[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, está um bom momento para trocar meu ryzen 1600 por um 5600? Devo esperar mais? Qual a opinião de vocês?
Se vc joga + jogos competitivos vale a pena sim. Agr caso for + de campanha, daria prioridade pra trocar vga 1º (se for + fraca, por ex: Rx 580/GTX 1060).

Se vc joga + jogos competitivos vale a pena sim. Agr caso for + de campanha, daria prioridade pra trocar vga 1º (se for + fraca, por ex: Rx 580/GTX 1060).
É o pc da assinatura, tenho uma rx 6600 xt, o 1600 ta sofrendo pra empurrar a placa kkk

-

Vi que saiu o ryzen 5500 um pouco mais barato que o 5600 (faz um tempo que não acompanhando a área), compensa pegar o 5500 ou é melhor partir para o 5600 mesmo?

-

Acabei de comprar o 5600 mesmo, vou dar um up no pc!

Última edição:
Chegou aqui o 5600g, comecei testar hoje, sem usar a gpu.
Uso um cooler Deepcool Gammaxx 200t

Mas senti que não esta segurando bem, hoje um dia até frio em test de stress temperatura chegou em 80º, no inverno ainda vai aguentar, mas no verão vai bater uns 90.
Podem me indicar cooler bons abaixo de 150, pode ser aliexpress se houver algo bom por lá nessa faixa de preço.

Tenho o 5600g e uso um Deepcool 120 mm nele e não passa em full 56ºC em stress inclusive, tenta ver a pasta termica pode ser um fator ja que pelo que você postou e quase mesma coisa que o meu e ainda seu cooler e o dobro.

OBS: uso 4 fans da Corsair de 120mm duas em cima e duas frontal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala pessoal,

Fiz uma atualização na BIOS, mais recente 3802 da minha mobo, Asus PRIME B450M-GAMING/BR, e concluiu o processo sem problemas, resetou automaticamente e após isso, não deu mais vídeo.
Já utilizando o link postado acima sobre as compatibilidades, deu esse resultado:
FileAGESASummit Ridge
1x00 CPU
Pinnacle Ridge
2x00 CPU
Raven Ridge
2x00 APU
Raven Ridge 2
30x0 APU
Picasso
3x00 APU
Matisse
3xx0 CPU
Renoir
4xx0 APU
Vermeer
5xx0 CPU
Cezanne
5xx0 APU
PRIME-B450M-GAMING-BR-SI-3802.CAP-25.8643.2530.9837.6730.8646.7255.9156.7064.61

Devo pensar que perdeu compatibilidade com o meu Ryzen 3 3200g ?

Meu pc:
Asus PRIME B450M-GAMING/BR
Ryzen 3 3200g
2x Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 Mhz, CL16
Radeon RX 560.

OBS: já testei as memórias, colocar no vídeo onboard do ryzen.

Bom Dia

Tinha um 2400g e atualizei para essa mesma bios dessa placa e parou de dar video pois bugou as memorias da crucial e nem removi o que fiz foi resetar o jumper na placa-mãe da CMOS e assim voltou e rodou o 2400g com essa mesma bios eu tinha tirado a bateria também e nada só voltou depois de resetar via jumper.

Hoje uso essa bios no 5600g e ta tranquilo.

Última edição:
Chegou aqui o 5600g, comecei testar hoje, sem usar a gpu.
Uso um cooler Deepcool Gammaxx 200t

Mas senti que não esta segurando bem, hoje um dia até frio em test de stress temperatura chegou em 80º, no inverno ainda vai aguentar, mas no verão vai bater uns 90.
Podem me indicar cooler bons abaixo de 150, pode ser aliexpress se houver algo bom por lá nessa faixa de preço.
Muito estranho essa temperatura. Tive o 5600G e rodava frio usando um Notus B. Já parou pra verificar como ta a pasta térmica? Seu gabinete tem um air flow legal?

Bom dia. Pessoal, quem tem a placa mãe b450 aorus m e utiliza algum processador zen+ ou o 1600af, já atualizou a bios para a f63b? Se atualizaram, o pc continua funcionando normalmente com cpu zen+ ou o 1600af?

Tenho um 1600af e essa placa mãe, queria testar o windows 11, sei que o 1600af é um 2600 com menos clock, então ele tem suporte ao w11, mas essa bios f63b ainda consigo usar meu 1600af sem problemas? Vi um vídeo de um carinha no yt esses dias, ele tem o 2600 e essa mobo, instalou a f63b e funcionou sem problemas, vale a pena a tentativa? Essa é a info mostrada no ryzen smu checker:

Screenshot-2022-07-07-at-10-05-03-Ryzen-SMU-Checker.png

Fala pessoal,

Fiz uma atualização na BIOS, mais recente 3802 da minha mobo, Asus PRIME B450M-GAMING/BR, e concluiu o processo sem problemas, resetou automaticamente e após isso, não deu mais vídeo.
Já utilizando o link postado acima sobre as compatibilidades, deu esse resultado:
FileAGESASummit Ridge
1x00 CPU
Pinnacle Ridge
2x00 CPU
Raven Ridge
2x00 APU
Raven Ridge 2
30x0 APU
Picasso
3x00 APU
Matisse
3xx0 CPU
Renoir
4xx0 APU
Vermeer
5xx0 CPU
Cezanne
5xx0 APU
PRIME-B450M-GAMING-BR-SI-3802.CAP-25.8643.2530.9837.6730.8646.7255.9156.7064.61

Devo pensar que perdeu compatibilidade com o meu Ryzen 3 3200g ?

Meu pc:
Asus PRIME B450M-GAMING/BR
Ryzen 3 3200g
2x Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 Mhz, CL16
Radeon RX 560.

OBS: já testei as memórias, colocar no vídeo onboard do ryzen.

Ryzen 3 3200G (3.6GHz,45-65W,L3:4M,4C)

E pessoal exagera. Os ryzen não saíram da lista de compatibilidade.
Antes de atualizar a BIOS é recomendado colocar a bios em default.

Desconecte os HDs, deixe só com um pente de memória, e tente iniciar.

Ryzen 3 3200G (3.6GHz,45-65W,L3:4M,4C)

E pessoal exagera. Os ryzen não saíram da lista de compatibilidade.
Antes de atualizar a BIOS é recomendado colocar a bios em default.

Desconecte os HDs, deixe só com um pente de memória, e tente iniciar.

A minha mobo um tempo teve uma atualização de bios e retirou alguns processadores da compatibilidade, fui la ver e era aquelas APUs antigas acho que Bulldozer ainda...

• Description:
    - Update AMD ComboPI1.0.0.3ab - Fix RAID issue. - Support Ryzen 3000 series CPU. Ryzen 9 3900X/Ryzen 7 3800X/Ryzen 7 3700X/Ryzen 5 3600X/Ryzen 5 3600/Ryzen 5 3400G/Ryzen 3 3200G - Change BIOS UI to Click BIOS(GSE-Lite) mode. Click here
  • Note:
    This BIOS does not support below Bristol Ridge CPU due to BIOS rom size limitation: Athlon x4 970/950/940, A12-9800/9800E, A10-9700/9700E, A8-9600, A6-9550/9500/9500E

Aí fico sempre esperto com essas coisas... hehehe

boa noite, meus caros. Há anos não pesquiso processadores e chipsets. Tenho a seguinte dúvida: pretendo comprar uma MSI MAG B550 TOMAHAWK (trarei de fora) e um 5700G. Esse chipset B550 possui algum tipo de limitação relacionado às portas SATA? (ex: lembro que alguns chipsets mais simples, como o B450, costumam desativar algumas portas SATA se for instalado algum drive M.2) Nas configurações da MSI vi que essa mobo possui 6 portas SATA (pretendo usar pelo menos 5 delas) e 2 slots M.2 (1 PCI-e gen 3 e outro gen 4).
Por fim, há a necessidade de atualizar o BIOS antes de instalar o 5700G nela? Se alguém puder responder, agradeço.

boa noite, meus caros. Há anos não pesquiso processadores e chipsets. Tenho a seguinte dúvida: pretendo comprar uma MSI MAG B550 TOMAHAWK (trarei de fora) e um 5700G. Esse chipset B550 possui algum tipo de limitação relacionado às portas SATA? (ex: lembro que alguns chipsets mais simples, como o B450, costumam desativar algumas portas SATA se for instalado algum drive M.2) Nas configurações da MSI vi que essa mobo possui 6 portas SATA (pretendo usar pelo menos 5 delas) e 2 slots M.2 (1 PCI-e gen 3 e outro gen 4).
Por fim, há a necessidade de atualizar o BIOS antes de instalar o 5700G nela? Se alguém puder responder, agradeço.
Tenho essa mobo, ela tem limitação, só não lembro de cabeça oq é, mas vc acha fácil no manual.

Quanto a atualização, meu 5950x funcionou de primeira, não sei se vai ser o mesmo com o 5700g, mas de toda forma ela tem bios flashback então dá pra atualizar sem bronca.

Tenho essa mobo, ela tem limitação, só não lembro de cabeça oq é, mas vc acha fácil no manual.

Quanto a atualização, meu 5950x funcionou de primeira, não sei se vai ser o mesmo com o 5700g, mas de toda forma ela tem bios flashback então dá pra atualizar sem bronca.
A única limitação que localizei foi
When installing devices in M.2_2, PCI_E2 & PCI_E3 slots at the same time, PCI_E3 slot will be unavailable, and M2_2 slot only supports PCIe x2.
Na parte que fala do armazenamento não localizei nenhuma informação quanto à inativação de conectores SATA. Então vou pegar esse modelo mesmo.
Pensei em pegar uma Asus TUF X570, que tá baratinha no BR, mas mobo com ventoinha está fora de cogitação pra mim.

A única limitação que localizei foi

Na parte que fala do armazenamento não localizei nenhuma informação quanto à inativação de conectores SATA. Então vou pegar esse modelo mesmo.
Pensei em pegar uma Asus TUF X570, que tá baratinha no BR, mas mobo com ventoinha está fora de cogitação pra mim.
Lembrei de outra coisa: precisei atualizar a bios para ter a opção de ligar a mobo sem uma gpu instalada (não vai ser problema pra vc, já q tem video integrado), e o RGB não tem como desligar pela bios, tem de fazer por software já no sistema operacional.

Lembrei de outra coisa: precisei atualizar a bios para ter a opção de ligar a mobo sem uma gpu instalada (não vai ser problema pra vc, já q tem video integrado), e o RGB não tem como desligar pela bios, tem de fazer por software já no sistema operacional.
Isso é um saco, deveria ter opção na BIOS pra desligar qlqr RGB da placa.

Fala ai galerinha.
To querendo fazer um upgrade. Estou entre o 5600x e o 5800x.
A diferença entre ele é muito gritante?
Pq o 5600x tá mais caro que o 5800x na loja que estoura.
O 12600k entra nessa conversa também?

Última edição:
Isso é um saco, deveria ter opção na BIOS pra desligar qlqr RGB da placa.
Concordo, minha antiga asrock tinha, mas pelo menos no linux deu pra usar o openrgb (acho que tem pra windows também) e adicionei só uma linha a mais na inicialização do sistema pra desligar esse frufru.

Fala ai galerinha.

Pelo que ja vi o 5800x ganha em pouca coisa no quesito Threads 16 contra 12 do 5600x

A outra coisa e que o consumo do 5800x e maior 105w contra 65w do 5600x

O 5800x ganha no single core e no multiplo também

Depende do seu uso, 5800x vai ter multi-core uns 30%~ melhor, pra jogos a diferença é mínima (isso quando tem, e depende de GPU/resolução etc também) mas alguns jogos específicos acho que se beneficiam de 8/16 sim, também considere o 5600 e 5700x dependendo dos preços, o 12600k fica bem parelho com o 5800x no geral mas melhor dar olhada num review comparando os 2 e qual seria o custo total de cada plataforma

Depende do seu uso, 5800x vai ter multi-core uns 30%~ melhor, pra jogos a diferença é mínima (isso quando tem, e depende de GPU/resolução etc também) mas alguns jogos específicos acho que se beneficiam de 8/16 sim, também considere o 5600 e 5700x dependendo dos preços, o 12600k fica bem parelho com o 5800x no geral mas melhor dar olhada num review comparando os 2 e qual seria o custo total de cada plataforma
Entendi.
Eu tô mais inclinado a partir para o 5800x ou até mesmo 12600k por já ter suporte para ddr5.
Os preços deram uma subida nesses últimos dias, estou esperando alguma promoção boa.

Bom dia. Pessoal, quem tem a placa mãe b450 aorus m e utiliza algum processador zen+ ou o 1600af, já atualizou a bios para a f63b? Se atualizaram, o pc continua funcionando normalmente com cpu zen+ ou o 1600af?

Tenho um 1600af e essa placa mãe, queria testar o windows 11, sei que o 1600af é um 2600 com menos clock, então ele tem suporte ao w11, mas essa bios f63b ainda consigo usar meu 1600af sem problemas? Vi um vídeo de um carinha no yt esses dias, ele tem o 2600 e essa mobo, instalou a f63b e funcionou sem problemas, vale a pena a tentativa? Essa é a info mostrada no ryzen smu checker:

Screenshot-2022-07-07-at-10-05-03-Ryzen-SMU-Checker.png

Só por curiosidade, por qual motivo você quer atualizar a BIOS, ainda mais para uma versão beta? Se te ajuda em algo, eu tenho essa mobo na versão F62, e estava na F52 quando instalei o Windows 11, então nem precisa atualizar. Acabei voltando para o 10, mas o 11 funcionou perfeitamente, com fTPM e Secure Boot ativados.

Na verdade, eu não atualizei a BIOS: a mobo estava na versão F52, aí ela deu defeito e o RMA reparou e me devolveu com a versão F62. De novidade em relação a F62, a F63a adicionou suporte ao Ryzen 7 5800X3D e atualizou o AGESA para a versão 1.2.0.6B. Já a F63b atualizou para a 1.2.0.7, somente isso.

Se aceita conselho, se não pretende fazer upgrade de CPU e não estiver enfrentando problemas, eu não atualizaria ou no máximo atualizaria para a versão F62, que é estável mais recente. Embora essa mobo tenha DualBIOS, já li relatos de uma nova versão de BIOS capar o overclock/boost do processador e/ou de memória, ou até mesmo de perder o suporte à CPU atual, embora eu ache tal possibilidade bem remota.

O próprio fabricante não recomenda atualização de BIOS sem um bom motivo, e eu concordo.

Só por curiosidade, por qual motivo você quer atualizar a BIOS, ainda mais para uma versão beta? Se te ajuda em algo, eu tenho essa mobo na versão F62, e estava na F52 quando instalei o Windows 11, então nem precisa atualizar. Acabei voltando para o 10, mas o 11 funcionou perfeitamente, com fTPM e Secure Boot ativados.

Na verdade, eu não atualizei a BIOS: a mobo estava na versão F52, aí ela deu defeito e o RMA reparou e me devolveu com a versão F62. De novidade em relação a F62, a F63a adicionou suporte ao Ryzen 7 5800X3D e atualizou o AGESA para a versão 1.2.0.6B. Já a F63b atualizou para a 1.2.0.7, somente isso.

Se aceita conselho, se não pretende fazer upgrade de CPU e não estiver enfrentando problemas, eu não atualizaria ou no máximo atualizaria para a versão F62, que é estável mais recente. Embora essa mobo tenha DualBIOS, já li relatos de uma nova versão de BIOS capar o overclock/boost do processador e/ou de memória, ou até mesmo de perder o suporte à CPU atual, embora eu ache tal possibilidade bem remota.

O próprio fabricante não recomenda atualização de BIOS sem um bom motivo, e eu concordo.
Na realidade, cogitei essa troca de bios para a mais atual por causa do windows 11, mas se ele funcionar sem problemas na F52 continuo com ela, pois está bem estável até o momento. Caso não fique estável, tento a mesmo que vc usa, pois já tinha lido outros relatos sobre ela, me parece ser uma bios estável para os ryzen 20xx essa F62.

Quando comprei essa placa mãe veio com bios F60, mas ficou instável, tanto que com poucos dias de uso tive tela azul, erro dcp watchdog, mas com a F52 tenho quase 4 meses e nada de problemas.

Na realidade, cogitei essa troca de bios para a mais atual por causa do windows 11, mas se ele funcionar sem problemas na F52 continuo com ela, pois está bem estável até o momento. Caso não fique estável, tento a mesmo que vc usa, pois já tinha lido outros relatos sobre ela, me parece ser uma bios estável para os ryzen 20xx essa F62.

Quando comprei essa placa mãe veio com bios F60, mas ficou instável, tanto que com poucos dias de uso tive tela azul, erro dcp watchdog, mas com a F52 tenho quase 4 meses e nada de problemas.

Conhecendo a Gigabyte e suas BIOS bugadas, não me surpreendo muito, e infelizmente o AGESA não é lá essas coisas de estabilidade, verdade seja dita. Tenho a impressão que a Intel nesses aspectos é mais refinado, ou então é o simples fato das mobos dela suportarem uma quantidade muito menor de CPUs, o que evita esses problemas que você vê com mais frequência com Ryzen.

Enfim, se na F52 está OK, eu permaneceria nela então, ela também funcionava perfeito com meu 1600AF. Se não me engano a F62 só tem de diferença correção de algumas vulnerabilidades, que eu duvido ser preocupação real para o usuário comum.

A propósito, como flasheou uma versão mais antiga de BIOS que está instalada? Restaurou a partir da BIOS de backup, ou só instalou por cima mesmo?

Última edição:
Conhecendo a Gigabyte e suas BIOS bugadas, não me surpreendo muito, e infelizmente o AGESA não é lá essas coisas de estabilidade, verdade seja dita. Tenho a impressão que a Intel nesses aspectos é mais refinado, ou então é o simples fato das mobos dela suportarem uma quantidade muito menor de CPUs, o que evita esses problemas que você vê com mais frequência com Ryzen.

Enfim, se na F52 está OK, eu permaneceria nela então, ela também funcionava perfeito com meu 1600AF. Se não me engano a F62 só tem de diferença correção de algumas vulnerabilidades, que eu duvido ser preocupação real para o usuário comum.

A propósito, como flasheou uma versão mais antiga de BIOS que está instalada? Restaurou a partir da BIOS de backup, ou só instalou por cima mesmo?
Instalei por cima mesmo, tinha pesquisado na época no finado fórum da gigabyte sobre o assunto, vi que era seguro ainda retroceder da F60 para uma mais antiga, pois a F60 ainda não era do tipo "capsule BIOS".

Esse formato de "capsule BIOS" começou a partir da F62, nessa sim, não é mais possível a reversão para uma bios anterior, por causa desse formato de encapsulamento. Apenas atualizei a bios principal, a backup não, deixei ela com a bios de fábrica, se não me engano é a F40, para o caso de alguma falha na bios principal.

Esse formato de "capsule BIOS" começou a partir da F62, nessa sim, não é mais possível a reversão para uma bios anterior, por causa desse formato de encapsulamento.

Que m.... bicho, a sorte que eu não tenho problemas com essa versão, mas mesmo assim me incomoda saber que não posso voltar para uma versão mais antiga em caso de problemas. Agora que eu não atualizo mesmo, ainda mais que ela sai da garantia esse mês.

Não sei porque a assistência da Gigabyte atualizou a BIOS se eu não pedi e se não estava tendo problemas do tipo quando acionei a garantia. Só espero que a BIOS de backup ainda esteja na F52 🙏.

Users who are viewing this thread

Voltar