[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

2400G - 4C/8T =~ i7 7700.
R5 2600 6C/12T =~ i5 8400.

Usando como comparação nicho de mercado, mas cada fabricante tem suas particularidades, mas é o que geralmente mais aparece como "concorrentes diretos".
Tem que levar em consideração que o single core da Intel dá uma lavada nos AMD.
Mesmo que "sejam" concorrentes, em jogos a Intel desbanca
 
Tem que levar em consideração que o single core da Intel dá uma lavada nos AMD.
Mesmo que "sejam" concorrentes, em jogos a Intel desbanca
Sim, é uma comparação genérica mais como base os preços, os Ryzen perdem no single-core, e só chegam perto com overclock + kit de memórias de clock alto. Mas os Ryzen oferecem mais custando menos, por mais que percam em FPS bruto.
 
Sim, é uma comparação genérica mais como base os preços, os Ryzen perdem no single-core, e só chegam perto com overclock + kit de memórias de clock alto. Mas os Ryzen oferecem mais custando menos, por mais que percam em FPS bruto.
Estavam né.
Porque essa escassez de placa AM4 fez equivaler. Mas antes disso, você montava um kit AM4 pelo preço de um i5.
 
Bom dia amigos eu perderia algum desempenho comprando uma x370 (crosshair hero vi) em comparação com uma x470? Colocarei provavelmente um ryzen 2600x ou 2700x ou nom x . Uso mais pra jogar mas tô querendo montar um setup legalzinho e o preço da mobo (950) achei com um valor agradável segunda mão. Tô dando uns up no meu sistema e já tô com uma Vega 64 red devil e agora estou a procura do kit.
 
https://videocardz.com/newz/upcoming-asus-x570-motherboards

  • ROG CROSSHAIR VIII FORMULA
  • ROG CROSSHAIR VIII HERO
  • ROG CROSSHAIR VIII HERO (WI-FI)
  • ROG CROSSHAIR VIII IMPACT
  • ROG STRIX X570-E GAMING
  • ROG STRIX X570-F GAMING
  • ROG STRIX X570-I GAMING
  • PRIME X570-P
  • PRIME X570-PRO
  • Pro WS X570-ACE
  • TUF GAMING X570-PLUS (WI-FI)
  • TUF GAMING X570-PLUS
 
2400G - 4C/8T =~ i7 7700.
R5 2600 6C/12T =~ i5 8400.

Usando como comparação nicho de mercado, mas cada fabricante tem suas particularidades, mas é o que geralmente mais aparece como "concorrentes diretos".
Opa, muito obrigado!
Aproveitando, saberia dizer quais CPUs já têm suporte nativo a GPU?
 
Opa, muito obrigado!
Aproveitando, saberia dizer quais CPUs já têm suporte nativo a GPU?
O que quer dizer com suporte nativo? Basicamente todos as CPUs de 15 anos pra cá aceitam qualquer GPU, o que manda é a Mobo.
 
O que quer dizer com suporte nativo? Basicamente todos as CPUs de 15 anos pra cá aceitam qualquer GPU, o que manda é a Mobo.
Será que ele não quis dizer "onboard"?
Se for isso, todos os com terminações G:
2200G, 2400G e na próxima geração vai até o 3600G (quando tiver disponível)
 
Estou preocupado com essa história de pouca oferta de placas mãe AMD. Por conta do que promete o 3600X e pela baixa disponibilidade do lado Intel, nesse ritmo, ninguém monta PC sem vender a alma no segundo semestre.
 
B350 vai suportar os novos Ryzen's?
 
alguém pode ajudar?! Fiz um over há um tempo e ficou bem instável, 3.950Ghz com vcore 1.33 (taichi). Limpei meu pc todo e as configurações reiniciaram, mas não lembrava como estava setado. Consegui fazer um over, mas não passa de 3.9Ghz com vcore 1.345. Não entendo, antes era setado em 3.950 com vcore 1.33 e hoje só consegue 3.9Ghz em 1.345 (velocidade menor com vcore maior). Quando aumento o Ghz, vou em gerenciador de tarefas e vejo a velocidade da CPU em 1.40GHz. Na bios tá 3.950 e quando inicia, fica em 1.40Ghz.
Poderiam me explicar mais coisas sobre a TAICHI e como fazer melhor o over? Falou!!!

LLC = LVL 3
vcore = 1.34500
SOC voltage = 1.10000
 
Mais alguém tendo resultados estranhos de temperatura com Ryzen 5 2400G?

Programas para monitorar a temperatura como o HWMonitor tem me dado resultados esquisitos, em idle a temperatura do processador fica variando entre 35º até 54º em curtos períodos de tempo e quando eu acesso a BIOS a temperatura do CPU está em 48º, já tentei alterar as configurações do fan da CPU e aparentemente não teve efeito algum.

Tem uma opção Asrock settings ou AMD CBS settings, gostaria que tudo estivesse em stock e sem overclock porque aqui faz muito calor e estou usando o stock cooler.

Alguma dica?
 
Mais alguém tendo resultados estranhos de temperatura com Ryzen 5 2400G?

Programas para monitorar a temperatura como o HWMonitor tem me dado resultados esquisitos, em idle a temperatura do processador fica variando entre 35º até 54º em curtos períodos de tempo e quando eu acesso a BIOS a temperatura do CPU está em 48º, já tentei alterar as configurações do fan da CPU e aparentemente não teve efeito algum.

Tem uma opção Asrock settings ou AMD CBS settings, gostaria que tudo estivesse em stock e sem overclock porque aqui faz muito calor e estou usando o stock cooler.

Alguma dica?
HwMonitor é bem bugado, com os Ryzen então....
Usa o HWiNFO. Mas é normal ele dar esses picos do nada assim msm.
 
HwMonitor é bem bugado, com os Ryzen então....
Usa o HWiNFO. Mas é normal ele dar esses picos do nada assim msm.
Processador esquisito esse...

Espero que não me arrependa da compra mas as primeiras impressões não foram muito boas.

Um dos games que eu mais queria não funciona de jeito nenhum, já testei uns trocentos drivers diferentes.
 
Processador esquisito esse...

Espero que não me arrependa da compra mas as primeiras impressões não foram muito boas.

Um dos games que eu mais queria não funciona de jeito nenhum, já testei uns trocentos drivers diferentes.

Meu kit tem em atendido muito bem.. zero problemas..
Que game vc nao consegue jogar com ele? Que tipo de problema vc enfrenta? Ta usando a GPU integrada? esses 8GB de RAM ai são 2x4 ou 1x8?
 
So mais uma dúvida, vc reutilizou o seu SSD neh? VC chegou a formatar, ta usando qual versao de Win? Tá atualizado ou reaproveitou instalação antiga?
 
Última edição:
Não vamos esquecer que a 2400G é quase uma 1500X + GT1030 no mesmo encapsulamento, por mais eficientes que sejam continuam sendo uma cpu mais uma gpu juntinhas ali dentro... é natural que as APUs consumam e aqueçam um pouquinho a mais.
 
1- Que game vc nao consegue jogar com ele?
2- Que tipo de problema vc enfrenta?
3- Ta usando a GPU integrada?
4- esses 8GB de RAM ai são 2x4 ou 1x8?
5- So mais uma dúvida, vc reutilizou o seu SSD neh? VC chegou a formatar, ta usando qual versao de Win? Tá atualizado ou reaproveitou instalação antiga?
1- Nier Automata, por enquanto só testei esse porque só estou com o SSD de 240GB, mas foi um balde de água fria porque esse era um dos principais que eu queria usar na plataforma depois de sofrer com Intel HD 630.

2- Não consigo permanecer logado no Netflix em nenhum navegador mas isso eu resolvi instalando o aplicativo do Netflix pela Store, o cursor do mouse some na parte superior da tela, a temperatura varia muito em idle e o principal, não consigo jogar Nier Automata.

3- Sim.

4- 2x4 dual channel 2400Mhz.

5- Instalação limpa do Windows 10 Enterprise em SSD zerado.
 
1- Nier Automata, por enquanto só testei esse porque só estou com o SSD de 240GB, mas foi um balde de água fria porque esse era um dos principais que eu queria usar na plataforma depois de sofrer com Intel HD 630.
Não conheço o jogo, fui no youtube e vi que o game rodando num 2400G por volta de 30~40fps em 1080p. Nao sei se isso te atende, talvez em 720p fique mais fluido.

2- Não consigo permanecer logado no Netflix em nenhum navegador mas isso eu resolvi instalando o aplicativo do Netflix pela Store, o cursor do mouse some na parte superior da tela, a temperatura varia muito em idle e o principal, não consigo jogar Nier Automata.
.
Isso não tem absolutamente nada relacionado a plataforma de hardware. Vc permanecer ou não logado, se os cookies são salvos ou não e etc é uma função relacionada única e exclusivamente ao software e talvez a resposta esteja na afirmação abaixo.

Sobre a variação da temperatura é uma caracteristica da plataforma, nao se preocupe, tem relação com o XFR e o SenseMi

5- Instalação limpa do Windows 10 Enterprise em SSD zerado.

Esse Win10 tá em qual versão?
Esse é daquelas versões que não saem atualizações neh? Diferente da versão Win 7 Enterprise, esse Win 10 LSTB é mais restritivo, indicado para ambientes corporativos que são sempre afetados por atualizações de SO, ambientes que preferem a estabilidade de um sistema sempre igual. Essa versão é cheia de alterações e cheia de coisas inibidas, pode ser ai que esta o seu problema.

Faz o seguinte, já que não custa nada tentar: baixa uma versão Home ou ate mesmo a PRO, direto no site da M$ e formata essa maquina sua, depois baixa o ultimo Adrenaline pra sua APU no site da AMD e testa se as coisas nao mudam...
 
Última edição:
Processador esquisito esse...

Espero que não me arrependa da compra mas as primeiras impressões não foram muito boas.

Um dos games que eu mais queria não funciona de jeito nenhum, já testei uns trocentos drivers diferentes.
Na minha humilde opinião precisa fazer o seguinte:

1 - W10 devidamente atualizado, obviamente original. Somente as últimas versões do Windows 10 tem suporte para o Ryzen. Se não estiver atualizado, pode ocasionar congelamentos e erros aleatórios.

2 - Instalar último driver do chipset.
https://www.amd.com/en/support/chipsets/amd-socket-am4/a320

3 - Instalar último driver.
https://www.amd.com/en/support/apu/...processors-radeon-vega-graphics/amd-ryzen-5-0

4 - Se necessário atualizar para a última bios disponível.
https://www.asrock.com/MB/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

5 - Dependendo do jogo precisa reduzir a qualidade de imagem. O GPU é muito bom para um integrado, porém tem sua limitação.

6 - GPU integrado precisa de overclock da memória (fica a seu critério).


Além disso pesquise gameplay e nível de qualidade utilizada, coloque no YT: nier automata ryzen 5 2400g.
 
Preciso de ajuda gente, não sei que placa mãe comprar para o ryzen 2600, não quero gastar muito então a intenção é nessas mobo ab350 ou b450, problema q nessas lojas maiores não tem muita variedade, to quase comprando uma asrock ab350 na tera por 400 reias, queria poder fazer um over bem leve pra aproveitar melhor o processador.
 
1- Não conheço o jogo, fui no youtube e vi que o game rodando num 2400G por volta de 30~40fps em 1080p. Nao sei se isso te atende, talvez em 720p fique mais fluido.


2- Isso não tem absolutamente nada relacionado a plataforma de hardware. Vc permanecer ou não logado, se os cookies são salvos ou não e etc é uma função relacionada única e exclusivamente ao software e talvez a resposta esteja na afirmação abaixo.

3- Sobre a variação da temperatura é uma caracteristica da plataforma, nao se preocupe, tem relação com o XFR e o SenseMi



4- Esse Win10 tá em qual versão?
Esse é daquelas versões que não saem atualizações neh? Diferente da versão Win 7 Enterprise, esse Win 10 LSTB é mais restritivo, indicado para ambientes corporativos que são sempre afetados por atualizações de SO, ambientes que preferem a estabilidade de um sistema sempre igual. Essa versão é cheia de alterações e cheia de coisas inibidas, pode ser ai que esta o seu problema.

5- Faz o seguinte, já que não custa nada tentar: baixa uma versão Home ou ate mesmo a PRO, direto no site da M$ e formata essa maquina sua, depois baixa o ultimo Adrenaline pra sua APU no site da AMD e testa se as coisas nao mudam...
1- Também vi esse vídeo mas ao contrário dele Nier Automata não roda aqui de jeito nenhum, com driver da MicroSoft o jogo trava em alguns minutos, com qualquer driver Radeon (já tentei todos com suporte para a Vega 11, limpando sempre o driver antigo em modo de segurança antes de instalar outra versão) o jogo trava em segundos ou nem abre, desconfio que seja algo com a BIOS mais recente e AGESA, se fosse versão de driver eu já teria resolvido.

2- Pode até ser que não tenha mas o fato é que o login funciona nos dois notebooks e no tablet normalmente na mesma rede, só nesse PC novo que tive esse problema, de qualquer modo com o aplicativo da Netflix o problema foi resolvido.

3- Bom saber.

4- Não, é a versão Enterprise e não a LTSC, instalei ela ao invés da LTSC porque precisei da loja do Windows para instalar o aplicativo da Netflix, não posso baixar nem a Home e nem a Pro porque não tenho licença do Windows 10, tenho que usar a versão trial de 90 dias (renováveis por 9 meses) e só tem Enterprise ou LTSC com essa alternativa.

5- Testei todos os drivers Adrenaline, do mais antigo ao mais recente, sem sucesso, a única coisa que ganhei com esses drivers até o momento em comparação com o driver da MicroSoft foi o bug do cursor do mouse desaparecendo na parte superior da tela...
 
Na minha humilde opinião precisa fazer o seguinte:

1 - W10 devidamente atualizado, obviamente original. Somente as últimas versões do Windows 10 tem suporte para o Ryzen. Se não estiver atualizado, pode ocasionar congelamentos e erros aleatórios.

2 - Instalar último driver do chipset.
https://www.amd.com/en/support/chipsets/amd-socket-am4/a320

3 - Instalar último driver.
https://www.amd.com/en/support/apu/...processors-radeon-vega-graphics/amd-ryzen-5-0

4 - Se necessário atualizar para a última bios disponível.
https://www.asrock.com/MB/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

5 - Dependendo do jogo precisa reduzir a qualidade de imagem. O GPU é muito bom para um integrado, porém tem sua limitação.

6 - GPU integrado precisa de overclock da memória (fica a seu critério).


Além disso pesquise gameplay e nível de qualidade utilizada, coloque no YT: nier automata ryzen 5 2400g.
1- É a versão mais recente e atualizada do Windows Enterprise, baixada direto do site da MicroSoft, original versão de testes.

2- Esse driver de chipset da AMD eu não tentei ainda, espero que seja esse o "x" da questão porque já tentei todo o resto...

3- Já testei todos os drivers possíveis, com limpeza em modo de segurança e com instalações limpas do S.O, se fosse versão do driver o problema eu já teria resolvido.

4- Já veio com a BIOS mais recente instalada na minha Asrock A320M-HD.

5- Eu jogava Nier Automata em 800x600 com 20fps na Intel HD 630 e no driver da M$ nesse PC estava 60fps em 1366x768 ou 30fps em 1920x1080, a performance não é o problema e sim a estabilidade, o jogo trava em poucos minutos com o driver da M$ e em segundos com qualquer driver Radeon.

6- Quero evitar overclocks o máximo possível, por enquanto meus problemas foram de estabilidade e não de performance.
 
Última edição:
5- Eu jogava Nier Automata em 800x600 com 20fps na Intel HD 630 e no driver da M$ nesse PC estava 60fps em 1366x768 ou 30fps em 1920x1080, a performance não é o problema e sim a estabilidade, o jogo trava em poucos minutos com o driver da M$ e em segundos com qualquer driver Radeon.
Se está travando precisa primeiro verificar fonte. Coloque outra fonte e verifique o comportamento. Além disso não custa nada testar cada módulo de memória (memtest ou similar) e o SSD novo. Lembre que até peça nova pode ter defeito de fábrica.

Outra sugestão é instalar o último driver de chipset e retornar uma versão da bios. Pesquisando gameplay no YT do R5 2400G o pessoal está conseguindo rodar tranquilo vários jogos. Bem, nós usamos 3 Ryzen desde 2017 e nunca tivemos nenhum problema grave.

Então, na minha humilde opinião, precisa testar certinho para achar a causa do problema. Se deixar passar algo, vai retornar a estaca zero. Precisa ter certeza absoluta que o componente testado está ok.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo