• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Olha..
não diria boicote, pq os CPUs já estão vendidos, logo a loja perde venda se não tem MoBo.
Acredito que seja apenas que, pelo fato de ser muito mais fácil receber CPU do que MoBo ( CPU costuma entrar no BR por via aérea e MoBo por marítima) ouve um desencontro das datas dos estoques e as lojas nao esperavam vender tanto Ryzen nesse fim de ano.
Teve um video da Terabyte mesmo que o cara até comentou, que so via Ryzen separado pra montagem.

Mas tb acho estranho essa falta de MoBo não ter virado pauta em nenhum canal de hardware brasileiro, talvez pq todos os mais populares hoje são patrocinados pela Terabyte. Até aquele TecnoArt que tem um carinha que recomenda GT1030 como GPU gamer tem patrocinio da Terabyte
Eu acho que não estava vendendo tão bem e a propria AMD deve ter dado uma segurada na fabricação dos chipsets, agora até normalizarem, enviarem para o brasil e passar pela aduaneira proximo a final de ano só vai ter estoque la para março, Asus X470-F Strix que é uma das mais procuradas por exemplo já esta em falta a meses, só acha no mercado livre, se todas as X470 fossem boas ainda, mas cada uma tem projeto diferente e tem algumas bem sem vergonhas.
Fora do Brasil os estoques estão normais. Parece algo local mesmo.

Acredito mais que as lojas não imaginavam que as vendas seriam tão boas, mas como vc precisa comprar grandes lotes da AMD pra ter bom preço, devem ter comprado muito processador e terem segurados no estoque de placa mãe, então, qdo veio o fim de ano, vendeu Ryzen demais e o estoque de MoBo demora muito pra ser reposto, ficou esse gap.

Pois é, pensei nisso também. Pior que já vi algumas pessoas no facebook reclamando que compraram processador, memória e estão a alguns meses esperando placa mãe :/

Eu comprei memória já, está faltando "só" o KIT. Vou acabar comprando algum R5 quando aparecer promoção, uma placa mãe de até uns R$600~650 e deixar pra trocar pelos ryzen 3000 (se necessário) lá pro final do ano se estiver condições $$$. Já estou a uns 2 anos querendo trocar de PC e nessa de aguardar o melhor momento estou parado ainda, kkk
 
Olhe só, eu comprei um 2700x com uma msi b450 Pro Carbon, em conversão de mídia o processador chega a bater 82 a 85 graus Celsius.

Estava pensando em comprar um Noctua, mas R$500 conto é muito grana para eu gastar num cooler. :(

obs: uso em Stock, nem sei direito o que é vrm e não fico colocando o dedo na placa-mãe, noob total. Hehehe

Onde conseguiu essa placa? Sonho meu tê-la pra acompanhar meu 2700X, estou desde novembro esperando que apareça em estoque em algum lugar! Pelo que leio por aí, é tranquilamente a melhor B450 no mercado. Estranhas essas temperaturas do CPU, acredito que não seja culpa da sua MOBO.

Pessoal, alguém tem alguma ideia do porque da falta da placas mãe AMD no mercado? desde o final de novembro de 2018 elas tem sumido!

Placas x470 simplesmente não existem mais em lojas (pelo menos modelos que prestem com preços dentro da realidade) e as B450 que tem disponíveis, ou são muito simples, ou estão cobrando preços muito altos.
Isso é bizarro, porque não tenho visto praticamente ninguém comentando sobre o assunto. Lock Gamer até fez um vídeo comentando a respeito, mas deduziu que seria pela black friday... :serious:

E pelo que notei, é só aqui que está assim, não tem explicação. La fora estão vendendo normal. Está parecendo até algum tipo de "boicote"... coincidentemente, processadores intel estão meio que encalhados nas lojas...:hmm2:

Realmente, está duro montar PC nestes meses. Queria pegar uma placa boa agora e um R5 mais simples, pra hora que lançassem os r3xxx eu trocasse só o processador, mas pelo visto não vai rolar.

Eu tô muito bolado com isso! Vão acabar minhas férias e não vou ter montado ainda meu novo PC, simplesmente em razão de não haver mais AM4 no mercado. Encho o saco da loja que explode todo dia pra eles não esquecerem de trazer novos estoques, mas já estou perdendo as esperanças...
 
Nova BIOS subistitui a F24 que retiraram do site.

GA-AB350-Gaming 3 (rev. 1.x)

BIOS F25
2019/01/16

  1. Update AGESA 1.0.0.6
  2. Improve performance on Athlon 200-series APU
Note: Update AMD Chipset Driver 18.10.20.02 or latest version before update this BIOS.

https://www.gigabyte.com/us/Motherboard/GA-AB350-Gaming-3-rev-1x#support-dl-bios
Fizeram o mesmo com a GB X470 AOUG, retiraram a F4 e colocaram a F5. Como estou sem PC - GB 1060 OC mini morreu - não a testei para ver as novidades.
Pela descrição, parece um hotfix da F4.
 

Pois é, pensei nisso também. Pior que já vi algumas pessoas no facebook reclamando que compraram processador, memória e estão a alguns meses esperando placa mãe :/

Eu comprei memória já, está faltando "só" o KIT. Vou acabar comprando algum R5 quando aparecer promoção, uma placa mãe de até uns R$600~650 e deixar pra trocar pelos ryzen 3000 (se necessário) lá pro final do ano se estiver condições $$$. Já estou a uns 2 anos querendo trocar de PC e nessa de aguardar o melhor momento estou parado ainda, kkk
Sei como é isso man, se vc for ficar esperando as novas tecnologias no final das contas vc nunca vai mudar d plataforma, eu estava na mesma indecisão, mas minha placa mãe morreu dai fui forçado a partir pra um novo kit, e valeu a pena, até mesmo um r5 1600 é bastante poderoso pelo preço(R$650)...
 
Vcs não estão meio paranoicos com placa-mãe top não? Porque eu não tive dificuldade pra encontrar essa plaquinha da minha assinatura. E funciona bem, tirando o fato de que terei que comprar uma placa PCI com 2 portas sata porque ela só tem 4 portas.


Pois é, pensei nisso também. Pior que já vi algumas pessoas no facebook reclamando que compraram processador, memória e estão a alguns meses esperando placa mãe :/

Eu comprei memória já, está faltando "só" o KIT. Vou acabar comprando algum R5 quando aparecer promoção, uma placa mãe de até uns R$600~650 e deixar pra trocar pelos ryzen 3000 (se necessário) lá pro final do ano se estiver condições $$$. Já estou a uns 2 anos querendo trocar de PC e nessa de aguardar o melhor momento estou parado ainda, kkk

O Ryzen 5 2600X tava saindo a R$ 990 na Kabum. Comprei o meu lá.

Ah não, esquece. Já aumentaram...
 
Onde conseguiu essa placa? Sonho meu tê-la pra acompanhar meu 2700X, estou desde novembro esperando que apareça em estoque em algum lugar! Pelo que leio por aí, é tranquilamente a melhor B450 no mercado. Estranhas essas temperaturas do CPU, acredito que não seja culpa da sua MOBO.



Eu tô muito bolado com isso! Vão acabar minhas férias e não vou ter montado ainda meu novo PC, simplesmente em razão de não haver mais AM4 no mercado. Encho o saco da loja que explode todo dia pra eles não esquecerem de trazer novos estoques, mas já estou perdendo as esperanças...

Comprei na Black Friday por R$805, tinha a msi b450 TOMAHAWK por uns R$ 600, mas fui na b450 Pro Carbon somente pelo áudio, e estou gostando bastante.

No primeiro dia da Black Friday tinha aos montes essas placas da MSI na Kabum, dizem ser as melhores do mercado em custo e benefício.

Entre no Facebook da msi do Brasil que eles são muito gente boa e lhe falam a previsão de quando vai chegar novas placas dessas em estoque.

Essas temperaturas é na conversão de vídeo pelo handbrake, no geral não passa dos 72 graus o processador.

Estou pensando em comprar um Noctua para substituir o cooler original.
 
Sobre a atualização de Firmware que acrescenta OffSet nas MSI:

Consegui bater 3400 nas memórias com CAS 16, eu nao conseguir de jeito nenhum antes (1:30hrs no Prime, 10 min no AIDA).
Em 3466 ele fica estável uns 10 min no prime, depois alguns cores fica "not working", eu sinto que com algum ajuste fino eu deixo estável, alguém sabe o que eu poderia alterar?

Sobre o offset e o PBO, eu consigo alterar o offset, mas o PBO ficou uma posta, perdi uns 50 pontos no Cinebench, mesmo se nao colocar Offset o PBO ficou ruim, deixei o PC overclockado em 4,15, e está bem (1870 no Cinebench)
Só pra registrar, deixei 4 horas ontem no AIDA as memórias, e 100% estável, também joguei nele umas 3 horas no sábado é estável.
Vou ver se consigo subir pra 3466 ou melhorar a voltagem/timmings em 3400.

De qualquer maneira sucesso, na época peguei a memória mais barata que tinha 3200mhz e nem estava na lista de compatibilidade.
 
Pessoal, sério mesmo que a temperatura máxima que esse Ryzen suporta é 95 graus? Dá pra confiar? Achei algo absurdo.
O meu aqui jogando Battlefield 1 single player chegou a 70 graus com o cooler BOXta com a pasta que veio nele. Por mais que esteja calor, achei um pouco alto. No Prime chegou a 87 graus e depois estabilizou em 84.
O gabinete apesar de ser bem refrigerado, está num local pouco refrigerado. Enfim, não tem o que fazer já que o Cooler Master Hyper T4 que tenho aqui não pode ser instalado com essas memórias com dissipador alto.
 
Pessoal, sério mesmo que a temperatura máxima que esse Ryzen suporta é 95 graus? Dá pra confiar? Achei algo absurdo.
O meu aqui jogando Battlefield 1 single player chegou a 70 graus com o cooler BOXta com a pasta que veio nele. Por mais que esteja calor, achei um pouco alto. No Prime chegou a 87 graus e depois estabilizou em 84.
O gabinete apesar de ser bem refrigerado, está num local pouco refrigerado. Enfim, não tem o que fazer já que o Cooler Master Hyper T4 que tenho aqui não pode ser instalado com essas memórias com dissipador alto.

Eu usei uns 4 meses o meu 1600x a 4.0 em um DeepCool miniFS beirando os 84 graus e nunca deu problema, claro que depois que chegou o backplate do Raijintek Tisis eu fiz a troca e agora vive sempre por volta dos 55. Use por enquanto e se der faça um undervolt, muitos ryzen voce consegue manter a frequencia padrao com uma voltagem menor que a de fabrica e, assim que que der providencie um cooler melhorzinho.
 
Eu usei uns 4 meses o meu 1600x a 4.0 em um DeepCool miniFS beirando os 84 graus e nunca deu problema, claro que depois que chegou o backplate do Raijintek Tisis eu fiz a troca e agora vive sempre por volta dos 55. Use por enquanto e se der faça um undervolt, muitos ryzen voce consegue manter a frequencia padrao com uma voltagem menor que a de fabrica e, assim que que der providencie um cooler melhorzinho.

Vou deixar assim mesmo. Creio que nenhum jogo ou aplicativo estresse o processador como o Prime. Só pensei que esse cooler box fosse melhorzinho. O duro é não poder usar meu Cooler Master.
 
Pessoal,

Como falei meu PBO ficou zoado, então deixei ele overclockado pra 4.15 porém no windows ele nunca abaixa a frequência, nem quando nao ta fazendo nada, como corrigir ?


Edit: @vrsbueno não sei se você lembra quando estavamos ajustando as memórias, como ficou com a nova atualização (Ajustei os timmings) melhor resultado:

mem-3400.png


Então saiu de 3333 16-18-18-18-36 pra 3400 16-17-17-18-34
 
Última edição:
Alguém te enfrentado problemas com essa plataforma R5 + mobo 350m da vida ?

Tenho receio de voltar pra Amd e voltar a ter problemas desse tipo, tela azul, congelamerntos, ainda mais que vou usar windows 10
Como ninguém tem me dado ideia, voltei pra dizer que ja era ...

Fechei a compra de um R5 2600 + BiaoStar Racing B350 GT3 + Ballistix Sport 8gb Ddr4 2400mhz Crucial

Mesmo sabendo que a informática é complicada, alguém sabe dizer se posso ter algum tipo de problema relacionado a Windows e/ou Hardware ? A configuração é decente ?
 
Como ninguém tem me dado ideia, voltei pra dizer que ja era ...

Fechei a compra de um R5 2600 + BiaoStar Racing B350 GT3 + Ballistix Sport 8gb Ddr4 2400mhz Crucial

Mesmo sabendo que a informática é complicada, alguém sabe dizer se posso ter algum tipo de problema relacionado a Windows e/ou Hardware ? A configuração é decente ?

Sim.. a configuração é descente.. o ideal era ter ido de dua channel ..se vc vai ter problemas.. so Deus sabe.. mas eh pra tudo correr ok.
Sobre o Windows, tem q usar o 10 mesmo pois o Ryzen nem tem suporte oficial as versões anteriores ( não que não funcione, mas não exste suporte oficial) - certifique-se que esteja usando a ultima versão.
 
Última edição:
Sim.. a configuração é descente.. o ideal era ter ido de dua channel ..se vc vai ter problemas.. so Deus sabe.. mas eh pra tudo correr ok.
Sobre o Windows, tem q usar o 10 mesmo pois o Ryzen nem tem suporte oficial as versões anteriores ( não que não funcione, mas não exste suporte oficial) - certifique-se que esteja usando a ultima versão.
Obrigado pela resposta, esqueci de dizer são 2 pentes de 8
 
Galera da pra jogar com ryzen 3? Meu PC é da assinatura placa mãe parou de funcionar tava pensando em um upgrade logo mas a grana tá curta queria kit com bom cxb.
 
Empurra tranquilo essa 270X. Mas, se quiser um up simples agora, manda MP. Fx-8 e Sabertooth paradões aqui.
 
Pessoal, boa tarde!
Tenho um Fx6300 e atualmente o mesmo está me deixando na mão, sinto que ele vai morrer a qualquer momento hahaha
Está travando com tarefas simples de como abrir 1 excel e no outro monitor youtube hahaha
Quando vou jogar alguma coisa como Overwatch (um jogo que nunca tive problemas em rodar) ele está apresentando 100% de uso e causando LAG durante a jogatina.
Estou querendo trocar por um kit melhorzinho, um Ryzen 5 1600 vai suprir sem problemas minha demanda?
PS: Utilizo um SSD e mesmo assim ele consegue travar com coisas simples
 
Pessoal, boa tarde!
Tenho um Fx6300 e atualmente o mesmo está me deixando na mão, sinto que ele vai morrer a qualquer momento hahaha
Está travando com tarefas simples de como abrir 1 excel e no outro monitor youtube hahaha
Quando vou jogar alguma coisa como Overwatch (um jogo que nunca tive problemas em rodar) ele está apresentando 100% de uso e causando LAG durante a jogatina.
Estou querendo trocar por um kit melhorzinho, um Ryzen 5 1600 vai suprir sem problemas minha demanda?
PS: Utilizo um SSD e mesmo assim ele consegue travar com coisas simples

Essa troca sera como, tomar um copo de Moet Chandon ante estar tomando copo de água da privada.

Más esse 6300 não deveria travar em tarefas simples, algo de errado não esta certo por ai
 
Pessoal,

Como falei meu PBO ficou zoado, então deixei ele overclockado pra 4.15 porém no windows ele nunca abaixa a frequência, nem quando nao ta fazendo nada, como corrigir ?


Edit: @vrsbueno não sei se você lembra quando estavamos ajustando as memórias, como ficou com a nova atualização (Ajustei os timmings) melhor resultado:

mem-3400.png


Então saiu de 3333 16-18-18-18-36 pra 3400 16-17-17-18-34

Com minhas memórias antigas (TridentZ RGB 3200 CL16, chips Hynix AFR) estava rodando na Agesa 1.0.0.2 em 3333 16-16-17-32 com 1.41v. Então após instalar o nova bios com Agesa 1.0.0.6, ficou instável. Então surgiu a oportunidade de pegar umas TridentZ RGB 3600 CL17 (chips Samsung B-Die) e passar a antiga para um amigo.

Ontem, após um bom período de testes e ajustes, consegui estabilizar em 3400 14-15-14-30 com 1.42v.
Já consegui deixar quase estável em 3433 14-15-14-30 com 1.43v. Está dando poucos erros após um período de teste. Algum detalhe para acertar. Com 3433 ele cai 1.5ns e aumenta 1000mb/s em cada item. Tentarei também com 3533.

Hoje, estou dessa forma:
aida.jpg


Info completa:
 
Pessoal, boa tarde!
Tenho um Fx6300 e atualmente o mesmo está me deixando na mão, sinto que ele vai morrer a qualquer momento hahaha
Está travando com tarefas simples de como abrir 1 excel e no outro monitor youtube hahaha
Quando vou jogar alguma coisa como Overwatch (um jogo que nunca tive problemas em rodar) ele está apresentando 100% de uso e causando LAG durante a jogatina.
Estou querendo trocar por um kit melhorzinho, um Ryzen 5 1600 vai suprir sem problemas minha demanda?
PS: Utilizo um SSD e mesmo assim ele consegue travar com coisas simples
Está mais para problema de SSD ou o próprio Sistema Operacional. Verifica os processos utilizados, se está utilizando muito o disco e memória. No caso jogando Overwatch, verifica a temperatura que ele está chegando.
 
O que é melhor. 4x4 ou 2x8 ?

R5 2600 + BioStar 350 GT3 + GTX 970
 
O que é melhor. 4x4 ou 2x8 ?

R5 2600 + BioStar 350 GT3 + GTX 970

Imagino que deve estar falando das memórias. Vai de 2x8 mesmo, deve pagar menos e vai ter o mesmo desempenho, 4x4 vc vai ter dois pares funcionando em dual channel, não tem ganho nenhum.

Com 2x8 vc ainda pode fazer um up se um dai perceber que falta memória aí para o teu sistema.
 
O que é melhor. 4x4 ou 2x8 ?

R5 2600 + BioStar 350 GT3 + GTX 970

Creio que 2x8 você ainda evita problemas..

Vá de 2x8.

Tenho pesquisado um pouco a respeito da compatibilidade de memórias com os processadores ryzen, e parece que eles tem uma certa dificuldade em atingir clocks mais altos quando 4 pentes de memórias são usados.

Recomendo a você consultar o site do fabricante da placa mãe, se ele passa a relação de memórias compatíveis com essa placa e em quais clock elas irão trabalhar.
 
Pessoal, sério mesmo que a temperatura máxima que esse Ryzen suporta é 95 graus? Dá pra confiar? Achei algo absurdo.
O meu aqui jogando Battlefield 1 single player chegou a 70 graus com o cooler BOXta com a pasta que veio nele. Por mais que esteja calor, achei um pouco alto. No Prime chegou a 87 graus e depois estabilizou em 84.
O gabinete apesar de ser bem refrigerado, está num local pouco refrigerado. Enfim, não tem o que fazer já que o Cooler Master Hyper T4 que tenho aqui não pode ser instalado com essas memórias com dissipador alto.

esse cooler BOXTA, chega a 70ºc jogando, você não informou a temperatura ambiente, mas no brasil tá fazendo um calor absurdo.

agora compara com o Cooler BOXTA da Intel, que um i7 chega a pegar 80ºc ou ate mais em stock, sem jogo nenhum?

O Cooler dos Ryzen são bons, 70ºc em jogos não é muita coisa, se sua temperatura ambiente é de pelo menos 25ºc;

não sei como você organizou os cooler do gabinete, mas provavelmente deve ter sua placa de vídeo jogando ar quente para o cooler do Processador.

e 87ºc no prime com cooler box é um valor normal. Meu WC pega 74ºc com o Prime.
 
Vendas maiores que o programado, não só aqui como no exterior pelo que tenho percebido


bem provavel que seja vantajoso para as lojas, afinal são produtos de 350 reais sendo vendido por 40% a mais, só pelo fato de não ter disponibilidade em estoque.

nos EUA demora uma semana para voltar a disponibilidade pelo menos na amazon, no Brasil demorar mais de 3 meses é um absurdo.

sem falar na quantidade de placas que são 'reabastecidas';
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo