• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

É possível extrair mais dessas Corsair Vengeance PRO 3600 mhz?

xIQV9JU.png
 
 

Concordo em partes com os itens 1 e 2, e plenamente com o 3 e 4. O Ryzen DRAM Calculator é um bom ponto de partida, e geralmente funciona bem, mas é bom saber pelo menos o que não deve se mexer como o "Gear Down Mode", e como funciona as relações dos timings, para caso o programa te indicar uma coisa absurda você não seguir cegamente. Aqui uso uma E-Die no Fast Preset, mas reduzindo ainda mais alguns timings, e bate 100%, mesmo sendo chipset antigo (B350) e Ryzen 2000 dos primeiros lotes.
 
Concordo em partes com os itens 1 e 2, e plenamente com o 3 e 4. O Ryzen DRAM Calculator é um bom ponto de partida, e geralmente funciona bem, mas é bom saber pelo menos o que não deve se mexer como o "Gear Down Mode", e como funciona as relações dos timings, para caso o programa te indicar uma coisa absurda você não seguir cegamente. Aqui uso uma E-Die no Fast Preset, mas reduzindo ainda mais alguns timings, e bate 100%, mesmo sendo chipset antigo (B350) e Ryzen 2000 dos primeiros lotes.

Ele funciona bem pra Samsung B-Die e Micron Rev.E, de resto geralmente ele não acerta muito mesmo. Foi criado mirando nas melhores memórias e está abandonado há algum tempo, é natural que seja meio falho, por isso eu recomendo sempre só começar por ele e terminar pelas dicas do Reddit.
 
Ele funciona bem pra Samsung B-Die e Micron Rev.E, de resto geralmente ele não acerta muito mesmo. Foi criado mirando nas melhores memórias e está abandonado há algum tempo, é natural que seja meio falho, por isso eu recomendo sempre só começar por ele e terminar pelas dicas do Reddit.
Realmente, se for ter como exemplo minhas memórias antigas, era totalmente errado. Eram Micron A-Die, mas não rodavam nem em @2666Mhz estáveis com os presets do DRAM Calculator, e segundo ele dava pra ir até @3133Mhz...
 
Ja tinha percebido que essa calculadora tava meio fora de orbita na epoca que tava fissurado nesse OC de Ram, valores meio absurdos... O meu é B-Die, paguei 1000$ na epoca que tava tendo problema de compatibilidade de Ryzen até, mas mesmo assim eu tava vendo que era melhor procurar a informação na integra e aprender na marra do que seguir o que alguem diz, mas ainda ficou faltando refinar o OC, eu reduzi bastante pra não ficar dando problema de instabilidade...
 
Ja tinha percebido que essa calculadora tava meio fora de orbita na epoca que tava fissurado nesse OC de Ram, valores meio absurdos... O meu é B-Die, paguei 1000$ na epoca que tava tendo problema de compatibilidade de Ryzen até, mas mesmo assim eu tava vendo que era melhor procurar a informação na integra e aprender na marra do que seguir o que alguem diz, mas ainda ficou faltando refinar o OC, eu reduzi bastante pra não ficar dando problema de instabilidade...
Achei super interessante, voce fez o contrario de quase 100% de quem faz OC, voce abaixou tudo, em vez de subir, até me fez pensar diferente agora
 
Achei super interessante, voce fez o contrario de quase 100% de quem faz OC, voce abaixou tudo, em vez de subir, até me fez pensar diferente agora
Eu chamaria isso de desperdício de memória RAM boa.
 
Eu chamaria isso de desperdício de memória RAM boa.
Então me diga que suas ballistix são de 2400, porque elas estarem a 3200 tbm seria um desperdicio
 
Então me diga que suas ballistix são de 2400, porque elas estarem a 3200 tbm seria um desperdicio
São @3000 CL15, rodo em 3200 por restrição da CPU e Mobo, se não estariam em @3733 CL16 pelo menos.
 
Galera, depois de ter desistido do OC das minhas memórias, resolvi tentar de novo e descobri que o Tutorial que eu seguia estava dando infos erradas. #facepalm.

Fazendo o negócio do jeito 'certo', e com uma forcinha do @leossauro consegui jogar minhas memos a 3600mhz com as seguintes latências:

DRAM.jpg

Eu alterei apenas as infos que estão contornadas. No caso das latências, mexi só até a tWR, as demais mantive conforme a coluna do "compare timings'.

Deixei o teste de stress do Everest rodando por 20 minutos e não tive nenhum erro. Fiz um bench bem bobo aqui usando um tal de UserBenchmark (não sei qual o melhor programa para testar o desempenho das memórias), mas nele consegui uma latência de 69ns.

A minha dúvida é, qual caminho seguir agora?

Será que devo mexer nos demais tempos de latência, chegando nos valores calculados? Ou tento subir mais a frequência? Ou acham que o resultado já está mais do que bom e quanto mais mexe mais fede? Hahaha.

P.s.: Desculpe pela qualidade da imagem. Esqueci de tirar SS e usei a foto que tirei para configurar a bios.
 
Galera, depois de ter desistido do OC das minhas memórias, resolvi tentar de novo e descobri que o Tutorial que eu seguia estava dando infos erradas. #facepalm.

Fazendo o negócio do jeito 'certo', e com uma forcinha do @leossauro consegui jogar minhas memos a 3600mhz com as seguintes latências:


Eu alterei apenas as infos que estão contornadas. No caso das latências, mexi só até a tWR, as demais mantive conforme a coluna do "compare timings'.

Deixei o teste de stress do Everest rodando por 20 minutos e não tive nenhum erro. Fiz um bench bem bobo aqui usando um tal de UserBenchmark (não sei qual o melhor programa para testar o desempenho das memórias), mas nele consegui uma latência de 69ns.

A minha dúvida é, qual caminho seguir agora?

Será que devo mexer nos demais tempos de latência, chegando nos valores calculados? Ou tento subir mais a frequência? Ou acham que o resultado já está mais do que bom e quanto mais mexe mais fede? Hahaha.

P.s.: Desculpe pela qualidade da imagem. Esqueci de tirar SS e usei a foto que tirei para configurar a bios.

Com certeza diminuir esse tRFC , pra B-Die tá altíssimo, e pode não influenciar muito em teste de AIDA64 da vida, mas é um dos timings responsáveis por colocar a performance das B-Die acima de outras que também atingem frequências altas.
 
Última edição:
Com certeza diminuir esse tRFC , pra B-Die tá altíssimo, e pode não influenciar muito em teste de AIDA64 da vida, mas é um dos timings responsáveis por colocar a performance das B-Die acima de outras que também atingem frequências altas.

Rapaz, então, eu estou meio confuso com esse tRFC.

Eu coloquei ele seguindo essa parte:

LvJhQfn.jpg

Mas ai no Calculator tem a parte pra calcular isso, e estava bem mais alta:

d31iaK8.jpg

No final, eu deixei assim:

5lovOoW.jpg

O único valor que mudei foi do tRFC (estava 312 eu coloquei 302). O C2 e C4 já estavam com esses valores setados, só fixei.

Está certo? Não sei se uso os valores do calculo avançado ou do calculo padrão.

P.s.: Com esses valores a latência foi pra casa de 68.2ns.
 
Última edição:
Galera, alguma ideia de como melhorar isso?

image.png

Micron E-die

DRAM Voltage: 1.42V
SoC Voltage: 1.1V
CCD/VDPP/IOD: 1.05V
LLC SoC: Auto (mas me parece estar em 3 ou 2 pelo drop)


Ajustei o tCL/tRCDWR/tRCDRD/tRP/tRAS: 16/21/21/21/42.

Coloquei manualmente
ProcODT: 60
GDM: on
BGS: OFF
BGS Alt: ON
PDM: off
 
Última edição:
Galera, alguma ideia de como melhorar isso?

image.png

Micron E-die

DRAM Voltage: 1.42V
SoC Voltage: 1.1V
CCD/VDPP/IOD: 1.05V
LLC SoC: Auto (mas me parece estar em 3 ou 2 pelo drop)


Ajustei o tCL/tRCDWR/tRCDRD/tRP/tRAS: 16/21/21/21/42.

Coloquei manualmente
ProcODT: 60
GDM: OFF
BGS: OFF
BGS Alt: ON
PDM: ON
GDM não seria ON?
Ele ajuda a estabilizar o over
 
Consegui um 3733 seguindo as dicas do @Chackall

Acreditam que da para melhorar ou tem algo fora do normal?

R1EzSIZ.png
 
Bom dia Pessoal!!

Gente eu tenho 4x8Gb de RAM (G Skill RipJaws V) e gostaria de fazer um OC, já tentei antes mais devido a quantidade de memorias e o fato de serem de chips diferentes é um pouco complicado, as 4 são do mesmo modelo, porém 2x são Sk.Hynix e 2x são da Samsung (a unica diferença estética é a cor, um dos conjuntos é preto e o outro prata - comprei dessa forma de proposito achei que fica bem mais bonito que tudo preto ou prata), nas da samsung consegui fazer OC e diminuir os timings sem dificuldade nenhuma, mais nas da SK, não consigo nem um nem o outro na verdade nem chega a dar boot quando faço alguma modificação, gostaria de poder usar todos as 4 memorias e pelo menos diminuir os timmings, alguém pode me dar umas dicas?

SAMSUNG: 2x

thumb_show.php


SK HYNIX: 2x

thumb_show.php
 
Pessoal, comprei Crucial Ballistix Sport LT, 32GB (2X16), 3600MHz, DDR4, CL16, Vermelha - BL2K16G36C16U4R

Ao rodar o Thaiphoon, vi que minhas memorias são B-die, alguém já consegui resultado com estas memorias?
Ao preencher o Dram calculator, ele não calcula nem no CALCULATE SAFE. Preenchi algo errado?

alguem tem destas mesma memorias tbm e conseguiu algum resultado?


c6xd-1.jpg



Captura-de-tela-2021-11-29-110659.jpg
 
Bom dia Pessoal!!

Gente eu tenho 4x8Gb de RAM (G Skill RipJaws V) e gostaria de fazer um OC, já tentei antes mais devido a quantidade de memorias e o fato de serem de chips diferentes é um pouco complicado, as 4 são do mesmo modelo, porém 2x são Sk.Hynix e 2x são da Samsung (a unica diferença estética é a cor, um dos conjuntos é preto e o outro prata - comprei dessa forma de proposito achei que fica bem mais bonito que tudo preto ou prata), nas da samsung consegui fazer OC e diminuir os timings sem dificuldade nenhuma, mais nas da SK, não consigo nem um nem o outro na verdade nem chega a dar boot quando faço alguma modificação, gostaria de poder usar todos as 4 memorias e pelo menos diminuir os timmings, alguém pode me dar umas dicas?

SAMSUNG: 2x

thumb_show.php


SK HYNIX: 2x

thumb_show.php

Não consegui diminuir os timming no DRAM Calculator for Ryzen, a hynix no preset fast ficava CL 16, então testei um OC para 3600 no modo SAFE, e deu os seguintes resultados:


SAMSUNG:

samsung.png


HYNIX:

hynix.png


O que acham? rola testar? colocando os timmings do pior chip (hynix) ou melhor deixar quieto?
 
Não consegui diminuir os timming no DRAM Calculator for Ryzen, a hynix no preset fast ficava CL 16, então testei um OC para 3600 no modo SAFE, e deu os seguintes resultados:


SAMSUNG:

samsung.png


HYNIX:

hynix.png


O que acham? rola testar? colocando os timmings do pior chip (hynix) ou melhor deixar quieto?
Porque esse TRC e TRFC na hynix tão altos?

Como ficou a latência da hynix em 3600?

Aqui uso 3800 com TRC em 58 e TRFC em 522 e vai de boa
 
Porque esse TRC e TRFC na hynix tão altos?

Como ficou a latência da hynix em 3600?

Aqui uso 3800 com TRC em 58 e TRFC em 522 e vai de boa

Não sei mano, e pior que quando tento diminuir o pc nem da boot... Acho que dei azar no silicio das minhas memorias...
 
Pessoal, alguém saberia me explicar pq North Bridge esta com este valor de 981.5?

Captura-de-tela-2021-11-29-094146.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo