sim, gera mais calor porque é uma caralhada de instruções vetoriais, e o clock desaba chegando ao ponto de perder performance, porém, avx512 foi inicialmente implementado naqueles xeons com muitos núcleos e ia bem, por não precisar de clock alto em server. Mas nos users comuns, OC é até incentivado pela intel e tem competição, daí deu problema com amd sem tanta queda no clock sem avx512 e intel tendo efeito nulo de performance por falta de suporte dessa simd-vec. Com avx2 foi parecido e olha que o avx1 veio primeiro e a sorte é que não precisa usar muito intensamente ou seria como nos apps sintéticos avx que detonam o cpu.
ainda é nicho, mas o potencial do avx512 é relevante, não sei o que a amd vai fazer, falam em aceleração com isso que pode ajudar em jogos com uma mecânica melhor entre outras aplicações. Se o clock vai desabar, provavelmente sim e a intel não deve ter tirado o avx512, apenas ocultado do bios, eu acho
ainda é nicho, mas o potencial do avx512 é relevante, não sei o que a amd vai fazer, falam em aceleração com isso que pode ajudar em jogos com uma mecânica melhor entre outras aplicações. Se o clock vai desabar, provavelmente sim e a intel não deve ter tirado o avx512, apenas ocultado do bios, eu acho