É o fim da minha gambiarra ?
A situação é o seguinte
Tenho uma X570 ASUS TUF BR
Placa-mãe gaming AMD AM4 X570 ATX com PCIe 4.0, dual M.2, 14 estágios de energia Dr. MOS, HDMI, DP, SATA 6 Gb/s, USB 3.2 Gen 2 e iluminação Aura Sync RGB
www.asus.com
O processador é o RYZEN 5 1600 AF (na prática RYZEN 5 2600 - segunda geração)
Zen, 6 Cores, 12 Threads, 3.2 GHz, 65 W
www.techpowerup.com
www.adrenaline.com.br
RYZEN 5 1600 AF não possui suporte oficial na X570 ASUS TUF BR
Na época que montei a configuração, pesquisei quais marcas de placa mães X570 funcionavam com o RYZEN 5 1600 AF mesmo não possuindo suporte oficial pela empresa, pois queria uma CPU quebra galho até o dia que eu realmente fizesse upgrade de verdade no processador
Eis que várias marcas de X570 não funcionavam com o RYZEN 5 1600 AF, exceto a ASUS na gambiarra, através de relatos de pessoas que fizeram o teste com essa X570 ASUS TUF e rodaram normalmente
Portanto, estou com essa configuração a quase 5 anos tudo normal
Até que uma das minhas memórias antigas morreu, eram 16GB dual channel e virou 8GB single channel
Memória com 7 a 8 anos de uso
HyperX Fury HX421C14FB2/8
8GB 1G x 64-Bit
DDR4-2133 CL14 288-Pin DIMM
Pois bem, 8GB atualmente não dá
Então resolvi pegar memórias atuais de 32GB (2x16GB)
XPG Gammix D35, 16GB, 3200MHz
3200MT/s
DDR4-3200 16GB CL 16-20-20
AX4U320016G16A-SBKD35
Eis que
mesmo com configuração de overclock de fábrica na memória
mesmo sem configuração de overlock de fábrica na memória
mesmo com o processador rodando no auto a memória, máx de 2666 mhz
mesmo com o processador rodando com 2133 mhz
mesmo tentando de tudo
Só instabilidade, crash e tela azul infinita
Remove memórias novas, só deixa a antiga que sobrou, tudo rodando perfeitamente
Procurando na internet, ZERO RELATO DE CRASH com essas memórias, nenhuma reclamação
Ou seja, com base no suporte oficial tudo funciona
Agora com memórias novas e recentes sem suporte oficial, a gambiarra não funciona
Talvez a falta de suporte oficial no processador pela placa mãe seja a causa, pois mesmo as memórias rodando na frequência padrão que o RYZEN 5 1600 AF suporta de 2666 mhz, só crash e tela azul
Estava adiando o upgrade na CPU, mas pelo visto terei que fazer o upgrade antecipado
Se compro memória antiga de 2133 mhz, de quase 10 anos atrás por 200 reais
Para depois que fizer o upgrade na CPU nova, comprar de novo novas memórias de alto mhz, para no fim, não usar mais as antigas de baixa mhz
O plano é antecipar o upgrade na CPU, pois o problema deve ser a junção da falta de suporte oficial principalmente
Seja o MVP da sua próxima partida com o AMD Ryzen 7 5700X3D. Adquira o seu hoje e prepare-se para reescrever as regras do jogo! Compre já!
www.kabum.com.br
Meu aircooler atual Hyper 212 black, pelo o que li de review e relatos, aguenta tranquilo o RYZNE 7 5700x3D para uso casual e de jogos
Hyper 212 Black Edition
www.coolermaster.com
Cooler Master's nostalgic cooler gets upgraded with a few enhancements, but is it enough to handle Intel's i7-13700K?!
www.boringtextreviews.com
O que eu li, foi que o pessoal do RYZEN 5 2600 resolveu abaixando o mhz
Porém, o meu é RYZEN 5 1600 AF sem suporte oficial para a placa mãe, mesmo abaixando o mhz, não resolve as telas azul
Ou seja, a única solução que eu vejo é antecipar o upgrade da nova CPU
Tenho que decidir logo, quais suas opiniões e sugestões ?