[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Tenho o 5600g e uso um Deepcool 120 mm nele e não passa em full 56ºC em stress inclusive, tenta ver a pasta termica pode ser um fator ja que pelo que você postou e quase mesma coisa que o meu e ainda seu cooler e o dobro.

OBS: uso 4 fans da Corsair de 120mm duas em cima e duas frontal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom Dia

Tinha um 2400g e atualizei para essa mesma bios dessa placa e parou de dar video pois bugou as memorias da crucial e nem removi o que fiz foi resetar o jumper na placa-mãe da CMOS e assim voltou e rodou o 2400g com essa mesma bios eu tinha tirado a bateria também e nada só voltou depois de resetar via jumper.

Hoje uso essa bios no 5600g e ta tranquilo.

Obrigado pela mensagem Renato.
Tentei aqui fazer esse reset com o jumper (como no manual da placa mãe) e não mudou nada.

Até o Speaker que comprei não faz barulho nenhum.

Obrigado pela mensagem Renato.
Tentei aqui fazer esse reset com o jumper (como no manual da placa mãe) e não mudou nada.

Até o Speaker que comprei não faz barulho nenhum.

Boa Tarde

Mas tem garantia ainda da placa tenta o RMA da Asus justifica que parou de dar video durante o uso dela.

A H110M-C D3/BR aceita ás memórias Kingston HyperX FURY DDR4 16GB e 8GB? alguém sabe? Eu procurei no manual mas não entendi mt bem.​

@alefim @insanee420

Olhem o estado do CPU, tudo em automático com as curvas -25 -25 -20 -20 -25 -25
Testando no corecycle

To achando a temperatura bem alta para um lian li 240 em full

Sem-t-tul2222o.jpg

Testando no corecycle

Nunca usei corecycler aqui pra saber com qual teste se compara em questão de temp mas parece bem quente mesmo, o 5600x stock num AC pequeno aqui ficava em 53c~ no R20 com uns 25c ambiente então é difícil imaginar uma discrepância de >20c num cooler superior, já tentou resetar pro default na bios ou clear cmos pra ver se não dá jeito?

Meu Vcore ficava em 1,1v~ stock pra all-core se não me engano e 1,3v pra single, só subiu all-core pra 1,3v~ quando liguei o PBO e subiu pra 105w, e também achei estranho o Vcore tá acima dos VID, e a diferença grande entre eles, se deixar o CO zerado continua assim?

Primeira coisa que me passa pela cabeça quando vejo relato de temp alta assim em WC é problema na bomba porque 76w devia rodar mais frio mas não sei kkkk nunca usei WC e não sei como faria pra diagnosticar algo assim caso fosse

Última edição:
Nunca usei corecycler aqui pra saber com qual teste se compara em questão de temp mas parece bem quente mesmo, o 5600x stock num AC pequeno aqui ficava em 53c~ no R20 com uns 25c ambiente então é difícil imaginar uma discrepância de >20c num cooler superior, já tentou resetar pro default na bios ou clear cmos pra ver se não dá jeito?

Meu Vcore ficava em 1,1v~ stock pra all-core se não me engano e 1,3v pra single, só subiu all-core pra 1,3v~ quando liguei o PBO e subiu pra 105w, e também achei estranho o Vcore tá acima dos VID, e a diferença grande entre eles, se deixar o CO zerado continua assim?

Primeira coisa que me passa pela cabeça quando vejo relato de temp alta assim em WC é problema na bomba porque 76w devia rodar mais frio mas não sei kkkk nunca usei WC e não sei como faria pra diagnosticar algo assim caso fosse
Vou dar um clear cmos amanhã, mas já dei load default na bios e não rolou, foi depois que instalei essa agesa nova

Só pra atualizar a galera que tentou ajudar, por algum motivo ao atualizar a bios bugou um slot de memória RAM, quando troquei as peças de lugar, funcionou.
Fiz downgrade para a versão que é compatível com o processador que eu quero comprar no futuro e segui a vida.

Valeu ai pela ajuda de todos.

Use o corecycler pra testar cada núcleo individualmente com prime95.
Parei de usar o R23 pois até o BF1 era melhor, passava em meia hora de R23 e crashava no BF, acho curioso pq em termos de temperatura ele bota pra torrar, mas em estabilidade pra mim nunca serviu.

image.png

Tinha ele aqui instalado, provavelmente usei ano passado... Peguei a versão nova e testei um pouco e tá tudo certo... Pra mim já tá bão de mais... hehehe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@alefim @insanee420

Testando no corecycle

Sem-t-tul2222o.jpg

Tá bem parecido com o meu aqui... Sei lá, tá dentro do normal... e essas temps são aquelas de pico, nunca vi sustentado... Bem que aqui sem boost as voltagens são menores e ele fica mais de boa...

https://www.hardwareluxx.de/community/threads/hallo-msi-__-bios-agesa-comboam4v2pi-1-2-0-7-zurückgezogen.1320351/#post-29327236

"Os arquivos BIOS foram removidos porque eles dependem completamente do UEFI com o Secureboot, se um cliente tem um cartão VGA antigo que não tem UEFI/GOP, ele pode chegar a problemas que ele só recebe uma tela preta. Daí as alterações nos arquivos DO BIOS."

Não sei se é só com MSI, mas lembro de alguém reclamar de tela preta aqui após atualizar pra Agesa 1.2.0.7.

Galera, meu 5600 tá chegando hoje e pra trocar ele consigo fazer sem tirar a placa mãe do gabinete?

Atualmente tá um 3600 com uma Gammax 400, só pra fazer a troca dá?

Galera, meu 5600 tá chegando hoje e pra trocar ele consigo fazer sem tirar a placa mãe do gabinete?

Atualmente tá um 3600 com uma Gammax 400, só pra fazer a troca dá?
Dá sim, tranquilo.

Ryzen 5 4500 gargala uma rtx 3060 em competitivo tudo no mínimo? Atualmente tenho um ryzen 5 1600af a 3,9ghz que segura uns 30% dela. Ou teria que partirá para um ryzen 5 5500? Diferença de 100 reais de um para o outro.

Apareceram uns pentes lpx de 32gb 3000mhz por um preço bom, será que daria muita dor de cabeça pra rodar eles à 3200mhz pra ficar igual ao meu par atual pra fechar 128gb? Lembrando que já tentei subir esses meus pentes e não consegui nem um tiquinho de nada a mais.

Apareceram uns pentes lpx de 32gb 3000mhz por um preço bom, será que daria muita dor de cabeça pra rodar eles à 3200mhz pra ficar igual ao meu par atual pra fechar 128gb? Lembrando que já tentei subir esses meus pentes e não consegui nem um tiquinho de nada a mais.
sabe dizer se os chips são do mesmo tipo e fabricante? OC na memória é possível, mas não garantido com 2 (dois) módulos, imagine 4. Só testando na sorte, a menos que alguém tenha realizado a mesma experiência e possa confirmar que dê certo, porém, ainda que você tenha comprado 4 módulos iguais, pode acontecer de algum não permitir subir ou até subir por um bom tempo e, de repente, dar reboot aleatório ou freeze, daí terá de baixar o clock das memórias. Se a controladora do seu Ryzen estiver muito boa suas chances melhoram.

particularmente eu espero poder colocar muita ram numa versão futura de Ryzen 7000 ou até 8000, os atuais não vem com AVX512 e a aceleração vetorial vem ganhando força em tudo que é canto, daí ter mais memória assim é interessante. E gpu amd, se as rdna3 vierem com aceleração de ia decente na programação

sabe dizer se os chips são do mesmo tipo e fabricante?
Não faço ideia, a corsair é extremamente inconsistente nisso, muito provavelmente não é.
particularmente eu espero poder colocar muita ram numa versão futura de Ryzen 7000 ou até 8000
Até agora não vi pentes de ddr5 com mais de 32gb, então o limite continua sendo apenas 128gb. Enquanto não for maior, não vejo motivo pra upgrade.
s atuais não vem com AVX512 e a aceleração vetorial vem ganhando força em tudo que é canto
A própria Intel matou avx512 no mercado consumidor, e avx2 é uma realidade.

O AVX-512 é muito problemático em relação ao AVX2? Sempre vejo pessoas falando sobre isso em encode/decode de vídeos, mas não entendo nada sobre isso. Pra uso normal, o AVX-512 atrapalha a performance da máquina, causa instabilidades? Por isso que a intel está desligando ele totalmente na próxima geração de cpu's dela?

O AVX-512 é muito problemático em relação ao AVX2? Sempre vejo pessoas falando sobre isso em encode/decode de vídeos, mas não entendo nada sobre isso. Pra uso normal, o AVX-512 atrapalha a performance da máquina, causa instabilidades? Por isso que a intel está desligando ele totalmente na próxima geração de cpu's dela?
Mais hardware no chip, mais custo, mais energia e mais calor. Há implementações usando 2 registradores do AVX2, porém o ganho fica ínfimo.
Pros poucos casos que serve, dá um ganho legal, porém os usos são muito nicho e não justificam esse custo todo. Y

Mais hardware no chip, mais custo, mais energia e mais calor. Há implementações usando 2 registradores do AVX2, porém o ganho fica ínfimo.
Pros poucos casos que serve, dá um ganho legal, porém os usos são muito nicho e não justificam esse custo todo. Y
Agora entendi o motivo da intel começar a removê-lo por completo na próxima geração, obrigado pela explicação 👍

Users who are viewing this thread

Voltar