[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

O uso é para games e dia a dia. Vou ver sobre essas peças que você indicou, vlw

Nesse caso você teria de manter a GPU por enquanto, no kit que te indiquei não tem uma GPU e colocar uma no lugar da 8400GS usando o Seprom também não trará melhores resultados.
 
Primeira vez de AMD, alguém dá uma luz kkkk
Alterei o multiplicador e o vcore na bios, porém quando entro no windows o multiplicador fica 15.5x e não sobe pra 38, o vcore fica o mesmo que setei na bios.

Já descobri que eh bug da ultima bios oficial lançada 0807, vou aguardar sair outra... Enquanto isso uso em stock...

Mais sobre o bug: https://linustechtips.com/main/topic/815238-ryzen-7-1700-multiplier-bug/
 
Última edição:
então.. que que é isso? Procurei na net e não consegui entender direito.
e pra burlar a falta de linhas pci-e nos intel isso e necessário pra usar mais de 4 vga
agora isso na amd e sacanagem nunca teve essa restrição
 
Não mesmo. As minhas são Hynix e vai 3200 pelo XMP sem problemas.
atualiza sua assinatura .. fica mais fácil para saber as memórias que vc quer .. estou interessadas nessa :

https://www.kabum.com.br/produto/87...2x8gb-3200mhz-ddr4-cl-16-f4-3200c16d-16gtzsw]

87936_index_gg.jpg

ou
87937_index_gg.jpg


mas fico com medo desse negócio de latencia .. mas qualquer com cl 15 para baixo é muito caro.. principalmente 3200 mhz
 
Qual o propósito do PC novo? Dependendo seria mais interessante dar uma atualizada no que tem, de cara já economizaria na fonte. Precisaria dos dois?
Quanto a Mobo pegaria a mais em conta com chipset B350 pra um bom suporta a tecnologias de e recursos. Teclado, mouse e gabinete são escolhas mais pessoais na minha opinião pois mexe com a estética e a ergonomia, deixarei por sua conta.

Eu devo ficar com esse que postei inclusive a VGA e devo pegar o novo para a minha mãe, mas o dela sem vga of. Motivos? Um PC só não dá mais. Quero montar um PC para ela que seja mais rápido que esse que postei, mas não precisa ser tudo top de linha. Basta ser um PC que dure par 3-4 anos de boa, ela usa basicamente email, facebook, jogos de facebook, Office, ver vídeos e talz.
 
dual core g4560
Eu devo ficar com esse que postei inclusive a VGA e devo pegar o novo para a minha mãe, mas o dela sem vga of. Motivos? Um PC só não dá mais. Quero montar um PC para ela que seja mais rápido que esse que postei, mas não precisa ser tudo top de linha. Basta ser um PC que dure par 3-4 anos de boa, ela usa basicamente email, facebook, jogos de facebook, Office, ver vídeos e talz.
 
Eu devo ficar com esse que postei inclusive a VGA e devo pegar o novo para a minha mãe, mas o dela sem vga of. Motivos? Um PC só não dá mais. Quero montar um PC para ela que seja mais rápido que esse que postei, mas não precisa ser tudo top de linha. Basta ser um PC que dure par 3-4 anos de boa, ela usa basicamente email, facebook, jogos de facebook, Office, ver vídeos e talz.

Ah entendi, está aproveitando isso para atualizar seu set. Como sua grana está curta sugiro montar algo simples pra sua mãe ao invés de comprar um novo pra você, o G4560 que nosso colega citou ali em cima é uma ótima pra ela apesar de não durar os 3~4 anos que você quer. Acho que um notebook usado seria uma boa também, mais fácil pra ela.
 
As B350 serão compatíveis com a próxima versão dos Ryzen ou apenas as MB x370?

To há muito tempo fora disse e pretendo montar um... mas a grana ta curta em vista de que vou ter que comprar literalmente tudo, mas queria um kit longevo. A princípio optaria pelo R5 1400 mas na próxima revisão já pretendo pular para um de 8 núcleos.

Vale a pena pegar a B350 ou pular logo pra uma x370 para não precisar trocar de placa dps?
 
As B350 serão compatíveis com a próxima versão dos Ryzen ou apenas as MB x370?

To há muito tempo fora disse e pretendo montar um... mas a grana ta curta em vista de que vou ter que comprar literalmente tudo, mas queria um kit longevo. A princípio optaria pelo R5 1400 mas na próxima revisão já pretendo pular para um de 8 núcleos.

Vale a pena pegar a B350 ou pular logo pra uma x370 para não precisar trocar de placa dps?
 
Vc disse q tá com versão de Win mexida. Essa versão q vc tá é baseada em qual versao do win? 1703 - Creators update?
Tiveram varios relatos de problemas com versoes mais antiga do win 10, aindamasi mexida.
tem como colocar a versao mais atual do Win sem MODs ai pra ver nao?
bah ta explicado meu desempenho ridiculo no winrar... to na 1511 ainda kkkk pior eh que é soh no winrar o resto ta redondo.
 
Galera num anda reclamando do cooler box mesmo coma basta termica que vem nele nao.
o Ryzen joga ate 2 cores pra frequencia de Boost dele, o meu aki chega com 2 cores ate 4.1ghz e os outros permanecem em 3.6ghz

O cooler box eh tao bom assim? pessoal dando apenas elogios?
 
Elastômetro você diz, thermal pad? Era melhor pasta de dente...

Não vai fazer muita diferença desabilitar o turbo. O ryzen roda bem frio em jogos em clock padrão. Mas eu não arriscaria fazer nada mais pesado com ele enquanto não botar uma pasta térmica decente.

Só dá pra fazer over significante no 1700 com cooler stock se você tiver um golden chip. Talvez com uma pasta térmica higher end, e boa voltagem você consiga 3.75ghz abaixo de 80 graus num ambiente com baixa temperatura e gabinete com boa ventilação, mas vai de sorte de ter um bom exemplar.

O Ryzen na prática roda em 3200 nos 8 cores, e boost em 1 único thread para 3.75, não dá pra customizar turbo independente por quantidade de cores em uso. O que eu achei uma das maiores desvantagens do Ryzen. Pra piorar, se você aplicar overclock, o turbo de single core desliga. Ou seja, se você não fizer over nos 8 cores para pelo menos 3.75ghz, você vai perder performance single thread.
O máximo de over que consegui no meu 1700 com cooler stock sem que ele passasse de 80 graus foi 3.6ghz. Para multithread, para jogos pesados, Ok, mas para outras aplicações estava perdendo um pouco de performance single thread.

Sabe o que é pior? Se você desfizer o over no Ryzen Master, o turbo single thread não reabilita, precisa reiniciar o computador.

Realistamente no 1700 espere um over de 3.8ghz abaixo de 1.4volts com um bom cooler air ou Water 240mm. 3.9 abaixo de 1.4 volts (que é o limite de segurança) só se tiver sorte.

Tenho um péssimo exemplar que não segura 3.9ghz abaixo de 1.4 volts.
A 3.8ghz com 1.375 volts a temperatura chega a 73 num cryorig h5 com um gabinete com ventilação EXCELENTE e 21 graus ambiente. Portanto, um Noctua U12s, Deepcool V2 ou Cryorig H7 é o mínimo ar que eu recomendo pra ter um over garantido pra 3.8ghz. Um hyper 212x vai rodar quente.

WC não manjo muito porque não gosto então não posso opinar.

Dito isso, você pode tentar jogar com um over semi-estável com voltagem bem menor. Diferente do meu antigo i5, rodar abaixo da voltagem que sabia ser a minima pra ficar estável causava travamentos aleatórios mesmo com pouco uso. Mas isso não acontece com o Ryzen. Abaixo de uma voltagem comprovada com alta carga, o processador parece estar estável em cargas leves sem travar. Por isso muita gente que não fez testes adequados de estresse tem relatado voltagens tão otimistas em seus overs sem terem travado apenas jogando.

Sim, elastomero.. aquilo que vem no proprio cooler stock. Realmente seria melhor pasta de dente, mas eu to sem alcool isopropilico... ai eh tenso neh kkkkkk
Seguinte, minha duvida eh: se eu fizer o mesmo over que vc, 80 graus eh considerado uma temp ideal pro ryzen em full load? o ryzen 7 1700 deve chegar ateh quantos graus de forma segura?

Neste caso vou acabar fazendo mesmo over mais leve, algo em 3.5 ou 3.6 para jogos e tal... depois vou trocar pasta termica e reaplicar o cooler novamente e tentar um over mais forte.
qual vcore devo manter para conseguir um 3.5 ou 3.6? e qual outra config devo alterar?
 
Bom dia amigos.

To pensando em montar um PC novamente. A principio to meio afastado...e gostaria de saber qual o kit custo x beneficio do momento....não vou fazer over.
 
Amigos,

Chegou o menino r7 1700 + x370 gaming pro carbon.

Ja começaram os problemas, não sei se o chip e ruim ou eu sou ruim, tomara qu seja eu!
Entrei na Bios e coloquei 3,7 com vcore stock (1.2v) e me deu black screen. Só consegui estabilizar 3.7 com 1.25v na bios com LLC em mode 1 (as vezes joga para 1.28v) durante um cinebench da vida, com temperaturas de 55 graus.
Tentei 3.8 e o menino so ficou estavel com 1,32v na bios com LLC em mode 1 jogando para 1.34v, porem quando entrei no BF o jogo tava horrivel, tinha uns master stturerings dos fps cairem de 100 - 60-55 e depois voltava a 70 e do nada subia para 100, estranho.
Memorias sao Dual Rank 2400 Corsair, consegui 2666 com 1.28v, ta certo isso produção??
Estas voltagens estão normais? ou o chip é ruim mesmo?
O que eu posso fazer para subir mais essas memórias, timmings, voltagem?

obs;Fiz 6300 pontos com 3.8 no Time Spy, to achando muuuuito pouco, na net a galera faz cerca 8300 a 3.9, sera que é o meu Windows (formatado)

Valeu a Ajuda!
Mandei uma msg no perfil sobre memos.


Poiseh, pq pelo que vc falou ai, seu VCORE ta de boas.. nego pra chegar em 4.0Ghz joga 1.4V+ ( ja vi ate 1.45V)
Mas pra ser sincero, acho que nessa MoBo sua não é muito recomendado vc deixar acima de 3.8Ghz pra uso diario, a nao ser que vc mora nas Serras Gauchas ou então vc coloque vento em cima do VRM

Esse problema do jogo ai tem muito mais cara de Software do que Hardware

Imagina... BF1 nem é bugado... hahaha... eu aposto no jogo. :D
Eu era feliz com a RX470@570 e não sabia.. o mod @570 liberou tdp capado e acabaram esses drops.
Agora, com a gtx1060, voltaram... mesmo sintoma que vc descreve aí. a diferença é que é sempre no início das partidas... depois, ameniza.. mas, não está liso. e testei vários mapas já.
Outra coisa, o lance de cpu 100% e vga < 90% voltou.. no menus e nesses drops do início. Isso ainda no FX @4.6.. vai dizer que é gargalo?!.. não é né.. vou limpar driver de novo pra ver.. não atualizei para esse 'capador' recente.
Vamos ver quando subir o Ryzen - até final do mês...

.
 
Sim, elastomero.. aquilo que vem no proprio cooler stock. Realmente seria melhor pasta de dente, mas eu to sem alcool isopropilico... ai eh tenso neh kkkkkk
Seguinte, minha duvida eh: se eu fizer o mesmo over que vc, 80 graus eh considerado uma temp ideal pro ryzen em full load? o ryzen 7 1700 deve chegar ateh quantos graus de forma segura?

Neste caso vou acabar fazendo mesmo over mais leve, algo em 3.5 ou 3.6 para jogos e tal... depois vou trocar pasta termica e reaplicar o cooler novamente e tentar um over mais forte.
qual vcore devo manter para conseguir um 3.5 ou 3.6? e qual outra config devo alterar?
Ah, mas o que vem no cooler stock não é um mero thermal pad, é uma pasta térmica de alta viscosidade relativamente boa até. Você não vai conseguir melhorar muito a performance do cooler trocando por uma pasta melhor, talvez uma Maker Nano Grizzly ou Pk3 te traga uma vantagem de pouco mais de 3c e olha lá. O cooler box é OK mas não faz muito milagre não.
O Vcore que você deve usar é único do seu processador. Eu tentaria 1.275 pra 3.6, faria um stress test por uns 45 minutos com o handbrake (x264) (o prime não rola porque vai fritar o processador), se travar, aumenta a voltagem, se não travar, diminui de 0.15 em 0.15 até travar.

Outra, você não precisa usar álcool isopropílico, isso é firula. Use álcool etílico 95% que vende em qualquer loja de construção. Ele não tem água suficiente para dar curto na placa.

Repito, se você tiver um golden chip que chega a 3.75ghz abaixo de 1.325 volts, talvez ele não chegue a 80c com o cooler stock TALVEZ, mas vai ter que ter sorte.
80c é alto demais pra usar constantemente por algumas horas, eu diria que é aceitável para uso constante 75c, 80 só pra picos. Dito isso se você usa o PC só pra jogar, talvez um over semi-estável em 3.75ghz não chegue a 80c com o cooler stock. Dai vai aproveitando. Se travar, ai você aumenta a voltagem.

Eu rodei o meu ryzen 1700 por mais de 1 hora em jogos a 3.8ghz com o cooler stock e 1.325 volts sem chegar a 80 graus ou travar. Só depois que fui fazer um encode de vídeo que em menos de 2 minutos ele travou e eu descobri que não tava estável. Sabe lá deus quantas horas jogando e em jogos que não puxam muito CPU quando e se iria travar... (i5s se comportam bem diferente nesse aspecto).
 
Monitora o uso no gerenciador de tarefas enquanto faz isso, e veja se tem alguma anormalidade

Se puder testar outra memória seria de bom grado.

Estava com o bug de 100% de disco, fiz uns procedimentos para arrumar e acabou resolvendo a treta dos gráficos. Mas agora oque ta BEM bugado é a barra de ferramentas, ela trava toda hora, abre só quando quer :(
 
Já tive ambos os problemas.. a da barra é uma atualização bugada... está atualizado para 16.xx ? Se não, faz que corrige... esse dos 100% em HDD (SSD não sofre) é do fa(i)ll creators 17.04..
muita gente reclamando.. solução que é bom, nada...
 
Já tive ambos os problemas.. a da barra é uma atualização bugada... está atualizado para 16.xx ? Se não, faz que corrige... esse dos 100% em HDD (SSD não sofre) é do fa(i)ll creators 17.04..
muita gente reclamando.. solução que é bom, nada...
bom no 1511 soh meu winrar baixo mesmo de resto ta redondo e sem aquela vadia da cortana kkk

Só um adendo em relação a Prime-Plus!

Já que fiz tanto marketing positivo dessa placa vamos agora falar de algo inadmissível!

Essa fdp é péssima de se recuperar de um over errado sozinha, assim como qualquer uma das placas para Ryzen, blza!

Olha eu realmente nao ligo pra bios com interface gráfica e mouse, leds, dissipadores bonitinhos mas ineficientes nem nada dessas inutilidades modernas....

MAAASSS Custava muito, sério? Botar um botaozinho de reset num lugar acessível? Unica coisa"moderna" útil e ela não tem.

E pra piorar a situação o CLR CMOS nao fica no lugar de sempre no canto direito inferior da placa e sim embaixo do último slot PCie da placa, sim ele mesmo aquele que sobrou para a sua placa de som! pq o resto é ou um PCIe x16 colado na placa de vídeo ou PCI, sim PCI (sério pra que 3 slots PCI? Podia ter 1 acharia legal até mas 3? )

Enfim é isso deu pau no over abre o gabinete desliga a caixa, tira a placa de som pra poder resetar a bios, simplesmente bizarro.

Só um desabafo mesmo, no geral a placa é só felicidades, VRM de verdade, fria, estável e tudo funcionando como deveria.

Ah ela tb dá uma interferencias com a placa de som ao ligar o PC antes do processo de boot ou quando reinicia o PC (algo errado no gerenciamento de energia do PCIe, provavelmente pelo suporte NVme), minha UD3 não fazia isso e isso é péssimo para quem tem caixas caras pois os estalos acabam danificando.
 
Estou com dificuldade para medir a temp do CPU pelo affterburner, não aparece para habilitar

há alguma maneira de "ligar" a temperatura no affter?
 
Estou com dificuldade para medir a temp do CPU pelo affterburner, não aparece para habilitar

há alguma maneira de "ligar" a temperatura no affter?
Acho que no after nao, mas da pra usar o HwINFO e jogar junto o OSD do Hwinfo e after durante a jogatina
 
As B350 serão compatíveis com a próxima versão dos Ryzen ou apenas as MB x370?

To há muito tempo fora disse e pretendo montar um... mas a grana ta curta em vista de que vou ter que comprar literalmente tudo, mas queria um kit longevo. A princípio optaria pelo R5 1400 mas na próxima revisão já pretendo pular para um de 8 núcleos.

Vale a pena pegar a B350 ou pular logo pra uma x370 para não precisar trocar de placa dps?
 
As B350 serão compatíveis com a próxima versão dos Ryzen ou apenas as MB x370?

To há muito tempo fora disse e pretendo montar um... mas a grana ta curta em vista de que vou ter que comprar literalmente tudo, mas queria um kit longevo. A princípio optaria pelo R5 1400 mas na próxima revisão já pretendo pular para um de 8 núcleos.

Vale a pena pegar a B350 ou pular logo pra uma x370 para não precisar trocar de placa dps?
Sim, em todas as placas vão ser compatível com as próximas revisões do Ryzen desde que respeite o tdp das placas.
 
Galera, tô com 2400 pra comprar 4 peças restantes, gostaria de opinião pra extrair o máximo desempenho q esses 2400 reais puderem me dar, eu quero um PC pra jogar muito, mas eu preciso fazer multitarefas e simulações, então vou precisar de um processador bom. Eu tenho uma evga gtx 760 2gb gddr5 256bits, me faltam: placa mãe, processador, memória e fonte. (eu considero full hd mais do q suficiente pra jogar).
 
Recebi uma msg do suporte da Deep Cool Br pelo Facebook, e simplesmente não tem previsão de quando vai ter o Braket para meu Neptwin V2 aqui no Brasil, então ou eu importo ou me viro nos 30 e faço um por minha conta.:kidding:
 
bom no 1511 soh meu winrar baixo mesmo de resto ta redondo e sem aquela vadia da cortana kkk

Só um adendo em relação a Prime-Plus!

Já que fiz tanto marketing positivo dessa placa vamos agora falar de algo inadmissível!

Essa fdp é péssima de se recuperar de um over errado sozinha, assim como qualquer uma das placas para Ryzen, blza!

Olha eu realmente nao ligo pra bios com interface gráfica e mouse, leds, dissipadores bonitinhos mas ineficientes nem nada dessas inutilidades modernas....

MAAASSS Custava muito, sério? Botar um botaozinho de reset num lugar acessível? Unica coisa"moderna" útil e ela não tem.

E pra piorar a situação o CLR CMOS nao fica no lugar de sempre no canto direito inferior da placa e sim embaixo do último slot PCie da placa, sim ele mesmo aquele que sobrou para a sua placa de som! pq o resto é ou um PCIe x16 colado na placa de vídeo ou PCI, sim PCI (sério pra que 3 slots PCI? Podia ter 1 acharia legal até mas 3? )

Enfim é isso deu pau no over abre o gabinete desliga a caixa, tira a placa de som pra poder resetar a bios, simplesmente bizarro.

Só um desabafo mesmo, no geral a placa é só felicidades, VRM de verdade, fria, estável e tudo funcionando como deveria.

Ah ela tb dá uma interferencias com a placa de som ao ligar o PC antes do processo de boot ou quando reinicia o PC (algo errado no gerenciamento de energia do PCIe, provavelmente pelo suporte NVme), minha UD3 não fazia isso e isso é péssimo para quem tem caixas caras pois os estalos acabam danificando.
Sou "muito grato" por só falar isso agora... depois de 2 semanas que comprei a minha, não tenho como devolver, mesmo fechada... :br::facepalm::vader::sefu::risos:

.
 
Galera, tô com 2400 pra comprar 4 peças restantes, gostaria de opinião pra extrair o máximo desempenho q esses 2400 reais puderem me dar, eu quero um PC pra jogar muito, mas eu preciso fazer multitarefas e simulações, então vou precisar de um processador bom. Eu tenho uma evga gtx 760 2gb gddr5 256bits, me faltam: placa mãe, processador, memória e fonte. (eu considero full hd mais do q suficiente pra jogar).

Cara, dá uma olhada no bazar, estou vendendo um kit que está faltando pra você!! ele é mais do que o suficiente pra rodar seus jogos em full hd(e aliás segura placa bem mais parrudas que a sua atual). Qualquer coisa me chama MP
 
bom no 1511 soh meu winrar baixo mesmo de resto ta redondo e sem aquela vadia da cortana kkk

Só um adendo em relação a Prime-Plus!

Já que fiz tanto marketing positivo dessa placa vamos agora falar de algo inadmissível!

Essa fdp é péssima de se recuperar de um over errado sozinha, assim como qualquer uma das placas para Ryzen, blza!

Olha eu realmente nao ligo pra bios com interface gráfica e mouse, leds, dissipadores bonitinhos mas ineficientes nem nada dessas inutilidades modernas....

MAAASSS Custava muito, sério? Botar um botaozinho de reset num lugar acessível? Unica coisa"moderna" útil e ela não tem.

E pra piorar a situação o CLR CMOS nao fica no lugar de sempre no canto direito inferior da placa e sim embaixo do último slot PCie da placa, sim ele mesmo aquele que sobrou para a sua placa de som! pq o resto é ou um PCIe x16 colado na placa de vídeo ou PCI, sim PCI (sério pra que 3 slots PCI? Podia ter 1 acharia legal até mas 3? )

Enfim é isso deu pau no over abre o gabinete desliga a caixa, tira a placa de som pra poder resetar a bios, simplesmente bizarro.

Só um desabafo mesmo, no geral a placa é só felicidades, VRM de verdade, fria, estável e tudo funcionando como deveria.

Ah ela tb dá uma interferencias com a placa de som ao ligar o PC antes do processo de boot ou quando reinicia o PC (algo errado no gerenciamento de energia do PCIe, provavelmente pelo suporte NVme), minha UD3 não fazia isso e isso é péssimo para quem tem caixas caras pois os estalos acabam danificando.

Não rola de fazer um (switch) tipo o de ligar o gabinete, para colocar nos jumpers de CLR CMOS?
Acho que é algo fácil de se fazer.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo