[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
sim, gera mais calor porque é uma caralhada de instruções vetoriais, e o clock desaba chegando ao ponto de perder performance, porém, avx512 foi inicialmente implementado naqueles xeons com muitos núcleos e ia bem, por não precisar de clock alto em server. Mas nos users comuns, OC é até incentivado pela intel e tem competição, daí deu problema com amd sem tanta queda no clock sem avx512 e intel tendo efeito nulo de performance por falta de suporte dessa simd-vec. Com avx2 foi parecido e olha que o avx1 veio primeiro e a sorte é que não precisa usar muito intensamente ou seria como nos apps sintéticos avx que detonam o cpu.

ainda é nicho, mas o potencial do avx512 é relevante, não sei o que a amd vai fazer, falam em aceleração com isso que pode ajudar em jogos com uma mecânica melhor entre outras aplicações. Se o clock vai desabar, provavelmente sim e a intel não deve ter tirado o avx512, apenas ocultado do bios, eu acho

Acho que o mercado vai empurrar o AVX2 msm, o 512 eu vejo falando há mtos anos e nada de implementarem realmente em coisas pro consumidor como jogos e aplicações.

Bom dia, pessoal uso no meu 5800x um kit 2x8GB 3200 CL16 da Gskill. Estou querendo fazer upgrade para 2x16GB, queria a sugestão de qual kit coloco?

Pensei em pegar um kit 3600, porém vi que são raras as que tem CL16, a maioria são CL18, queria saber se em games na prática, muito muito entre 3600 CL16 e CL18?

Bom dia, pessoal uso no meu 5800x um kit 2x8GB 3200 CL16 da Gskill. Estou querendo fazer upgrade para 2x16GB, queria a sugestão de qual kit coloco?

Pensei em pegar um kit 3600, porém vi que são raras as que tem CL16, a maioria são CL18, queria saber se em games na prática, muito muito entre 3600 CL16 e CL18?

Daria uma olhada nos kits 3600CL14 da Asgard que aparecem no AliExpress.

Pegue uma memória 3600CL18 por exemplo e divida pela metade para obter o clock real: 1800
Divida a latência pelo clock real: 18÷1800
Multiplique por 1000
Aqui um site caso queira calcular sem fazer contas.

3600÷2=1800 18÷1800×1000=10.00

3200 CL16: 10.00ns
3600 CL16: 8.88ns
3600 CL18: 10.00ns

Esses dias tinha Corsair 32GB 3600 CL16 na Pichau mas já acabou.
Pegue 3200 CL16, não será caro como 3600 CL16/18 e terá um desempenho semelhante ou igual 3600 CL18. 3600 vai te ajudar em alguns casos só.

O ganho será irrisório, mesmo pq tem a latência maior, então eu pegaria outro kit de 3200, de preferência idênticas às que já tem (mas não é obrigatório, já que estarão em outro canal).

Caraca, cl14. Pqp. É boa essa marca? Sempre fico com pé atrás nas marcas chinesas de hardware?
Eu tenho 4 memórias asgard, 1 nvme gen 4 asgard e 1 SATA asgard e todos funcionam muito bem. Nada a reclamar.

Eu tenho 4 memórias asgard, 1 nvme gen 4 asgard e 1 SATA asgard e todos funcionam muito bem. Nada a reclamar.
Show. No meu caso como já tenho 1 kit gskill não seria mais vantagem pegar mais um kit igual 2x8? No ali ta 660 reais.

Show. No meu caso como já tenho 1 kit gskill não seria mais vantagem pegar mais um kit igual 2x8? No ali ta 660 reais.
sim, porém as memórias vão ficar alinhadas pela mais lenta.

sim, porém as memórias vão ficar alinhadas pela mais lenta.
Mas seria um kit idêntico, 2x8 3200, inclusive do msm vendedor que comprei as atuais.

AMD ta colocando AVX512 mesmo por causa do Mercado de Servidores é la que pode fazer diferença, de resto unico benefício que eu lembro disso é em emulador de PS3.

AMD ta colocando AVX512 mesmo por causa do Mercado de Servidores é la que pode fazer diferença, de resto unico benefício que eu lembro disso é em emulador de PS3.
não é bem assim, o AVX1 e o 2 eram muito criticados, o pessoal não entende que ter mais instruções é bom porque novas capacidades podem ser exploradas, melhor do que colocar instruções focadas em bisbilhotar o usuário, coisa que a intel tentou introduzir certa vez e gerou polêmica, no fim voltou por pressão da indústria de software contra a pirataria e os prejuízos dela decorrentes. Se os x86_64 bits não forem aperfeiçoados com mais instruções o arm e demais derivados do v-risc irão dominar no mercado em pouco tempo, graças aos avanços que estão obtendo tanto no consumo quanto no desempenho crescentes. Os jogos costumam ter dificuldade operacional financeira para adequar novas tecnologias porque é caro mesmo, para piorar a pirataria atrapalha ainda mais e para piorar ainda mais nem tudo tem representação comercial por aqui aceitando moeda em real, daí acaba mais fácil o pirata.
as instruções resize bar eram irrelevantes, mas presentes desde a 4ª geração da intel, ainda assim a intel não quis saber de lançar bios firmware para quem tem esses processadores usufruírem do recurso, porque os processadores amd concorrentes não tinham dessas instruções, mas o resize bar é relevante e dá um ganho extra.
apenas agora que o AVX vem sendo mais utilizado e isso tem ajudado a minimizar perdas por conta das mitigações de vulnerabilidade ou ao menos a não se perceber tanto a queda de desempenho.

não é bem assim, o AVX1 e o 2 eram muito criticados, o pessoal não entende que ter mais instruções é bom porque novas capacidades podem ser exploradas, melhor do que colocar instruções focadas em bisbilhotar o usuário, coisa que a intel tentou introduzir certa vez e gerou polêmica, no fim voltou por pressão da indústria de software contra a pirataria e os prejuízos dela decorrentes. Se os x86_64 bits não forem aperfeiçoados com mais instruções o arm e demais derivados do v-risc irão dominar no mercado em pouco tempo, graças aos avanços que estão obtendo tanto no consumo quanto no desempenho crescentes. Os jogos costumam ter dificuldade operacional financeira para adequar novas tecnologias porque é caro mesmo, para piorar a pirataria atrapalha ainda mais e para piorar ainda mais nem tudo tem representação comercial por aqui aceitando moeda em real, daí acaba mais fácil o pirata.
as instruções resize bar eram irrelevantes, mas presentes desde a 4ª geração da intel, ainda assim a intel não quis saber de lançar bios firmware para quem tem esses processadores usufruírem do recurso, porque os processadores amd concorrentes não tinham dessas instruções, mas o resize bar é relevante e dá um ganho extra.
apenas agora que o AVX vem sendo mais utilizado e isso tem ajudado a minimizar perdas por conta das mitigações de vulnerabilidade ou ao menos a não se perceber tanto a queda de desempenho.
Eu n to dizendo que AVX512 é ruim não tho, só to dizendo msm que a implantação nos Zen 4 se deve msm pelo mercado de Servers, Os Zen são feitos especialmente pra aquele mercado não atoa a AMD foca bastante em eficiência, o que vier pro Desktop é lucro.

Mano, qual é a implicação com pirataria?

Mano, qual é a implicação com pirataria?
AVX512 é muito bom pra emular o PS3 e a AMD é parceira comercial da Sony, nos bastidores deve rolar alguma pressão para não ter AVX512 no segmento doméstico no curto prazo.

Tenho justamente essas memos aqui, 4 delas 8gb cas14 3600mhz. Zero problemas.
Monstrona ela. Aqui no Brasil o que tem com essa característica é na faixa dos 1300?

não é bem assim, o AVX1 e o 2 eram muito criticados, o pessoal não entende que ter mais instruções é bom porque novas capacidades podem ser exploradas
Não necessariamente, muitas instruções já foram aposentadas por serem inúteis. Adicionar por adicionar sem adoção própria do mercado e com poucos benefícios não faz sentido.

Os jogos costumam ter dificuldade operacional financeira para adequar novas tecnologias porque é caro mesmo,
Não é pq é caro, suportar isso é apenas uma flag no compilador geralmente, a questão é que a maioria das CPUs dos usuários não tem suporte, então não faz sentido usar isso.
Fora que, a maioria dos cálculos onde o AVX-512 poderia ser útil são mais eficientes de serem realizados na gpu.

Rebar não é instrução de cpu, é coisa de firmware da bios. A instrução que precisa pra fazer bom uso dele é a BMI2, que funciona perfeitamente nas CPUs com suporte (seja por hw ou microcode).
apenas agora que o AVX vem sendo mais utilizado e isso tem ajudado a minimizar perdas por conta das mitigações de vulnerabilidade ou ao menos a não se perceber tanto a queda de desempenho
Não tem nada a ver uma coisa com a outra, vc tá confundindo muitos conceitos aí.
AVX512 é muito bom pra emular o PS3 e a AMD é parceira comercial da Sony, nos bastidores deve rolar alguma pressão para não ter AVX512 no segmento doméstico no curto prazo.
Não acho que a Sony influenciaria nisso.

Users who are viewing this thread

Voltar