• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Ahhh, vc tá falando do CS? Achei que era do Warhammer 3 kkkkkkkkkk
Do CS ainda não fiz. Eu uso config personalizada (agora não lembro, tô em viagem, mas no fds eu vejo). Nunca fiz esse bench do CS. Na real não sem qual é o mapa que faz hehehe.

Mapa da oficina, fps benchmark é o primeiro que aparece ...
 
será que compensa fazer upgrade do 5700x pro 5800x3d ? pra jogos.
Se for para FULL HD 144FPS+, vale a pena!
Qualquer coisa diferente disto, não vale!
 
será que compensa fazer upgrade do 5700x pro 5800x3d ? pra jogos.
Sim e não, se tu busca 240hz sim, a estabilidade que ele trás nos games é absurda, frametime completamente liso. O que peca é o preço mesmo...
 
fiz upgrade do 1600 para o 5600x e pqp galera é um foguete

tive a condição de colocar um hyper t20 e tive máximas de 74c e idl 45-50c

está bom essas médias guardadas devidas proporções?
 
Sim, esses picos acho que nem teria como reduzir mesmo sem reduzir a voltagem/clock máx mas ainda é uma temp super tranquila, apenas uma curiosidade mesmo, e dos testes antigos que tenho aqui no R20 ficou assim

Stock: 6000pts~, 4400mhz stock, 81c média
110w/85a/100a: 5750pts~, 4275mhz, 69c de média
95w/60a/90a + CO: 5650pts~, 4200mhz, 60c de média

Isso testando com 31c~ de temp ambiente na época, no Lancool II Mesh e um AC pequeno (Nótus B/SE-224-XT Black) mas com o Phanteks T30 no talo, depois acabei subindo um pouquinho o CO e fica nos 5700-5750 no R20 all-core e em 4200-4225, temps entre 50-60c dependendo da temp ambiente e com o AC em rotação mais baixa, ganho gigantesco de eficiência, os clocks no CPU-Z ficam um pouco mais altos em 4500-4550 então vai variar, não sei se no R23 teria o mesmo comportamento do R20

Imagino que subindo o 5700x pra 142w ou descendo o 5800x pra 76w vão se igualar também, ou pelo menos ficar na margem de erro, mas acho exagerado demais usar acima dos 110-120w pra maioria pelo menos, a temperatura sobe demais e num gabinete bom e o T30 no talo ficou com 81c de média, numa região mais quente ou com um gabinete mais fechado vai passar disso com facilidade, a perda de multi-core dando uma leve reduzida é imperceptível e ajuda demais nesse quesito mas muita gente reclama porque "ah se reduziu o PPT você tá matando/capando o processador", pra mim compensou porque em jogos não teve diferença alguma e quando uso all-core as temps são 20c mais baixas com uma perda de 4-5% de desempenho, consumo 33% menor e dá pra usar um cooler bem mais barato sem se preocupar, mas quando comprei na época não tinha saído o 5700x ainda, hoje em dia acho que ele é uma opção melhor de compra

Eu cheguei a testar também reduzir de 95w pra 88w mas não achei que compensou pra mim, a temperatura ficou a mesma mas a queda de multi-core desses 7w foi a mesma que a de 142w pra 95w~, começa a faltar potência em alguns cenários de multi com limite tão baixo assim, assim como o 5950x também dá um salto grande quando sai dos 142w stock dele

Foi um excelente resultado um diminuição de 21 graus para uma perda de somente 5-6 por cento de desempenho.

O pessoal tem neura de capar a CPU se reduzir o PPT porém se esquentar demais vai ser pior por causa do throttling.

Mas parece que o PPT stock do 5600x e 5700X é 76...aí eu acho que capa demais a CPU com clocks muito baixos para todos os núcleos....no 5600x com esse PPT faço só 10700 no R23...o 5700x então é um desperdício mesmo em jogos CPU-bound ver o clock cair para 4250mhz muitas vezes.

O ideal é chegar no ponto onde há a melhor eficiência desempenho/temperatura com o setup da pessoa...no meu caso é com 102-75-105 onde consigo bons resultados com temperaturas aceitáveis(abaixo de 70 graus em qualquer cenário) em relação a usar em 88-60-90...diferença de apenas 5-7 graus a mais por 5-6 por cento de desempenho a mais(exemplo Cinebench R23 11300-11400(88ppt) contra 11900-12000(102ppt))...porém para o 5600 o meu Gammax GTE leva de boa mas se fosse o 5800x teria que usar 95-60-90 também para poder segurar as temperaturas.
 
Última edição:
No meu caso seria pra jogar em 1440p nativo ou usando DLSS, e a mais de mais de 100fps pelo menos.
Nessa resolução a vantagem do 3DV é menos interessante, quanto maior a resolução menor será a diferença entre processadores.
 
Rapaziada, é normal um 5800x stock bater 90~91 graus no stress test (power) do OCCT? O clock fica ali em torno dos 4.5GHz por conta do thermal throttling.
A refrigeração se faz por 6 fans jogando ar pra dentro (3 embaixo do gabinete e 3 na frente) e 6 fans jogando ar pra fora (na parte de cima do gabinete) + wc Nzxt x73 onde o radiador fica no meio das 6 fans exhaust da parte de cima (3 em cada lado do radiador).
 
Rapaziada, é normal um 5800x stock bater 90~91 graus no stress test (power) do OCCT? O clock fica ali em torno dos 4.5GHz por conta do thermal throttling.
A refrigeração se faz por 6 fans jogando ar pra dentro (3 embaixo do gabinete e 3 na frente) e 6 fans jogando ar pra fora (na parte de cima do gabinete) + wc Nzxt x73 onde o radiador fica no meio das 6 fans exhaust da parte de cima (3 em cada lado do radiador).
Nunca fiz stress do OCCT e acho que vai ter pouca gente aqui com esse teste também, se tiver algum de Cinebench R20, R23, CPU-Z teria mais gente pra comparar (até em outros fórums), eu tenho apenas de CPU-Z e R20, e seria bom saber +- sua temp ambiente e também ver uns prints do Hwinfo/Ryzen master pra ver o consumo em watts/PPT, talvez seja normal nesse teste mas quando citam WC meu primeiro chute é bomba do WC indo pro saco (mas pode não ser) porque a princípio é bizarro ver 90c num WC desse nível mas o 5800x stock é extremamente quente mesmo, é uma CPU que vem quase numa config de OC extremo de fábrica, mas em outras situações (idle, jogos, outros softwares etc) fica como as temps? Se for apenas num teste específico que bate temps absurdas e em todas as outras situações de uso da pessoa roda tranquilo não me preocuparia

Pra comparativo quando testei meu 5800x em stock com 31c de temp ambiente bateu 78c no stress do CPU-Z e 81c no Cinebench R20
 
Última edição:
Rapaziada, é normal um 5800x stock bater 90~91 graus no stress test (power) do OCCT? O clock fica ali em torno dos 4.5GHz por conta do thermal throttling.
A refrigeração se faz por 6 fans jogando ar pra dentro (3 embaixo do gabinete e 3 na frente) e 6 fans jogando ar pra fora (na parte de cima do gabinete) + wc Nzxt x73 onde o radiador fica no meio das 6 fans exhaust da parte de cima (3 em cada lado do radiador).
No cinebench bate quanto?
 
Rapaziada, é normal um 5800x stock bater 90~91 graus no stress test (power) do OCCT? O clock fica ali em torno dos 4.5GHz por conta do thermal throttling.
A refrigeração se faz por 6 fans jogando ar pra dentro (3 embaixo do gabinete e 3 na frente) e 6 fans jogando ar pra fora (na parte de cima do gabinete) + wc Nzxt x73 onde o radiador fica no meio das 6 fans exhaust da parte de cima (3 em cada lado do radiador).

OCCT deixa o bicho quente mesmo, aqui com o 5600x em estoque pegava 82º
 
Pessoal, estou querendo comprar um Ryzen 5 5600 para substituir o meu velho Ryzen 7 1700.
Minha dúvidas são:
O processador ficaria mais frio com o cooler original dele ou com o cooler do AMD Wraith Spire do R7 1700?
Caso sim na resposta acima, um Rizen 7 1700 esquentaria muito ao usar o cooler do Ryzen 5 5600?
EU TO USANDO O COOLER DO 1700 (o que tem led) aqui no meu 5600 que comprei do aliexpress sem cooler...o 5600 está bem frio com essas temperaturas em IDLE, com as fans em baixo ruído... em uso em game ficas com uns 60 graus ... mas acredito que é por culpa do meu gabinete e pasta térmica, que diminui um pouco as temperaturas ...

rKjbRx.png
 
Última edição:
Será que compensa pegar um combo top ryzen 5xxx agora? Eu penso em 5900X + Mobo Rog Crosshair da vida.
Ou esperar ...
 
No cinebench bate quanto?
Nunca fiz stress do OCCT e acho que vai ter pouca gente aqui com esse teste também, se tiver algum de Cinebench R20, R23, CPU-Z teria mais gente pra comparar (até em outros fórums), eu tenho apenas de CPU-Z e R20, e seria bom saber +- sua temp ambiente e também ver uns prints do Hwinfo/Ryzen master pra ver o consumo em watts/PPT, talvez seja normal nesse teste mas quando citam WC meu primeiro chute é bomba do WC indo pro saco (mas pode não ser) porque a princípio é bizarro ver 90c num WC desse nível mas o 5800x stock é extremamente quente mesmo, é uma CPU que vem quase numa config de OC extremo de fábrica, mas em outras situações (idle, jogos, outros softwares etc) fica como as temps? Se for apenas num teste específico que bate temps absurdas e em todas as outras situações de uso da pessoa roda tranquilo não me preocuparia

Pra comparativo quando testei meu 5800x em stock com 31c de temp ambiente bateu 78c no stress do CPU-Z e 81c no Cinebench R20

Não cheguei a testar no Cinebench quando tava em stock mas em idle ficava ali entre os 45~50, variando bastante por conta dos picos.
Depois de usar muito tempo um undervolt básico com o clock do 5800x travado em 4.5, resolvi testar o PBO2 + CO, então setei ali o os 2 melhores núcleos pra 5 e 10, respectivamente, e o restante pra 15, sempre negativo, no CO e o PBO2 deixei tudo no auto tirando o limitador setei pra motherboard, temperatura limite de 88 graus e um extra de 200MHz.
Comecei a realizar uns testes, passei pelo Cinebench R20, CPU-Z Stress e Bench e OCCT (imagens abaixo dos valores tanto do HWMonitor quanto do Afterburner), mas quando fui abrir o R23, o Windows travou e veio a tela azul rs. Então esses valores que coloquei não foram muito aceitos pelo processador por algum motivo... os testes rolaram, como citei, porém chegou em algum momento que crashou :(
E esse setup também manteve a média de 45 graus em idle e o pico no testes foi de 89, mesmo no OCCT, como podem ver abaixo.
Cinebench R20
CPU-Z Stress
OCCT

Então antes de bootar e começar o recover do Windows, entrei na BIOS e joguei os valores que o Ryzen Master havia me recomendado pro CO quando ainda tava em stock, tudo 25 negativo, 15 no melhor núcleo e 20 no segundo melhor (na real o teste do RM jogou -28 em todos os núcleos só dei uma ajustada) e aqui foi pior ainda... quem disse que o Windows bootava? Entrou num ciclo infinito de entrar na tela de recover, reboot, recover, reboot (curioso o RM recomendar uma config que não funciona. É normal isso?)

Por fim, acabei voltando pra configuração que usei por muito tempo (a que citei acima, 4.5 em todos os núcleos e um uv básico + XMP). Na real só sai dessa config porque quando fui testar o OCCT por esses dias (nem conhecia essa ferramenta, por isso não testei desde o começo e não sabia dos erros), comecou a rolar muitos erros no próprio OCCT e o Windows reiniciou em coisa de 5min depois daquele teste de load (ai ficou na tela de boot falando que o processador havia atingido o limite de temperatura e blabla). Fiquei preocupado com esses comportamentos e fui de PBO2 + CO mas pelo jeito não deu bom também. Acho que não fui sortudo com o silício :crycat:
No geral, esse setup se comporta muito bem (tirando o OCCT e os erros desse bendito), temperaturas boas e tal como mostro nas imagens: R20 e R23.
No stress test do CPU-Z, temperatura nao passa de 75 graus.

PS: esses erros do OCCT e reboot da maquina o que exatamente querem dizer? Coisa boa não é, obviamente, mas isso pode me dar um guia no que exatamente eu preciso ajeitar nas configs da BIOS?
Essa eh a config atual da BIOS que faz gerar esses erros e reboot durante o OCCT: imgur
YiqBQ8Z.png
 
Última edição:
Depois de usar muito tempo um undervolt básico com o clock do 5800x travado em 4.5, resolvi testar o PBO2 + CO, então setei ali o os 2 melhores núcleos pra 5 e 10, respectivamente, e o restante pra 15, sempre negativo, no CO e o PBO2 deixei tudo no auto tirando o limitador setei pra motherboard, temperatura limite de 88 graus e um extra de 200MHz.
Comecei a realizar uns testes, passei pelo Cinebench R20, CPU-Z Stress e Bench e OCCT (imagens abaixo dos valores tanto do HWMonitor quanto do Afterburner), mas quando fui abrir o R23, o Windows travou e veio a tela azul rs. Então esses valores que coloquei não foram muito aceitos pelo processador por algum motivo... os testes rolaram, como citei, porém chegou em algum momento que crashou :(
Então antes de bootar e começar o recover do Windows, entrei na BIOS e joguei os valores que o Ryzen Master havia me recomendado pro CO quando ainda tava em stock, tudo 25 negativo, 15 no melhor núcleo e 20 no segundo melhor (na real o teste do RM jogou -28 em todos os núcleos só dei uma ajustada) e aqui foi pior ainda... quem disse que o Windows bootava? Entrou num ciclo infinito de entrar na tela de recover, reboot, recover, reboot (curioso o RM recomendar uma config que não funciona. É normal isso?)
Sim, o Ryzen Master parece que vai meio no chutômetro e depois de tantos relatos que não funciona direito nem resolvi testar, acho que quando eu comprei e testei o meu 5800x nem tinha isso ainda também, outra coisa é que +200mhz talvez atrapalhe a estabilidade e as vezes nem se tem ganho na prática, bom testar com calma isso ainda mais quando se usa os 2 juntos, eu prefiro ser mais conservador e não pesar a mão nisso até porque a melhora de single-core é praticamente nula, e no multi-core o 5800x também tende a mudar pouca coisa, aqui não uso boost clock override e tem um núcleo específico meu que não aceita acima de -5 em algumas situações

E esse setup também manteve a média de 45 graus em idle e o pico no testes foi de 89, mesmo no OCCT, como podem ver abaixo.
Cinebench R20
CPU-Z Stress
OCCT
No geral, esse setup se comporta muito bem (tirando o OCCT e os erros desse bendito), temperaturas boas e tal como mostro nas imagens: R20 e R23.
Encostando nos 90c num X73 eu chutaria que é a bomba do WC indo pro saco ou talvez temp ambiente altíssima + gabinete muito fechado (mas acho que pra WC afeta menos até), 45-50c idle também me parece alto, testaria em outro cooler por via das dúvidas pra ver como se comporta, aqui os testes do meu 5800x rodando stock em 31c temp ambiente, bench geralmente dá um pico mais alto quando dou o run, mas a temperatura média é onde estabiliza depois de 1-2 minutos, em um WC acho que leva uns 6-7 minutos até estabilizar, e minha temp em idle é sempre uns 6c acima da temp ambiente, agora com 19c ambiente a CPU está em 24-25c
CPU-Z Bench 656 Single, 6658 Multi (6610 Stress)
Temp 78c, 124w consumo (bateu limite de EDC antes de chegar a 142w PPT)
ΔTdie = 47c

Cinebench R20 - 5950pts~ (O Bench dá esse pico acima da média assim que dou run)
Temp 81c, 142w consumo (EDC e PPT em 100%)
ΔTdie = 50c


fpN4SmX.png



sdH2TeT.png



KdCtPKO.png



blnIsHP.jpg


Cooler: PC Yes Nótus B (Heatsink) + Phanteks T30


kcnmKKU.jpg
Sobre os erros não faço ideia porque nunca rodei/pesquisei o teste aqui, e também nunca mexi em bios da Asus


Será que compensa pegar um combo top ryzen 5xxx agora? Eu penso em 5900X + Mobo Rog Crosshair da vida.
Ou esperar ...
Depende, qual o seu uso? Eu diria que maioria das pessoas não tem necessidade de uma mobo top de linha e quase sempre é mais por capricho/estética, aí não tem muito o que argumentar porque é escolha pessoal/subjetivo, e se usa a CPU pra trabalho aí pode fazer sentido pegar um processador top (mas ainda sem necessidade de mobo top), ou talvez pra quem quer fazer stream x264 no mesmo PC, pra quem vai usar apenas pra jogar o 5600 já dá conta na maioria dos casos, no máximo do máximo diria um 5700x (ou 5800x3D) mas é algo que depende da GPU utilizada, resolução, taxa de fps etcetc, já tá perto do lançamento então talvez valha a pena esperar e ver o que rola, mas o preço dos 5000 acho que nem vai cair muito, isso se cair
 
Última edição:
EU TO USANDO O COOLER DO 1700 (o que tem led) aqui no meu 5600 que comprei do aliexpress sem cooler...o 5600 está bem frio com essas temperaturas em IDLE, com as fans em baixo ruído... em uso em game ficas com uns 60 graus ... mas acredito que é por culpa do meu gabinete e pasta térmica, que diminui um pouco as temperaturas ...

rKjbRx.png
Valeu pela informação.
Eu vou comprar na China também o meu 5 5600.
 
@insanee420 Uso geral e por alguns anos ...

Vejam bem, tenho uma rog maximus comprada em 2014 junto com um 4790k rodando em OC por todos esses anos e memorias 2133mhz no xmp direto. Sem dor de cabeça alguma! liso nesses 8 anos ... Ela foi mais cara do que o processador se bem me lembro .

Então, eu estou engatilhado para renovar o kit e será para mais uma jornada de vários anos . Pretendo e vou tentar investir no melhor que há para isso no momento, assim como fiz em 2014 com esse atual.
A opinião que busco é se vale investir uma grana boa e agora em um combo flagship ZEN3 am4 para passar algumas temporadas com isso . Tbm olhando para o lado da intel com suas ofertas no momento e qualquer opinião é bem vinda !
 
galera vou pegar um ryzen 5600 acha que vale pegar qual placa mãe uma b450 já chega ou precisa de uma b550?

B450 roda tranquilo ... o 5600 ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@insanee420 Uso geral e por alguns anos ...

Vejam bem, tenho uma rog maximus comprada em 2014 junto com um 4790k rodando em OC por todos esses anos e memorias 2133mhz no xmp direto. Sem dor de cabeça alguma! liso nesses 8 anos ... Ela foi mais cara do que o processador se bem me lembro .

Então, eu estou engatilhado para renovar o kit e será para mais uma jornada de vários anos . Pretendo e vou tentar investir no melhor que há para isso no momento, assim como fiz em 2014 com esse atual.
A opinião que busco é se vale investir uma grana boa e agora em um combo flagship ZEN3 am4 para passar algumas temporadas com isso . Tbm olhando para o lado da intel com suas ofertas no momento e qualquer opinião é bem vinda !

Hoje(não daqui a alguns meses) eu pegaria um 12xxx .. com DDR4
 
@insanee420 Uso geral e por alguns anos ...

Vejam bem, tenho uma rog maximus comprada em 2014 junto com um 4790k rodando em OC por todos esses anos e memorias 2133mhz no xmp direto. Sem dor de cabeça alguma! liso nesses 8 anos ... Ela foi mais cara do que o processador se bem me lembro .

Então, eu estou engatilhado para renovar o kit e será para mais uma jornada de vários anos . Pretendo e vou tentar investir no melhor que há para isso no momento, assim como fiz em 2014 com esse atual.
A opinião que busco é se vale investir uma grana boa e agora em um combo flagship ZEN3 am4 para passar algumas temporadas com isso . Tbm olhando para o lado da intel com suas ofertas no momento e qualquer opinião é bem vinda !
É só porque eu não vejo o menor sentido numa mobo assim pra quem não fizer uso dos recursos que só elas oferecem, pra AM4 tem B550M que vai segurar qualquer CPU em qualquer situação, aí é mais uma questão de conectividade e estética que é bem pessoal, tem gente usando B350 desde o lançamento sem dor de cabeça alguma também e fez up de Ryzen 1000 pra 5000, ainda que as B350 sejam mais basiquinhas pelo que me lembro, tem até B450M que segura o 5950x com OC se a preocupação for VRM (que não é problema pra maioria), muita gente quer PCIe 4/5 mas também é outra coisa que quase ninguém faz uso de fato e não muda na prática e por aí vai, mas o ponto é que se botar um 5950x/5800x3D numa mobo de 1k (até menos em promo ou no Ali) ou de 3-4k vai dar na mesma pra maioria das pessoas, faria mais sentido ao meu ver fazer o up gastando menos e guardar pro futuro, e talvez até pegar um kit 12th gen como falaram
 
Chegou os 64gb que comprei semana passada, agr é ver se a controladora não vai cismar pra rodar os 4 pentes @3200
qI8gfxU.png
 
Acabou de chegar pra mim o 5600g e as DDR4 Asgard Bragi 3600 CL14.
Substituíram meu kit antigo que era 2200g e Corsair Vengeance 3000 Cl16.

1663623776470.jpg


1663623776463.jpg


Fiz o up na minha Asrock B450M PRO4. Com o 2200g não consegui fazer as Bragi rodar acima de 3000 e o XPM não deixava iniciar o PC.
Depois instalei o 5600g e o XMP da Bragi ficou de boa rodando 3600 CL14.
Fiz um teste rápido no CSGO em 1080p com a qualidade alta e MSAA 2X.

2200G + Vengeance 3000 CL16:
76F9FB1A2005BCC810A2BBBBCB8EB7C58E595957


5600g + Bragi 3600 CL14
100772DD3CAF346377982AE72B51CE50A73D52D7
 
Galera

Será que vale a pena pegar os módulos de memória iguais aos meus na china, da teamgroup tforce tuf rgb 3200mhz
Ou vender os meus e comprar tipo 2x16 de outra marca?
 
Sim, o Ryzen Master parece que vai meio no chutômetro e depois de tantos relatos que não funciona direito nem resolvi testar, acho que quando eu comprei e testei o meu 5800x nem tinha isso ainda também, outra coisa é que +200mhz talvez atrapalhe a estabilidade e as vezes nem se tem ganho na prática, bom testar com calma isso ainda mais quando se usa os 2 juntos, eu prefiro ser mais conservador e não pesar a mão nisso até porque a melhora de single-core é praticamente nula, e no multi-core o 5800x também tende a mudar pouca coisa, aqui não uso boost clock override e tem um núcleo específico meu que não aceita acima de -5 em algumas situações



Encostando nos 90c num X73 eu chutaria que é a bomba do WC indo pro saco ou talvez temp ambiente altíssima + gabinete muito fechado (mas acho que pra WC afeta menos até), 45-50c idle também me parece alto, testaria em outro cooler por via das dúvidas pra ver como se comporta, aqui os testes do meu 5800x rodando stock em 31c temp ambiente, bench geralmente dá um pico mais alto quando dou o run, mas a temperatura média é onde estabiliza depois de 1-2 minutos, em um WC acho que leva uns 6-7 minutos até estabilizar, e minha temp em idle é sempre uns 6c acima da temp ambiente, agora com 19c ambiente a CPU está em 24-25c
CPU-Z Bench 656 Single, 6658 Multi (6610 Stress)
Temp 78c, 124w consumo (bateu limite de EDC antes de chegar a 142w PPT)
ΔTdie = 47c

Cinebench R20 - 5950pts~ (O Bench dá esse pico acima da média assim que dou run)
Temp 81c, 142w consumo (EDC e PPT em 100%)
ΔTdie = 50c


fpN4SmX.png



sdH2TeT.png



KdCtPKO.png



blnIsHP.jpg


Cooler: PC Yes Nótus B (Heatsink) + Phanteks T30


kcnmKKU.jpg
Sobre os erros não faço ideia porque nunca rodei/pesquisei o teste aqui, e também nunca mexi em bios da Asus



Depende, qual o seu uso? Eu diria que maioria das pessoas não tem necessidade de uma mobo top de linha e quase sempre é mais por capricho/estética, aí não tem muito o que argumentar porque é escolha pessoal/subjetivo, e se usa a CPU pra trabalho aí pode fazer sentido pegar um processador top (mas ainda sem necessidade de mobo top), ou talvez pra quem quer fazer stream x264 no mesmo PC, pra quem vai usar apenas pra jogar o 5600 já dá conta na maioria dos casos, no máximo do máximo diria um 5700x (ou 5800x3D) mas é algo que depende da GPU utilizada, resolução, taxa de fps etcetc, já tá perto do lançamento então talvez valha a pena esperar e ver o que rola, mas o preço dos 5000 acho que nem vai cair muito, isso se cair
Voce tem alguma config na BIOS de economia de energia, ECO mode, etc? E suas fans, tao setadas pra quantos %?
Porque seu processador ai roda numa temperatura extremamente baixa, ainda mais sendo air cooler. Amigo meu, que tem o mesmo gabinete e processador que o meu (5800x + lian li o11 mid com 12 fans) e tbm usa um wc de 360mm, comentou que la fica em torno dos 50 graus em idle tambem.

No mais, agradeço a ajuda. Usarei os prints dos seus testes como base pros meus proximos testes. Vou tentar dar uma ajustada no PBO2 + CO e ver o que rola, assim nao fica com erro no OCCT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo