Vendi o meu 2x8gb 2666 para meu amigo e peguei hj o kit 2x8gb Ballistix LT 3000mhz CL15, e fui testar uns timings nele, primeiro que nem ativando só o XMP com CL15 o sistema subiu, CL foi automaticamente para CL16, mas como eu queria acima de 3533mhz, não me importei, fui para testes, colocando em CL16 3600mhz é impossível o sistema subir, mesmo folgando os timings que o DRAM Calculator me passa e mesmo aumentando o SoC e tensão na memória, CL17 até que subiu de primeira, mas reiniciei e o sistema subiu automaticamente para CL18, então "até o momento" me conformei com CL18, passei um TM5 com perfil do 1usmus e não acusou erro, mas vi companheiros aqui do fórum com essa mesma memória com CL16 3600mhz, por isso fiquei encucado, gostaria de saber onde eu posso focar para abaixar mais os timings, ou se tá safe, não quero tirar o extremo não, mas se há algum timing ai para aprimorar, é bem vindo. Ao longo dos dias estarei fazendo testes de novo, diminuir os primários para ver
![]()
![]()
Não sei se é erro do app ou se vc realmente está com as memórias em 1.2V, se for isso msm, nem sei como tá ligando, está realmente estável?