[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
bah isso aí é uma das coisas que mais tem me decepcionado no mercado brasileiro atual, não é só a Pichau, tem mais lojas remarcando porcaria chinesa e vendendo mais barato que o normal

qual o problema disso? Só olhar pra esse PCB aí, olhas essas phases e capacitores, isso aí não aguenta um 5800X sem engasgar. Vai rodar, vai, mas vai com certeza perder performance. Tentei achar no site da Maxsun quantos amperes entrega e aparentemente essa informação está bem escondida porque não entrega o que deve.

aí as pessoas economizam 200 numa placa mãe e depois vem nos fóruns dizer que o PC não funciona, o barato sempre sai caro, mas como brasileiro se acha esperto em pagar menos em qualquer coisa, as porcarias ficam em alta no mercado, lamentável

hoje no site da Pichau ta aparecendo por 649 no pix, eu não pagaria nem 100 reais nessa placa, essa bomba tem risco de estragar os outros componentes, gastem de forma inteligente
outro grande problema dessas placas é a falta de suporte, onde vc vai arrumar atualização de bios regular? com as correções que necessitam e suporte a novos componentes? por exemplo chips de memórias tal e etc

se até eu com uma asus b550 tuf plus tive problemas de compatibilidade com memória vagabunda tipo a asgard usando chip samsung bdie, imagina uma coisa dessas aí se vai suportar, nem diversos modelos de grandes marcas deve dar nela

outro grande problema dessas placas é a falta de suporte, onde vc vai arrumar atualização de bios regular? com as correções que necessitam e suporte a novos componentes? por exemplo chips de memórias tal e etc

se até eu com uma asus b550 tuf plus tive problemas de compatibilidade com memória vagabunda tipo a asgard usando chip samsung bdie, imagina uma coisa dessas aí se vai suportar, nem diversos modelos de grandes marcas deve dar nela

exatamente e pelo preço não faz sentido nenhum

a porcaria está 649.

enquanto no mesmo site tem essa Gigabyte que é muito melhor, com capacitores melhores, especificações claras no site, Q-Flash pra atualizar BIOS sem precisar de outras peças, áudio melhor, mais slots de memória, mais slots M2.

por 799.

não tem como fazer sentido essa economia, minha cabeça não entende um negócio desses. Será que o povo só olha se a placa é bonita? Porque o Vermelho+Preto ali está mais bonito que a da Gigabyte. Mas é só isso de vantagem.

bah isso aí é uma das coisas que mais tem me decepcionado no mercado brasileiro atual, não é só a Pichau, tem mais lojas remarcando porcaria chinesa e vendendo mais barato que o normal

qual o problema disso? Só olhar pra esse PCB aí, olhas essas phases e capacitores, isso aí não aguenta um 5800X sem engasgar. Vai rodar, vai, mas vai com certeza perder performance. Tentei achar no site da Maxsun quantos amperes entrega e aparentemente essa informação está bem escondida porque não entrega o que deve.

aí as pessoas economizam 200 numa placa mãe e depois vem nos fóruns dizer que o PC não funciona, o barato sempre sai caro, mas como brasileiro se acha esperto em pagar menos em qualquer coisa, as porcarias ficam em alta no mercado, lamentável

hoje no site da Pichau ta aparecendo por 649 no pix, eu não pagaria nem 100 reais nessa placa, essa bomba tem risco de estragar os outros componentes, gastem de forma inteligente
Colocar um 5800x numa placa dessa não faz sentido!
Mas também tem maluco pra tudo...

Única coisa de marca Pichau que eu já me arrisquei a comprar foi um clone do controle Redragon Saturn. Quebrou em um mês mas foi tão barato que eu nem animei mexer com garantia.

Só bomba.

Única coisa de marca Pichau que eu já me arrisquei a comprar foi um clone do controle Redragon Saturn. Quebrou em um mês mas foi tão barato que eu nem animei mexer com garantia.

Só bomba.
Não tenho certeza, mas acho que a Pichau começou essa "modinha", depois veio a Terabyte com a SuperFrame e a Kabum com a Husky. Sinceramente, não me animo a comprar nada de nenhuma das três marcas. O que me deu uma gota de "esperança" foi aquele monitor Husky Tempest de 34" que estava com um preço bem baixo na última BF, mas depois e pouco tempo até aqui no fórum do Adrena a galera que comprou estava falando mal dele. Aí baixei a expectativa pela marca.

Não tenho nada contra empresas que "remarcam" produtos. Philco faz isso e tem bons produtos que se encaixam nessa "remarcação". Mas o que prejudica é a má qualidade do que escolhem pra remarcar. Me lembra muito a época dos antigos periféricos Goldship, Leadership, XPC.... Tudo meia bomba em qualidade. Talvez façam isso com foco no consumidor de CNPJ, e não CPF. Assim vendem mais volume e a qualidade depois que cai nos setores nunca é questionada até chegar nos compradores.

fala turma, peguei uma B550m aorus elite e um Ryzen 5700x, já fui na bios e fiz um overclock pra 4.7 com 1.275vcore.
não crashou nenhuma vez, temperaturas em torno de 60c, pode deixar assim ? ( é minha primeira vez na AMD )

AMD Ryzen™ Chipset Driver Release Notes 5.05.16.529​

Article Number
RN-RYZEN-CHIPSET-5-05-16-529

Release Highlights​

• Bug fixes on few drivers

Known Issues​

• Sometimes custom install fails to upgrade to latest drivers.
  • Manual system restart required on Non-English OS after the installation is complete.
  • Uninstall summary log may incorrectly show uninstall status as fail on non-English OS.

Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD WRX80YesYes
AMD TRX40YesYes
AMD X670E / X670YesYes
AMD B650E / B650YesYes
AMD X570YesYes
AMD B550YesYes
AMD A520YesYes
AMD X399YesYes
AMD X470YesYes
AMD B450YesYes
AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop ProcessorsYesYes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesNo
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
7th Gen AMD A-Series ProcessorsYesNo

Package Contents​

The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product.

Driver Name​

Windows
10​

Windows
11​

Change Details​

AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support8.0.0.138.0.0.13No change
AMD PCI Device Driver1.0.0.901.0.0.90No change
AMD I2C Driver1.2.0.1211.2.0.121Bug fixes
AMD UART Driver1.2.0.1141.2.0.114No change
AMD GPIO2 Driver2.2.0.1302.2.0.130No change
PT GPIO Driver3.0.0.03.0.0.0No change
AMD PSP Driver5.24.0.05.24.0.0Bug fixes
AMD IOV Driver1.2.0.52Not ApplicableNo change
AMD SMBUS Driver5.12.0.385.12.0.38No change
AMD AS4 ACPI Driver1.2.0.46Not ApplicableNo change
AMD SFH I2C Driver1.0.0.861.0.0.86No change
AMD USB Filter Driver2.1.11.304Not ApplicableNo change
AMD SFH Driver1.0.0.3361.0.0.336Bug fixes
AMD CIR Driver3.2.4.135Not ApplicableNo change
AMD MicroPEP Driver1.0.40.11.0.40.1No change
AMD Wireless Button Driver1.0.0.21.0.0.2No change
AMD PMF-6000 Series Driver22.0.3.022.0.3.0No change
AMD PPM Provisioning File Driver8.0.0.208.0.0.20Bug fixes
AMD USB4 CM Driver1.0.0.31Not ApplicableBug fixes
AMD AMS Mailbox Driver2.0.0.5722.0.0.572No change
AMD S0i3 Filter Driver1.0.0.161.0.0.16No change
AMD 3D V-Cache Performance Optimizer Driver1.0.0.71.0.0.7No change

AMD Ryzen™ Chipset Driver 5.05.16.529 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Ryzen Chipset Drivers​

For detailed instructions on installing AMD Ryzen Chipset drivers, refer to the following article:

AMD Ryzen™ Chipset Driver Release Notes 5.05.16.529​

Article Number
RN-RYZEN-CHIPSET-5-05-16-529

Release Highlights​

• Bug fixes on few drivers

Known Issues​

• Sometimes custom install fails to upgrade to latest drivers.
  • Manual system restart required on Non-English OS after the installation is complete.
  • Uninstall summary log may incorrectly show uninstall status as fail on non-English OS.

Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD WRX80YesYes
AMD TRX40YesYes
AMD X670E / X670YesYes
AMD B650E / B650YesYes
AMD X570YesYes
AMD B550YesYes
AMD A520YesYes
AMD X399YesYes
AMD X470YesYes
AMD B450YesYes
AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop ProcessorsYesYes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesNo
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
7th Gen AMD A-Series ProcessorsYesNo

Package Contents​

The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product.

Driver Name​

Windows
10​

Windows
11​

Change Details​

AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support8.0.0.138.0.0.13No change
AMD PCI Device Driver1.0.0.901.0.0.90No change
AMD I2C Driver1.2.0.1211.2.0.121Bug fixes
AMD UART Driver1.2.0.1141.2.0.114No change
AMD GPIO2 Driver2.2.0.1302.2.0.130No change
PT GPIO Driver3.0.0.03.0.0.0No change
AMD PSP Driver5.24.0.05.24.0.0Bug fixes
AMD IOV Driver1.2.0.52Not ApplicableNo change
AMD SMBUS Driver5.12.0.385.12.0.38No change
AMD AS4 ACPI Driver1.2.0.46Not ApplicableNo change
AMD SFH I2C Driver1.0.0.861.0.0.86No change
AMD USB Filter Driver2.1.11.304Not ApplicableNo change
AMD SFH Driver1.0.0.3361.0.0.336Bug fixes
AMD CIR Driver3.2.4.135Not ApplicableNo change
AMD MicroPEP Driver1.0.40.11.0.40.1No change
AMD Wireless Button Driver1.0.0.21.0.0.2No change
AMD PMF-6000 Series Driver22.0.3.022.0.3.0No change
AMD PPM Provisioning File Driver8.0.0.208.0.0.20Bug fixes
AMD USB4 CM Driver1.0.0.31Not ApplicableBug fixes
AMD AMS Mailbox Driver2.0.0.5722.0.0.572No change
AMD S0i3 Filter Driver1.0.0.161.0.0.16No change
AMD 3D V-Cache Performance Optimizer Driver1.0.0.71.0.0.7No change

AMD Ryzen™ Chipset Driver 5.05.16.529 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Ryzen Chipset Drivers​

For detailed instructions on installing AMD Ryzen Chipset drivers, refer to the following article:
bota o link assim
colocar direto no .exe no site da amd não baixa

Colocar um 5800x numa placa dessa não faz sentido!
Mas também tem maluco pra tudo...

Mas é exatamente isso que o povo faz. Economiza na fonte, na placa mãe, no SSD, nas memórias, no case, nos fans, tudo pra comprar um processador melhor e achar que está abalando.

Já vi muitos assim aqui na minha cidade, não faz sentido nenhum.

Qual a melhor placa matx para um 5700x? Não pretendo fazer OC e irei usar uma Rx 6600.

Minha B550 Tomahawk aparentemente morreu com erro de overcurrent na USB (sem nenhuma USB conectada), acho que o controlador foi pro buraco, tentar fazer mais alguns testes mas acho que agr é acionar a garantia e procurar outra mobo mesmo. Pior que as opções de AM4 ATX tão bem escassas :(
Tá bem ruim mesmo, eu tava olhando no começo do mes alguma b550 pra comprar e tive a impressão de que tinham bem menos opções que o normal, será que isso é tudo pra forçar o pessoal a ir pras plataformas novas, ou só estão mantendo um estoque menor de peças?

Sobre os Ryzen 5000, tem alguma coisa que eu posso ativar pra ajudar? eu montei o processador ontem saindo de um intel e não sei muito o que da pra mexer, de cabeça lembro só da SAM, que ainda nem procurei onde posso ativar, estou com uma B550 aorus elite v2 e o r7 5700x, não pretendo fazer overclock pq nem sei fazer e não tenho dissipador pra isso :haha:, no máximo um undervolt quando aprender a fazer, ou um over nas memórias, que só chegam a 3000 com o xmp.

A temperatura de um Ryzen 7 5700X em idle em torno de 45º, usando o desktop (tarefas) de 45º a 60º ,CinebenchR23 68º máxima e CSGO 78º máxima considerando que onde moro está um calor absurdo está safe ?

Na hora de instalar eu coloquei a pasta térmica e instalei o cooler, mas precisei tirar o cooler e usei a pasta que já estava. Como estava fresca acredito que não de em nada. Está normal nessa margem usando um AG400 ?

Tá bem ruim mesmo, eu tava olhando no começo do mes alguma b550 pra comprar e tive a impressão de que tinham bem menos opções que o normal, será que isso é tudo pra forçar o pessoal a ir pras plataformas novas, ou só estão mantendo um estoque menor de peças?
Acho que é só estoque diminuindo mesmo.

A temperatura de um Ryzen 7 5700X em idle em torno de 45º, usando o desktop (tarefas) de 45º a 60º ,CinebenchR23 68º máxima e CSGO 78º máxima considerando que onde moro está um calor absurdo está safe ?

Na hora de instalar eu coloquei a pasta térmica e instalei o cooler, mas precisei tirar o cooler e usei a pasta que já estava. Como estava fresca acredito que não de em nada. Está normal nessa margem usando um AG400 ?
Achei ótimo, só estranhei o CSGO esquentar mais que o cinebench, mas tudo abaixo de 80º ainda. Agora é só vc desligar os monitoramentos e aproveitar a CPU sem neuras.

Acho que é só estoque diminuindo mesmo.

Achei ótimo, só estranhei o CSGO esquentar mais que o cinebench, mas tudo abaixo de 80º ainda. Agora é só vc desligar os monitoramentos e aproveitar a CPU sem neuras.

Esse é o problema, desligar o CoreTemp. Tu já logo percebeu que aqui fica 24h on né? hahahah. Realmente, eu preciso parar com esse vício que vem desde os Athlon XP. Cria uma neura que sempre tem que ficar analisando o que causa isso ou aquilo. No final, deixa de aproveitar esse tempo para outras coisas.

Esse é o problema, desligar o CoreTemp. Tu já logo percebeu que aqui fica 24h on né? hahahah. Realmente, eu preciso parar com esse vício que vem desde os Athlon XP. Cria uma neura que sempre tem que ficar analisando o que causa isso ou aquilo. No final, deixa de aproveitar esse tempo para outras coisas.
Meu PC fica também fica 24/7 e não fico com essas neuras, e ainda tem vezes que deixo em 100% por dias seguidos rodando algo.

cs go ficar acima do cinebench é normal pq cinebench usa todos os núcleos a uns 1.22v geralmente o que faz ficar uns 10 graus abaixo do cs go que usa pouquíssimos núcleos mas a 1.50v

os ryzen sempre quando depende mais de single core vai bater temperatura maior do que quando depende do multi, justamente pq em single ele joga a voltagem pra cima pra bater o máximo do boost praqueles núcleos, já em multi não
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tenho essa mania mas com o afterburner minimizado, ao jogar algo ou fazer algo depois vou lá e dou uma olhada se está tudo normal, não acho nada demais, vc não deixa de aproveitar nada e sempre que houver algo irregular com o pc vc vai notar logo, igual uma vez que eu joguei f1 22 normalmente sem lag nem nada quando fui ver no afterburner a minha rotação de fan por algum motivo não tinha saído de 30% na gpu, bateu 86 graus a gpu, nunca mais ocorreu e fui pesquisar e daí que fui saber que havia um bug no driver da nvidia que acontecia isso com algumas pessoas, já voltei ao anterior e esperei o próximo, se não olhasse podia ficar semanas com isso ocorrendo novamente podendo acarretar algum problema

Apareceu um 5800x3d, por R$1400 lacrado, porém sem nota, vale a pena?
Tenho um Mugen 5, vai segurar o processador ?

Apareceu um 5800x3d, por R$1400 lacrado, porém sem nota, vale a pena?
Tenho um Mugen 5, vai segurar o processador ?
sim, aproveite a oportunidade!

Não sei dizer, esperar alguém que tenha essa placa aparecer e te ajudar.
Aproveitando, eu li que a MSI b450 non-max, não atinge o clock máximo do 5800x3d, vocês saberiam algo a respeito?

Não sei dizer, esperar alguém que tenha essa placa aparecer e te ajudar.

Vi que lançou uma bios esse mês, com as seguintes notas:

• Descrição:
    - AGESA ComboAm4v2PI 1.2.0.A. update.
  • - TPM Out of Bounds Access security patch.

Aproveitando, eu li que a MSI b450 non-max, não atinge o clock máximo do 5800x3d, vocês saberiam algo a respeito?
acho pouco provável isso, o que pode ocorrer é o VRM da placa ser de baixa qualidade ou esquentar muito e limitar o cpu. Mas o clock do X3d já é mais baixo que o normal, se for necesse raciocínio ela não aguentaria o 5800x normal.

acho pouco provável isso, o que pode ocorrer é o VRM da placa ser de baixa qualidade ou esquentar muito e limitar o cpu. Mas o clock do X3d já é mais baixo que o normal, se for necesse raciocínio ela não aguentaria o 5800x normal.

Estou com medo das temperaturas, o 5600x já pega as vezes 80º no warfare (com co-), esse cidadão vai tostar.

Users who are viewing this thread

Voltar