• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] DRAM Calculator para os Ryzen

@yurizinho182 vou atualizar o tópico inicial com os links logo mais com os perfis.. o soc vai de placa para placa, algumas tem que habilitar o "uncore OC" senao o soc fica no maximo, já em outras o que controla o soc é o vddcr_soc ao inves da flag "soc voltage", vai de placa para placa.. deve ter outro valor de soc que vc pode alterar aí.. ou, verifique se o hwinfor64 mostra os mesmos 1.2V, pq lembro aqui que o RM reportava 1.2V e o hwinfo64 reportava o que eu havia setado na bios.. e vddg e vddp estao altos, bizarro essas voltagens serem tao altas quando a bios está em auto.. se for corrigir lembre de rodar o tm5 depois..

edit

atualizei com o link
 
Última edição:
Dando um gás no tópico.


Créditos a essa tabela / discussão, me ajudou bastante a ir além dos limites do DRAM Calculator:




Troquei de CPU e resolvi tentar subir mais um pouquinho, no momento está assim, na real está em 3770MHz pois o BCLK está em 101:



Zen-Timings-Screenshot.png
 
Dando um gás no tópico.


Créditos a essa tabela / discussão, me ajudou bastante a ir além dos limites do DRAM Calculator:




Troquei de CPU e resolvi tentar subir mais um pouquinho, no momento está assim, na real está em 3770MHz pois o BCLK está em 101:



Zen-Timings-Screenshot.png


Como está a latência no Aida64?
Aqui pego 65ns com 3733, de longe seus timmings são melhores que Hynix CJR A2
 
Como está a latência no Aida64?
Aqui pego 65ns com 3733, de longe seus timmings são melhores que Hynix CJR A2

Até o momento ficou nos 65ns também, desconfio que tenha alguma influencia do clock do CPU, está 4.1GHz @ 1.2V que tá um calor dos infernos e eu ainda não troquei de cooler. Com o 3300X com timings um pouquinho mais frouxos ficava 63ns.
 
Com a RAM em 4066 só em 1.5V e timings bem soltos. Já estou com essa plataforma faz um ano e só agora estou fazendo uns testes "da pesada". Esses sticks vão até 4333 com um 9900K. [E o meu melhor kit bdie com Intel. Vamos ver até onde aguente aom esse 3800X meio vagabundo. Fclk acho que estava em 1900.

QUsG5hN.jpg
 
RAM em 4200. Mesmo em 1.9V não deu boot mais que isso; foi bem nas coxas, só dei uma fuçada geral nuns timings secundários, procODT e terminações e já era. Multímetro deu o esperado, menos que o setado (tenho as terminações, não leio nos pontos da C8H que é tudo errado). Meu 3800X é dos primeiros lotes então é tosco. 1900 de fclk é tranquilo mas os timings são muito ruins (16-16-16-28-42-336) Pelo menos paguei o só 100 pila a mais que o 3700 na época... 1699,90. Black Fraude my ass.

p6IWucS.jpg
 
3200G @ 4012MHz + Crucial E-Die @ 3636MHz. Nem tentei subir mais, esse OC foi de primeira. Ele vai ficar aí só até o meio de Janeiro, é pra quebrar meu galho. Pra quem fala que Zen+ não sobe nada, acima de 3200MHz é raro, só Zen 2 etc... Todo Zen+ que peguei fez 3600C16 ou 3466C14, e vários deles nessa placa fedorenta que nem LLC tem.


3200G-OC.png
 
3200G @ 4012MHz + Crucial E-Die @ 3636MHz. Nem tentei subir mais, esse OC foi de primeira. Ele vai ficar aí só até o meio de Janeiro, é pra quebrar meu galho. Pra quem fala que Zen+ não sobe nada, acima de 3200MHz é raro, só Zen 2 etc... Todo Zen+ que peguei fez 3600C16 ou 3466C14, e vários deles nessa placa fedorenta que nem LLC tem.


3200G-OC.png
Seria pedir muito tu me dar uma aula?
Só queria melhorar os times da minha e sair do XMP, pois minha memoria ta rodando com as config de XMP alterando apenas o clock
 
Seria pedir muito tu me dar uma aula?
Só queria melhorar os times da minha e sair do XMP, pois minha memoria ta rodando com as config de XMP alterando apenas o clock

O que eu faço é exatamente o que todos os tutoriais ensinam, Thaiphoon Burner para descobrir o chip, Ryzen DRAM Calculator para acertar os timings. Caso eu esteja tendo alguma dificuldade de forma que não consiga chegar nos resultados do DRAM Calculator sugere, ou quando eu quero ultrapassar os limites sugeridos por ele, procuro informações sobre a experiência pessoal de usuários no Reddit e afins sobre o chip em específico. Por exemplo, minha Crucial Ballistix é Micron E-Die, então como eu queria ir além do que o DRAM Calculator sugere, pesquisei sobre o Micron E-Die, que é uma busca com informações muito mais amplas do que restringir a somente a Crucial Ballistix.

E o mais importante é paciência, não pense que vc vai sentar no PC e resolver em 15 minutos, overclock de RAM consome o seu dia inteiro as vezes, mas no final compensa muito. Eu só tenho uma única dica para dar que nenhum tutorial me deu: faça em dias amenos, no máximo 27C de ambiente, pois alguns chips são sensíveis ao calor, e um dia quente pode acusar uma instabilidade no overclock que na verdade não é real, já que o teste de estabilidade força muito mais que qualquer app do dia a dia.
 
Galera, alguem ai com memórias Hynix C-Die? Qual frequência e timings vocês estão rodando?
 
O que eu faço é exatamente o que todos os tutoriais ensinam, Thaiphoon Burner para descobrir o chip, Ryzen DRAM Calculator para acertar os timings. Caso eu esteja tendo alguma dificuldade de forma que não consiga chegar nos resultados do DRAM Calculator sugere, ou quando eu quero ultrapassar os limites sugeridos por ele, procuro informações sobre a experiência pessoal de usuários no Reddit e afins sobre o chip em específico. Por exemplo, minha Crucial Ballistix é Micron E-Die, então como eu queria ir além do que o DRAM Calculator sugere, pesquisei sobre o Micron E-Die, que é uma busca com informações muito mais amplas do que restringir a somente a Crucial Ballistix.

E o mais importante é paciência, não pense que vc vai sentar no PC e resolver em 15 minutos, overclock de RAM consome o seu dia inteiro as vezes, mas no final compensa muito. Eu só tenho uma única dica para dar que nenhum tutorial me deu: faça em dias amenos, no máximo 27C de ambiente, pois alguns chips são sensíveis ao calor, e um dia quente pode acusar uma instabilidade no overclock que na verdade não é real, já que o teste de estabilidade força muito mais que qualquer app do dia a dia.

Sei que talvez seja incomodo, mas eu juro q ja tentei muitas coisas e nao vai mano
Sempre da tela azul ou erros
Pra tu ter ideia ja até gastei cerca de 2000$ trocando memorias para mudar chips, e por fim até parei de trocar pq nao resolveu
Se puder dar uma força agradeceria mt
 
Sei que talvez seja incomodo, mas eu juro q ja tentei muitas coisas e nao vai mano
Sempre da tela azul ou erros
Pra tu ter ideia ja até gastei cerca de 2000$ trocando memorias para mudar chips, e por fim até parei de trocar pq nao resolveu
Se puder dar uma força agradeceria mt

Coloca aí 3466MHz, os valores que o DRAM Calculator indicar no preset fast nos timings, menos tRFC, esse vc deixa em AUTO, Powerdown sempre disable e Geardown sempre Enable. Na tensão da RAM vc coloca 1.45V. Me diz o que acontece. Ficando estável vc vai apertando a tensão pra ver se pega 1.4V. Ficando estável, pode tentar subir pra 3533MHz com uns 1.42V. E o mais importante é ter a BIOS mais recente, Biostar em BIOS velha é uma bosta.
 
Coloca aí 3466MHz, os valores que o DRAM Calculator indicar no preset fast nos timings, menos tRFC, esse vc deixa em AUTO, Powerdown sempre disable e Geardown sempre Enable. Na tensão da RAM vc coloca 1.45V. Me diz o que acontece. Ficando estável vc vai apertando a tensão pra ver se pega 1.4V. Ficando estável, pode tentar subir pra 3533MHz com uns 1.42V. E o mais importante é ter a BIOS mais recente, Biostar em BIOS velha é uma bosta.
Devo definir o Proc ODT ?
 
Guys, sobre oc em ram, tenho ryzen 5 3600 com G.Skill RipJaws V 16GB (2 x 8GB) 3600 CL16-19-19-39. Através do XMP a ram não fica estável em 3600, tentei abaixar pra 3400,3200 mas sem sucesso. Estive tentando rodar com DRAM em 1.45 e SoC em 1.20. Eu sabia que estava instável pois no TM5 acusava erro, no dia a dia não dava tela azul mas o pc reiniciava sozinho...Será que o ptoblema tá em deixar o timing no auto?
 
Guys, sobre oc em ram, tenho ryzen 5 3600 com G.Skill RipJaws V 16GB (2 x 8GB) 3600 CL16-19-19-39. Através do XMP a ram não fica estável em 3600, tentei abaixar pra 3400,3200 mas sem sucesso. Estive tentando rodar com DRAM em 1.45 e SoC em 1.20. Eu sabia que estava instável pois no TM5 acusava erro, no dia a dia não dava tela azul mas o pc reiniciava sozinho...Será que o ptoblema tá em deixar o timing no auto?
Ativa XMP e muda o clock apenas...
Minhas memorias não rodam em 3200 XMP nem fudendo, mas roda acima, até 3433
Talvez a sua rode acima ou abaixo, tenta ai amigao
 
Ativa XMP e muda o clock apenas...
Minhas memorias não rodam em 3200 XMP nem fudendo, mas roda acima, até 3433
Talvez a sua rode acima ou abaixo, tenta ai amigao
Cara, não bom não kkk tentei entre 3400 - 3800mhz, o SO subia mas em qualquer teste dava falha.
Será que tem a ver com a integridade dos chips da memória?
 
Ativa o Geardown, configura o VDDP e o VDDC, as vezes vem em 700mv, o ideal é pelo menos 900mv, segue o DRAM Calculator que ele é bem razoável nesses valores. Pode baixar esse SoC pra 1.1V mesmo que é o bastante.
 
Última edição:
Ativa o Geardown, configura o VDDP e o VDDC, as vezes vem em 700mv, o ideal é pelo menos 900mv, segue o DRAM Calculator que ele é bem razoável nesses valores. Pode baixar esse SoC pra 1.1V mesmo que é o bastante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim.
Testei a memória em 2133 no Memtest86 e no TestMem5 ambos acusando diversos erros acho que algum dos chips tá com problema
 
Galera, alguem com chip Hynix CJR A0?

Queria passar elas de 3333 cl16 63ns mas não vai nem com reza... Até achei um video de um cara subindo elas até 3533, mas com a latencia de 73ns, achei alto demais.. E de resto só acho chips A2/B2 (que ai vão até os 3600mhz com facilidade)

Se alguem tiver os timings e etc pra pelo menos 3400 e tal agradeço muito!
 
Galera, alguem com chip Hynix CJR A0?

Queria passar elas de 3333 cl16 63ns mas não vai nem com reza... Até achei um video de um cara subindo elas até 3533, mas com a latencia de 73ns, achei alto demais.. E de resto só acho chips A2/B2 (que ai vão até os 3600mhz com facilidade)

Se alguem tiver os timings e etc pra pelo menos 3400 e tal agradeço muito!

63ns as vezes nem 3733MHz bate, pode desistir.
 
63ns as vezes nem 3733MHz bate, pode desistir.
Sim, mas será que subindo pra 3400mhz em algum timing não consigo um resultado similar a isso?

A minha dúvida não é "quero minha memória em 3733 com uma latência menor do que a atual" na verdade queria apenas uma config mais "otimizada" que a minha
 
Sim, mas será que subindo pra 3400mhz em algum timing não consigo um resultado similar a isso?

A minha dúvida não é "quero minha memória em 3733 com uma latência menor do que a atual" na verdade queria apenas uma config mais "otimizada" que a minha

Sua BIOS é a mais atual? Vejo que vc tem um Zen+ então é mais complicado, mas 3466MHz vc deve conseguir. Usando qual tensão na RAM/SoC/VDDP? Tem que cavucar tudo, até ProcODT.
 
Sua BIOS é a mais atual? Vejo que vc tem um Zen+ então é mais complicado, mas 3466MHz vc deve conseguir. Usando qual tensão na RAM/SoC/VDDP? Tem que cavucar tudo, até ProcODT.
é sim, ja tentei tudo de 1.42V pra baixo, SoC de 1.1V pra baixo, VDDP de 0.9/1V/0.7...

ProcODT já testei tudo que é coisa tbm :(
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo