Boa pessoal, seguinte, recentemente eu comprei meu computador e de acordo com as especificações da minha MB e CPU eles tem compatibilidade testada de 3200mhz na memória ram mas nem isso consigo usar com o CL15 que ela promete por mais que seja em 3000. Fui tentando alguns testes nas minhas memórias e primeiro eu experimentei usar o D.O.C.P, como elas são 3000mhz, na BIOS estava 2666mhz então queria aumentar. Usando a configuração do D.O.C.P em 3000mhz fica tranquilo, jogo qualquer jogo sem crash ou travamento qualquer usando o sistema, tentei então aumentar para 3133 só que, o Windows sobe mas fica totalmente instável, as paginas do Google travam e se muitos serviços ficam abertos (incluindo abrir um jogo), da tela azul. Já com 3200 o Windows nem sobe, é tela azul direto.
um amigo meu me mostrou o DRAM Calculator e ai eu fui procurando o que colocar e cheguei nisso aqui:
eu não sei se está correto o que eu coloquei ali para fazer o cálculo, porém configurei na BIOS de acordo com o que mostra nos Recomendados acima.
Subiu normal a maquina, mexendo no Google tudo tranquilo, até fiz o teste do CPU-Z que subiu incríveis 150 pontos no Multi-Thread, mas ai com qualquer jogo que eu jogue crasha, testei valorant, lol, cs, e não da 3-4 minutos de jogo, fecha ou trava totalmente.
Tentei então colocar 3200 (timings no auto), abaixei apenas a tensão de 1.35 para 1.32) só que fica com essa triste diferença de latência (do lado direito do recomendado pelo Calc.)
em contrapartida ele já roda normalmente qualquer jogo, sem nenhum gargalo (pelo menos aparente).
teste de bench das diferentes configs
queria pedir a ajuda de vocês em relação a isso (já que não sou nenhum expert nessa área) para poder configurar corretamente as tensões e os timings certinho, e se possível tentar até uns 3600mhz que pelo que vi essas minhas memórias trabalham tranquilamente.
Caso ajude em algo o modelo da memória é esse
BL8G30C15U4B