[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3



siy01dt9c3931.png




















Anandtech refez os testes com a bios da MSI que saiu ontem, esse acho que era o resultado esperado para os novos ryzen
https://www.anandtech.com/show/14605/the-and-ryzen-3700x-3900x-review-raising-the-bar/5
O difícil é entender como a AMD no seu maior momento nos últimos anos deixou isso acontecer

Responsável pelo review do Anandtech



No momento, estamos re-executando todo o conjunto de testes para investigar as alterações. Isso pode levar um dia para uma CPU (fazendo 3900X agora), mais outra para a 3700X.
 
Acho que estas imagens postadas pelo Orelha1 poderão te ajudar a decidir:

relative-performance-cpu.png


relative-performance-games-1920-1080.png

Esse review diz o contrário, fica a dúvida de quem está certo

 


siy01dt9c3931.png






















Responsável pelo review do Anandtech



No momento, estamos re-executando todo o conjunto de testes para investigar as alterações. Isso pode levar um dia para uma CPU (fazendo 3900X agora), mais outra para a 3700X.
 


Esse review diz o contrário, fica a dúvida de quem está certo


Não tem jeito, o negocio é esperar...
 
Apareceu toda a linha da Gigabyte na Terabyte, tirando a Aorus Xtreme. Boletei aqui a Aorus Master, vou ver uns reviews aqui para ver se compro ou não.
Quero mesmo a Aorus Xtreme, mas ansiedade está me matando.... É ninguém sabe dizer quando vai estar disponível ela, no mercado nacional.
 


:thathue:
 
Apareceu toda a linha da Gigabyte na Terabyte, tirando a Aorus Xtreme. Boletei aqui a Aorus Master, vou ver uns reviews aqui para ver se compro ou não.
Quero mesmo a Aorus Xtreme, mas ansiedade está me matando.... É ninguém sabe dizer quando vai estar disponível ela, no mercado nacional.
Gigabyte continua com 1 ano somente de garantia?
 
Olha o Preço dessas Mobos x570 :thinking:

Nem eu paguei tão caro na minha X99, comprei por esses preços...:tnr:
 
Tem que levar em consideração que os custos para produção dessa nova placa de mãe são maiores que as antigas porque ela tem mais camadas
 
Gente boa, queria uma opinião de vocês sobre uma dúvida que me ocorreu agora pouco.

A primeira geração Ryzen tinha suporte oficial a memórias de até 2666 Mhz, correto?
Já a segunda, 2933 Mhz. E a terceira vem com 3200 Mhz de frequência oficial.

Pois bem, eu entendo que é o CPU, e não necessariamente a placa-mãe que determina esse limite.
E ai, o fabricante da mobo implementa recursos para que você rode memórias acima da especificação do CPU, oferecendo suporte a velocidades como 3400, 3600 Mhz, mas indicando que são em (OC) overclock.

Eu tenho um combo R7 1700 + MSI B350 Tomahawk + 2x8GB G.Skill Trident Z 3200 Mhz. Porém, mesmo com atualizações de bios eu apenas consigo rodar as memórias a 2933 Mhz.
Eu compreendo que já estou rodando elas acima da especificação do CPU, que é 2666 Mhz. Então tá bom demais.

Mas, como eu pretendo pegar o 3700X no final do ano pra dar uma pimpada legal, minha dúvida é: será que pelo fato de apenas trocar para um CPU que suporta oficialmente 3200 Mhz, eu posso especular que a minha memória tem mais chances de rodar na sua velocidade nativa?

Inclusive, se tiverem algum artigo tratando sobre esse tipo de assunto seria bem vindo também.
 
Estive pensando aqui com os meus botões; se essas camadas a mais encarecem tanto as mobos, como serão os preços de agora em diante quando o PCIe 4.0 se tornar padrão?

Os valores das placas-mãe subirão para um outro patamar pois as sucessoras das A320 e B450 também terão PCIe 4.0 no futuro, ou não?

E quando as PCIe 5.0 chegarem vamos precisar de mais camadas e lá vamos nós elevar os preços novamente :haha:
 
Estive pensando aqui com os meus botões; se essas camadas a mais encarecem tanto as mobos, como serão os preços de agora em diante quando o PCIe 4.0 se tornar padrão?

Os valores das placas-mãe subirão para um outro patamar pois as sucessoras das A320 e B450 também terão PCIe 4.0 no futuro, ou não?

E quando as PCIe 5.0 chegarem vamos precisar de mais camadas e lá vamos nós elevar os preços novamente :haha:
Mais ou menos, a tendência é o preço subir logo de cara e com o decorrer dos anos ir baixando.
No curto prazo aumenta bem o preço, mas se for olhar a longo prazo, nem tanto.
 
Não sei se já compartilharam aqui mas segue review.
Nesse teste colocam um modelo HEDT da Intel de mais de 1000 dólares junto.

É impressionante o custo-benefício do R7 3700X de 329 dólares, competindo pau a pau com CPUs monstronas.

O curioso é que quando saiu o primeiro rumor dos Ryzen, que mostrava uma tabela de modelos, quando vi o R7 3700X, se fosse real, já sabia que era nesse que ia mirar. Pelo visto, se confirmou a expectativa.

https://www.anandtech.com/show/14605/the-and-ryzen-3700x-3900x-review-raising-the-bar
 
Será que o 3700X vai perder muito desempenho numa mobo X370?

Tenho uma Asrock X370 Fatality Pro Gaming com um R7 1700 e queria saber se valeria a pena trocar só o processador daqui um tempo.

E eu que quero meter ele na minha B350 hahaha.
Cara, tem um vídeo muito bom o Peperaio no canal dele onde faz um demonstração bem interessante.
Ele meteu um CPU fortíssimo numa A320. (2700X). O grande problema de placas mais baratas é que elas subdimensionam os componentes do VRM pra baratear e ai apenas pelo fato de espetar um CPU mais forte, mesmo não fazendo over, a placa frita legal.

No seu caso, além de ter mais fases, você tem algo extremamente importante que é os dissipadores no VRM. Segundo ele, isso é importante, porque na especificação dos fabricantes de mosfets e outros circuitos, dependendo da temperatura de operação, eles começam a fornecer muito menos corrente, o que na prática, diminui o desempenho do CPU, já que ele vai ser obrigado a fazer throttling para reduzir a dissipação, e assim fazer o sistema voltar a uma temperatura que permita manter a corrente estável.

Nesse vídeo throttling foi gigante: caiu pra 500 mhz o CPU porque a região dos IC do VRM tava beirando os 120ºC.

No seu caso, acho que isso ai tá tranquilo. Já no meu, acho que vai ficar no talo, já que minha mobo é um B350. Porém tem dissipadores no VRM e os CPU que eu quero é o 3700X que tem TDP de 65 W e os mesmo 8 núcleos do R7 1700.


 
Eu notei isso logo de cara com o primeiro Ryzen. Tanto que botei nos launches dos jogos de steam pra configurar a afinidade só pra 1 dos CCX do meu 1700 e configurei um bat pra trocar a afinidade dos demais programas de fundo pros cores do outro CCX. A fluidez e redução de micro travadas é notavel.

Bem que você podia enviar esses arquivos pra Microsoft. Assim ela toma vergonha na cara, e otimiza o sistema de verdade haha.
 
Apareceu toda a linha da Gigabyte na Terabyte, tirando a Aorus Xtreme. Boletei aqui a Aorus Master, vou ver uns reviews aqui para ver se compro ou não.
Quero mesmo a Aorus Xtreme, mas ansiedade está me matando.... É ninguém sabe dizer quando vai estar disponível ela, no mercado nacional.

Fica imaginando essa Aorus Extreme, a placa mais top até então e com dissipador passivo (excetuando aquelas tops já blocadas de fábrica que eu não curto) e com VRM mais forte de todos, com um 3950x em outubro + AIO.
 
Apareceu toda a linha da Gigabyte na Terabyte, tirando a Aorus Xtreme. Boletei aqui a Aorus Master, vou ver uns reviews aqui para ver se compro ou não.
Quero mesmo a Aorus Xtreme, mas ansiedade está me matando.... É ninguém sabe dizer quando vai estar disponível ela, no mercado nacional.
MAs vc tem a consciência que pagar uma placa de R$1600 ou R$2600 vc vai ter a mesma coisa neh? Nao vai te dar nenhum Mhz a mais de overclock e tal.. as X570 tao bem aprrudas, mesmo as mais " baratas"
 
Gente boa, queria uma opinião de vocês sobre uma dúvida que me ocorreu agora pouco.

A primeira geração Ryzen tinha suporte oficial a memórias de até 2666 Mhz, correto?
Já a segunda, 2933 Mhz. E a terceira vem com 3200 Mhz de frequência oficial.

Pois bem, eu entendo que é o CPU, e não necessariamente a placa-mãe que determina esse limite.
E ai, o fabricante da mobo implementa recursos para que você rode memórias acima da especificação do CPU, oferecendo suporte a velocidades como 3400, 3600 Mhz, mas indicando que são em (OC) overclock.

Eu tenho um combo R7 1700 + MSI B350 Tomahawk + 2x8GB G.Skill Trident Z 3200 Mhz. Porém, mesmo com atualizações de bios eu apenas consigo rodar as memórias a 2933 Mhz.
Eu compreendo que já estou rodando elas acima da especificação do CPU, que é 2666 Mhz. Então tá bom demais.

Mas, como eu pretendo pegar o 3700X no final do ano pra dar uma pimpada legal, minha dúvida é: será que pelo fato de apenas trocar para um CPU que suporta oficialmente 3200 Mhz, eu posso especular que a minha memória tem mais chances de rodar na sua velocidade nativa?

Inclusive, se tiverem algum artigo tratando sobre esse tipo de assunto seria bem vindo também.
Se tratando de BugRyzen..so Deus sabe.. mas em teoria seria mais confortavel pro sistema chegar em 3200Mhz com o controlador de meoria do Ryzen 3000
 
Eu tenho um combo R7 1700 + MSI B350 Tomahawk + 2x8GB G.Skill Trident Z 3200 Mhz. Porém, mesmo com atualizações de bios eu apenas consigo rodar as memórias a 2933 Mhz.
Eu compreendo que já estou rodando elas acima da especificação do CPU, que é 2666 Mhz. Então tá bom demais.

Tá feliz então, porque meu kit com R7 1700 (na assinatura) tá segurando só até 2133 aqui... :(
 
Estive pensando aqui com os meus botões; se essas camadas a mais encarecem tanto as mobos, como serão os preços de agora em diante quando o PCIe 4.0 se tornar padrão?

Os valores das placas-mãe subirão para um outro patamar pois as sucessoras das A320 e B450 também terão PCIe 4.0 no futuro, ou não?

E quando as PCIe 5.0 chegarem vamos precisar de mais camadas e lá vamos nós elevar os preços novamente :haha:
Tem o fato novidade envolvido, além das placas serem mais parrudas por completo. Tem mais camadas por casua do PCI-E 4, mas tb mais camadas pra permitir memorias mais rápidas, mais componentes em seus VRMs de forma geral, sua maioria vem com isalomento nas linhas das memorias com o CPU tb. Se esse numero maior de camadas passar a ser padrão, e nao apenas pra placas de nicho ( como era ate hoje) fabricando em maior qtidade os preços tendem a diminuir.
Provavelmente em placas mais simples, nos veremos uma maior demora na adoção do PCI-E 4, depois um numero mais limitado de slots PCI-E 4 ( so o 16X mais proximo do CPU por exemplo) e por ai vai...

Os rumoresindicam que os B550 mesmo nao adotarão PCI-E 4
 
Galera, como as X570 estão mais caras.

Vale mais a pena uma top X470(Crosshair VII Hero $283 Wifi ou Taichi $220) ou uma media X570(ROG STRIX X570-F ou X570 Aorus Ultra Wifi ambas $300)?

Levando em consideração, 3700X+ memoria 3600mhz + pci-ex 4.0 pra VGA vai ter diferença?
 
E eu que quero meter ele na minha B350 hahaha.
Cara, tem um vídeo muito bom o Peperaio no canal dele onde faz um demonstração bem interessante.
Ele meteu um CPU fortíssimo numa A320. (2700X). O grande problema de placas mais baratas é que elas subdimensionam os componentes do VRM pra baratear e ai apenas pelo fato de espetar um CPU mais forte, mesmo não fazendo over, a placa frita legal.

No seu caso, além de ter mais fases, você tem algo extremamente importante que é os dissipadores no VRM. Segundo ele, isso é importante, porque na especificação dos fabricantes de mosfets e outros circuitos, dependendo da temperatura de operação, eles começam a fornecer muito menos corrente, o que na prática, diminui o desempenho do CPU, já que ele vai ser obrigado a fazer throttling para reduzir a dissipação, e assim fazer o sistema voltar a uma temperatura que permita manter a corrente estável.

Nesse vídeo throttling foi gigante: caiu pra 500 mhz o CPU porque a região dos IC do VRM tava beirando os 120ºC.

No seu caso, acho que isso ai tá tranquilo. Já no meu, acho que vai ficar no talo, já que minha mobo é um B350. Porém tem dissipadores no VRM e os CPU que eu quero é o 3700X que tem TDP de 65 W e os mesmo 8 núcleos do R7 1700.


 


Bem que você podia enviar esses arquivos pra Microsoft. Assim ela toma vergonha na cara, e otimiza o sistema de verdade haha.


Também quero meter esse 3700x na minha B350 mas to com receio, mas se um 2600x que tem um potencia maior funciona legal um 3700x deve funcionar tranquilo né? Ou tem algo a mais a se levar em conta além da potencia?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo