[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

O gabinete "rei do airflow" segundo o gamersnexus é o Raven RV-02. Ele tem um projeto extremamente simples e brilhante para otimizar o fluxo de ar, que me matei para encontrar um gabinete com a mesma configuração e não encontrei. Esse infelizmente é muito antigo e virou peça de museu. Quase modifiquei o meu para fazer uma gambiarra parecida mas graças a meu precioso tempo desisti.

O que mais importa basicamente é manter um fluxo constante e contínuo de ar entrando e saindo do seu gabinete, sem criar essas "poças" de ar parado ou recirculando lá dentro, como o @jabiroba falou. Idealmente, tem que entrar a maior quantidade de ar que puder jogar e já sair o mais rápido possível. Esse raven RV-02 faz isso brilhantemente com 3 fans overpower de 180mm na base do gabinete empurrando ar pra cima, e a placa-mãe montada rotacionada de forma que o aircooler da CPU também joga o ar pra cima. A configuração interna fica assim:

2L6lELf.jpg


Simples, eficaz, brilhante. Como tudo deveria ser.

Eles testaram também se rotacionando o gabinete todo faria alguma diferença (para testar realmente a se procede a ideia de que empurrar o ar para cima é melhor porque o ar quente sobe), e a conclusão é que não importa o sentido do fluxo. Ele virado 90º tem a mesma performance dele da forma vertical. Ou seja, a força bruta ganha. O que importa é que você empurre o ar com força, na direção certa e de forma contínua. Mas claro, se você não tem fans potentes o suficente, aí vale a pena o teste.

Pra quem tiver interesse num gabinete nesse padrão, o fabricante apresentou uma versão mais moderna dessa configuração nas feiras de tecnologia desse ano em protótipo, então talvez ano que vem lancem uma versão mais moderna dele:






Não sei se favorece muito os WCs mas eles também tem uma versão montada:

 
@alfas esses Raven ai vão ser monstros demais, vão favorecer para quem tem WC ou Aircooler.
 
Aqui no HueZil, comprei o Pichau Gaming Gadit X.

Paguei R$ 199,00 e não vejo nenhum Gabinete até uns R$ 500 - R$ 600 que oferece o projeto de AIRFLOW que ele oferece.

Comprei coolers Aerocool de 140mm e 120mm e não vejo nenhuma solução custo x benefício como esse aqui no momento.

Não, eu não tenho coragem de gastar R$ 1000 e tanto com gabinete + Coolers.

E vejo as opções "econômicas" aqui no Brasil com Vidro na frente do gabinete, me dá até dor no estômago.

Meu aqui ficou no total R$ 350,00 tudo e estou satisfeitíssimo, quem quer um gabinete com otimo AIRFLOW e boa relação custo x benefício, indico muito essa combinação (Gabinete Pichau Gaming Gadit X, Coolers Aerocool En51332 de 120mm e o modelo de 140mm também (esse na cor preta, dizem ser o mais eficiente dessa linha).


IMG-0248.jpg


IMG-0247.jpg

IMG-0249.jpg
 
Última edição:
Aqui no HueZil, comprei o Pichau Gaming Gadit X.

Paguei R$ 199,00 e não vejo nenhum Gabinete até uns R$ 500 - R$ 600 que oferece o projeto de AIRFLOW que ele oferece.

Comprei coolers Aerocool de 140mm e 120mm e não vejo nenhuma solução custo x benefício como esse aqui no momento.

Muito bom, parece muito bem ventilado. Uma excelente opção de custo benefício de fans, agora que a Scythe entrou no Brasil, são os Kaze Flex de 1200rpm, por 60 reais cada (120mm).

Nos reviews gringos ele bate de frente com o Noctua A12x25 (2000rpm), que é o queridinho tido como um dos fans mais eficientes do mundo (e aqui custa R$200). Ele é equivalente tanto na redução de temperatura absoluta, quanto no ruído absoluto. Então temos uma opção high-end em performance por preço um pouco mais "justo" agora por aqui também.
 
Muito bom, parece muito bem ventilado. Uma excelente opção de custo benefício de fans, agora que a Scythe entrou no Brasil, são os Kaze Flex de 1200rpm, por 60 reais cada (120mm).

Nos reviews gringos ele bate de frente com o Noctua A12x25 (2000rpm), que é o queridinho tido como um dos fans mais eficientes do mundo (e aqui custa R$200). Ele é equivalente tanto na redução de temperatura absoluta, quanto no ruído absoluto. Então temos uma opção high-end em performance por preço um pouco mais "justo" agora por aqui também.


Boaaa, não conhecia cara, vou dar uma olhada... Esses AeroCool sairam na faixa de R$ 30 cada um.. Coloquei 2 de 140mm na frente do gabinete (puxando "ar frio" para dentro do gabinete), 1 de 120mm atrás, "expulsando o ar quente para fora do gabinete, e 1 de 140mm em cima, "puxando o ar quente" para fora.. tirei o filtro de ar na parte de cima, ele barra bastante a saída de ar quente do gabinete, assim, da forma que está, achei muito bom, ao menos no meu ponto de vista aqui. Não sou dos mais experts nessa de "Airflow" de gabinetes..
 
O problema não é nem questão do ar quente subir, é de empurrar ar quente pra baixo mesmo. Mas no caso dele, como é watercooler e o calor da CPU tá indo todo para o radiador de qualquer jeito, não chega a ser um problema.

Mas isso pode ser um problema para quem usa aircooler, pelo menos a fan superior que fica atrás do heatksink tem que puxar o ar para cima ao invés de jogar de volta para baixo e espalhar mais o calor para dentro do case.

Dois vídeos ilustrativos bem legais:

Topo intake -


Topo exaustão -


Passado 6 anos, ninguém sabe qual programa ele usou para fazer essa simulação
 
AMD sugere ganhos de desempenho do Zen 3 - Reivindica que é uma "arquitetura totalmente nova"


Um ganho de 8% a 10% de IPC com o Zen 3 e alguns 100 MHz na velocidade do relógio tornariam o Zen 3 uma atualização decente sobre o Zen 2, especialmente se a Intel não puder reagir adequadamente às ofertas HEDT e de servidor da AMD.

A arquitetura Zen 3 da AMD deve ser lançada em 2020 para os mercados de desktop e servidor.
 
Entao os 7nm+ serão os Zen3 mesmo? Pensava que seria Zen2+, zoada a nomenclatura deles, ficou tudo cagado agora kkk
 
Entao os 7nm+ serão os Zen3 mesmo? Pensava que seria Zen2+, zoada a nomenclatura deles, ficou tudo cagado agora kkk

Mas isso já estava no Roadmap da AMD desde o lançamento do Ryzen 1xxx, só tivemos Zen+ em 12nm pois o processo de 7nm ainda não estava maduro o suficiente.
Conforme o Roadmap da AMD, Zen 3 em 7nm+ e Zen 4 em 2021 já com 5nm (aqui se for realmente em 5nm, podemos esperar uma grande evolução em desempenho e eficiência energética).
 
Ações da AMD lideram a maior série de vitórias desde 2012



ADVANCED MICRO DEVICES SHARES SURGE WITH HUGE DEMAND



Alvo de preço da AMD aumentado para $ 48 de $ 40 na Wells Fargo

 
Boaaa, não conhecia cara, vou dar uma olhada... Esses AeroCool sairam na faixa de R$ 30 cada um.. Coloquei 2 de 140mm na frente do gabinete (puxando "ar frio" para dentro do gabinete), 1 de 120mm atrás, "expulsando o ar quente para fora do gabinete, e 1 de 140mm em cima, "puxando o ar quente" para fora.. tirei o filtro de ar na parte de cima, ele barra bastante a saída de ar quente do gabinete, assim, da forma que está, achei muito bom, ao menos no meu ponto de vista aqui. Não sou dos mais experts nessa de "Airflow" de gabinetes..

Chegou ontem para mim esse gabinete. Substitui o da minha esposa.
Como não comprei fans extras eu acabei utilizando os antigos do Thermaltake dela que são de 140mm porém não consegui instalar eles na frente (pelo lado de fora).
Sabe se é possível instalar fans de 140mm na frente (pelo lado de fora) ?
Abs
 
Chegou ontem para mim esse gabinete. Substitui o da minha esposa.
Como não comprei fans extras eu acabei utilizando os antigos do Thermaltake dela que são de 140mm porém não consegui instalar eles na frente (pelo lado de fora).
Sabe se é possível instalar fans de 140mm na frente (pelo lado de fora) ?
Abs


Daaeee, beleza? Cara, não tentei instalar do lado de fora, acho o espaço meio curto, não achou também ?
 
Boaaa, não conhecia cara, vou dar uma olhada... Esses AeroCool sairam na faixa de R$ 30 cada um.. Coloquei 2 de 140mm na frente do gabinete (puxando "ar frio" para dentro do gabinete), 1 de 120mm atrás, "expulsando o ar quente para fora do gabinete, e 1 de 140mm em cima, "puxando o ar quente" para fora.. tirei o filtro de ar na parte de cima, ele barra bastante a saída de ar quente do gabinete, assim, da forma que está, achei muito bom, ao menos no meu ponto de vista aqui. Não sou dos mais experts nessa de "Airflow" de gabinetes..
Utilizo a mesma configuração de posicionamento das fans que você, os fans que utilizo são 2x Thermaltake Riing 140mm de 1400rpm na parte frontal jogando ar frio pra dentro, 1x Thermaltake Riing de 140mm no topo como exaustor e o watercooler Seidon 120v na parte traseira com a fan original de 2200 rpm configurado em pwn + 1 Thermaltake Riing 120mm jogando o ar quente do radiador pra fora do gabinete, essa configuração no meu nzxt é extremamente eficiente pra deixar as temperaturas controladas, ainda mais que moro em Cuiabá e aqui bate os 35°C ambiente fácil.
 
Daaeee, beleza? Cara, não tentei instalar do lado de fora, acho o espaço meio curto, não achou também ?

Até achei.. Mas o que pegou mesmo foi a largura. O Fan não entrou no espaço.
Acho que deve dar para instalar fans de 120mm pela frente. Quando comprar fans melhores eu testo.
 
Alguém tem alguma ideia de quando chega a Bios, ABBA; 1.0.0.4 para placas mães da Asus? b450
 
AMD sugere ganhos de desempenho do Zen 3 - Reivindica que é uma "arquitetura totalmente nova"


Um ganho de 8% a 10% de IPC com o Zen 3 e alguns 100 MHz na velocidade do relógio tornariam o Zen 3 uma atualização decente sobre o Zen 2, especialmente se a Intel não puder reagir adequadamente às ofertas HEDT e de servidor da AMD.

A arquitetura Zen 3 da AMD deve ser lançada em 2020 para os mercados de desktop e servidor.
Quando saiu os primeiros rumores do zen 3 , indicava exatamente isso ,8% de ipc e segundo o "vazador " as amostras iniciais do processador estavam alcançando de 200-300 mhz a mais que o zen 2 , esse processador vai fechar com chave de ouro a plataforma AM4.
Se eles trabalharem ainda mais na latência de comunicação na qual foi feito um paleativo no zen 2 com mais memoria cache será uma cpu imbatível,ainda mais que zen2 ja faz bonito.
 
galera amdezera, no amd ryzen qual melhor opcao deixar: default, precision boost, auto overclock ou eco?
 
Utilizo a mesma configuração de posicionamento das fans que você, os fans que utilizo são 2x Thermaltake Riing 140mm de 1400rpm na parte frontal jogando ar frio pra dentro, 1x Thermaltake Riing de 140mm no topo como exaustor e o watercooler Seidon 120v na parte traseira com a fan original de 2200 rpm configurado em pwn + 1 Thermaltake Riing 120mm jogando o ar quente do radiador pra fora do gabinete, essa configuração no meu nzxt é extremamente eficiente pra deixar as temperaturas controladas, ainda mais que moro em Cuiabá e aqui bate os 35°C ambiente fácil.


Sou de Goiânia, bem quente aqui também.. Mas aparentemente dentro do gabinete, fica "OK", não fica quente lá dentro..
 
Pra quem está pensando em pegar um CM Hyper 212 Black RGB pro 3600, recomendo:

fIBc5vy.png


A temperatura no AC Odyssey, que variava entre 77-80°C, bateu pico de 62°C e o clock subiu de 3900-3950 MHz para 4025-4075 MHz, com picos para 4100 MHz. Não cheguei a medir a performance para comparar o antes e depois, mas acredito que o FPS mínimo possa ter ficado mais estável, sem quedas para abaixo dos 40 FPS. No Prime95, bateu 78°C no Small FFT e o clock subiu de 3600 para 3700-3725 MHz. Em idle, a temperatura também deu uma boa reduzida, mas como ela é bem maluca, não tenho como precisar o valor da redução; entretanto, com o cooler box e o Core Performance Boost ativado, ela superava facilmente os 50°C, enquanto que agora ela fica abaixo dos 40°C, isso com o ambiente fechado e sem qualquer tipo de ventilação (deu pra ver pela temperatura que a GPU atingiu, coisa que no ambiente ventilado não costuma passar dos 74°C)... Não usei a pasta que veio com o cooler, mas uma que havia comprado ano passado, também da própria Cooler Master (MasterGel Maker, que tem 3W a mais de dissipação térmica em relação à pasta que acompanha o cooler).

A instalação é simples, apesar de ser um pouco trabalhosa (visto que já havia montado tudo no gabinete e não quis tirar a placa-mãe fora para facilitar sua instalação), mas o que me incomodou mesmo foi o fato de que a fan do cooler esbarra no primeiro slot de RAM, impedindo que eu instale pentes de memória nele, provavelmente até mesmo daquelas sem dissipador de calor... Se eu quiser colocar um sistema pull-push e quiser expandir minha capacidade para 32GB ou mais, terei que por apenas 2 pentes, ou então trocar a fan da direita por uma menos larga, infelizmente.

Tirando isso, estou satisfeito. Por ter achado o cooler um tanto leve, não achei que ele fosse performar tão melhor que o Wraith Stealth, mas felizmente fui surpreendido pelo mesmo. E mesmo que a performance não fosse tão boa, só o fato de eu não ter mais que ouvir o zumbido CHATO PRA KCT do cooler box mesmo em repouso, já é um alívio daqueles :mr:

Falouws :cool:
 
Fala galera, alguém com MSI B450 Tomahawk + Ryzen 3 geração e atualizou para a 1.0.0.4 AGESA ? é Beta ainda, mas alguém atualizou e percebeu melhorias ? Ou perdas ? Estou com a 1.0.0.3ABBA e tenho conseguido quase todos meus cores do Ryzen 5 3600 passar dos 4350Mhz, logo estou com receio de atualizar e ter perda de perfomance.
 
RYZEN 5 1600 ainda vale a pena? 32 testes vs RYZEN 5 2600, 3600, 3600x, Core I5 9400F, 9600K, 8700K

 
RYZEN 5 1600 ainda vale a pena? 32 testes vs RYZEN 5 2600, 3600, 3600x, Core I5 9400F, 9600K, 8700K


Esse teste ficou bem nitido como evoluiu do zen para o zen 2 , estou me programando pra trocar meu 1700 por um futuro r54600
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo