[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Estou com medo das temperaturas, o 5600x já pega as vezes 80º no warfare (com co-), esse cidadão vai tostar.
Vc tem q saber a temperatura do vrm da placa mãe e não a temperatura do CPU.

O 5800x3d deve ficar uns 90 graus ai

Vc tem q saber a temperatura do vrm da placa mãe e não a temperatura do CPU.

O 5800x3d deve ficar uns 90 graus ai

Os vrm sempre ficam tranquilos, mesmo a temperatura do processador estando nas alturas.

Incrível é como o 5600x é tão esquentado mesmo em 65w
Até wc de 360 dá uma sofrida com ele

Exato, meu medo é comprar o 5800x3d e ficar dando tela azul.. por causa de temperatura.

Estou com medo das temperaturas, o 5600x já pega as vezes 80º no warfare (com co-), esse cidadão vai tostar.

Não sei qual cooler vc tem, mas nessa situação, eu compraria um melhor.

Caso contrário, uma alternativa é reduzir o power limit do processador usando o precision boost overdrive na BIOS. Testando certinho pra achar um ponto bom, dá pra baixar vários graus de temp sem perder desempenho demais.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é problema específico do X? Tenho um 5600 "não-X" aqui e ele não passa de 70º em load, mesmo com um cooler TX3-Evo lixoso.

Última edição:
Não sei qual cooler vc tem, mas nessa situação, eu compraria um melhor.

Caso contrário, uma alternativa é reduzir o power limit do processador usando o precision boost overdrive na BIOS. Testando certinho pra achar um ponto bom, dá pra baixar vários graus de temp sem perder desempenho demais.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso é problema específico do X? Tenho um 5600 "não-X" aqui e ele não passa de 70º em load, mesmo com um cooler TX3-Evo lixoso.

O cooler é um Mugen 5, não pretendo trocar no momento.

*Quem trocou de 5600x para um 5800x3d ficou feliz com a troca?

Última edição:

Cooler parrudo, devia aguentar um 5800X3D de boa e carregar esse 5600X com o pé nas costas. Airflow aí deve tá tenso.

Sobre a troca, eu não fiz, mas pelo que vi em comparativos, vc pode esperar uma diferença bem forte pra melhor no framerate de jogos CPU-bound e especialmente nos 1% low e essas parada aí.

Cooler parrudo, devia aguentar um 5800X3D de boa e carregar esse 5600X com o pé nas costas. Airflow aí deve tá tenso.

Sobre a troca, eu não fiz, mas pelo que vi em comparativos, vc pode esperar uma diferença bem forte pra melhor no framerate de jogos CPU-bound e especialmente nos 1% low e essas parada aí.

Airflow ( aqui tem 2 coolers na frente botando ar pra dentro e 1 atrás e 1 em cima tirando ar, problema é que tive que bota filtro de poeira na frente...

Airflow ( aqui tem 2 coolers na frente botando ar pra dentro e 1 atrás e 1 em cima tirando ar, problema é que tive que bota filtro de poeira na frente...

Isso é exatamente o meu setup, incluindo o filtro. Não tô entendendo essas temps suas. Talvez pasta térmica velha/ruim/mal aplicada, sei lá.

Isso é exatamente o meu setup, incluindo o filtro. Não tô entendendo essas temps suas. Talvez pasta térmica velha/ruim/mal aplicada, sei lá.

A pasta é uma mx-4. Tem 1 ano e uns quebrados. Mas temperatura sempre foi assim. Lembrando que aqui é nordeste.
Meu antigo 3700x tinha temperaturas melhores, não sei porque.

Caramba,tem tanta diferença de temperatura assim do 5600X para o 5600 normal?Tenho o 5600 e uso o air cooler pcyes KZ X e estou usando pbo nele para alcançar os 4.65 ghz que o 5600X pega,e mesmo assim minha temperatura jogando bf 2042 que é um jogo que usa muito cpu não passa de 58 graus,e em full load não passa de 68.

Edit

Tópico errado

Última edição:
Realmente o 5800X3D é um monstro, tripliquei meu FPS no Cities Skylines.

Vai durar uns 3 anos sem problema. Recomendo para quem está em dúvida, vale o up.

Realmente o 5800X3D é um monstro, tripliquei meu FPS no Cities Skylines.

Vai durar uns 3 anos sem problema. Recomendo para quem está em dúvida, vale o up.

Saiu de qual processador? Tou na dúvida .

3600 (não X)

Eu sai de um 3700x, para um 5600x já notei diferença imagine de um 3600 para um 5800x3d.
Tou na dúvida minha placa é uma 3070 não se se vai fazer muita diferença. Saindo do 5600x para o 5800x3d.

Eu sai de um 3700x, para um 5600x já notei diferença imagine de um 3600 para um 5800x3d.
Tou na dúvida minha placa é uma 3070 não se se vai fazer muita diferença. Saindo do 5600x para o 5800x3d.
Depende do que tu joga. Para o que eu jogo faz diferença, jogos de estratégia e simulação usam muito cache.

Já para outros tipos, não sei o quanto isso melhoraria. Talvez da uma olhada no youtube.

Depende do que tu joga. Para o que eu jogo faz diferença, jogos de estratégia e simulação usam muito cache.

Já para outros tipos, não sei o quanto isso melhoraria. Talvez da uma olhada no youtube.

Jogo cs:go e warfare no momento.
Quem sabe um diablo 4, mas como vou viajar em janeiro pretendo pegar um 7800x3d fora... Tou na dúvida.

Jogo cs:go e warfare no momento.
Quem sabe um diablo 4, mas como vou viajar em janeiro pretendo pegar um 7800x3d fora... Tou na dúvida.
Então espera, não vale a pena trocar agora para trocar em janeiro novamente.

Eu troquei porque vou usar no mínimo mais uns 2 anos.

Apareceu um 5800x3d, por R$1400 lacrado, porém sem nota, vale a pena?
Tenho um Mugen 5, vai segurar o processador ?

Se não me engano, tu joga bastante CSGO, que é um jogo que o 5800X3D fica um pouco atrás do 5800X por causa dos clocks mais baixos. Então ponderaria isso, talvez um R5 7600 seja um CPU mais interessante.
Já no Warzone, o 5800X3D é mais rápido. E claro, alguns jogos o 5800X3D tritura e bota 50% em cima do 5800X.

Estava olhando hj um comparativo da 4070 vs 6800xt e vi que os caras estavam usando um 7800X3D no Forza Horizon

Sem-t-tulo.png

E aí pensei, vou ver como que é o meu Zen 3 da geração passada sem 3D, desculpas pela foto do xiamo cagada.
Screenshot-2023-05-30-08-59-31-997-com-miui-gallery-edit.jpg

O 3D é melhor em alguns seletos jogos e se você tem placa de vídeo sobrando.
Dependendo do seu equipamento, o 3D é só uma letra a mais. A um número a mais tb.

"Ah mas sua placa de vídeo é a versão OC"
Não importa, meu CPU não é 3D e faz mais que o 3D da geração nova (e consome mais energia ao mesmo tempo que é mais frio isso que usa um cooler mto podre)

5800X3D com CO negativo (aqui dá pra por -30) fica de boa em jogos.
Agora... Se o cara joga prime, occt... Aí presumo que as temps sobem mais mesmo. :haha:

uso o scythe mugen 5 no 5900x sem problema algum, mas uso uma pasta boa a gelid gc extreme e a fan do mugen 5 é fraca então coloquei uma de maior pressão de ar no caso uma coolermaster blade master, uso com o consumo stock do modelo de 142/95/140 e curva em -14 com boost de +125mhz, nunca passa de 72/74 graus, o normal dele jogando é ficar em 60 a 65

Estava olhando hj um comparativo da 4070 vs 6800xt e vi que os caras estavam usando um 7800X3D no Forza Horizon

Sem-t-tulo.png

E aí pensei, vou ver como que é o meu Zen 3 da geração passada sem 3D, desculpas pela foto do xiamo cagada.
Screenshot-2023-05-30-08-59-31-997-com-miui-gallery-edit.jpg

O 3D é melhor em alguns seletos jogos e se você tem placa de vídeo sobrando.
Dependendo do seu equipamento, o 3D é só uma letra a mais. A um número a mais tb.

"Ah mas sua placa de vídeo é a versão OC"
Não importa, meu CPU não é 3D e faz mais que o 3D da geração nova (e consome mais energia ao mesmo tempo que é mais frio isso que usa um cooler mto podre)

Vc viajou LONGE. FH5 é um jogo totalmente GPU-bound nesses combos (os 99% de uso da 6800XT no seu HUD são a prova material disso). Caso as settings sejam as mesmas, esse framerate melhor é pelo fato de a placa ser OC sim, totalmente por isso.

A razão de usarem um 7800X3D em um comparativo é somente pra evitar que qualquer gargalo de CPU possa distorcer a comparação entre as placas de vídeo. Isso não quer dizer que esse CPU seja necessário pra empurrar elas e definitivamente não quer dizer que um 5700X seja tão bom quanto (ou melhor, como vc parece acreditar, lol).

O 7800X3D JANTA o 5700X, com muita folga, em qualquer situação, o caso aqui é apenas que o 7800X3D tá sendo subutilizado nesse bench pq o gargalo tá na GPU.

Users who are viewing this thread

Voltar