[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Boas pessoal,
Pretendia uma opinião vossa. Estou a espera da nova arquitectura da amd ryzen, para fazer upgrade ao meu pc, mas não sei se devo fazer. Actualmente tenho um i5 4670k+gygabite z97x-gaming5 (podendo fazer overclok), será que a diferença é muita para um ryzen ou nao vale a pena o dinheiro extra que vou gastar no upgrade por não encontrar grande diferença?
Cumprimentos
 
Todo mundo lembra dos Bulldozer, por isso é bom conter o Hype. Embora eu acredite que os Zen serão bem competitivos, não sera nada fantástico, analisando os varios rumores que rolam penso que será mais ou menos assim:

SR3 4 núcleos/4 threads desempenho de i5 7600K custando US$150,
SR5 4 núcleos/8 threads desempenho de i7 7700K por US$250,
SR7 6 núcleos/12 threads desempenho de i7 6800K custando US$350 e
SR7 especial 8 núcleos/16 threads desempenho de i7 6900K US$500.

Em resumo, desempenho próximo a linha Intel com preço ligeiramente menor.

Resta saber os preços praticados no Huezil. Lançamentos sempre chegam bem inflacionados, mas para ter uma ideia basta converter 1,00 US$ = 7,00 R$, quem não lembra das RX480 de 200 doletas chegaram aqui por nada menos que 1400 pilas, com o tempo o preço se estabiliza, mas ainda continua alto.

Referente ao FXs, dos bullbozer para os visheras, houve uma evolução significativa. Tempos atras substitui um fx8120 para um fx9370, mesmo setando o 8120@4.4 mesmo clock do 9370 a diferença de desempenho era grande. Os os visheras são muito mais estáveis em clocks altos e esquentam menos.

Quanto comparar um FX8320 com um i3 6100, é simples. Em render e aplicações que usem bem todos os núcleos, qualquer i3 perde de lavada. Agora em aplicações e jogos anteriores a 2015, que não usem bem mais de 2 ou 4 núcleos, um i3 6100 ganha de qualquer FX. Quem for escolher um dos dois, deve analisar qual atende melhor seu uso.
 
:D enquanto isso: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/...4Gts_7XH0L4zu43eOSPL1n4E-849lYUyPQogr-uhJtSGZ

esperando a dobradinha ZEN+VEGA...
Lembro quando fui montar meu pc, e estava proximo ao lançamento do bulldozer. E ficava naquela intel ou amd, mas no fim das contas acabei indo de intel que esta comigo até hoje.
Em relação aos preçosm parece que vão estar bem competitivos, talvez em abril vou a foz do iguaçu e devo passar pelo paraguaí quem sabe pegar um kit amd ou intel.
 
Boas pessoal,
Pretendia uma opinião vossa. Estou a espera da nova arquitectura da amd ryzen, para fazer upgrade ao meu pc, mas não sei se devo fazer. Actualmente tenho um i5 4670k+gygabite z97x-gaming5 (podendo fazer overclok), será que a diferença é muita para um ryzen ou nao vale a pena o dinheiro extra que vou gastar no upgrade por não encontrar grande diferença?
Cumprimentos
Infelizmente só no lançamento para vermos o real desempenho desses processadores.
Mas como sua arquitetura é nova e ainda tem potencial para over, dificilmente trocaria.
 
Todo mundo lembra dos Bulldozer, por isso é bom conter o Hype. Embora eu acredite que os Zen serão bem competitivos, não sera nada fantástico, analisando os varios rumores que rolam penso que será mais ou menos assim:

SR3 4 núcleos/4 threads desempenho de i5 7600K custando US$150,
SR5 4 núcleos/8 threads desempenho de i7 7700K por US$250,
SR7 6 núcleos/12 threads desempenho de i7 6800K custando US$350 e
SR7 especial 8 núcleos/16 threads desempenho de i7 6900K US$500.

Em resumo, desempenho próximo a linha Intel com preço ligeiramente menor.

eu acho que o sr3 compete com o i3

meu chute de preços vai ser assim :

sr3 = i3 $100,00
sr5 = i5 $215,00
sr7 6/12= i7 7700k $310,00
sr7 8/16 = i7 6900k $700,00

algo do tipo, com pouca diferença preço (pesquisei os preços dos intels na amazon antes de postar.). E aqui no brasil vai ser uma merda, só final do ano mesmo.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Todo mundo lembra dos Bulldozer, por isso é bom conter o Hype. Embora eu acredite que os Zen serão bem competitivos, não sera nada fantástico, analisando os varios rumores que rolam penso que será mais ou menos assim:

SR3 4 núcleos/4 threads desempenho de i5 7600K custando US$150,
SR5 4 núcleos/8 threads desempenho de i7 7700K por US$250,
SR7 6 núcleos/12 threads desempenho de i7 6800K custando US$350 e
SR7 especial 8 núcleos/16 threads desempenho de i7 6900K US$500.

Em resumo, desempenho próximo a linha Intel com preço ligeiramente menor.

Resta saber os preços praticados no Huezil. Lançamentos sempre chegam bem inflacionados, mas para ter uma ideia basta converter 1,00 US$ = 7,00 R$, quem não lembra das RX480 de 200 doletas chegaram aqui por nada menos que 1400 pilas, com o tempo o preço se estabiliza, mas ainda continua alto.

Referente ao FXs, dos bullbozer para os visheras, houve uma evolução significativa. Tempos atras substitui um fx8120 para um fx9370, mesmo setando o 8120@4.4 mesmo clock do 9370 a diferença de desempenho era grande. Os os visheras são muito mais estáveis em clocks altos e esquentam menos.

Quanto comparar um FX8320 com um i3 6100, é simples. Em render e aplicações que usem bem todos os núcleos, qualquer i3 perde de lavada. Agora em aplicações e jogos anteriores a 2015, que não usem bem mais de 2 ou 4 núcleos, um i3 6100 ganha de qualquer FX. Quem for escolher um dos dois, deve analisar qual atende melhor seu uso.
 
:D enquanto isso: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/...4Gts_7XH0L4zu43eOSPL1n4E-849lYUyPQogr-uhJtSGZ

esperando a dobradinha ZEN+VEGA...

Eu gostei das observações, cara e concordo contigo. Acredito que toda e qualquer empresa precisa fazer apresentações de seus produtos, assim como a AMD fez e ao meu ver ela está sendo cuidadosa e não falando nada a mais do que o produto realmente entrega. E isso é bom pra não se repetir o que ocorreu na época de lançamento dos FX. A AMD está sabendo onde pisar e isso é justificável, pois trata-se de um produto que vai mexer com o mercado, seja ele bom ou ruim.

Apenas um adendo à observação do SR3: Me parece que este modelo em específico não terá tecnologia Simultaneous Multi-Threading (tecnologia similar ao Hyper-Threading da Intel). Pelo menos foi o que disse o TechPowerUp https://www.techpowerup.com/229540/...y-level-ryzen-chips-4-cores-with-smt-disabled e o próprio Adrenaline http://adrenaline.uol.com.br/2017/0...strando-cpus-ryzen-sr3-quad-core-de-entrada-/
 
Estou querendo comprar um cartão sd de 256gb alguem poderia me indicar uma loja no exterior, já procurei na memoryc porem não tem.
 
único jogo que gargalou até agora em 1920x1080 foi o bf1 e gta V. Mesmo a 4.5ghz o processador foi pra 100% e a placa de video desceu pra 60-70%. Quando eu aumento a resolução essa proporção se inverte. rsrs
Fiz os testes em todos os outros jogos q eu tenho e nao teve gargalo.
Jogos todos no ultra no maximo de settings que pode colocar
The witcher 3 = 100-120 fps
Shadow of mordor 90-120
GTA V 100-120
DOOM 200-210
Assetto Corsa 140-150
F1 2016 150
Project Cars 110-120
Battlefield 1 140-160 com picos de 180 em 1080p. 60-70fps @4k. Unico mapa que abaixa de 60 fps @4k é o da floresta. Fica a 55
Esses resultados estão muito bons considerando que é um cpu de quase 5 anos atrás, ficando sempre bem próximo dos 120fps, além disso sempre tem algum filtro ou detalhe que da para baixar um pouco e poupar o uso de processador para manter os 120fps estáveis, em 1440p provavelmente esse gargalo deve sumir também. Obrigado por compartilhar!
 
Cara eu nao sei pq povo insiste em dizer o fiasco do bulldozer, quero ver um processador ficar o tempo que que ele ficou no mercado, custando o que custa e que a cada ano só ganha mais desempenho... Mesmo no lançamento Bulldozer sempre foi CPU de US$200 e pra mim sempre entregou muito bem o que custa.
 
Todo mundo lembra dos Bulldozer, por isso é bom conter o Hype. Embora eu acredite que os Zen serão bem competitivos, não sera nada fantástico, analisando os varios rumores que rolam penso que será mais ou menos assim:

SR3 4 núcleos/4 threads desempenho de i5 7600K custando US$150,
SR5 4 núcleos/8 threads desempenho de i7 7700K por US$250,
SR7 6 núcleos/12 threads desempenho de i7 6800K custando US$350 e
SR7 especial 8 núcleos/16 threads desempenho de i7 6900K US$500.

Em resumo, desempenho próximo a linha Intel com preço ligeiramente menor.

Resta saber os preços praticados no Huezil. Lançamentos sempre chegam bem inflacionados, mas para ter uma ideia basta converter 1,00 US$ = 7,00 R$, quem não lembra das RX480 de 200 doletas chegaram aqui por nada menos que 1400 pilas, com o tempo o preço se estabiliza, mas ainda continua alto.

Referente ao FXs, dos bullbozer para os visheras, houve uma evolução significativa. Tempos atras substitui um fx8120 para um fx9370, mesmo setando o 8120@4.4 mesmo clock do 9370 a diferença de desempenho era grande. Os os visheras são muito mais estáveis em clocks altos e esquentam menos.

Quanto comparar um FX8320 com um i3 6100, é simples. Em render e aplicações que usem bem todos os núcleos, qualquer i3 perde de lavada. Agora em aplicações e jogos anteriores a 2015, que não usem bem mais de 2 ou 4 núcleos, um i3 6100 ganha de qualquer FX. Quem for escolher um dos dois, deve analisar qual atende melhor seu uso.
 
:D enquanto isso: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/...4Gts_7XH0L4zu43eOSPL1n4E-849lYUyPQogr-uhJtSGZ

esperando a dobradinha ZEN+VEGA...

SR7 nesse preço... :isso:

tomara
 
Cara eu nao sei pq povo insiste em dizer o fiasco do bulldozer, quero ver um processador ficar o tempo que que ele ficou no mercado, custando o que custa e que a cada ano só ganha mais desempenho... Mesmo no lançamento Bulldozer sempre foi CPU de US$200 e pra mim sempre entregou muito bem o que custa.

Eu já cansei de discutir isso.

90% dos que reclamam dos FX, sequer usaram um.
E os outros 10% são os que montaram o PC com placa mãe ruim, chipset N68, um pente de memória DDR3......
Ou seja, montaram um pc todo fodido, e culparam o processador.

Depois que se ferram, aí migram para Intel.
Então vão lá, e compram uma MOBO boa, um bom par de memórias.... E acham que o processador foi quem fez todo o milagre.

Eu já comentei outra vez,
Se não entende de hardware, ou não está disposto em gastar pelo menos R$350,00 em uma placa mãe, mais R$300,00 em um par de memória 2x4gb 1866MHz pra cima.
Pode correr do FX.
 
Cara eu nao sei pq povo insiste em dizer o fiasco do bulldozer, quero ver um processador ficar o tempo que que ele ficou no mercado, custando o que custa e que a cada ano só ganha mais desempenho... Mesmo no lançamento Bulldozer sempre foi CPU de US$200 e pra mim sempre entregou muito bem o que custa.
Não vejo como um fiasco, o problema foi que falaram muito, aumentaram demais as expectativas sobre ele, quando saiu os Vishera foi um salto legal não fizeram tanto marketing, eu curti o desempenho deles e vejo hoje eles melhores do que nunca
 
Sou feliz com meu FX. É como o @Mtdawidiuk falou tem que comprar o resto das coisas certo. Eu estava só com um pente de memoria e as quedas de FPS são bem maiores, fiz um dual-channel gambiarra com um pente de 4GB:mr2: e deu uma melhorada nos FPS mínimos. E os jogos mais novos rodam tão bem. :mr:
 
Tudo vai mudando de acordo o passar o tempo mesmo.
 
A AMD poderia soltar ao menos todos os modelos que estarao disponiveis.
 
Talvez lá pra junho. Suposição. Não há notícia oficial.

Quando vai estar disponível pra comprar?
 
Se isso se confirmar vai ser foda. Pegando o multiplicador que um colega falou há umas páginas atrás e multiplicando o 8/8 por 7, o cpu vai beirar os 2.200 reais aqui nessa várzea.

Preço proibitivo a meu ver.

Mais boatos: http://digiworthy.com/2017/01/29/no-amd-6-core-ryzen-cpu-but-the-8c8t-parts/
TLDR; não vai ter zen 6c/12t. Serão:

4c/8t ~ $170
8c/8t ~ $300
8c/16t ~$580-$720

Faz sentido, mas estou torcendo para que não seja verdade. Esse negocio de cobrar a mais por SMT (hyper treading) é muita sacanagem.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Vocês não tão sendo muito otimistas 8c/8t por $300 não? Vai chegar aqui a preço de 6700/7700k?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Se multiplicar por 7 chega no preço desses aí que você comentou. 2100, 2200 ou mais.

Se o CPU for bom de fato, os lojistas vão enfiar a faca sem dó.

Vocês não tão sendo muito otimistas 8c/8t por $300 não? Vai chegar aqui a preço de 6700/7700k?
 
Xóvens, calma. Esse rumor colocaria um 8c/8t aproximadamente US$30 mais barato do que o 7700K e um 8c/16t muito abaixo dos US$999 cobrados pela concorrência.

Sim, isso é custo x benefício para o segmento highend. E não, não teremos 22c/44t por US$100.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Se multiplicar por 7 chega no preço desses aí que você comentou. 2100, 2200 ou mais.

Se o CPU for bom de fato, os lojistas vão enfiar a faca sem dó.

Xóvens, calma. Esse rumor colocaria um 8c/8t aproximadamente US$30 mais barato do que o 7700K e um 8c/16t muito abaixo dos US$999 cobrados pela concorrência.

Sim, isso é custo x benefício para o segmento highend. E não, não teremos 22c/44t por US$100.

Concordo, mas todos nós sabemos como é o esquema no Brasil... mesmo se vinher alguns dólares mais barato que os i7 em questão, acho muito difícil chegar aqui PELO O MENOS pelo mesmo preço... galera parece até que não conhece o Brasil... Eu gostaria muito que fosse verdade!
 
  • Curtir
Reações: wmh

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo