[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
E ai Blz, recebi o 5600X neste final de semana, aqui também ta rodando a 4650 e a diferença para o 3600 foi grande, no PUBG ficou muito suave os frames só que minha 1660 super não acompanha...O processador dorme:).
No CPUZ aparece essas informações: Stepping 2 e Revision VRM-B2
Acho que é a revisão B2 né, fiquei na dúvida por causa desse VRM?

Aqui veio 0, então não deve ser novo.
Normal comprando nos chinas, é loteria.

Samsung B-Die geralmente vejo usarem tensões mais altas mesmo, Micron E-die vejo pouco mas acho que é tranquilo sim, acho que o que costumava melhorar com mais voltagem na E-die era o tCL, aqui eu usava 3800 CL16 no 3700x + B450M Steel Legend aí quando troquei CPU e Mobo não bootou de cara com 3800 e acabei reduzindo pra 3733 e mantive assim mesmo e nem vou me estressar mais porque é muito trabalho pra pouco/nenhum ganho com meu uso atual do PC, dei uma reduzida em alguns timings um tempinho atrás e está assim caso alguém tenha E-die também e queira usar de referência (estão longe de min-máx as memos)

Se ficar instável pra alguém talvez tentar subir o tRCDRD pra 20~, tRAS pra 38~ e tRC pra 60~ antes de reduzir

G3dHpEb.jpg

Obrigado pelas dicas, vou refazer os testes seguindo essa lógica do tRCDRD e do tRAS, já que eu ainda nem cheguei no tRC.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ah sim, mas quero ver se com menos ele trabalha... o 3700X que eu tinha tava na casa dos 1.33 coisa assim

Olha eu até vou tentar algo acima dos 3200mhz aqui e ver o que da, mas já sei que as minhas memos são bem chata
Então nao tenho esperança e nem paciencia pra esse role de resetar varias vezes

É um rolé chatão mesmo e eu sempre acho que depois q resetar vai dar alguma merda, rs. No mais, a gente investe tanta grana nessas peças, tem q espremer o máximo delas.

Eu já cheguei a um bom resultado de PBO com CO no 5800X, aí fica faltando só as memórias mesmo. Mas até o final de semana eu (acredito) que termino.

Obrigado pelas dicas, vou refazer os testes seguindo essa lógica do tRCDRD e do tRAS, já que eu ainda nem cheguei no tRC.

É um rolé chatão mesmo e eu sempre acho que depois q resetar vai dar alguma merda, rs. No mais, a gente investe tanta grana nessas peças, tem q espremer o máximo delas.

Eu já cheguei a um bom resultado de PBO com CO no 5800X, aí fica faltando só as memórias mesmo. Mas até o final de semana eu (acredito) que termino.
Fala Diogo. Depois compartilha seu PBO e CO e as temps em stress =).
Aqui tô quase pegando o Mugem 5 Black Edition pro lugar do Gammaxx 400. Ontem bateu 80ºC jogando ETS2 por 2h. Me preocupou. Fico imaginando num jogo CPU Bound.

Mas fez um teste do "auto" para o resultado que tem agora com tudo setado?

Depois eu vou tentar subir aos pouquinhos mas confesso que fico frustrado por não conseguir subir pra 1900 com 3 processadores. Eu ou é a placa ou sou eu que não estou fazendo certo.

Enquanto isso tô aqui na batalha afinando as memórias.

7JxSkBr.jpg
Você consegue 3800 e 1900 no IF com 4 pentes se que pensar nas memorias como Dual Ranks mesmo que cada uma não seja mas quando você usa todos os slots você torna as memorias 2 ranks e com isso testar os procODT, NOW, WR, PARKS com valores para memorias dual ranks, aqui cheguei até a 4000 com IF 1/1 fazendo dessa forma porem minhas memorias são B-dies.

Fala Diogo. Depois compartilha seu PBO e CO e as temps em stress =).
Aqui tô quase pegando o Mugem 5 Black Edition pro lugar do Gammaxx 400. Ontem bateu 80ºC jogando ETS2 por 2h. Me preocupou. Fico imaginando num jogo CPU Bound.

Eu usei esses parâmetros aqui. Aproveitei que tá frio, chutei o balde e setei pra chegar até 5Ghz. Fiz o CO do Ryzen Master e ficou bem tranquilo, não passando de 1.4V em teste de RC23 com a melhor pontuação que já fiz.

Eu ainda preciso testar em jogos, só que tenho q terminar os parâmetros da memória. Como o gabinete tá todo organizado pra 6700X funcionar na vertical e com ela nessa posição eu não consigo resetar a bios sem tirar a placa, deixei ela guardada e tô fazendo os testes com a minha RX 560. Quando terminar quero testar em BFV que ali o bicho esquenta bem o processador.

wRApXBF.png

Mas fez um teste do "auto" para o resultado que tem agora com tudo setado?

Então, só com o XMP a latência fica acima de 70 e o último teste que fiz já está na casa dos 63. Como não finalizei, acredito que consigo baixar de 60.

Você consegue 3800 e 1900 no IF com 4 pentes se que pensar nas memorias como Dual Ranks mesmo que cada uma não seja mas quando você usa todos os slots você torna as memorias 2 ranks e com isso testar os procODT, NOW, WR, PARKS com valores para memorias dual ranks, aqui cheguei até a 4000 com IF 1/1 fazendo dessa forma porem minhas memorias são B-dies.

Eu estava com duvidas sobre essa configuração. O procODT tá em 53.3, agora o restante tá tudo em auto. A minha placa tem essas configs mas não faço a mínima do que usar.

3aIXLAF.jpg

Agora eu queria mudar o fabric. Será q além do vsoc, eu preciso mudar outra coisa?

Última edição:
Eu usei esses parâmetros aqui. Aproveitei que tá frio, chutei o balde e setei pra chegar até 5Ghz. Fiz o CO do Ryzen Master e ficou bem tranquilo, não passando de 1.4V em teste de RC23 com a melhor pontuação que já fiz.

Eu ainda preciso testar em jogos, só que tenho q terminar os parâmetros da memória. Como o gabinete tá todo organizado pra 6700X funcionar na vertical e com ela nessa posição eu não consigo resetar a bios sem tirar a placa, deixei ela guardada e tô fazendo os testes com a minha RX 560. Quando terminar quero testar em BFV que ali o bicho esquenta bem o processador.

wRApXBF.png
Qual temp fica em stress?

wRApXBF.png

Então, só com o XMP a latência fica acima de 70 e o último teste que fiz já está na casa dos 63. Como não finalizei, acredito que consigo baixar de 60.

Eu estava com duvidas sobre essa configuração. O procODT tá em 53.3, agora o restante tá tudo em auto. A minha placa tem essas configs mas não faço a mínima do que usar.

3aIXLAF.jpg

Agora eu queria mudar o fabric. Será q além do vsoc, eu preciso mudar outra coisa?
tenta se basear nesse que tem uma E-die que achei na planilha, seu odt está alto, tenta baixa para 43.6 ou 36.9, o RttWr do cara está em RZQ/3 que é equivalente a 80 ohm na sua bios.
tenta segui os parâmetros mas cada chip é diferente é só para você ter uma base, se você copiar de pessoas que só tem 2 pentes dificilmente você vai conseguir estabilizar com 4, copia os valores do procODT, NOW, WR, PARKS da foto.

Editado: os outros valores para saber você divide por 240 por exemplo o nom está /7 então na sua bios vai ser 240/7 que vai ser próximo de 34 na sua bios.

Última edição:
Por curiosidade, quanto chegou o PPT/TDC/EDC dele? E foi 80c de máxima ou média?

Eu usava o Mugen 5 (não BE) aqui mas usava o 5600x antes, vendi ele antes de fazer a troca pro 5800x infelizmente, no 5600x a diferença pro Nótus foi de 1c/margem de erro mas o consumo é bem baixo, no 5800x teria sido interessante ter testado mas não tive a chance, acho que acima dos 120w teria dado uma boa diferença mas aí seria em all-core, jogos não sei dizer como afetaria porque sempre joguei bem pouca coisa tirando MMORPG, e no 5800x joguei pouca coisa também, pelo que leio acho que o Warzone/Cyberpunk são bons pra testar CPU também

Aqui o máximo que vi até o momento foi 65c no Horizon Zero Dawn, mas isso é nos menus kkkk, em gameplay fica por volta dos 50c

Samsung B-Die geralmente vejo usarem tensões mais altas mesmo, Micron E-die vejo pouco mas acho que é tranquilo sim, acho que o que costumava melhorar com mais voltagem na E-die era o tCL, aqui eu usava 3800 CL16 no 3700x + B450M Steel Legend aí quando troquei CPU e Mobo não bootou de cara com 3800 e acabei reduzindo pra 3733 e mantive assim mesmo e nem vou me estressar mais porque é muito trabalho pra pouco/nenhum ganho com meu uso atual do PC, dei uma reduzida em alguns timings um tempinho atrás e está assim caso alguém tenha E-die também e queira usar de referência (estão longe de min-máx as memos)

Se ficar instável pra alguém talvez tentar subir o tRCDRD pra 20~, tRAS pra 38~ e tRC pra 60~ antes de reduzir

G3dHpEb.jpg

Bem parecido com meus timmings.... mudando pouca coisa.... em 3733 tb...

Última edição:
tenta se basear nesse que tem uma E-die que achei na planilha, seu odt está alto, tenta baixa para 43.6 ou 36.9, o RttWr do cara está em RZQ/3 que é equivalente a 80 ohm na sua bios.
tenta segui os parâmetros mas cada chip é diferente é só para você ter uma base, se você copiar de pessoas que só tem 2 pentes dificilmente você vai conseguir estabilizar com 4, copia os valores do procODT, NOW, WR, PARKS da foto.

Editado: os outros valores para saber você divide por 240 por exemplo o nom está /7 então na sua bios vai ser 240/7 que vai ser próximo de 34 na sua bios.

Vou baixar o odt. Uma pergunta: esse odt influencia no fabric?

Eu to seguindo os esses parâmetros aqui, que é uma config de Micron E-die 4x8gb em 3600Mhz.

2CIhCcb.jpg

Mas de qq maneira, depois de ter essa duvida eu deixei tudo no auto e quando abri o ZenTimings tava igualzinho ao da foto, aí deixei quieto.

Última edição:
Por curiosidade, quanto chegou o PPT/TDC/EDC dele? E foi 80c de máxima ou média?

Eu usava o Mugen 5 (não BE) aqui mas usava o 5600x antes, vendi ele antes de fazer a troca pro 5800x infelizmente, no 5600x a diferença pro Nótus foi de 1c/margem de erro mas o consumo é bem baixo, no 5800x teria sido interessante ter testado mas não tive a chance, acho que acima dos 120w teria dado uma boa diferença mas aí seria em all-core, jogos não sei dizer como afetaria porque sempre joguei bem pouca coisa tirando MMORPG, e no 5800x joguei pouca coisa também, pelo que leio acho que o Warzone/Cyberpunk são bons pra testar CPU também

Aqui o máximo que vi até o momento foi 65c no Horizon Zero Dawn, mas isso é nos menus kkkk, em gameplay fica por volta dos 50c
Joguei hoje novamente (não lembro os valores de ontem), hoje chegou em 99/52/112 - nem estressou tanto a CPU - (uso 120/75/130), com 77,4ºC de máxima, com 1h de jogatina. A média ficou em 64ºC. Porem ontem a temp. ambiente estava 32ºC, agora está 26ºC.
Vou baixar CP77 depois pra testar as temps nele.

Usa o Intelburn pra ver se essas temps se mantém.

Olha... maxima de 65 graus
Temperatura ambiente na casa dos 17 graus (Sim ta frio aqui)
Bateu 4949 mhz

Vou baixar o odt. Uma pergunta: esse odt influencia no fabric?

Eu to seguindo os esses parâmetros aqui, que é uma config de Micron E-die 4x8gb em 3600Mhz.

2CIhCcb.jpg

Mas de qq maneira, depois de ter essa duvida eu deixei tudo no auto e quando abri o ZenTimings tava igualzinho ao da foto, aí deixei quieto.

Esses timings ai pra mim estão zoados, parece que quem fez e não tinha base nenhuma para mexer, no geral não tem melhoria nenhuma reduzir o ras para 21, a formula geralmente o valor de tRAS é o RCD + tcl +2, o TRC = tCL + tRAS

Pessoal gostaria de uma ajuda sobre qual kit adquirir.

Eu estava com um i7 3770 8gb ddr3 e a mobo e vendi agora a pouco.
Mantive minha gtx 1060 3gb e o ssd, quero mudar de plataforma preferencialmente pros ryzens.
Poderiam me indicar uma boa mobo e cpu pra combar com a GTX 1060?

Eu vi esse kit e achei bem atrativo o preço.
https://www.terabyteshop.com.br/pro...gXzNQdX5_DzcIDMuEEVLJ5kIiVoIBCBqHXkPhLKjtOzQQ
Gostaria de pagar algo entorno nessa faixa R$ 1.400,00/1.500,00 com as memórias.

Boa noite senhores, alguém tem fácil o link daquela planilha da performance dos VRMs das mobos AM4? Obrigado.

Uso esta:

Pessoal gostaria de uma ajuda sobre qual kit adquirir.

Eu estava com um i7 3770 8gb ddr3 e a mobo e vendi agora a pouco.
Mantive minha gtx 1060 3gb e o ssd, quero mudar de plataforma preferencialmente pros ryzens.
Poderiam me indicar uma boa mobo e cpu pra combar com a GTX 1060?

Eu vi esse kit e achei bem atrativo o preço.
https://www.terabyteshop.com.br/pro...gXzNQdX5_DzcIDMuEEVLJ5kIiVoIBCBqHXkPhLKjtOzQQ
Gostaria de pagar algo entorno nessa faixa R$ 1.400,00/1.500,00 com as memórias.

A placa mãe não é a maior duvida no "combo" com uma VGA e sim a CPU

Ai sim tu tem que saber qual CPU pra levar a GTX 1060
EX: Qualquer mobo B450/B550 com um Althon 3000G e essa tua 1060 é gargalo de CPU
Uma B450/B550 com um Ryzen 3600/5600/3700/5700 e a tua 1060 é sucesso

Pessoal, bom dia.

O filho de um amigo meu, me perguntou se a placa mãe Asus prime b450m-gaming/br aceitava o processador Ryzen 5 5600g, e fiquei na dúvida. Aceitaria ou não? Se não, poderiam indicar uma na mesma faixa de preço?

Grato.

Pessoal, bom dia.

O filho de um amigo meu, me perguntou se a placa mãe Asus prime b450m-gaming/br aceitava o processador Ryzen 5 5600g, e fiquei na dúvida. Aceitaria ou não? Se não, poderiam indicar uma na mesma faixa de preço?

Grato.

Boa tarde galera estou precisando de uma força.

Ao usar uma frequência maior que 3200 mhz, a placa mãe já joga a tensão do vcore soc para 1.2v, chegando a até 1.238v e queria saber se consigo e se devo abaixar a tensão do vsoc. Pela bios, na aba advanced voltage settings, não estou conseguindo reduzir, apenas aumentar.

Estou com memórias 3600 MHz que chegam a 4000 MHz, atualmente usando em 3800 MHz e não queria reduzir para 3200 MHz, já que em 3200 a tensão do soc cai para 1.1v.

Processador Ryzen 5 5600x
Placa mãe B450 Aorus Elite
3pbH3rQ.png
UCERequ.png

Última edição:
Boa tarde galera, queria saber se consigo e se devo abaixar a tensão do vsoc, pela bios não estou conseguindo na aba advanced voltage settings. Estou usando memórias 3600mhz, brincando com overclock já atingi 4000mhz estável mas ainda testando para encontrar a melhor configuração, só que queria saber mais sobre essa tensão do vsoc.
Processador Ryzen 5 5600x
Placa mãe B450 Aorus Elite
Obs: Atualmente está no automático e a placa mãe está colocando 1.2v e só consigo aumentar a tensão.
3pbH3rQ.png
UCERequ.png
Aproveitando que você tem uma placa mãe igual a minha, deixa eu te fazer uma pergunta pra saber se sua placa mãe tem o mesmo comportamento da minha.
Desde que tenho ela (Setembro 2019), quando ligo o pc no botão, não dá o post da Aorus nem acende os leds na hora, demora uns 3 a 5 segundos, mas sempre que eu reseto a bios ou volto para os padrões de fábrica ela inicia na hora, acende led e o post da Aorus com fast boot é lindo, tanto que no windows quando está assim o tempo de inicialização é de 6,5 segundos contra 10.6 segundos por exemplo. Mas depois de uns dias ela volta ao comportamento lento.

Já usei diversas bios e hoje estou com a bios f63 agesa 1.2.0.5 e mesmo assim fica com o post lento. A sua é assim tbm ? Grato.

Users who are viewing this thread

Voltar