[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Cada vez com mais dúvida se vou de 3600 ou 3600x :nooo:
Os ryzen's 3k não sobem mto. Se está c/ mta pressa e quer pra agora msm eu iria de 3600 e GG :mr:. Se puder aguardar abaixar a poeira do hype e pegar o 3600x + em conta, q vem c/ cooler pouca coisa superior pra rodar + frio melhor. Mas ainda acho q é melhor investir essa dif. num cooler a parte.
 
Essa diferença de 75Mhz do 3600X para o 3600 não vale 50 dólares.

AMD Ryzen™ 5 3600

Clock básico
3.6GHz
Clock de Max Boost
4.2GHz

AMD Ryzen™ 5 3600X

Clock básico
3.8GHz
Clock de Max Boost
4.4GHz
 
Essa diferença de 75Mhz do 3600X para o 3600 não vale 50 dólares.
Pensei isso também
Os ryzen's 3k não sobem mto. Se está c/ mta pressa e quer pra agora msm eu iria de 3600 e GG :mr:. Se puder aguardar abaixar a poeira do hype e pegar o 3600x + em conta, q vem c/ cooler pouca coisa superior pra rodar + frio melhor. Mas ainda acho q é melhor investir essa dif. num cooler a parte.
Estou tentando aguardar até o mês que vem pra ver como fica, mas tá duro a ansiedade, kkkk

Cooler tenho um que é um pouco melhor, Hyper 212 Evo com kit am4.

Como o TDP do 3600x é maior, se usar com um cooler bom será que o PBO sobe mais o clock?
 
Pensei isso também

Estou tentando aguardar até o mês que vem pra ver como fica, mas tá duro a ansiedade, kkkk

Cooler tenho um que é um pouco melhor, Hyper 212 Evo com kit am4.

Como o TDP do 3600x é maior, se usar com um cooler bom será que o PBO sobe mais o clock?
Pelos testes q tem por aí é 4,3 ghz no máx 4,4 ghz, se já tem o 212 vai de 3600 s/ "X". Só valeria a pena se 3600x viesse c/ o wraith prism dos 3ªg 8c/16t pra cima tmb, mas aí já é pedir d+ né:bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha: :bwahaha:!!!
 
Pensei isso também

Estou tentando aguardar até o mês que vem pra ver como fica, mas tá duro a ansiedade, kkkk

Cooler tenho um que é um pouco melhor, Hyper 212 Evo com kit am4.

Como o TDP do 3600x é maior, se usar com um cooler bom será que o PBO sobe mais o clock?
Sei lá,eu iria com o X,tem granho de um pro outro,e o com o x sobe mais que o sem o x,mas é questão de gosto mesmo,se você tem grana ,vai logo no com x,se não tem,vai no sem.

Peguei o 2700 em vez do 2700x e me arrependi,mesmo com over de 4.0 o meu 2700 perde pro 2700x stock no teste do cpuz em comparação pro 2700x.
 
Última edição:
AMD Ryzen™ 5 3600

Clock básico
3.6GHz
Clock de Max Boost
4.2GHz

AMD Ryzen™ 5 3600X

Clock básico
3.8GHz
Clock de Max Boost
4.4GHz
4.4 é clock máximo para uso de um só core/thread.
 
Resumão das AM4 disponiveis..


Não entendo esse Buildzoid, ele fez um vídeo dedicado só para a MSI MPG X570 Gaming Plus e elogiou o VRM dela, principalmente por ser uma das placas mais baratas saindo por $170, e nesse vídeo ele recomenda a Asus que tem um VRM e dissipadores inferiores que custa o mesmo que ela, e diz que não compraria a MSI.
 
Comprei minha B450 (no ebay), agora é torcer para a MSI arrumar o problema das BIOS e fazer uma versão com suporte só para os 3000, pretendo pegar um 3700X.

5gZh7Pf.png

segui o amigo ai e fiz uma compra na mesma loja, me desejem sorte kkkkk


agora só me decidir qual o processador

Peguei a b450 tomahawk por 488,00 apesar dos rolos da bios ai a qualidade o custo x beneficio no meu ver foi maior
 
segui o amigo ai e fiz uma compra na mesma loja, me desejem sorte kkkkk


agora só me decidir qual o processador

Peguei a b450 tomahawk por 488,00 apesar dos rolos da bios ai a qualidade o custo x beneficio no meu ver foi maior
Qual processadores você está em duvida de qual pegar?

Se aceitar minha opinião,tenta segurar a ansiedade,seu 6700k segura ainda por muito tempo,e pega quando acabar esse período de lançamento,pra pegar com um preço mais justo,e pega o melhor que vc poder,mesmo que vc não faza stream,edite vídeos e talz,só jogar e coisas básicas,mas o quanto você mais investir,mais vai durar na sua mão,mais tempo você vai ficar sem precisar fazer um upgrade,imagina aí você pegar um 3600 e mais pra frente se arrepender porque ele começou a suar,melhor não trocar o certo pelo duvidoso.

Se eu tivesse juntando grana pra pra pegar da 3rd geração,eu ia logo de 3900x ou 3950x,aí iria ficar uns 3 ou mais anos sem precisar fazer upgrade.


Se ele declarar valor real,vai ser taxado certeza,e mesmo que não declare,caixa grande aumenta e muito as chances de ser taxado,mas tem que fazer aquele cálculo né.
Se lá fora está mais barato mesmo sendo taxado ,e vc não se preocupa com garantia,então vale mais apena importar que comprar no br.
 
Qual processadores você está em duvida de qual pegar?

Se aceitar minha opinião,tenta segurar a ansiedade,seu 6700k segura ainda por muito tempo,e pega quando acabar esse período de lançamento,pra pegar com um preço mais justo,e pega o melhor que vc poder,mesmo que vc não faza stream,edite vídeos e talz,só jogar e coisas básicas,mas o quanto você mais investir,mais vai durar na sua mão,mais tempo você vai ficar sem precisar fazer um upgrade,imagina aí você pegar um 3600 e mais pra frente se arrepender porque ele começou a suar,melhor não trocar o certo pelo duvidoso.

Se eu tivesse juntando grana pra pra pegar da 3rd geração,eu ia logo de 3900x ou 3950x,aí iria ficar uns 3 ou mais anos sem precisar fazer upgrade.
o meu na vdd é o 6600k, eu to com uma proposta muito boa nele, praticamente vou passar pro 3600 com gasto de 200 reais a mais só.

que pensa ?
 
De manhã mandei uma mensagem pra Tera cancelar o pedido do 3700x segunda se não fosse enviado, agora pouco fui ver o email que foi separado pelo estoque as 12:44 :bwahaha:
 
o meu na vdd é o 6600k, eu to com uma proposta muito boa nele, praticamente vou passar pro 3600 com gasto de 200 reais a mais só.

que pensa ?
Então,é como eu disse,aguarda mais,quando for trocar,vende o seu kit,e tenta pegar o melhor que poder,ir na empolgação vai acabar te deixando frustrado depois.
 
To aqui matutando
Sera que meu 1400 a 4.1 ghz leva uma 1070 ti?

Dependendo esse 3600 vai ficar pro começo do ano
 
To aqui matutando
Sera que meu 1400 a 4.1 ghz leva uma 1070 ti?

Dependendo esse 3600 vai ficar pro começo do ano

Ou só faz upgrade na série RYZEN 4000
 
Não entendo esse Buildzoid, ele fez um vídeo dedicado só para a MSI MPG X570 Gaming Plus e elogiou o VRM dela, principalmente por ser uma das placas mais baratas saindo por $170, e nesse vídeo ele recomenda a Asus que tem um VRM e dissipadores inferiores que custa o mesmo que ela, e diz que não compraria a MSI.
Não..
Vc tem que levar em consideração que vc vera alguns videos dele feitos antes dele ver " a proxima" placa, ou seja, ele viu o VRM da MSI antes da Asus e na opinião dele é que a Asus seria melhor escolha, mas ele deixa claro no video, e em todos os "PCB braek Down" que ele fez das X570 é que até agora, todas as que ele analisou trazem VRM eficientes o suficiente pra suportar um 3900X em overclock, alguns mais ou menso eficientes, mas todos eficientes o suficiente.

Cabe a cada usuário escolher a placa de acordo com as features presentes e necessarias e o orcamento disponivel.

como os ryzen 3000 se mostram com pouca margem pra overclock, qqer X570 que vc comprar vai suportar sem dificuldades um 3900X em overclock.
 
Sei lá,eu iria com o X,tem granho de um pro outro,e o com o x sobe mais que o sem o x,mas é questão de gosto mesmo,se você tem grana ,vai logo no com x,se não tem,vai no sem.

Peguei o 2700 em vez do 2700x e me arrependi,mesmo com over de 4.0 o meu 2700 perde pro 2700x stock no teste do cpuz em comparação pro 2700x.

Nuss, acabei de fechar a compra no 2700 na pichau por 899, agora preocupei, espero que me atenda esse kit que fiz hoje.

Galerinha, gostaria de uma ajuda, eu acho muito interessante o modo de operação do precision boost, como bem sabem o 2700 tem TDP de 65W e está acompanhado de uma MSI B450 Bazooka V2, pergunto;
1 - Haveria algum modo de eu aumentar esse limite (TDP) e o precision boost passar a subir mais a frequência até onde a temperatura permitir ?
2- Um water cooler vale a pena para esse processador ? Irei conseguir frequências maiores ou o atual Hyper T4 que tenho dá conta do recado, sabendo que não sou bitolado em temperatura ?
 
Nuss, acabei de fechar a compra no 2700 na pichau por 899, agora preocupei, espero que me atenda esse kit que fiz hoje.

Galerinha, gostaria de uma ajuda, eu acho muito interessante o modo de operação do precision boost, como bem sabem o 2700 tem TDP de 65W e está acompanhado de uma MSI B450 Bazooka V2, pergunto;
1 - Haveria algum modo de eu aumentar esse limite (TDP) e o precision boost passar a subir mais a frequência até onde a temperatura permitir ?
2- Um water cooler vale a pena para esse processador ? Irei conseguir frequências maiores ou o atual Hyper T4 que tenho dá conta do recado, sabendo que não sou bitolado em temperatura ?

Vou postar uma citação que achei na internet a respeito desse cooler.

"
o Hyper T4 só monta para cima (teto do gabinete). A maioria das pessoas monta sem saber o que está fazendo. Se o gabinete não tiver abetura superior, tem que devolver o cooler, porque ele vai ficar soprando ar quente no teto e acumulando calor na parte superior. O cooler que monta para cima também fica de boca para o PCB da placa de vídeo, pegando o ar quente direto no intake. A maioria dos fans também gasta mais rápido para cima, às vezes fazem barulho, etc.

Sério, esquece o Hyper T4. É um errto da Cooler Master (e de alguns outros fabricantes também).
O Gammaxx 400 e o Gammaxx S40 são boas opções e montam corretamente no soquete AMD, tanto para cima como para o lado, dependendo de como você precisar. Se a grana estiver curta, pode até ser um Hyper TX3."

Se a grana tiver sobrando,pega um watercooler,é muito bom,mas posta aqui qual pretende que eu tento ajudar,mas se a grana estiver curta,vai desses citados acima( ou esse,foi o mais barato water que eu encontrei === https://www.pichau.com.br/water-coo...Y0f16JuL-ayr1tZah_LHLMHx7nUGcImBoC7Q4QAvD_BwE) que não tem erro.

Tenho watercooler a uns 7 anos,e é uma baita diferença de um air cooler pra um water,mas tb o meu é de 240mm kkk.

Pra você ter uma idéia,meu 2700 a 4.0 pega no max 57 graus no jogo,então vai depender de qual cooler(air/water) e do chip pra ver o quanto ficará firo.
 
Última edição:
Vou postar uma citação que achei na internet a respeito desse cooler.

"
o Hyper T4 só monta para cima (teto do gabinete). A maioria das pessoas monta sem saber o que está fazendo. Se o gabinete não tiver abetura superior, tem que devolver o cooler, porque ele vai ficar soprando ar quente no teto e acumulando calor na parte superior. O cooler que monta para cima também fica de boca para o PCB da placa de vídeo, pegando o ar quente direto no intake. A maioria dos fans também gasta mais rápido para cima, às vezes fazem barulho, etc.

Sério, esquece o Hyper T4. É um errto da Cooler Master (e de alguns outros fabricantes também).
O Gammaxx 400 e o Gammaxx S40 são boas opções e montam corretamente no soquete AMD, tanto para cima como para o lado, dependendo de como você precisar. Se a grana estiver curta, pode até ser um Hyper TX3."

Se a grana tiver sobrando,pega um watercooler,é muito bom,mas posta aqui qual pretende que eu tento ajudar,mas se a grana estiver curta,vai desses citados acima( ou esse,foi o mais barato water que eu encontrei === https://www.pichau.com.br/water-coo...Y0f16JuL-ayr1tZah_LHLMHx7nUGcImBoC7Q4QAvD_BwE) que não tem erro.

Tenho watercooler a uns 7 anos,e é uma baita diferença de um air cooler pra um water,mas tb o meu é de 240mm kkk.

Pra você ter uma idéia,meu 2700 a 4.0 pega no max 57 graus no jogo,então vai depender de qual cooler(air/water) e do chip pra ver o quanto ficará firo.
Eu tenho um T4 já faz mais de 1 ano, e na mesma época eu comprei um gabinete com abertura no teto, e coloquei um cooler jogando o ar para fora. Vc não acha que é melhor dessa forma do que jogando o ar quente para cima do vrm do processador, caso eu pegasse um que montasse para o lado? Eu tenho um T4 e estava com essa dúvida, irei pegar um ryzen 3600 e não sei se eu uso o cooler que vai vir nele ou o T4.
 
Eu tenho um T4 já faz mais de 1 ano, e na mesma época eu comprei um gabinete com abertura no teto, e coloquei um cooler jogando o ar para fora. Vc não acha que é melhor dessa forma do que jogando o ar quente para cima do vrm do processador, caso eu pegasse um que montasse para o lado? Eu tenho um T4 e estava com essa dúvida, irei pegar um ryzen 3600 e não sei se eu uso o cooler que vai vir nele ou o T4.

Praticamente qualquer cooler é melhor que os cooler box,mesmo os de 3rd geração.

O problema do t4 é aquele que está na minha citação no post acima,ele foi mal desenhado,só fica horizontal,e aí ele puxa o ar quente do pcb da vga e joga pras vrms e pro teto do gabinete,ou o contrário,e isso é um erro,o cooler tem que ser vertical,pra gerar um fluxo de ar correto,como na foto abaixo.
air540-black-cooling.png

7qxge.jpg

Ar frio = azul
Ar quente = vermelho
 
Eu tenho um T4 já faz mais de 1 ano, e na mesma época eu comprei um gabinete com abertura no teto, e coloquei um cooler jogando o ar para fora. Vc não acha que é melhor dessa forma do que jogando o ar quente para cima do vrm do processador, caso eu pegasse um que montasse para o lado? Eu tenho um T4 e estava com essa dúvida, irei pegar um ryzen 3600 e não sei se eu uso o cooler que vai vir nele ou o T4.
O ar que sai diretamente dos fins do cooler de processador não são tão mais quentes do que o resto do ambiente do gabinete, coisa de 10 graus mais quente, tipo 35 graus. Um vento de 35 graus sendo jogado no vrm o esfria mais do que sem vento sendo jogado nele, ja que o vrm em si sem ventilação pode chegar a mais de 100 graus. Ou seja, mesmo o vento "morno" saindo do cooler do cpu é muito mais frio do que deixar o vrm sem fluxo de ar nenhum torrando a 100 graus.
 
Praticamente qualquer cooler é melhor que os cooler box,mesmo os de 3rd geração.

O problema do t4 é aquele que está na minha citação no post acima,ele foi mal desenhado,só fica horizontal,e aí ele puxa o ar quente do pcb da vga e joga pras vrms e pro teto do gabinete,ou o contrário,e isso é um erro,o cooler tem que ser vertical,pra gerar um fluxo de ar correto,como na foto abaixo.
air540-black-cooling.png

7qxge.jpg

Ar frio = azul
Ar quente = vermelho
Botar uma das ventoinhas de topo jogando ar pra dentro e a outra pra fora como na segunda imagem é má ideia, gera varias zonas de turbulência, ja fiz esses testes e vi similares na internet mostrando a mesma coisa: sem diferença pro cpu, mas piora na temperatura da gpu.

Fiz esses testes pq queria aumentar o intake para ficar com pressão positiva, mas essa foema não compensa. O ideal é botar o maximo de fans frontais possiveis e em maior velocidade que as de exaustao de topo e traseiro. Uma ventoinha de chão de intake ajuda a aumentar a pressão positiva e jogo ar frio direto na gpu, é muito bom mas poucos gabinetes hoje têm isso por causa daqueles shrouds de psu ridículos.

Ventoinha de janela também costuma gerar bastante turbulência e não ajuda muito.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo