• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Então, mas isso já é preocupação com voltagem do processador.
Em idle ele vai despencar temperatura, clock e vcore.
E mesmo ele subindo em jogos, em testes e outras aplicações ele se mantém capadão em 2200mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já havia instalado o perfil do 1usmus pelo tutorial dele e não vi diferença nenhuma.
Mas o importante pra mim é subir em jogos mesmo. Nos jogos os 8 cores sobem pra quase 4.4hgz. Testes nem fico fazendo (pra quê?) e pra outras aplicações que eu uso (basicamente internet) os 2.2ghz sobram. E como jogo pouco (só de final de semana, umas 8h/dia) não me preocupo subindo os cores, as temps e vcore tbm. Eu fiz essa limitação mais pra evitar as oscilações doidas e pra evitar as temps extremas (antes ficava em 82-85...agora fica em 77ºC, ainda alta, mas de boa pra mim...isso em full load).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite
Normal chegar a 79 graus no Ryzen 5 3600 em stock com o cooler gammaxx 400? Teste no aida64
Acho que tá sussa...em testes vai ao extremo mesmo, não dá pra ser mto parâmetro.
O melhor teste, na minha opinião, é ver as temps jogando os jogos que vc normalmente joga.
 
Acho que tá sussa...em testes vai ao extremo mesmo, não dá pra ser mto parâmetro.
O melhor teste, na minha opinião, é ver as temps jogando os jogos que vc normalmente joga.

Também acho que as temperaturas máximas atingidas em testes de stress não servem como parâmetro para avaliar se as temperaturas estão boas ou não, pois durante um teste de stress o processador fica com 100% de uso o tempo inteiro, porcentagem de uso em que dificilmente o processador chegará você usando o PC normalmente, seja apenas navegando na Internet, seja rodando um jogo/aplicação pesada.

Aqui com o cooler Gammax GTE rodando teste de strees meu 3600x ficou entre 78º e 81º, dependendo da temperatura ambiente. Quando a temperatura ambiente estava em 28º, o processador chegou no máximo aos 81º durante o teste de stress e quando estava mais frio chegou no máximo aos 78º, mas são temperaturas em que dificilmente chegaria, mesmo rodando um jogo/aplicação pesada.
 
Última edição:
Gabinete Pichau Gadit com 3 coolers na frente e 2 em cima e 1 atras, hoje está um dia frio aliás aqui, 21 graus em Ribeirão Preto, será que instalei errado?
Tenho o mesmo Gabinete com a mesma quantidade de ventoinhas e também o mesmo GAMMAXX 400 fiquei até tenso agora porque tou pra pegar o R7 3700x ou o 3800x se já tá assim com esse 3600 imagina com um desses dois,acho que você pode ter fixado meio errado não deve tá tendo contato com o CPU os heatpipes já que esse GAMMAXX tem fama de não ter um bom encaixe comparado ao GTE.
 
@user101 @dayllann

Atualização: Plataforma de tecnologia CMOS de 5 nm da TSMC

Completo: https://www.semiconductor-digest.co...r-5-nm-cmos-technology-platform-at-iedm-2019/

Detalhes do processo de 5 nm (N5) foram divulgados lentamente nos últimos meses, mais recentemente no Simpósio de Tecnologia em abril e no Fórum de Inovação da Plataforma de Inovação Aberta (OIP) no mês passado, e também no Arm TechCon, tudo no Vale do Silício . Condensando as informações relatadas a partir deles, e em nenhuma ordem específica, temos:

  • Destinado a clientes móveis e de computação de alto desempenho
  • A produção de risco começou em março de 2019; rampa de alto volume no 2T'20 no Gigafab 18 recentemente concluído em Tainan (instalação de equipamentos da fase 1 concluída em março de 19)
  • There will be a N5P (performance) version a year later, with a +7% performance boost at constant power, or ~15% power reduction at constant perf over N5
  • A densidade lógica é aumentada em 1,8X, a escala SRAM é 0,75 e a escala analógica é ~ 0,85 vs 7 nm
  • Iso-power speed gain is 15%, or 30% lower power at the same speed compared with 7-nm.
  • O uso do EUV foi enfatizado
  • Haverá um transistor de canal de alta mobilidade (HMC)
  • Contatos e vias de baixa resistência; passo de metal ligeiramente relaxado e vias mais largas.
  • As variantes de transistor incluem um transistor de E / S que pode ser de 1,5V ou 1,2V e um dispositivo LVT extremo 25% mais rápido que o equivalente a 7 nm.
  • Via pilares e metal otimizado nas células padrão da HPC aumentam o desempenho em 10%
  • Um SerDes de 112 Gbps está disponível.
  • Estrutura de capacitor MIM de densidade super alta com 2X ff / µm 2 e densidade de inserção 2X, proporcionando um aumento de velocidade de 4%
  • Novos materiais dielétricos de baixo K
  • Gravura reativa de íons metálicos (RIE), substituindo Cu damasceno por passo de metal <30nm
  • Uma “tampa” de grafeno para reduzir a resistividade da interconexão de Cu
Nos detalhes abstratos da conferência publicados pelo IEDM em seu kit de imprensa , grande parte dos itens acima foi reiterada. A densidade lógica é um 1,84X mais detalhado e o mesmo aumento de velocidade de 15% ou queda de energia de 30% em seu processo de 7 nm é especificado, assim como a litografia EUV (Fig. 2) e o FinFET de alta mobilidade de canal (Fig. 3) Além disso, existem até 7 Vts disponíveis (Fig.1). A empresa também afirma que a célula SRAM de alta densidade é a menor já registrada, com 0,021 µm 2 .

Em um circuito de teste, um transmissor PAM4 SerDes demonstrou velocidades de 130 Gb / s com eficiência energética de 0,96pJ / bit. A tecnologia aprovada na qualificação com alto rendimento e produção em massa é esperada para o 1S 2020.

A figura 1 abaixo mostra os ganhos de velocidade e densidade de 15% (à esquerda) e as sete opções de Vt.

Fig-.1-768x352.jpg

figura 1

A Fig. 2 ilustra a comparação de cinco máscaras de imersão com uma única máscara EUV, no que parece uma camada de roteamento de célula padrão, ou seja, M1 ou M2. Com um passo experimental de Mx de 30 nm , seria necessário o SAQP ou LE3, além de duas máscaras cortadas, substituídas por uma etapa litográfica do EUV. Usando MxP de 30 nm para calibrar, esta imagem nos fornece uma altura de faixa de ~ 175 nm (~ 5,8 células de faixa), uma escala linear de ~ 0,73 em comparação com o processo de 7 nm. E podemos ver que o padrão é um pouco mais nítido.

Fig-.2-768x412.jpg

Figura 2. Um EUV substituindo 5 padrões de imersão por melhor fidelidade de padrão, menor tempo de ciclo e menos defeitos.

O documento reivindica mais de dez camadas EUV, substituindo pelo menos 4 vezes mais camadas de imersão nas etapas de corte, contato, via e máscara de linha de metal - 4x o que eles não dizem, mas presumivelmente N7 + (7FF +), a atual iteração EUV. Um processo de padronização de porta baseado em EUV também é mencionado especificamente. O nó de 5 nm é a primeira geração no TSMC, na qual a contagem total de máscaras é reduzida com o uso de EUV (Fig. 3).

Fig.3-768x498.png

Figura 3. Comparação da contagem total de máscaras para os nós de 16 - 5 nm (7FF + não mostrado)

A Fig. 6 abaixo é simplesmente um gráfico dos tamanhos de células SRAM publicados, mostrando que a SRAM de 0,021 µm 2 é a menor relatada até o momento.

Fig-.4-768x433.jpg

Figura 6

Fig-.5-768x322.jpg


Figura 7
Na Fig. 7 acima, temos diagramas oculares para transmissores PAM4 SerDes construídos em um chip de teste de 5 nm, demonstrando os 112 Gb / s mencionados anteriormente e os 130 Gb / s detalhados em resumo.

Quando se trata do back-end, os valores de Rc para o metal mais apertado e os arremessos via são próximos aos do nó 7N:

Fig.8-768x343.png

Fig. 8 Valores RC para os arremessos Mx e Vx mais apertados para os nós N28 - N5

O Vt extremamente baixo (eLVT) dos sete Vts mostrados acima fornece velocidade de pico de 25% em 7 nm e uma célula padrão de 3 aletas permite um aumento extra de 10% no desempenho do HPC (Fig. 8). Penso que esta será a primeira vez que vimos uma célula de 3 barbatanas mencionada em um documento de plataforma, além da célula SRAM 1-1-1, que geralmente é citada como a menor SRAM em um nó específico (neste caso 0,021 µm 2 ).

Fig.9-768x370.png


Figura 9. Os transistores eLVT fornecem velocidade de pico 25% mais rápida em comparação a 7 nm e um desempenho extra de 10% de uma célula padrão de 3 aletas.

Para tentar compensar isso, aqui estão as estimativas dos estimados Scotten Jones ( ICKnowledge , publicado no SemiWiki ) e David Schor ( WikiChip Fuse ) publicados no início deste ano:
ICKnowledge.png

Wikichip-1-768x216.png












 
Gabinete Pichau Gadit com 3 coolers na frente e 2 em cima e 1 atras, hoje está um dia frio aliás aqui, 21 graus em Ribeirão Preto, será que instalei errado?
Um amigo meu tem o 3600 e o gammaxx, ele disse que muito duro pra instalar as presilhas. Como foi a instalação do seu? É possível sim que esteja mal encaixado
 
 
Tá muito longe de sair as B550 pelo oque vi deve sair em outubro queria muito esperar lançar mas vou montar meu PC com uma B450 top mesmo.

Pois é, li ontem que devem anunciar na Computex (junho), até chegar aqui num preço bom é agosto. AMD tb tá de sacanagem, lançam Zen 2 com X570 e um ano depois vem B550, pouco antes do ZEN 3. Parece malandragem pra empurrar chipset caro.
 
Estou comprando uma x370, sera que elas vão ter bios para os ryzen 4000? as b450 vão ter?
 
Alguém sabe se alguma marca de placa mãe dá mais que 1 ano de garantia?
O pessoal diz que a MSI dá 3 anos.

O site diz 3 anos.
 
Última edição:
O pessoal diz que a MSI dá 3 anos.

O site diz 3 anos.

Valeu. Fogo é achar MSI em canal oficial, geralmente é tudo contrabando aí garantia no BR não funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui a Aorus apareceu 3 anos também após registrar no site.

wuW7Ygp.jpg

Será que as B450 Aorus tb? Boa, hein. No site citam 1 ano.

Garantia
Placas-mãe: A GIGABYTE oferece garantia limitada de 12 Meses (3 meses legal + 9 meses contratual) em todas as Placas-mãe adquiridas através dos canais oficiais em território brasileiro.

 
Será que as B450 Aorus tb? Boa, hein. No site citam 1 ano.

Garantia
Placas-mãe: A GIGABYTE oferece garantia limitada de 12 Meses (3 meses legal + 9 meses contratual) em todas as Placas-mãe adquiridas através dos canais oficiais em território brasileiro.


A garantia de 3 anos provavelmente se estende apenas à linha Aorus e somente após registro do produto no site deles. O ideal seria enviar email confirmando essa informação.
 
A garantia de 3 anos provavelmente se estende apenas à linha Aorus e somente após registro do produto no site deles. O ideal seria enviar email confirmando essa informação.

Boa, vou mandar e-mail sobre isso. Tô com B450 Aorus boletada pensando em pagar, se for 3 anos já tá decidido. Comprei Asus TUF B350, menos de 2 anos foi pro saco... 500 reais de prejuízo.
 
Acho que sim, é o mesmo soquete, não teria porque a amd fazer isso :hmm2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Fonte? Agora ele vai ter que bater na porta da amd e perguntar :coolface:


Quando do lançamento a AMD informou a compatibilidade mínima até a 3a geração.......
Compre se quiser se arriscar.....

Com a minha HeroVl já perdi um monte de compatibilidades....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo