[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Brincadeira a parte, alguém tem alguma sugestão do que eu posso fazer além de ficar mandando mensagem pro vendedor cobrando o envio? Nunca passei por isso, tô bastante incomodado :pepe:

image.png


Quando eu abro os detalhes da compra, aparece essa mensagem. O prazo de envio já foi zerado e estendido 2x desde o dia em que ocorreu a confirmação do pagamento via boleto.
Espera os 3 dias, se não enviarem seu dinheiro será devolvido. O único ruim é que a promoção + cupom já acabaram :feelbad:
 
Espera os 3 dias, se não enviarem seu dinheiro será devolvido. O único ruim é que a promoção + cupom já acabaram :feelbad:
da pra estender o tempo ue
quantas venda esse vendedor ja fez ?
 
Brincadeira a parte, alguém tem alguma sugestão do que eu posso fazer além de ficar mandando mensagem pro vendedor cobrando o envio? Nunca passei por isso, tô bastante incomodado :pepe:

image.png


Quando eu abro os detalhes da compra, aparece essa mensagem. O prazo de envio já foi zerado e estendido 2x desde o dia em que ocorreu a confirmação do pagamento via boleto.
Complicado, provavelmente o comedor de morcego vendeu mais do que tinha e esta esperando o prazo acabar. Aqui tbm tinha ficado com o c* na mão já que tinha pego o processador dia 01 e só foram me enviar no dia 10. :que:
 
Ixe tô com ele boletado aqui por 1603 conto...caiu de 615 para esse valor essa noite...vou esperar ver se o dólar dá mais uma queda hoje...tenho até quarta para pagar.
 
so esperar tem 3 dias ainda

Espera os 3 dias, se não enviarem seu dinheiro será devolvido. O único ruim é que a promoção + cupom já acabaram :feelbad:

Complicado, provavelmente o comedor de morcego vendeu mais do que tinha e esta esperando o prazo acabar. Aqui tbm tinha ficado com o c* na mão já que tinha pego o processador dia 01 e só foram me enviar no dia 10. :que:

Ontem ao final do dia aqui (início lá) disseram que iam enviar hoje. Mas o dia na China já acabou e nada por enquanto :bem:

image.png
 
Ontem ao final do dia aqui (início lá) disseram que iam enviar hoje. Mas o dia na China já acabou e nada por enquanto :bem:

image.png
CP U Store? Meu 5800x3d enviar no último dia (acabou não sendo o último pq eu entendi tbm kkkk)
 
CP U Store? Meu 5800x3d enviar no último dia (acabou não sendo o último pq eu entendi tbm kkkk)

Eita, tou pensando se pago o boleto ....
 
Eita, tou pensando se pago o boleto ....
O meu faltava 2 dias para pagar(vencia quarta)...fiquei enrolando para ver se o dólar caía mais um tiquinho aí fui ver os china fecharam o pedido :pepe:...devia ter pago no dia que boletei(1565 a vista e 1603 em 12x).

Agora tá mais de 2 mil...☹️
 
Galera, boa tarde!

Será que vale a pena o upgrade do Ryzen 7 3700X para o Ryzen 7 5700X?
Eu estou notando que durante os jogos, a placa de video fica em 70% de uso, mas o FPS fica ali nos 50fps.

Imagino que seja o CPU que não está dando conta de levar a GPU. Em 4K não tenho esse problema, somente em 2560x1080

Estou com o boleto aqui ehehe

Galera,

Há um tempo fiz esta pergunta. Passando só pra responder, pois pode tirar a dúvida de outras pessoas.

Teoricamente fazer o upgrade do R7 3700X para o R7 5700X não faz muito sentido, principalmente se o foco é jogar em 60fps e menos sentido ainda se jogar em alta resolução, tipo 4K.
Então vai depender de cada caso. Mas bora pra minha experiência com dois games, na resolução 2560x1080 Ultra + RT.

  • Cyberpunk 2077
Foi o caso mais discrepante, teve uma melhora absurdo com o Ray Tracing ligado. Com tudo no ultra e todos RT ligado (iluminação média) o game ficava em 40-45 fps mesmo usando o FSR.
Se desligasse a iluminação RT o jogo poderia ficar travado em 60 tranquilo. Usando o R7 3700X
Já com o R7 5700X o jogo fica em 68fps com todo os RT ligados e também usando o FSR 2.1

  • Spider-Man Remastered
Com tudo no ultra + RT no máximo, o game totalmente jogável. Mas em certos pontos o FPS cai de 70 a 40fps, principalmente pontos da cidade com muitas luzes, usando o R7 3700X.
Agora com o R7 5700X o game se mantém nos 75fps constantes travados, sem quedas.

Conclusão
Ficou bem nítido do desempenho superior do R7 5700X na situação com o Ray Tracing aplicado, o mesmo segura muito bem o desempenho mantendo FPS mais altos e estáveis. Outra vantagem, se procura jogar games com 120 a 144fps, o 5700X leva vantagem também. E no combo RX 6800XT e R7 5700X casou bem bonito, ficou mais equilibrado.
Agora se você busca travar os demais jogos em 60fps, não tem motivo para troca, o 3700X é um baita CPU e muitas vezes fica dormindo na maioria dos games com seus 8 núcleos e 16 threads.
 
Galera,

Há um tempo fiz esta pergunta. Passando só pra responder, pois pode tirar a dúvida de outras pessoas.

Teoricamente fazer o upgrade do R7 3700X para o R7 5700X não faz muito sentido, principalmente se o foco é jogar em 60fps e menos sentido ainda se jogar em alta resolução, tipo 4K.
Então vai depender de cada caso. Mas bora pra minha experiência com dois games, na resolução 2560x1080 Ultra + RT.

  • Cyberpunk 2077
Foi o caso mais discrepante, teve uma melhora absurdo com o Ray Tracing ligado. Com tudo no ultra e todos RT ligado (iluminação média) o game ficava em 40-45 fps mesmo usando o FSR.
Se desligasse a iluminação RT o jogo poderia ficar travado em 60 tranquilo. Usando o R7 3700X
Já com o R7 5700X o jogo fica em 68fps com todo os RT ligados e também usando o FSR 2.1

  • Spider-Man Remastered
Com tudo no ultra + RT no máximo, o game totalmente jogável. Mas em certos pontos o FPS cai de 70 a 40fps, principalmente pontos da cidade com muitas luzes, usando o R7 3700X.
Agora com o R7 5700X o game se mantém nos 75fps constantes travados, sem quedas.

Conclusão
Ficou bem nítido do desempenho superior do R7 5700X na situação com o Ray Tracing aplicado, o mesmo segura muito bem o desempenho mantendo FPS mais altos e estáveis. Outra vantagem, se procura jogar games com 120 a 144fps, o 5700X leva vantagem também. E no combo RX 6800XT e R7 5700X casou bem bonito, ficou mais equilibrado.
Agora se você busca travar os demais jogos em 60fps, não tem motivo para troca, o 3700X é um baita CPU e muitas vezes fica dormindo na maioria dos games com seus 8 núcleos e 16 threads.

Existe muito mito ao redor disso aí... muito desses mitos com base em benchmarks do próprio jogo.

Processador importa.

Sabe onde ele importa? Em coisas em que a maioria dos benchmarks (dos próprios jogos) não simulam. Física e quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Cyberpunk 2077 puxa do processador quando aparece muitos NPCs e veículos na tela. É o processador que calcula isso e não a placa de vídeo. Se você está no deserto lá, sem veículos e NPCs, muito provavelmente não teria tanta diferença de FPS.

Sabe onde você vai ver diferença também? Battlefield 2042 (ou BF no geral). Puxa muito do processador.


Eu cheguei a ter uma RTX 3080 e um i5 8600K. Na época pensei: "não vou trocar o processador, vou jogar em 1080p mas com ray tracing torando e tudo no ultra. Vai puxar tudo da placa de video e GG.
Lindo engano.
O i5 8600K era uma bigorna para a 3080.
No COD Cold War eu pegava metade dos FPS de quem tinha um i9 10900k.
Migrei para um i7 10700K e drobrei os meus FPS.
 
Alguém sabe qual desses 3 itens correspondem a amperagem que a CPU está gastando:

Corrente do nucleo, CPU TDC ou CPU EDC?


Sem-t-tulo.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem está procurando uma boa mobo para AM4 a MSI Mortar está por 750 reais na Kabum:



De acordo com esse teste acima ela foi muito bem e ganho da B550M Tuf...o único contra dela para mim é a quantidade de USBs traseira.
 
Última edição:
Existe muito mito ao redor disso aí... muito desses mitos com base em benchmarks do próprio jogo.

Processador importa.

Sabe onde ele importa? Em coisas em que a maioria dos benchmarks (dos próprios jogos) não simulam. Física e quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Cyberpunk 2077 puxa do processador quando aparece muitos NPCs e veículos na tela. É o processador que calcula isso e não a placa de vídeo. Se você está no deserto lá, sem veículos e NPCs, muito provavelmente não teria tanta diferença de FPS.

Sabe onde você vai ver diferença também? Battlefield 2042 (ou BF no geral). Puxa muito do processador.


Eu cheguei a ter uma RTX 3080 e um i5 8600K. Na época pensei: "não vou trocar o processador, vou jogar em 1080p mas com ray tracing torando e tudo no ultra. Vai puxar tudo da placa de video e GG.
Lindo engano.
O i5 8600K era uma bigorna para a 3080.
No COD Cold War eu pegava metade dos FPS de quem tinha um i9 10900k.
Migrei para um i7 10700K e drobrei os meus FPS.

Por mais que veja testes, em certas situações não conseguem lhe passar certas informações.

Mas neste caso do 3700X para 5700X se alguém me perguntasse eu iria responder com "Depende" rsss.
Pois tem vários fatores pra pessoa considerar.

Se a pessoa comprar um monitor 1440p essa diferença já cai muito (falando em FPS).
Agora em RT o desempenho é relativamente melhor, pela minha experiência e não vi nenhum teste disso ainda.
 
Por mais que veja testes, em certas situações não conseguem lhe passar certas informações.

Mas neste caso do 3700X para 5700X se alguém me perguntasse eu iria responder com "Depende" rsss.
Pois tem vários fatores pra pessoa considerar.

Se a pessoa comprar um monitor 1440p essa diferença já cai muito (falando em FPS).
Agora em RT o desempenho é relativamente melhor, pela minha experiência e não vi nenhum teste disso ainda.
pega sempre o maior que puder
vc fica mais tempo com ele demora mais pra ficar ultrapassado
troquei a mob por causa disso e so não foi de 5950X por que estava R$1500 mais caro ai não ne :haha:
 
pega sempre o maior que puder
vc fica mais tempo com ele demora mais pra ficar ultrapassado
troquei a mob por causa disso e so não foi de 5950X por que estava R$1500 mais caro ai não ne :haha:

Geralmente eu dou prioridade pra relação CxB

Agora se tiver Hack de Dinheiro Infinito vai aonde a grana der kkkkkk
 
Geralmente eu dou prioridade pra relação CxB

Agora se tiver Hack de Dinheiro Infinito vai aonde a grana der kkkkkk
não e Hack de Dinheiro Infinito
não e ficar trocando em cada nova geração
aqui foi o R5 1500 depois R7 2700X e agora R9 5900X
so troquei a mob depois que comprei o R9 5900X (pois foi descontinuado o am4)
e teve um R7 1700X mais ele tinha o bug e o rma dele deu pra comprar o R7 2700X e sobrou
agora e 10 anos sem trocar processador
 
Putz me dei mal, boletei um 5800x3d nos ultimos dias de promoção e o boleto vencia na segunda. Meu plano era pagar sexta ou segunda dependendo do dia que meu salário cair. No fim das contas o salário só caiu hoje e no final de semana o Chines cancelou o pedido. Agora é esperar pra ver se aparece alguma promoção dessas de novo mais próximo da blackfriday mesmo.
 
CP U Store? Meu 5800x3d enviar no último dia (acabou não sendo o último pq eu entendi tbm kkkk)

Comprei o mesmo processador nessa loja, paguei via PIX no sábado pela manhã e já no domingo constava como enviado. Inclusive, no rastreio já aparecem várias movimentações.
 
pessoal, tenho o cooler do ryzen 1700 no 5600 (e está empurrando muito bem) a minha dúvida é se esse (ou outros que não estejam ai) são melhores e tem como gerenciar pleo "4 pinos ARGB" tipo aura sync e afins ?

Amd-ryzen-wraith-ventilador-refrigerador-original-novo-prisma-discri-o-rgb-para-r5-r7-r9-3600.jpg_Q90.jpg_.webp
galera esse wraith prism da par controlar o RGB pelo aura SYNC e afins, ele é o melhor ? cooler da amd
 
galera esse wraith prism da par controlar o RGB pelo aura SYNC e afins, ele é o melhor ? cooler da amd
pela foto parece a mesma coisa do wraith max só que sem a viadagem do RGB :bem:
 
Putz me dei mal, boletei um 5800x3d nos ultimos dias de promoção e o boleto vencia na segunda. Meu plano era pagar sexta ou segunda dependendo do dia que meu salário cair. No fim das contas o salário só caiu hoje e no final de semana o Chines cancelou o pedido. Agora é esperar pra ver se aparece alguma promoção dessas de novo mais próximo da blackfriday mesmo.

Meu boleto vencia amanhã, ai tirei um novo boleto com o mesmo valor... 1550.... decidindo ainda...
 
pela foto parece a mesma coisa do wraith max só que sem a viadagem do RGB :bem:
mas esse rgb é gerenciável pelo aura sync ou outros sofrwares que conectam no 4 pinos ARGB ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu boleto vencia amanhã, ai tirei um novo boleto com o mesmo valor... 1550.... decidindo ainda...
pelo boleto sai tão mais barato assim ?
eu sempre comprei no cartão até parcelado, ja que o juros no aliexpress é muito gente boa ..
mas antes era 6x sem juros, agora diminui para 4 né ?
 
mas esse rgb é gerenciável pelo aura sync ou outros sofrwares que conectam no 4 pinos ARGB ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


pelo boleto sai tão mais barato assim ?
eu sempre comprei no cartão até parcelado, ja que o juros no aliexpress é muito gente boa ..
mas antes era 6x sem juros, agora diminui para 4 né ?

Nunca comprei no cartão no ali, sempre por boleto, sai mais barato por boleto.. o quanto não sei.
 
A AMD tem o perfil PBO que eleva o Clock nos momento que necessita, dentro da especificação.

No entanto o PBO pode ser configurado, para caso precisar passar da frequência. Na geração 5000 por padrão eles passam fácil de 200mhz acrescentandos.

Segue estes videos que explicam muito bem:

Ryzen 5600


Ryzen 5700X


Basicamente tem 3 maneiras de fazer:

1. Usando a BIOS

2. Usando o Razer Master (configurações igual da BIOS)

3. Usando o driver de vídeo da AMD. Sério tem opção de OC automático para CPU lá também.
Com um clique aqui, habilitou o Clock + 200mhz no PBO.


Ou seja, pra quem tem um 5600 facilmente alcança o 5600X e o 5700X facilmente alcança o 5800X.

https://www.digitalcitizen.life/amd-ryzen-5-5600x-overclocking/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo