• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Coloquei o 5700x3d e apareceu isso


Problema??
Não, aperta Y

Aconteceu comigo

Para mim a troca do 5700G para o X3D foi boa. No CS2 o FPS médio subiu um pouco, os mínimos subiram bastante. Não cai pra menos de 140 agora, o que era meu objetivo.

No PUBG senti uma leve melhora mas pode ser impressão.

Nos outros jogos GPU bound tipo Forza Horizon 5 ficou a mesmíssima coisa, o era de se esperar, já que a GPU já ficava topada em 99% de uso direto.

Importante mencionar que o uso da GPU subiu e ficou estável no CS2. Antes tinha quedas para até 80%, agora não cai pra menos de 96. A temperatura da GPU subiu um pouco porque está trabalhando mais.

Em jogos fica em média 70°C com alguns picos eventuais de até 75°C sem qualquer ajuste, tudo default
 
Última edição:
Vamos lá. Só tinha cyberpunk com bench e eu não ia fazer videozinho com jogo qualquer que não tenho mais tempo pra isso :haha3:

Diferença zero com tudo no ultra e ray da nvidia com tudo ativado, 1440p, sem DLSS e etc



Agora com DLSS qualidade + ray reconstruction. Aí teve ganho, provavelmente por causa da resolução interna que diminuiu.



Com o traçado em tempo real não fez diferença (por motivos óbvios)

[/url]

Traçado + DLSS qualidade, apenas 5%.



Ignorem a temperatura pq eu liguei o ar condicionado depois que meti o 5700x3D
 
Alguém saiu do 5600x para o 5700x3d ? Tou pensando seriamente. Jogo pubg e cs2, vale o upgrade ?
Eu fiz essa mudança e na época com uma 3080ti no WZ 1140p competitivo o fps saltou de ~145 para ~180, com a mínima sempre acima da taxa de atualização do monitor(155).
 
Eu fiz essa mudança e na época com uma 3080ti no WZ 1140p competitivo o fps saltou de ~145 para ~180, com a mínima sempre acima da taxa de atualização do monitor(155).

5800x3d no caso, você pegou né ?
 
Que jogos? Aqui nunca mais bateu 80 nem jogando rust, sempre com frames uncapped.
CP77 ou algum outro mais pesadinho. Até pra abrir vídeos no YT dá uns boosts assim. Mas no CP, por exemplo, é o tempo todo de jogatina batendo os 80ºC, bem como nos outros jogos pesados.
Aqui só botei o Kombo strike 2 (CO -20 acho) na mobo e boa, é o PC da muié então nem fico monitorando, só fica rodando o Hwinfo64 de fundo mas o máximo que vi até hoje (pouco mais de 6 meses de uso) foi pico de 120w~ e 80c~, mas ela não é gamer como o povo daqui que joga de tudo também kkkk, joga uma coisa ou outra só, se botasse um BF2042 (acho que era esse o fritador de CPU) provavel que passe disso mas não tenho muita neura também com isso, pior dos casos limita pela temperatura ou sacrifica uma mixaria de desempenho pra deixar mais frio
Aqui é -30 all cores, 120 PPT, 75 TDC e 110 EDC. Tudo setado na BIOS. Engraçado que bate esses 80ºC, mas o PPT máximo ficando na casa dos 90W.
eu acho que a galera fica vendo a temperatura daquele tjunction se não me engano, que é aquela no heatspreader e não no núcleo, e ignoram totalmente a do cpu package, os x3d são monstruosamente quentes, nem wc segura nessas temps que falam aqui
Eu olho o CPU (Tctl/Tdie).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quanto de PPT, EDC e TDC que ta ai?
Só coloquei motherboard e meti -30 e ficou estável
Aqui é -30 all cores, 120 PPT, 75 TDC e 110 EDC. Tudo setado na BIOS
 


Falouws :cool:
 
CP77 ou algum outro mais pesadinho. Até pra abrir vídeos no YT dá uns boosts assim. Mas no CP, por exemplo, é o tempo todo de jogatina batendo os 80ºC, bem como nos outros jogos pesados.

Aqui é -30 all cores, 120 PPT, 75 TDC e 110 EDC. Tudo setado na BIOS. Engraçado que bate esses 80ºC, mas o PPT máximo ficando na casa dos 90W.

Eu olho o CPU (Tctl/Tdie).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui é -30 all cores, 120 PPT, 75 TDC e 110 EDC. Tudo setado na BIOS
Será que não tem nada de errado não? Teu gabinete é ruim de airflow?
 
Será que não tem nada de errado não? Teu gabinete é ruim de airflow?
Tá tudo certinho. Em breve vou tirar pra trocar a pasta térmica.
Gabinete é um Aigo Darkflash c305, air flow dele é bom e está com fans boas.
 
Tá tudo certinho. Em breve vou tirar pra trocar a pasta térmica.
Gabinete é um Aigo Darkflash c305, air flow dele é bom e está com fans boas.
Se quiser coloco aqui uns testes, já que temos soluções de resfriamento similares (só pedir via MP), mas não tenho cyberpunk pra testar. Mas rust é bem CPU bound.
 
Se quiser coloco aqui uns testes, já que temos soluções de resfriamento similares (só pedir via MP), mas não tenho cyberpunk pra testar. Mas rust é bem CPU bound.
Eu aceito hehe. Tenho Rust aqui.
Apear que 99% das vezes tô jogando com o processador travado naquele 99% de máximo e mínimo no gerenciamento de energia, aí ele fica travado em 3.6ghz, batendo 60, 65°C de máxima. E sem perdas significativas de fps.
 
Pela experiência com meu 5800x3d lixo e rankings de oc em geral:

- Apenas com loop custom dá pra manter 4450 effective sem HTC. Pra mim só rolou quando fiz um loop paralelo com 2x rads de 360 ou ice bath.
- CO em -30 all core 100% estável só em mega golden samples. Pode estar escondendo max fclk estável em 1933 (existe um buraco em 1900).
- Somente telemetria com acesso SMU kernel-land dá pra confirmar 100% que não tá rolando stretching.
- Sem uma bela mobo B550 com bclk exxterno, tipo a 550 Unify, não vale a pena OC em 5800x3d. Sub ambiente com qualquer X570 é um tiro no escuro (só fiz ice bath).
- Delid é complicado devido ao Z height do L3$.

Quem quiser pesquisar meus resultados no hwbot e 3dmark, é só pesquisar pelo meu nome.
 


E acima do cache, tem a performance single thread.

Director técnico da Ubisoft Massive (The Division, Avatar, Star Wars) disse que multithread ainda é algo complicado e performance single tem mais relevância.

Após a otimização, geralmente há um “caminho quente” de atualizações de CPU – leia a entrada, física do player + câmera e animação – que precisa acontecer a cada quadro.
Muito difícil de paralelizar, sem latência/memória extra.
O desempenho single thread ainda é importante.



Então, ao escolher uma CPU para jogos:

IPC single thread > cache > cores
 
Então, ao escolher uma CPU para jogos:

IPC single thread > cache > cores

Acho que isso aí pode variar de jogo pra jogo. No teste da ComputerBase, ainda que bem extremo (720p RTX 4090), o 7700X mesmo com IPC melhor ficou um pouco atrás do 5800X3D.

Captura-de-tela-2024-02-25-220329.jpg
 
Vamos lá. Só tinha cyberpunk com bench e eu não ia fazer videozinho com jogo qualquer que não tenho mais tempo pra isso :haha3:

Diferença zero com tudo no ultra e ray da nvidia com tudo ativado, 1440p, sem DLSS e etc



Agora com DLSS qualidade + ray reconstruction. Aí teve ganho, provavelmente por causa da resolução interna que diminuiu.



Com o traçado em tempo real não fez diferença (por motivos óbvios)

[/url]

Traçado + DLSS qualidade, apenas 5%.



Ignorem a temperatura pq eu liguei o ar condicionado depois que meti o 5700x3D
Dps testa em outros jogos pra ver o real ganho e se valeu o up nesse ponto
 
CP77 ou algum outro mais pesadinho. Até pra abrir vídeos no YT dá uns boosts assim. Mas no CP, por exemplo, é o tempo todo de jogatina batendo os 80ºC, bem como nos outros jogos pesados.
Pô, aqui eu não tenho problema com CP2077 não. Vejo bater + de 76c somente quando o jogo tá compilando algum shader no menu ou algo assim. Isso num Deepcool AK620 numa cidade com a temperatura nada amena (+30c)
 
Pô, aqui eu não tenho problema com CP2077 não. Vejo bater + de 76c somente quando o jogo tá compilando algum shader no menu ou algo assim. Isso num Deepcool AK620 numa cidade com a temperatura nada amena (+30c)
Eu troquei exatamente o AK620 pelo LT720. Porém percebi que em temp ambiente alta, como aqui, AC vai melhor do que WC, ao menos sem ar condicionado, pq as temps ficaram as mesmas. Mas em breve colocarei ar condicionado no escritório, aí tudo se resolve hehe.
 
E acima do cache, tem a performance single thread.

Director técnico da Ubisoft Massive (The Division, Avatar, Star Wars) disse que multithread ainda é algo complicado e performance single tem mais relevância.





Então, ao escolher uma CPU para jogos:

IPC single thread > cache > cores


Apesar de saber que, no fundo, existe um pingo de verdade, essa declaração, vinda da Ubisoft, tem mais um tom de "tô com preguiça de fazer o necessário pro meu jogo rodar bem em CPUs com 6+ cores, então se f*** aí comprando CPU Intel caríssima, esquentadinha e gulosa" :limo:

Falouws :cool:
 
Apesar de saber que, no fundo, existe um pingo de verdade, essa declaração, vinda da Ubisoft, tem mais um tom de "tô com preguiça de fazer o necessário pro meu jogo rodar bem em CPUs com 6+ cores, então se f*** aí comprando CPU Intel caríssima, esquentadinha e gulosa" :limo:

Falouws :cool:
Bem por aí. Aí vêm a Nixxes e mostra como se otimiza um game para pc.
Eu feliz com meu Ryzen aqui. Pensando em um futuro Ryzen 8000X3D aqui.
 
Acho que isso aí pode variar de jogo pra jogo. No teste da ComputerBase, ainda que bem extremo (720p RTX 4090), o 7700X mesmo com IPC melhor ficou um pouco atrás do 5800X3D.

Captura-de-tela-2024-02-25-220329.jpg
sei que é pra mostrar o gargalo mas caramba os caras tb forçam muito né, 720p pra uma rtx 4090, aí o cara vê 20% de ganho e pensa uau vou ganhar tudo isso
 
Apesar de saber que, no fundo, existe um pingo de verdade, essa declaração, vinda da Ubisoft, tem mais um tom de "tô com preguiça de fazer o necessário pro meu jogo rodar bem em CPUs com 6+ cores, então se f*** aí comprando CPU Intel caríssima, esquentadinha e gulosa" :limo:

Falouws :cool:

Bem por aí. Aí vêm a Nixxes e mostra como se otimiza um game para pc.
Eu feliz com meu Ryzen aqui. Pensando em um futuro Ryzen 8000X3D aqui.

Desculpe-me, mas a Massive criou a Snowdrop, uma das engines mais avançadas do mercado. The Division e o novo Avatar provam isso.
A Nixxes meramente porta código dos outros.

Spiderman Remastered, portado por eles, não se beneficia de extra cores.

Spider-p.webp


Isso é facilmente observável em todos os jogos, dificilmente eles escalam por cores. Eu citei justamente o vídeo do Hardware Unboxed que prova a mesma coisa. A performance entre o 5600X e o 5800X é muito próxima, dentro da margem de erro. Quando compara o 5800X3D e o 5600X3D, o mesmo acontece.

Average-p.webp


O i3 13100, que é subjugado por ser 4/8, em games tem performance do 5600 que é 6/12.

uvVXXFxuBKU4qF58NqvBLm-1200-80.png.webp
 
sei que é pra mostrar o gargalo mas caramba os caras tb forçam muito né, 720p pra uma rtx 4090, aí o cara vê 20% de ganho e pensa uau vou ganhar tudo isso

Sim, se avaliar os dados brutos sem qualquer tipo de filtro e ponderação, a tendência é fazer cagada se decepcionar com expectativas irreais. Utilizando como exemplo a resolução que jogo hoje (1440p), um 7800X3D/14900K consegue tranquilamente perto dos 20% mais desempenho com uma 4090. Não é um número muito baixo, mas na prática é como sair de 60 pra 72fps ou de 120 pra 144, a diferença existe, mas pelo menos pra mim é insuficiente. Se me tirasse dos 60fps pra 90fps e dos 120 pra 180, aí eu consigo ver sentido, inclusive 90fps é um bom parâmetro, acho suficiente pra rodar suave qualquer joguinho não competitivo. E claro, tudo isso no mundo do Bob. Agora pra minha realidade e pra 99% das pessoas que não possuem uma fucking 4090, aí que faz zero sentido mesmo decidir algo com base nesses reviews puramente técnicos. Antes eu caía no papo da longevidade, aí vi que quase ninguém fica com o mesmo PC muito tempo, só criam esse argumento pra justificar uma aquisição, principalmente se foi muito cara, então hoje em dia cago grandão pra esses terrorismos envolvendo gargalo. Vou usar o CPU até onde minha percepção notar que não tá legal jogar e não se um gráfico tá me dizendo que tô perdendo X, Y ou Z % de fps.
 
Pessoal, comecei a fazer testes no meu pc, pois quero refinar ele o máximo que der, para ter boa performance e um consumo e temperatura sempre baixos. Rodei o cinebench 2024 pra ver como o 5600G se comporta, também serviu para ver se minha fonte nova iria se comportar.

A temperatura máxima que chegou foi 72º, moro no nordeste e hoje até que está quente e abafado. Uso apenas 4 fans vento pro no gadit x, todas em pwm, obtive este resultado de 619 em multi core, depois testo em single core.

Foi um bom resultado? Ele ficou o teste inteiro em 4,44~4,45GHz em todos os núcleos, acompanhei via hwinfo, voltagem máxima de 1,31v, foi um resultado satisfatório?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo