quente aqui e por ser o Gammaxx 400, acho bem aceitável. Quem sabe mais pra frente eu invista num Fuma 2, Mugen, AK620 ou até um WC de 240.

Última edição:
boa noite a todos, peguei um 5600x no alie, estou querendo subir as memorias de 3000mhz xpg gammix d10 com chip (adata hynix m-die 1 rank) para 3600mhz, a placa mãe é uma asrock b450 pro4, mas o Ryzen DRAM Calculator 1.7.3 só mostra até 3400mhz, diz que 3600mhz não é suportado, teria algum valor para conseguir subir esse chip a 3600mhz, ou é loteria?
o 5600x pretendo usar em stock mesmo, não manjo nada de PBO, grato a todos pelo help.

Olá pessoal, provavelmente no fim do ano vou trocar meu setup e tava querendo ir de 5600/5600x/5600g/5700g ainda não decidi desses ai
Só que eu estava assistindo um video do peperaio hardware e ele fala sobre a amd estar corrigindo em fabrica uns ryzen que possuem um problema que causa o erro "WHEA Logger event ID 18"
Dei uma pesquisada, e me parece que é algo relacionado a tensões.
Achei esse post https://forum.adrenaline.com.br/threads/dram-calculator-para-os-ryzen.646687/post-1075859769 que o marceloavf fala sobre os erros, mas ele está fazendo over, eu não quero fazer over em nada, vou usar tudo no padrão de fábrica (talvez nas memórias, pq o módulo é 3200mhz, não sei se precisa de over pra isso)

Eu pretendo comprar um ryzen, uma b550m tuf wifi e memórias ram (adata ou kingston) tudo no aliexpress.

Eu deveria ir de ryzen mesmo ou pegar intel 12° gen já que as placas mães lga1700 devem estar um pouco mais baratas?
Obrigado desde já

tava pensando em pegar essa aq:

Netac DDR4 3200MHz DRAM 16GB 2x8GB​

conhece ?
Tenho a Netac 3600 32GB, funcionam de boa no 5800X.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

boa noite a todos, peguei um 5600x no alie, estou querendo subir as memorias de 3000mhz xpg gammix d10 com chip (adata hynix m-die 1 rank) para 3600mhz, a placa mãe é uma asrock b450 pro4, mas o Ryzen DRAM Calculator 1.7.3 só mostra até 3400mhz, diz que 3600mhz não é suportado, teria algum valor para conseguir subir esse chip a 3600mhz, ou é loteria?
o 5600x pretendo usar em stock mesmo, não manjo nada de PBO, grato a todos pelo help.

Testa com 3200 e vai subindo, over nas memórias não é uma ciência exata.

Pergunta de leigo.. precision boost = pbo, oque seria o pbo 2.0?
nao achei nada na internet de configuração de pbo para meu cpu em minha placa mae, sempre que acho videos, menus com funções diferentes ou que nem existem na minha bios.

Amigo, você que é expert em 5800x me diz como tá a sua config de PBO hoje. E se com essa config tá usando CO ou não.

Pergunta de leigo.. precision boost = pbo, oque seria o pbo 2.0?
nao achei nada na internet de configuração de pbo para meu cpu em minha placa mae, sempre que acho videos, menus com funções diferentes ou que nem existem na minha bios.
PBO2 que digo é basicamente o Curve Optimizer, nunca parei pra ver se ele desbloqueia algo a mais que não tinha no PBO dos Ryzen 3000, na minha mobo da MSI pelo menos o PBO2 seria o Precision Boost Overdrive setado em Advanced

blnIsHP.jpg

Mas aí tem que saber qual é seu uso com o processador e seu objetivo, se quiser subir minimamente o single-thread pra jogos experimentaria com Max CPU Boost Clock Override e Curve Optimizer usando PBO Limits em Disabled (stock 142w/95a/140a) já que não deve precisar de mais que os limites stock nesse caso

Pra multi não sei qual o melhor método mas tem bastante info por aí do 5950x, tem bastante gente que só deixa o PBO Limits em enabled/motherboard e aplica o Curve Optimizer, outros testam PBO Limits manual, mas vai depender da sua refrigeração aí, quais temps considera aceitáveis etc, outra opção ao invés de seguir settings prontos seria abrir o Hwinfo/Ryzen Master, rodar os softwares que você usa aí (imagino que seja 5950x pra trabalho) e ver onde tá batendo 100% antes (PPT, TDC ou EDC), e ir subindo manualmente pra ver como altera a performance

Última edição:
Até agora tenho dúvida naquela parte de Load Line Calibatrion. Aqui por padrão fica em Auto (que parece ser o level 5), mas vi o 1Usmus recomendando level 2 pra Asrock.
EDIT: Achei esse vídeo do Peperaio, antigo, mas extremamente atual e muito bem explicado:

Última edição:
Amigo, você que é expert em 5800x me diz como tá a sua config de PBO hoje. E se com essa config tá usando CO ou não.
Aqui eu uso em 95w/60a/90a, CO em -5 no 2° melhor core, -14 no melhor e -19 no resto, mas não fui até o limite também, o 2º melhor core só estabilizou 100% em -5, os outros provavelmente dá pra ir mais longe mas não creio que vou ver ganhos significativos na prática então deixei quieto

E eu me importo apenas com o single-core aqui, só uso multi-core de fato quando faço encoding de vez em quando, mas em 95w me atende com muitíssima folga ainda, perco no máximo uns minutos por ano comparado com rodar ele em um valor mais alto então mantive em 95w mesmo, e também não testei aumentar o boost porque não acho que veria muita diferença entre 4,85-5,05ghz aqui

No CPU-Z fica em 670/6650 que é o mesmo de 100% stock praticamente (aumento single desprezível de 2%), e no R20 em 5700~ que é uns 4-5% abaixo dos 5950~ que tava fazendo 100% stock, aqui foi onde deu mais diferença com uma redução de 20c, em 95w tava estabilizando em 62c~ quando a temp ambiente estava 31c

PBO2 que digo é basicamente o Curve Optimizer, nunca parei pra ver se ele desbloqueia algo a mais que não tinha no PBO dos Ryzen 3000, na minha mobo da MSI pelo menos o PBO2 seria o Precision Boost Overdrive setado em Advanced

blnIsHP.jpg

Mas aí tem que saber qual é seu uso com o processador e seu objetivo, se quiser subir minimamente o single-thread pra jogos experimentaria com Max CPU Boost Clock Override e Curve Optimizer usando PBO Limits em Disabled (stock 142w/95a/140a) já que não deve precisar de mais que os limites stock nesse caso

Pra multi não sei qual o melhor método mas tem bastante info por aí do 5950x, tem bastante gente que só deixa o PBO Limits em enabled/motherboard e aplica o Curve Optimizer, outros testam PBO Limits manual, mas vai depender da sua refrigeração aí, quais temps considera aceitáveis etc, outra opção ao invés de seguir settings prontos seria abrir o Hwinfo/Ryzen Master, rodar os softwares que você usa aí (imagino que seja 5950x pra trabalho) e ver onde tá batendo 100% antes (PPT, TDC ou EDC), e ir subindo manualmente pra ver como altera a performance
obrigado pelas informações, emtão ppbo2 seria setar o curvebasicamente né..

Apenas mais um teste pra confirmar que a AMD cumpriu a promessa: plataforma AM4 com 5 anos de longevidade, quem comprou combo Ryzen de 1ª geração com mobo B350/X370 pode desfrutar da plena capacidade até mesmo do monstrinho R5800X3D:

Aqui eu atualizei a Bios da Asus B350 e instalei o 5600X
Já fiz stress, usei bastante sábado e domingo e não tive nada de instabilidade.
Temperatura com o deepcool gammax 400 ficou no stress por volta de 74~76 no stress.
Em jogos não passou de 66...Me assustou esse processador operar em 46.50...Sim, nunca tive processador que passasse de 4.0.
Agora deu dó da rtx 2070 super, testei alguns jogos e tá operando 100%, aumentou também o fps e a temperatura :fire:

Última edição:

E também é o 2° supercomputador mais eficiente do mundo, sendo que o primeiro também usa processadores AMD:

Galera, meu processador está com um comportamento estranho

To com clock fixo + tensão fixa com LLC level 1 na b450m steel legend

O hwinfo me reporta a tensão mínima vai a 0.8 bem aleatório
Isso é normal?

ps: estado de energia máxima

Outra coisa, não entendi porque a asrock ainda não soltou o novo agesa para a b450m steel legend
Tenho que ficar com esse tpm ativo e dando stuttering em alguns jogos, só consigo jogar cs com isso ativo

Última edição:
Apenas mais um teste pra confirmar que a AMD cumpriu a promessa: plataforma AM4 com 5 anos de longevidade, quem comprou combo Ryzen de 1ª geração com mobo B350/X370 pode desfrutar da plena capacidade até mesmo do monstrinho R5800X3D:

Cumpriu naquelas né...

Se não fosse a pressão dos Alder Lake, a AMD teria abandonado as b350/x370.
Não vamos esquecer também que, a principio, nem as B450/B470 teriam suporte ao ZEN3.

Se tem que ser grato a algo, diria que é à concorrência.

Cumpriu naquelas né...

Se não fosse a pressão dos Alder Lake, a AMD teria abandonado as b350/x370.
Não vamos esquecer também que, a principio, nem as B450/B470 teriam suporte ao ZEN3.

Se tem que ser grato a algo, diria que é à concorrência.
A mesma concorrência que ensinou a Intel que dá pra fazer CPU com mais do que 4 núcleos.

Mas não muda o fato que a AMD prometeu e no final cumpriu a promessa.

Boa tarde rapaziada, estou tento um problema, alguém pode me orientar por gentileza.

Um tempo atrás eu comprei um processador R5 2400G na Aliexpress, dia 14/04 eu recebi o processador, faltava chegar apenas a memoria ram que chegou dia 20/04.
Até ai tudo bem, montei o PC certinho, funcionando tudo ok, um certo tempo depois, dia 07/05, enquanto eu jogava dei um ALT + TAB pro discord, quando foi apertar pra voltar pro game ficou preto e travou a tela, assim desliguei pelo botao do gabinete, após ter feito isso o computador não ligou mais, apenas ligava tudo, todos os fans e leds mas não dava vídeo.
Levei em uma "assistencia" próximo de casa e o cara disse que fez todos os testes e que o defeito era na placa mãe, mandei para a garantia e fizeram a troca, chegou na ultima sexta feira uma nova placa mãe, fiz a montagem e o PC não ligou novamente continuou igual estava antes, levei no mesmo técnico e dessa vez ele condenou o processador.

Tem alguma chance de queimar o processador desse jeito ? pelo o que eu sei o processador é extremamente difícil de queimar.
E na AliExpress, pelo que eu li, só faz o reembolso até 15 dias a partir da confirmação de recebimento, alguém sabe de algum método de devolução para recuperar esse valor investido ?
:crycat:

Boa tarde rapaziada, estou tento um problema, alguém pode me orientar por gentileza.

Um tempo atrás eu comprei um processador R5 2400G na Aliexpress, dia 14/04 eu recebi o processador, faltava chegar apenas a memoria ram que chegou dia 20/04.
Até ai tudo bem, montei o PC certinho, funcionando tudo ok, um certo tempo depois, dia 07/05, enquanto eu jogava dei um ALT + TAB pro discord, quando foi apertar pra voltar pro game ficou preto e travou a tela, assim desliguei pelo botao do gabinete, após ter feito isso o computador não ligou mais, apenas ligava tudo, todos os fans e leds mas não dava vídeo.
Levei em uma "assistencia" próximo de casa e o cara disse que fez todos os testes e que o defeito era na placa mãe, mandei para a garantia e fizeram a troca, chegou na ultima sexta feira uma nova placa mãe, fiz a montagem e o PC não ligou novamente continuou igual estava antes, levei no mesmo técnico e dessa vez ele condenou o processador.

Tem alguma chance de queimar o processador desse jeito ? pelo o que eu sei o processador é extremamente difícil de queimar.
E na AliExpress, pelo que eu li, só faz o reembolso até 15 dias a partir da confirmação de recebimento, alguém sabe de algum método de devolução para recuperar esse valor investido ?
Algumas lojas do Ali dão 1 ano de garantia direto com eles. Veja se não é seu caso. Se for, entra em contato com o vendedor, explica tudo certinho e aciona a garantia dele.

Faz vídeo tentando ligar o processador em 2 placas diferentes e com diferentes memórias

Upa no youtube e manda para o revendedor, talvez eles te reembolsem

Aqui eu atualizei a Bios da Asus B350 e instalei o 5600X
Já fiz stress, usei bastante sábado e domingo e não tive nada de instabilidade.
Temperatura com o deepcool gammax 400 ficou no stress por volta de 74~76 no stress.
Em jogos não passou de 66...Me assustou esse processador operar em 46.50...Sim, nunca tive processador que passasse de 4.0.
Agora deu dó da rtx 2070 super, testei alguns jogos e tá operando 100%, aumentou também o fps e a temperatura :fire:
E ai Blz, recebi o 5600X neste final de semana, aqui também ta rodando a 4650 e a diferença para o 3600 foi grande, no PUBG ficou muito suave os frames só que minha 1660 super não acompanha...O processador dorme:).
No CPUZ aparece essas informações: Stepping 2 e Revision VRM-B2
Acho que é a revisão B2 né, fiquei na dúvida por causa desse VRM?

Users who are viewing this thread

Voltar