[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Fui tirar o 3900x da mobo e quase tive um infarto. Quando tirei o dissipador (um fucking Dark Rock 4) o processador veio junto. Mesmo aquecendo a pasta térmica.

Por sorte não fiz muita força e foi na vertical, então não danificou nada. Mas puta que pariu, o sistema AM4 é terrível.
 
Fui tirar o 3900x da mobo e quase tive um infarto. Quando tirei o dissipador (um fucking Dark Rock 4) o processador veio junto. Mesmo aquecendo a pasta térmica.

Por sorte não fiz muita força e foi na vertical, então não danificou nada. Mas puta que pariu, o sistema AM4 é terrível.
Eu sempre dou uma "giradinha" no cooler antes de tirar e felizmente nunca tive bronca, mas essas reclamações aí são super comuns, infelizmente.
 
Kabum já enviou o 5700x3d

Olha aí, @_EagleMan_
A previsão de entrega :haha3:

Sem-t-tulo.jpg
 
Eu sempre dou uma "giradinha" no cooler antes de tirar e felizmente nunca tive bronca, mas essas reclamações aí são super comuns, infelizmente.
Pior que nesse caso acho que se tivesse virado teria sido pior. Demorei 20 minutos pra arrancar o processador do cooler com um secador e álcool isopropílico. A pasta térmica tinha virado cimento…

A questão é que o processador não deveria ter saído tão fácil, se eu tivesse entendido que o dissipador tava tão colado, eu teria liberado a alavanca e tirado tudo com cuidado.
 
Pior que nesse caso acho que se tivesse virado teria sido pior. Demorei 20 minutos pra arrancar o processador do cooler com um secador e álcool isopropílico. A pasta térmica tinha virado cimento…

A questão é que o processador não deveria ter saído tão fácil, se eu tivesse entendido que o dissipador tava tão colado, eu teria liberado a alavanca e tirado tudo com cuidado.
Aquela alavanca é basicamente de enfeite, o sistema de retenção da intel é bem melhor. Creio que no AM6 a AMD deve migrar de PGA pra LGA (como já é nos TR/EPYC), aí devem ter um sistema melhor (espero).

Acho que o fato de que só uso pasta térmica barata ajuda a não ter esses problemas também kkkkkk
 
Aquela alavanca é basicamente de enfeite, o sistema de retenção da intel é bem melhor. Creio que no AM6 a AMD deve migrar de PGA pra LGA (como já é nos TR/EPYC), aí devem ter um sistema melhor (espero).

Acho que o fato de que só uso pasta térmica barata ajuda a não ter esses problemas também kkkkkk

O AM5 já é LGA (especificamente LGA 1718).
Tb reparei que as baratinhas (aquelas brancas) grudam bem menos. As de cor cinza são em geral mais viscosas e grudentas.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pior que nesse caso acho que se tivesse virado teria sido pior. Demorei 20 minutos pra arrancar o processador do cooler com um secador e álcool isopropílico. A pasta térmica tinha virado cimento…

A questão é que o processador não deveria ter saído tão fácil, se eu tivesse entendido que o dissipador tava tão colado, eu teria liberado a alavanca e tirado tudo com cuidado.

O meu 5600 tb saiu junto com o cooler (wraith stealth). Provavelmente culpa da pasta térmica (implastec ts-cold) que gruda que nem cola.
Não teve nenhum dano, mas fiquei uns minutos vendo se não entortou nenhum pino. Ficou um pouco de pasta térmica em uns pinos depois (enquanto segurava o processador na mão), mas foi fácil de limpar.
Como já coloquei o cooler novo, não tenho planos de tirar de novo. Mas se tirar, vou soltar a alavanca antes.
 
Última edição:
Pior que nesse caso acho que se tivesse virado teria sido pior. Demorei 20 minutos pra arrancar o processador do cooler com um secador e álcool isopropílico. A pasta térmica tinha virado cimento…

A questão é que o processador não deveria ter saído tão fácil, se eu tivesse entendido que o dissipador tava tão colado, eu teria liberado a alavanca e tirado tudo com cuidado.
pior que sai mesmo, uma vez meu 5900x saiu assim, e não fiz força alguma, só desparafusei o dissipador e o levantei sem dificuldade alguma e tava lá o processador grudado nele

foi melhor não girar mesmo, senão ia entortar ou quebrar os pinos, puxando só pra cima não

Aquela alavanca é basicamente de enfeite, o sistema de retenção da intel é bem melhor. Creio que no AM6 a AMD deve migrar de PGA pra LGA (como já é nos TR/EPYC), aí devem ter um sistema melhor (espero).

Acho que o fato de que só uso pasta térmica barata ajuda a não ter esses problemas também kkkkkk
sim, pastas tipo gelid, kryonaut e afins viram uma cola, elas grudam firme no negócio
 
Ah, nem lembrava, sabe dizer se esses problemas da CPU vir junto diminuiram?
No AM5 o processador fica travado na placa mãe, tipo como os Intel já fazem. Acho improvável (senão impossível) sair junto.
 
Não deveria acontecer de forma alguma, mas sempre dou uma girada antes de puxar o dissipador. E quando puxo, é sempre meio como se tivesse "quebrando" pro lado. Nunca tive problema dessa forma.
 
E aí, povo! Tudo bem com vocês?

Preciso de orientações sobre qual placa mãe eu devo comprar que seja compatível com um Ryzen 7 5700G.

Logicamente, eu gostaria de algo que fosse em conta. Não precisa ser a mais cara do mercado até porque não tenho esse padrão de vida. rs Porém, não adianta ser barato e de péssima qualidade ou algo não confiável. Nesse caso, eu prefiro ser paciente e gastar mais.

Principais usos:

- Aplicações de Programação;
- Programas de Música;
- Jogos e Lives de Jogos;
- Edição de Vídeos.

Eu não sei se informações como o restante das peças é importante, mas o restante da configuração conta com uma Fonte Corsair de 750w e uma placa de vídeo MSI Radeon RX 6650.

Desde já, muito obrigado pela solidariedade em ajudar.
 
pior que sai mesmo, uma vez meu 5900x saiu assim, e não fiz força alguma, só desparafusei o dissipador e o levantei sem dificuldade alguma e tava lá o processador grudado nele

foi melhor não girar mesmo, senão ia entortar ou quebrar os pinos, puxando só pra cima não
Minha namorada tava junto, ela só falou que me viu morrer por dentro.

Do meu ponto de vista, em 0,1s foi isso que aconteceu:

- o tempo parou
- meu coração parou
- ouvi um assobio
- o olho esquerdo tremeu
- quase saiu uma lágrima
 
E aí, povo! Tudo bem com vocês?

Preciso de orientações sobre qual placa mãe eu devo comprar que seja compatível com um Ryzen 7 5700G.

Logicamente, eu gostaria de algo que fosse em conta. Não precisa ser a mais cara do mercado até porque não tenho esse padrão de vida. rs Porém, não adianta ser barato e de péssima qualidade ou algo não confiável. Nesse caso, eu prefiro ser paciente e gastar mais.

Principais usos:

- Aplicações de Programação;
- Programas de Música;
- Jogos e Lives de Jogos;
- Edição de Vídeos.

Eu não sei se informações como o restante das peças é importante, mas o restante da configuração conta com uma Fonte Corsair de 750w e uma placa de vídeo MSI Radeon RX 6650.

Desde já, muito obrigado pela solidariedade em ajudar.
Se estiver dentro do seu orçamento, é uma ótima placa: https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-mae-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-ddr4
 
Muito obrigado pela dica!

Eu estive pensando que essa que você citou poderia não suportar bem uma Ryzen 7. Estive pensando em fazer um esforço extra (deixar de lado uma coisinha aqui) e comprar essa daqui:


Vale a pena o esforço ou a que você indicou já tá de bom tamanho?
 
Muito obrigado pela dica!

Eu estive pensando que essa que você citou poderia não suportar bem uma Ryzen 7. Estive pensando em fazer um esforço extra (deixar de lado uma coisinha aqui) e comprar essa daqui:


Vale a pena o esforço ou a que você indicou já tá de bom tamanho?
Ambas suportam qualquer Ryzen 7 de boa. A vantagem da B550 é o suporte a PCI-E 4.0 e wi-fi e bluetooth integrados.
 
Kabum já enviou o 5700x3d

Olha aí, @_EagleMan_

Confirmo :bat:

Ia postar antes, mas hoje meu tempo na frente do PC foi basicamente zero e eu não gosto de usar o fórum no celular :haha3:

Previsão pro dia 22, via GOLLOG, mas acredito que possa chegar na quarta mesmo, pois já pedi por essa transportadora antes e eles tem a eficiência de entregar em 2 dias corridos :yeah:

A previsão de entrega :haha3:

Sem-t-tulo.jpg

O meu vai chegar antes :haha3:

D0sYQ8L.png


Ganho nada pra fazer propaganda não, mas olha que plaquinha boa e barata: https://www.magazinevoce.com.br/mag...a-pro-amd-am4-matx-ddr4/p/jecd9a0gb7/in/pmae/

Teste dela:

Mão chegou a coçar aqui pra devolver a Asus e pegar essa baratinha rs. Mas vou ficar com a Asus Tuf A520 mesmo, que acabou de chegar.


Montei um PC ano passado com um 4600G e uma plaquinha dessas. Muito boa, realmente, mas na época não curti muito a BIOS dela porque estava mais acostumado com a da minha Asus :haha:

Muito obrigado pela dica!

Eu estive pensando que essa que você citou poderia não suportar bem uma Ryzen 7. Estive pensando em fazer um esforço extra (deixar de lado uma coisinha aqui) e comprar essa daqui:


Vale a pena o esforço ou a que você indicou já tá de bom tamanho?

Montei um PC recentemente com essa B550 e posso dizer que, pelo preço, você não vai conseguir encontrar NADA melhor considerando o conjunto da obra: suporte ao Gen 4, WiFi/BT integrado e VRM de ponta.

Não sei exatamente o que você pretende sacrificar, mas se não for nada relacionado à performance (de GPU), quantidade de RAM ou capacidade de armazenamento (do SSD), pode pegar essa B550 de boa :bat:

Falouws :cool:
 
Fui tirar o 3900x da mobo e quase tive um infarto. Quando tirei o dissipador (um fucking Dark Rock 4) o processador veio junto. Mesmo aquecendo a pasta térmica.

Por sorte não fiz muita força e foi na vertical, então não danificou nada. Mas puta que pariu, o sistema AM4 é terrível.
sempre foi assim empurra pra um lado e depois pro outro ate sentir que ficou leve ai pode tirar o dissipador
se puxar feito um gorila vem tudo junto
pino no processador da pra desentortar quero ver fazer isso na mob
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aquela alavanca é basicamente de enfeite, o sistema de retenção da intel é bem melhor. Creio que no AM6 a AMD deve migrar de PGA pra LGA (como já é nos TR/EPYC), aí devem ter um sistema melhor (espero).

Acho que o fato de que só uso pasta térmica barata ajuda a não ter esses problemas também kkkkkk
mais ai não adianta ne processador batendo 95ºC direto
implastec e so pra emergências
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo