[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
D-c33-Pf-U8-AIg8-GA.png


Vejam este interessante gráfico, é auto-explicativo: Consumo x Clock x Desempenho.
Os atuais 7nm são excelentes para baixas e médias frequências, mas saturam depois de um certo ponto.

Olha ali, um crescimento praticamente linear até os 48W e 3.3GHz, qualquer ganho no clock aumenta um ganho expressivo no desempenho e pequeno no consumo. Quando chega-se em 50W o cenário se inverte, qualquer ganho de clock resulta em um ganho expressivo no consumo e pequeno no desempenho.

Moral da história, 8 núcleos Zen2 a 3GHz com 45W de TDP aparecerá nos notebooks, em algum momento de 2020 :D
Só quotanto esta postagem para reiterar isso: Enquanto uns querem overclock, outros brincam com undervolt ;)



Aproximadamente 80W, para 12 núcleos. Seguindo a imagem quotada, basta descer o clock teremos versões "E" facilmente alcançáveis, e quem sabe até versões mobile. Agora faz sentido a pressa da Intel em trazer logo o Tigerlake...
 
Só quotanto esta postagem para reiterar isso: Enquanto uns querem overclock, outros brincam com undervolt ;)



Aproximadamente 80W, para 12 núcleos. Seguindo a imagem quotada, basta descer o clock teremos versões "E" facilmente alcançáveis, e quem sabe até versões mobile. Agora faz sentido a pressa da Intel em trazer logo o Tigerlake...

Eu entendi direito isso?
Em vez de fazerem overlock para ter ganho de desempenho,eles estão fazendo o inverso ,para que?Perder desempenho?
Qual a lógica disso?
Pegar o processador top e transformar num processador de notebook?
 
Alguém já comprou na Newegg.com ? To querendo pegar a Asus x570-F Gaming
Já, mas usei redirecionador. Porque não MSI que da garantia nacional?

Crl, tava fazendo meu orçamento na Amazon e o preço do Ryzen 3700X subiu 120 dólares e a mobo da MSI 20 dólares! Meu senhor, tive que optar por colocar no carrinho a TUF Gaming X570 Plus WiFi da ASUS msm, tomara que seja uma boa mobo pra futuros upgrades.
Subiu porque o estoque da Amazon acabou, esse valor é de outros fornecedores
 
Vale mais a pena a taichi x470 ou a x570 Gaming plus? Quase o mesmo preço
 
Última edição:
Eu entendi direito isso?
Em vez de fazerem overlock para ter ganho de desempenho,eles estão fazendo o inverso ,para que?Perder desempenho?
Qual a lógica disso?
Pegar o processador top e transformar num processador de notebook?
Primeiro para fazer o mesmo efeito das GPUs: Retirar o overvolt de fábrica. Até onde posso reduzir o consumo sem reduzir a frequência?
Colocar 12 núcleos em 80W a 3.8GHz é impressionante, e nessa corrente a temperatura será muito menor.

O pessoal está testando os limites do Zen2 em todos os aspectos, e isso é muito bom. Esse consumo com 12 núcleos e sem perder desempenho só comprova que esse 3900X usa chips selecionados, e o 3950X tende a ser melhor ainda. Qual será o TDP mínimo desse 3950X com undervolt? Espero poder saber.

Quotei a imagem mais para reforçar o fato de que é perfeitamente possível a AMD colocar um CPU de 12 núcleos nos notebooks, já que reduzir a frequência traz reduções muito boas de TDP e unir isso com uma redução de vCore trará 12 pedras no sapato da Intel, consumindo e esquentando pouco. Ou seja, os Ryzen 4000H têm tudo para darem alguma dor de cabeça pra a Intel.
 
Última edição:
Minha placa recebeu um upgrade no PBO nos Pinacle Ridge, clock subiu dos 4Ghz que normalmente ficava para os 4.2Ghz, LOL, alguem mais teve essa experiencia?
 
Primeiro para fazer o mesmo efeito das GPUs: Retirar o overvolt de fábrica. Até onde posso reduzir o consumo sem reduzir a frequência?
Colocar 12 núcleos em 80W a 3.8GHz é impressionante, e nessa corrente a temperatura será muito menor.

O pessoal está testando os limites do Zen2 em todos os aspectos, e isso é muito bom. Esse consumo com 12 núcleos e sem perder desempenho só comprova que esse 3900X usa chips selecionados, e o 3950X tende a ser melhor ainda. Qual será o TDP mínimo desse 3950X com undervolt? Espero poder saber.

Quotei a imagem mais para reforçar o fato de que é perfeitamente possível a AMD colocar um CPU de 12 núcleos nos notebooks, já que reduzir a frequência traz reduções muito boas de TDP e unir isso com uma redução de vCore trará 12 pedras no sapato da Intel, consumindo e esquentando pouco.

Pode até colocar sim nos laptops, o problema fica para um projeto de refrigeração porco das fabricantes que praticamente só trocam o chip da placa mãe e mantém aquele conjunto que foi feito para um CPU de menos núcleos.
 
Vale mais a pena a taichi x470 ou a x570 Gaming plus? Quase o mesmo preço

Melhor ir na 570, se os preços estão parecidos
 
Pode até colocar sim nos laptops, o problema fica para um projeto de refrigeração porco das fabricantes que praticamente só trocam o chip da placa mãe e mantém aquele conjunto que foi feito para um CPU de menos núcleos.
A questão é, se é possível colocar 12 núcleos, imagine o consumo, temperatura e frequência das versões com menos núcleos? O Zen2 tem tudo para brilhar nos notebooks.
 
@brender olha essa confirmação aqui. Pelo visto tem possibilidades da Intel cumprir o roadmap de 7nm, e da AMD investir em peso nos 7nm+
 
A questão é, se é possível colocar 12 núcleos, imagine o consumo, temperatura e frequência das versões com menos núcleos? O Zen2 tem tudo para brilhar nos notebooks.
 
@brender olha essa confirmação aqui. Pelo visto tem possibilidades da Intel cumprir o roadmap de 7nm, e da AMD investir em peso nos 7nm+


TSMC:

2019 - 7nm
2020 - 7nm+
2021 - 5nm+
2022 - 3nm
2024 - 2nm
 
A questão é, se é possível colocar 12 núcleos, imagine o consumo, temperatura e frequência das versões com menos núcleos? O Zen2 tem tudo para brilhar nos notebooks.
 
@brender olha essa confirmação aqui. Pelo visto tem possibilidades da Intel cumprir o roadmap de 7nm, e da AMD investir em peso nos 7nm+


Não estou discordando, o meu medo ainda continua sendo nos sistemas de dissipação que fabricantes utilizam que claramente não são eficientes. Por mais que vc tenha um CPU de 12 núcleos consumindo o msm (teoricamente) que um de 6 núcleos, se o sistema air cooler do laptop não for eficiente nada adianta, vai esquentar do msm jeito. Eu já fiquei impressionado quando a Acer colocou um 2700 num laptop, poderiam mto bem ter colocado o 2600 tmb, mas não sei que tinha algum contrato impossibilitando isso, creio que a partir de agora poderemos ver CPUs de desktops em laptops rodando tranquilamente com turbo boosts um pouco menores, mas mantendo o CPU sem alterações.

TSMC:

2019 - 7nm
2020 - 7nm+
2021 - 5nm+
2022 - 3nm
2024 - 2nm

Será que os 7nm+ será os 6nm que mtos andam dizendo ser o primeiro meio termo antes de chegar nos 5nm?
 
Será que os 7nm+ será os 6nm que mtos andam dizendo ser o primeiro meio termo antes de chegar nos 5nm?

Pelo que entendi os 7nm+ é 7nm utilizada tecnologia EUV, que é um processo mais avançado do que a forma tradicional de gravação dos Chips
5nm já serão desde o inicio em EUV. Os chips A13 dos novos iPhones que são lançados em setembro parece que já serão em 7nm+
6nm serão uma evolução dos 7nm+, assim como os 12nm foram uma evolução do processo de 14nm.

https://adrenaline.uol.com.br/2019/...massa-no-processo-de-7nm-euv-no-fim-de-marco/
https://www.anandtech.com/show/1422...echnology-7-nm-with-higher-transistor-density
https://www.gsmarena.com/tsmc_begin...ess_for_a13_kirin_985_chipsets-news-37230.php
 
Já, mas usei redirecionador. Porque não MSI que da garantia nacional?


Subiu porque o estoque da Amazon acabou, esse valor é de outros fornecedores
 

Vale mais a pena a taichi x470 ou a x570 Gaming plus? Quase o mesmo preço

Também pensei a mesma coisa porém analisando essa x570 é uma placa mãe de entrada, infelizmente Brasil só recebe isso no início. As outras virão bem mais caras. Tambem analisando a planilha de compatibilidade essa x570 da pra ver que ela é uma das únicas x570 que tem limites para o 3900x. Junte isso o fato de ser algo novo e poder aparecer erros de contrução em breve. Por tudo isso resolvi pegar a taichi que pelo que a galera fala aqui é uma placa bem parruda, mas ainda assim achei cara, fazer o que, Brasil.
Tem muitos amantes da MSI aqui também, que falam bem das placas, junte isso com o fato de 3 anos de garantia. No final, vai do que vc quer mesmo.
 
Também pensei a mesma coisa porém analisando essa x570 é uma placa mãe de entrada, infelizmente Brasil só recebe isso no início. As outras virão bem mais caras. Tambem analisando a planilha de compatibilidade essa x570 da pra ver que ela é uma das únicas x570 que tem limites para o 3900x. Junte isso o fato de ser algo novo e poder aparecer erros de contrução em breve. Por tudo isso resolvi pegar a taichi que pelo que a galera fala aqui é uma placa bem parruda, mas ainda assim achei cara, fazer o que, Brasil.
Tem muitos amantes da MSI aqui também, que falam bem das placas, junte isso com o fato de 3 anos de garantia. No final, vai do que vc quer mesmo.
Em quesito VRM a X470 Taichi é melhor, mas não significa que que as X570 de entrada teriam problemas com o 3900X , pq não teriam, mesmo em overclock.
Chegou placa High End X570 aqui sim, se quiser pagar R$4000,00, é o preço de uma God like, mas tem tb opções de R$2000~2500 =\
 
Aproveitando apareceu oportunidade de sair da x470 gigabyte aorus e pegar uma x470 taichi por 1400.00 ou uma Asus strix x470f por 1250.00. Pensando em sair do 2600x para um 3700x ou 3900x o que seria melhor manter a giga ou pegar uma das duas ?
 
Aproveitando apareceu oportunidade de sair da x470 gigabyte aorus e pegar uma x470 taichi por 1400.00 ou uma Asus strix x470f por 1250.00. Pensando em sair do 2600x para um 3700x ou 3900x o que seria melhor manter a giga ou pegar uma das duas ?
Por qual motivo vc gastaria dinheiro trocando de MoBo? qual sua insatisfação com a sua atual?
 
Por qual motivo vc gastaria dinheiro trocando de MoBo? qual sua insatisfação com a sua atual?
Dificuldade em subir a memória e alcançar estabilidade minha memória e 3866mhz e acima de 3200 não consigo estabilidade.
 
Dificuldade em subir a memória e alcançar estabilidade minha memória e 3866mhz e acima de 3200 não consigo estabilidade.
Memoria nesse nível de clock eu olharia bem qtos layer tem o PCB...
Pq esse nível de clock não é fácil pra nenhuma plataforma se o sinal da ram não estiver chegando belezinha no CPU.

Antes de sair trocando a MoBo, da uma olhada nesse tipo de coisa, pra nao trocar 6 por meia duzia:
Qtas camadas tem o PCB, qual a topologia da memoria ( daisy chain costuma subir mais fácil usando 2 pentes, se for pra 4 pentes procura por MoBo com T- Topology), se a placa oferece algum tipo de isolamento pras memorias e tal.
A informação mais facil de se conseguir é a qtidade de camadas que tem o PCB

E outra coisa que vc tem q ficar de olho. No Ryen 3000, qqer coisa acima de 3600 pode é diminuir a performance, pq a partir de 3733 o IF começa a rodar com metade do clock.
 
Como anda as placas mãe aorus? São boas ?
Estou vendo essa: x570 aorus pro.
 
Em quesito VRM a X470 Taichi é melhor, mas não significa que que as X570 de entrada teriam problemas com o 3900X , pq não teriam, mesmo em overclock.
Chegou placa High End X570 aqui sim, se quiser pagar R$4000,00, é o preço de uma God like, mas tem tb opções de R$2000~2500 =\


Cara além das explicações do user que parece manjar bastante, tome cuidado com expectativa com subir as memórias na taichi no momento. Comprei ela ontem porém já tinha pesquisado em fóruns gringos e o pessoal está tendo dificuldade em subir as memórias acima de 3000 na taichi. Tenho uma Trident z 3200 e sei que vou ter que esperar alguma BIOS estável. Mas estou sem MB então comprei, vc acredito que dá pra segurar um pouco.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo