Segue as recomendações do DRAM e os valores na BIOS mais "discrepantes", quando mexo nestes, da erro no memtest em 5 segundos, fala BAD memory, vale a pena tentar baixar 1 ponto para cada item, e testar ? Vai ser trabalhoso hahaha
Eu tentaria colocar o valor recomendado do trfC e faria o teste time por time até você atingir o máximo possível.
Eu seguiria esses passos:
1-) Deixaria exatamete como está agora e baixaria o TM5 com o perfil Extreme do Anta777 instalado aqui, execute o programa como ADM e mude o perfil que vem "Default" pro Extreme do Anta777, para você que tem 2x8gb deve demorar cerca de uma hora e meia o teste todo. Passando sem erros, você já sabe que sua memória está estável assim.
2-) Começaria diminuido o trfC, você pode tentar diminuir direto pro valor recomendado do DRAM (576) e passar mais um teste e ver se mantém estável sem erros (pode deixar o teste correndo a noite e no outro dia você ve, mas o PC pode acabar crashando/reiniciando. Se passar sem erros, iria diminuido de 2 em 2 até achar o menor valor.
3-) Geralmente o valor do "tfaw" fica legal sendo o trrds x4, ou seja, 24 mesmo como o dram sugeriu. Mude apenas ele para 24 (sabendo que seu trfc está estável, e sem erros, claro) e ve se consegue passar sem erros. Qualquer coisa pode tentar aumentar o trrds para 7 e tentar o tfaw 28 e repetir o teste, mas não sei exatamente se teria necessidade de aumentar o trrds para 7, acho que pode apenas aumentar o tfaw para 28 e fazer o teste, ou 26, até conseguir estabilidade.
4-) E por ultimo não menos importante, diminuir o seu trC que estou achando bem alto, não sei como funciona em chips micron rev E, mas eu seria mais agressivo com ele pra achar estabilidade dele (lembre-se, só vai avançando de passo, quando tiver certeza que o resto está estável, se não você acaba se perdendo, se por exemplo mexer em dois timmings ao mesmo tempo, não vai saber qual que causou erros/instabilidade. Então dimiminuiria de 4 em 4 no começo, e quanto apresentasse erro, subiria de 2 em 2 até achar o menor valor estável.
5-)Só uma sugestão, você pode querer tentar colocar também sua memória em 3800mhz com o IF setado manualmente para 1900mhz (se não pode ser que ele fique 2:1 e caia pela metade). Nesse caso eu tentaria aumentar com esses timmings mesmos, tentar passar no TM5 com perfil Extreme do Anta777 e seguir os mesmos passos depois, de 1 a 4. Talvez em 3800 seja necessário você "afrouxar" os timmings primários um pouco. O que você pode fazer é pesquisar por "Micron REV E" no google e ver alguns timmings/frequências/tensões que a galera consegue usar, sem erros, e se basear nisso.
OBS: Desses timmings secundários, o que mais dizem ser importantes para jogos são: tfaw, trrds e trrdl, trC e trfC. Use sempre o bech de memória/cache do Aida64 para comparar os seus resultados. Lembre-se de sempre executar o Aida64 sem nada aberto em segundo plano, pois alguma coisinha aberta já é suficiente para afetar completamente o teste. Eu tenho TOC e sempre que vou fazer um teste, reinicio o PC, e como não deixo absolutamente nada aberto para inicializar com o PC já faço o teste no Aida. Geralmente faço dois testes, porque entre um e outro pode haver algumas diferencinhas, principalmente na latência, apenas para eu ter uma "média".
Sim man, espremer o máximo que pode das memórias da muita dor de cabeça e trabalho, principalmente quando precisa ficar dando clear cmos etc rsrs... Eu que sou fissurado por FPS e jogo em 240hz, gosto de sempre tirar o máximo que posso.
Última edição: