[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos thomas
  • Data de Início Data de Início
é sim, ja tentei tudo de 1.42V pra baixo, SoC de 1.1V pra baixo, VDDP de 0.9/1V/0.7...

ProcODT já testei tudo que é coisa tbm :(
Eu estava na mesma, até atualizar a minha BIOS, porque tinha saido nova att e eu nao tinha visto, pois ja havia desistido de tudo...
E agora consegui fazer um overclock manual, estou usando 3466 mhz 14-18-14-36 com 66ms

Então realmente a única coisa que pode vir a te ajudar é alguma BIOS futura mais favorável, embora tb seja provável que vc tenha dado azar, as Corsair são muito mal faladas pela binagem aleatória, tem chips ótimos e chips horríveis dentro de um mesmo modelo.

Eu estava na mesma, até atualizar a minha BIOS, porque tinha saido nova att e eu nao tinha visto, pois ja havia desistido de tudo...
E agora consegui fazer um overclock manual, estou usando 3466 mhz 14-18-14-36 com 66ms
legal, consegue me mandar os timings e etc?

a sua tbm é Hynix CJR com a binagem A0?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então realmente a única coisa que pode vir a te ajudar é alguma BIOS futura mais favorável, embora tb seja provável que vc tenha dado azar, as Corsair são muito mal faladas pela binagem aleatória, tem chips ótimos e chips horríveis dentro de um mesmo modelo.
é, vou ver se tem alguma att e tal, vamos ver.. Mas, valeu!

legal, consegue me mandar os timings e etc?

a sua tbm é Hynix CJR com a binagem A0?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

é, vou ver se tem alguma att e tal, vamos ver.. Mas, valeu!
Não amigo, meus chips são Micron E-die
Mas o problema com a minha se passou com chip samsung b-die, chip nanya e até antes de att, com os pentes atuais com chip Micron
Outro fator, enquanto estiver tentando overclock de memorias, acho que seria interessante retirar o de CPU, talvez alguma instabilidade no mesmo pode atrapalhar tbm

Edit:
Conforme me pediu, os reais times / voltagem e clock
3466

DRAM -> Voltagem , ProcODT e +++

Última edição:
Não amigo, meus chips são Micron E-die
Mas o problema com a minha se passou com chip samsung b-die, chip nanya e até antes de att, com os pentes atuais com chip Micron
Outro fator, enquanto estiver tentando overclock de memorias, acho que seria interessante retirar o de CPU, talvez alguma instabilidade no mesmo pode atrapalhar tbm

Edit:
Conforme me pediu, os reais times / voltagem e clock
3466

DRAM -> Voltagem , ProcODT e +++
Valeu mano!

Vou correr atrás aqui pra atualizar bios e refinar tudo, obrigado!

@yurizinho182 vou atualizar o tópico inicial com os links logo mais com os perfis.. o soc vai de placa para placa, algumas tem que habilitar o "uncore OC" senao o soc fica no maximo, já em outras o que controla o soc é o vddcr_soc ao inves da flag "soc voltage", vai de placa para placa.. deve ter outro valor de soc que vc pode alterar aí.. ou, verifique se o hwinfor64 mostra os mesmos 1.2V, pq lembro aqui que o RM reportava 1.2V e o hwinfo64 reportava o que eu havia setado na bios.. e vddg e vddp estao altos, bizarro essas voltagens serem tao altas quando a bios está em auto.. se for corrigir lembre de rodar o tm5 depois..

edit

atualizei com o link

Se passar no teste do anta777 e 1usmus ta certinho?

@yurizinho182 não vou dizer que o fato deles dois passarem "tá certinho 100%", mas está no caminho, ou ao menos está estável para gaming/tarefas normais.. estaria "bem estável".. tanto o Karhu, quanto o HCI (dois bons testes) mencionam que teste de ram pode rodar indefinidamente e não é para dar erro caso esteja tudo ok.. Então profile do 1usmus e do anta777 podem passar, e lá por umas 3-6horas de Karhu ou 10-13 horas de HCI pegar um erro. Mas como falei, se está estável, não pega. Mas o fato de só rodar o TM5 + Profiles já é suficiente, ao menos para mim e do meu ponto de vista.

@yurizinho182 não vou dizer que o fato deles dois passarem "tá certinho 100%", mas está no caminho, ou ao menos está estável para gaming/tarefas normais.. estaria "bem estável".. tanto o Karhu, quanto o HCI (dois bons testes) mencionam que teste de ram pode rodar indefinidamente e não é para dar erro caso esteja tudo ok.. Então profile do 1usmus e do anta777 podem passar, e lá por umas 3-6horas de Karhu ou 10-13 horas de HCI pegar um erro. Mas como falei, se está estável, não pega. Mas o fato de só rodar o TM5 + Profiles já é suficiente, ao menos para mim e do meu ponto de vista.

A configuração anterior a esta que eu estava usando tava dando uns travamentos estranhos somente no escape from tarkov, ai refiz tudo e passei nos dois profiles e foi de boa.
nos testes de cpu também tudo estável, por isso perguntei.
Talvez seja do game mesmo

@yurizinho182 é, não dá para dar certeza 100%.. a palavra "final" eu geralmente dou com umas 8 horas de Karhu.. As vezes um jogo em particular pode ou não demonstrar instabilidade. Warzone por exemplo dava crash pq me faltava 0.005V na ram. BF5, BF1, PUBG, dentre outros tudo ok, e só Warzone crashava até Karhu achar o erro depois de umas 4 horas. Subi 0.005V (foi o que precisou para não dar mais erro no Karhu) e deu, nunca mais crashou. Porém agora COD Cold War crasha adoidado, e eu sei que não é ram, é coisa do jogo sí.

@yurizinho182 é, não dá para dar certeza 100%.. a palavra "final" eu geralmente dou com umas 8 horas de Karhu.. As vezes um jogo em particular pode ou não demonstrar instabilidade. Warzone por exemplo dava crash pq me faltava 0.005V na ram. BF5, BF1, PUBG, dentre outros tudo ok, e só Warzone crashava até Karhu achar o erro depois de umas 4 horas. Subi 0.005V (foi o que precisou para não dar mais erro no Karhu) e deu, nunca mais crashou. Porém agora COD Cold War crasha adoidado, e eu sei que não é ram, é coisa do jogo sí.

Pior que nunca dá para saber se é RAM ou CPU que ta fazendo o game crashar, já tentou reinstalar o game?

@yurizinho182 Dá, se o CPU não crasha no Cinebench/cpuZ/Prime/etc não é para crashar no game, mesmo com overclock (não é meu caso, está stock).. Já tentei de tudo que eu possa lembrar + pesquisa.. Resolvi a treta com o MP que não crasha mais, mas o Zombies crasha o tempo todo, melhorou depois do que eu fiz mas ainda crasha.. É esperar, tem jeito não..

@yurizinho182 Dá, se o CPU não crasha no Cinebench/cpuZ/Prime/etc não é para crashar no game, mesmo com overclock (não é meu caso, está stock).. Já tentei de tudo que eu possa lembrar + pesquisa.. Resolvi a treta com o MP que não crasha mais, mas o Zombies crasha o tempo todo, melhorou depois do que eu fiz mas ainda crasha.. É esperar, tem jeito não..

É, não consigo estabilizar por nada!
Não sei o que pode estar acontecendo, não reporta erro em nenhum dos testes
Atualmente vou ficar no xmp, mas queria mesmo é melhorar o 0.1 e 1% dos jogos

To só achando estranho a tensão do VDDP e IOD, devem estar todos eles em 1.1, será que é por isso que não consigo estabilizar porque o dram calculator fala para deixar no máximo em 1.05
LB2H1z6.jpg

To só achando estranho a tensão do VDDP e IOD, devem estar todos eles em 1.1, será que é por isso que não consigo estabilizar porque o dram calculator fala para deixar no máximo em 1.05
LB2H1z6.jpg

Primeira vez que vejo alguem com um 3xxx ter problemas de memoria :medo:Se puder me mandar mensagem com as configurações que usou ( times, voltagem e clock ) e tbm sobre o chip q é esta memoria pf, quero tentar ajudar

LB2H1z6.jpg
VDDP sempre ao menos .05 abaixo do SoC, um é derivado só outro, acho que mesmo quando aparece assim, na realidade está lá os .05 abaixo.

LB2H1z6.jpg

É mano maior loucura, tipo, se eu colocar os valores SAFE do dram calculator não vai, se for o FAST vai!

Acho que é o vddp e o IOD que eu coloco 1.0 ou 1.05 ou 1.075 que não vai, to achando estranho as tensões estarem altas assim

Olha eu não confiaria muito nesse programa não.
Baixei duas versões e em uma dizia que meu era M.die e na outra dizia ser C.die.

Primeira vez que vejo alguem com um 3xxx ter problemas de memoria :medo:Se puder me mandar mensagem com as configurações que usou ( times, voltagem e clock ) e tbm sobre o chip q é esta memoria pf, quero tentar ajudar

As configs que usei foi a padrão a dram calculator, sendo FAST...em SAFE nem boota kkkkkkkkk
foda é que minha placa mãe me limita a 1.40v mas to tentando pelo menos 3600 e não consigo.

Meu chip é HYNIX CJR A1
Tava tentando com 16-19-19-21-38-58-560 em 3600mhz

Edit: Mais uma bateria de testes e dessa vez só mexi nos timmings até o TRFC e o resto tudo em automático, PROCODT auto.

Str`s em 30ohm

Só mexi na tensão do IOD (1.050), CCD (1.0) e SOC (1.1250)

O resto tudo em auto, passou em todos os testes.
vamos ver no dia a dia

Ji4SWTS.png

Última edição:
As configs que usei foi a padrão a dram calculator, sendo FAST...em SAFE nem boota kkkkkkkkk
foda é que minha placa mãe me limita a 1.40v mas to tentando pelo menos 3600 e não consigo.

Meu chip é HYNIX CJR A1
Tava tentando com 16-19-19-21-38-58-560 em 3600mhz

Edit: Mais uma bateria de testes e dessa vez só mexi nos timmings até o TRFC e o resto tudo em automático, PROCODT auto.

Str`s em 30ohm

Só mexi na tensão do IOD (1.050), CCD (1.0) e SOC (1.1250)

O resto tudo em auto, passou em todos os testes.
vamos ver no dia a dia

Ji4SWTS.png
Amigo, ja achei seu erro kkkkk
Se caso nao estabilizar do modo que fez agora, mude sua memoria de slot, pois provavelmente os slots principais devem ser como o padrão 2 e 4 , a sua pelo oque vi no zentiming esta no slot 1
E infelizmente eu tenho inveja de tu, pq eu fiz cagada no passado, deveria ter segurado meu dual channel e depois feito 2x8, hoje estou com 4x16, e com isto, tendo que abaixar frequencia da memoria ...
Tenho até que atualizar assinatura, mas to esperando pra ver se consigo frequencia melhor ou igual a que estava

Amigo, ja achei seu erro kkkkk
Se caso nao estabilizar do modo que fez agora, mude sua memoria de slot, pois provavelmente os slots principais devem ser como o padrão 2 e 4 , a sua pelo oque vi no zentiming esta no slot 1
E infelizmente eu tenho inveja de tu, pq eu fiz cagada no passado, deveria ter segurado meu dual channel e depois feito 2x8, hoje estou com 4x16, e com isto, tendo que abaixar frequencia da memoria ...
Tenho até que atualizar assinatura, mas to esperando pra ver se consigo frequencia melhor ou igual a que estava

Ta no slot 2 e 4, é bug do zentimming kkkkkkkk

Pessoal quero subir minhas crucial para 3600cl16, xmp habilitou 3000@cl15.

Agora tenho que fazer manual? Dram calculador que me ajuda?

Pessoal quero subir minhas crucial para 3600cl16, xmp habilitou 3000@cl15.

Agora tenho que fazer manual? Dram calculador que me ajuda?

Suas memórias são 3600? Ela pode ter dois profiles na hora de habilitar o XMP, no caso o 1 seria o 3000 e o 2 3600 por exemplo. Caso não, use o Thaiphoon + Dram calculator. No Thaiphoon você vai coletar dados como chip da memória e outros dados, e no Dram você vai exportar esses dados para ter uma luz dos timmings/frequências/tensões que pode tentar usar. Tem bons videos no youtube sobre, recomendo que proure por "Ricardo Nassar" e veja, ele fez dois videos a respeito!

Galera meu amigo pegou um Ryzen 5600x e uma B550 Aorus Elite para dar um UP no pc dele e as memórias deles são essas, reportadas no thaiphoon:

1
2

Alguma sugestão? O Dram deu como opção máxima 3466mhz CL18-22-22-44 trc 78 trfC 623, achei meio alto os timmings, mas acredito que pelo IF talvez compensa. Alguém tem alguma luz com essas Micron D-Die deles? Alguma sugestão/dica de timmings, voltagens e etc?

Suas memórias são 3600? Ela pode ter dois profiles na hora de habilitar o XMP, no caso o 1 seria o 3000 e o 2 3600 por exemplo. Caso não, use o Thaiphoon + Dram calculator. No Thaiphoon você vai coletar dados como chip da memória e outros dados, e no Dram você vai exportar esses dados para ter uma luz dos timmings/frequências/tensões que pode tentar usar. Tem bons videos no youtube sobre, recomendo que proure por "Ricardo Nassar" e veja, ele fez dois videos a respeito!
Muito Obrigado, consegui configurar maioria dos Timmings igual a recomendação

tRC
Tfaw
tRDWR

Não consigo mexer da erro, sera que estou perdendo muita performance deixando estes 3 em AUTO ?

Muito Obrigado, consegui configurar maioria dos Timmings igual a recomendação

tRC
Tfaw
tRDWR

Não consigo mexer da erro, sera que estou perdendo muita performance deixando estes 3 em AUTO ?

Se puder baixar o Zen Timmings e postar aqui os seus resultados, daria pra ver também quando sua bios setou em Auto. Mas são timmings que fazem a diferença in game. Você setando esses 3 valores, talvez 2 a cima do que o Dram recomenda, mesmo assim trava ou da erro? Use o Memtest com o perfil Anta777 Extreme para testar e ver se tem erro.

Segue as recomendações do DRAM e os valores na BIOS mais "discrepantes", quando mexo nestes, da erro no memtest em 5 segundos, fala BAD memory, vale a pena tentar baixar 1 ponto para cada item, e testar ? Vai ser trabalhoso hahaha

Users who are viewing this thread

Voltar