[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

MSI=VRM mais fraco de todas as marcas para o soquete AM4. O VRM da MSI Xpower titanium é mais fraco que o da Prime X370.
O que isso quer dizer, Eu peguei uma MSI posso ter problemas futuros?
 
O número de fases não define a capacidade de corrente do conjunto VRM, os mosfets sim. Pra ficar igual as placas de 7 fases você teria que ter um conjunto de fets diferente.
Concordo que para R3 3.8GHz vai "tranquilo" com as devidas precauções, R5 3.8Ghz fica complicado, no verão o VRM vai passar de 100ºC fácil, você pode botar o dissipador das MSI Titanium nele que não vai mudar muita coisa.
Fiz uma comparação grosseira com outras B350 com mesmas fases e 1 dissipador apenas. Realmente, só verificando os mosfets. Acredito não haver tanta diferença nessas B350 'simples'... daí, aquela minha percepção de serem 'iguais'.
Mas, um dissipador pode baixar ~15-20ºC... isso não é "não vai mudar muita coisa". Se chegaria a 100ºC, ficaria 80-85ºC apenas. O que seria muito bom.. pra qualquer placa.
Ganhei 8-11ºC nos VRM's da Sabertooth só de trocar os adesivos térmicos. Fx-8@4.5@1,36V => VRM1/2 88/81ºC no Prime95 (amb. ~29ºC)

Obrigado pela rápida aula!
 
Última edição:
Valeu galera!!
Eu trabalho muito com video e imagens, imagens grandes rs, arquivos de 900mb em alguns casos...mas enfim

eu vou com a 2400 mais barata! valeu!

A duvida agora é Ripjaws ou as FLARE?

No PS? Trabalho direto com arquivos de imagens, no PS e no LR sem problema algum com 16Gb
 
Valeu galera!!
Eu trabalho muito com video e imagens, imagens grandes rs, arquivos de 900mb em alguns casos...mas enfim

eu vou com a 2400 mais barata! valeu!

A duvida agora é Ripjaws ou as FLARE?

As flare são Ryzen ready supostamente, mas no fim das contas o que decide a compatibilidade é a mobo, então tente escolher memos que estejam no QVL da mobo.
 
Última edição:
O que isso quer dizer, Eu peguei uma MSI posso ter problemas futuros?
Se você não abusar da placa ela vai durar, se você abusar...

Depende do modelo e do quanto você vai exigir do VRM. A questão dos fets passa a ser crítica no momento em que você satura a capacidade deles.
A indicação da MSI de 65W na B350 gaming pro, não chega tão tarde e é muito prudente.
 
Salve salve pessoal !

Galera vou formatar meu computador, mas irei continuar com me Win10 (eu particularmente gostei dele), me indiquem programas para pode monitorar a temperatura, clock e saúde do meu R5 1600 junto com a minha GA-AB350 Gamming 3 por favor !
HWinfo é bem completo, roda 10 minutos de OCCT nos settings indicados (postei uma fotos umas págs atrás) e fica de olho nas temperaturas/vcore/VRM
 
Última edição:
Asrock atualizou as BIOS com a Agesa versão A. Na Asus vem uns 10 dias depois hehe

http://www.asrock.com/mb/AMD/X370 Taichi/index.asp#BIOS
Nada moço, é a mesma BIOS passada, só que na passada eles esqueceram de mudar a string da versão da BIOS, ai mesmo sendo baseada na versão 1.0.0.4a ficava escrito 1.0.0.3. se eu fosse você esperava a próxima pra atualizar..
Agora em maio, teoricamente a AMD vai soltar uma AGESA nova.
 
HWinfo é bem completo, roda 10 minutos de OCCT nos settings indicados (postei uma fotos umas págs atrás) e fica de olho nas temperaturas/vcore/VRM

Opa vou baixar aqui :joia:
 
Nada moço, é a mesma BIOS passada, só que na passada eles esqueceram de mudar a string da versão da BIOS, ai mesmo sendo baseada na versão 1.0.0.4a ficava escrito 1.0.0.3. se eu fosse você esperava a próxima pra atualizar..
Agora em maio, teoricamente a AMD vai soltar uma AGESA nova.

A minha é Asus, eu só vi a noticia e compartilhei... mas admito que me arrependo de não ter pego a Taichi para tentar uns over mais altos.
 
  • Curtir
Reações: wmh
A não ser que você precise muito dos 32GB de RAM por algum motivo específico, eu recomendaria desistir por hora e pegar um kit 16GB (2x8GB), do contrário pegue memos mais baratas de menor velocidade já que não vai ser possível roda-las a 3200MHz.


Estou em duvida sobre a compra das seguintes memórias e compatibilidades:

1 - Memória G-Skill Ripjaws X Series 16GB (2x 8GB) SDRAM - F3-2400C11D-16GXM
2 - Memoria G.SKILL Ripjaws V 16GB 288-Pin DDR4 SDRAM - F4-2800C15S-16GVR
3 - Kit Dual Channel G-Skill Trident Z 16GB (2x 8GB) DDR4 3000MHz - F4-3000C15D-16GTZB

Da uma luz ai galera!
 
Estou em duvida sobre a compra das seguintes memórias e compatibilidades:

1 - Memória G-Skill Ripjaws X Series 16GB (2x 8GB) SDRAM - F3-2400C11D-16GXM
2 - Memoria G.SKILL Ripjaws V 16GB 288-Pin DDR4 SDRAM - F4-2800C15S-16GVR
3 - Kit Dual Channel G-Skill Trident Z 16GB (2x 8GB) DDR4 3000MHz - F4-3000C15D-16GTZB

Da uma luz ai galera!

eu iria de dual channel
O preço é o mesmo?
 
Estou em duvida sobre a compra das seguintes memórias e compatibilidades:

1 - Memória G-Skill Ripjaws X Series 16GB (2x 8GB) SDRAM - F3-2400C11D-16GXM
2 - Memoria G.SKILL Ripjaws V 16GB 288-Pin DDR4 SDRAM - F4-2800C15S-16GVR
3 - Kit Dual Channel G-Skill Trident Z 16GB (2x 8GB) DDR4 3000MHz - F4-3000C15D-16GTZB

Da uma luz ai galera!
a opção 1 é DDR3, não da pra ser usada!
entre a opão 2 e 3, a 3 é a melhor opção, mas depende da diferença de preço
 
Estou em duvida sobre a compra das seguintes memórias e compatibilidades:

1 - Memória G-Skill Ripjaws X Series 16GB (2x 8GB) SDRAM - F3-2400C11D-16GXM
2 - Memoria G.SKILL Ripjaws V 16GB 288-Pin DDR4 SDRAM - F4-2800C15S-16GVR
3 - Kit Dual Channel G-Skill Trident Z 16GB (2x 8GB) DDR4 3000MHz - F4-3000C15D-16GTZB

Da uma luz ai galera!
Opção 1 é DDR3, logo já é descartada.
Se não irá usar 64 GB de RAM, pra justificar o pente de 16GB, vá na opção 3, irá ganhar um pouco de desempenho em dual channel.
 
  • Curtir
Reações: wmh
a opção 1 é DDR3, não da pra ser usada!
entre a opão 2 e 3, a 3 é a melhor opção, mas depende da diferença de preço

Não percebi a primeira, a diferença da 2ª para a 3ª é de 60 reais (660 reais).
Compatibilidade com o ryzen, não achei estes codigos na lista da gigabyte.
 
eu iria de dual channel
O preço é o mesmo?
Não percebi a primeira, a diferença da 2ª para a 3ª é de 60 reais (660 reais).
Compatibilidade com o ryzen, não achei estes codigos na lista da gigabyte.

não tem mesmo, mas tem muita gente utilizando as tridentz....eu vou arriscar as ripjaws V....
 
  • Curtir
Reações: wmh
eu iria de dual channel
O preço é o mesmo?


não tem mesmo, mas tem muita gente utilizando as tridentz....eu vou arriscar as ripjaws V....


O arriscar que é complicado, pagar mais de 500 mangos e não funcionar...
 
Esta lista pode estar faltando atualização pois pelo menos a 2133 deve funcionar.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Não percebi a primeira, a diferença da 2ª para a 3ª é de 60 reais (660 reais).
Compatibilidade com o ryzen, não achei estes codigos na lista da gigabyte.
Essas memorias como Ryzen é muito na loteria, nem a G.Skill X-FLARE que teoricamente são memorias feitas pro Ryzen estão conseguindo atingir as velocidades com tanta facilidade.
eu iria no kit DUAL, mas o resto eh loteria, alguns conseguem jogar elas pra 3200/2933, outros não passam de 2133.
Nas MSI e AsRock ja vi pessoal tendo bons resultados com kits G.Skill, GA eu não sei.
 
O arriscar que é complicado, pagar mais de 500 mangos e não funcionar...
 
Esta lista pode estar faltando atualização pois pelo menos a 2133 deve funcionar.
Funcionar vai, no máximo que vai acontecer é vc não conseguir passar atingir as velocidades em overclock e ficar com elas a 2133Mhz, 2400Mhz...
E ter q esperar mais ate sair as tais correções prometidas
 
  • Curtir
Reações: wmh
Comprei o ryzen e as memorias vao chegar hoje, o desempenho em jogos é menor que o i7 intel ainda ou isso ja é passado? E o desempenho no windows é o mesmo?
 
Bom dia. A pouco montei um pc com a ajuda dos caros colegas e fiquei muito satisfeito com todo o conjunto, mas meu filho já tá grandinho e já adora jogar. Agora tô pensando numa máquina mais cxb é um pouco no futuro já que a AMD me permite isto. A ideia é pegar uma placa mãe um pouco superior na teoria a msi x370 sli plus e um r5 1400. A ideia é fazer um de processador no futuro. Será que essa mobo vale a pena? Ou me indicam outras placas?
 
A minha é Asus, eu só vi a noticia e compartilhei... mas admito que me arrependo de não ter pego a Taichi para tentar uns over mais altos.

Tava vendo ontem na Amazon o preço dessa taichi, quase caio da rede: mais cara que a c6h, huahauhuahauhuahauhua. (264 Trumps)

Sabe dizer se já viram validações de testes de overclock com essa placa mãe de memória acima de 3.200MHz? De release só asus e gigabyte informam que atingem 3.600MHz nas suas placas mãe mais tops.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Bom dia. A pouco montei um pc com a ajuda dos caros colegas e fiquei muito satisfeito com todo o conjunto, mas meu filho já tá grandinho e já adora jogar. Agora tô pensando numa máquina mais cxb é um pouco no futuro já que a AMD me permite isto. A ideia é pegar uma placa mãe um pouco superior na teoria a msi x370 sli plus e um r5 1400. A ideia é fazer um de processador no futuro. Será que essa mobo vale a pena? Ou me indicam outras placas?

Segundo os entendedores de mosfets e capacitores do tópico, MSI é...

binogrande-4107.jpg
 
Olá amigos,

Memoria Ddr4 3000mhz Geil Evo X 16gb 2x 8gb Black Red Rgb

GEX416GB3000C15ADC

http://produto.mercadolivre.com.br/...vo-x-16gb-2x-8gb-black-red-rgb-_JM?source=gps

Não vi a lista do VultureX está memória, são Geil Evo porem não são as mesmas distribuídas pela AMD nos testes, olhando o site da Gigabyte http://download.gigabyte.us/FileList/Memory/mb_memory_ga-ab350-gaming3.pdf elas estão listadas na compatibilidade da GA-AB350-Gaming 3, mas não consegui entender na coluna Native está 2133, porem em cima da tabela está assim DDR4 3000MHz (downgrade to DDR4 2933 MHz), agora estou na dúvida em qual frequência opera esta memória nesta placa mãe em especifico?

Achei o preço interessante desta memória em relação as outras e pela disponibilidade no Brasil.

Em que frequência será que ela vai rodar na GA-AB350-Gaming 3?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Olá amigos,

Memoria Ddr4 3000mhz Geil Evo X 16gb 2x 8gb Black Red Rgb

GEX416GB3000C15ADC

http://produto.mercadolivre.com.br/...vo-x-16gb-2x-8gb-black-red-rgb-_JM?source=gps

Não vi a lista do VultureX está memória, são Geil Evo porem não são as mesmas distribuídas pela AMD nos testes, olhando o site da Gigabyte http://download.gigabyte.us/FileList/Memory/mb_memory_ga-ab350-gaming3.pdf elas estão listadas na compatibilidade da GA-AB350-Gaming 3, mas não consegui entender na coluna Native está 2133, porem em cima da tabela está assim DDR4 3000MHz (downgrade to DDR4 2933 MHz), agora estou na dúvida em qual frequência opera esta memória nesta placa mãe em especifico?

Achei o preço interessante desta memória em relação as outras e pela disponibilidade no Brasil.

Em que frequência será que ela vai rodar na GA-AB350-Gaming 3?
Todas as DDR4 são nativamente 2133 ou 2400, 1.2V,

A tabela só ta te dizendo que devido ao multiplicador do processador , a frequência para as memorias 3000Mhz será de 2933Mhz.
teoricamente essas memorias são compativeis à rodar a 2933Mhz nessa MoBo, vao bootar a 2133 e vc vai ter q altera na BIOS manualmente ou via XMP pra elas irem à 2933Mhz, igual qqer outra memoria acima de 2133
 
Todas as DDR4 são nativamente 2133 ou 2400, 1.2V,

A tabela só ta te dizendo que devido ao multiplicador do processador , a frequência para as memorias 3000Mhz será de 2933Mhz.
teoricamente essas memorias são compativeis à rodar a 2933Mhz nessa MoBo, vao bootar a 2133 e vc vai ter q altera na BIOS manualmente ou via XMP pra elas irem à 2933Mhz, igual qqer outra memoria acima de 2133

Se elas sobem até 2933 está em conta, as 3200 pelo que vi estão subindo menos ou estou enganado? Será que tem alguma memória na mesma faixa de preço a 3200 que chegue a no mínimo 2933 desta? E que seja vendido no Brasil?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo